Como escolher um bom lugar no avião?

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Electra
MASTER
MASTER

Mensagem por Electra »

arthuramaral_CGR escreveu:Fokker 100 (TAM):
Gosto de voar nessa aeronave, mas tive dois vôos que não gostei: um eu fui naquele assento lá atrás perto da turbina, dava para ver o bocal do motor pela janela...visão muito legal...mas quando o "chorão" funcionou, as RR Tay mostraram que aquele barulho característico no seu ouvido por mais de uma hora consecutiva...
Guto Ladorucki escreveu:NUNCA mas NUNCA voe nas últimas poltronas do Fokker 100 pois uma vez que fiz (Porto Alegre / Fortaleza) eu fiquei o voo inteiro do lado da turbina!Se vc quer dormir bem a noite já sabe!Pois essa foi um viajem lonnnga!
Pessoal, viajei na 20F, última fileira, do PR-OAJ da ONE. Muito ruim pq o motor cobre toda a visibilidade que se teria da janela de modo que vc tenha que aproximar a cabeça da janela pra ver alguma coisa entre o bordo de fuga da asa e a parte dianteira do motor.
Com relação ao barulho, não senti o menor incômodo, nem mesmo na decolagem. Foi interessante o arthuramaral_CGR ter falado que se podia ver o bocal do motor da poltrona onde estava. Como a gente sabe, o barulho dos motores se propaga principalmente pra frente, talvez pelo fato de eu ter sentado ao lado do motor e não, a frente, eu não tenha ouvido um som tão forte. Imagino que seja isso.
Grato desde já!
Abraços!!!
Manlio
PC
PC

Mensagem por Manlio »

Pessoal, tópico antigo, mas quero levantar uma questão... no A320 da TAM existe alguma fileira "mico", ou seja, sem janela, ou algo assim? Quem já voou de A320 da TAM saberia me dizer qual assento é o ideal, que você não precisa esticar o pescoço igual uma girafa... :D levando-se em conta também que algumas aeronaves da TAM estão com nova configuração interna. Vou fazer um vôo de 3h e 20 de duração e não quero perder nada desse vôo... me ajudem hehe!
_________

Um abraço,
Fabrizio Manlio
Manlio
PC
PC

Mensagem por Manlio »

Muito grato...
_________

Um abraço,
Fabrizio Manlio
Raphael_SBBR
PP
PP

Mensagem por Raphael_SBBR »

Primeiro: o lugar tem que ter janela. Então risca aí qualquer lugar sem janela.

Segundo: Não sente ao lado das turbinas. Até o mês passado eu nunca havia viajado ao lado da turbina (talvez quando era muito novo, mas não lembro), não foi legal. Fazia um zumbido que eu nem sabia que os aviões faziam. Tem gente que gosta de ouvir o "ronco do motor", eu não curti muito não.

Os melhores lugares na minha opinião são logo após a asa. No caso do fokker 100 fiz um vôo em cima da asa e foi ótimo, aquele silêncio, mas prejudica um pouco a visão pela janela. O que também pode ser chato é quando o trem de pouso tá "saindo" ou "entrado", dá pra ouvir direitinho, mas isso é coisa de segundos, então não irrita.

Não curto muito aquele lugar lá atrás ou lá na frente.

E importante: viajar de dia sempre que possível, porque a noite geralmente não tem lá tanta vantagem de ficar na janela. E quando for viajar de dia, sempre prestar atenção para não ficar do lado onde o sol bate, porque isso pode prejudicar sua visão.
Luciano de Paula
PC
PC
Contato:

Mensagem por Luciano de Paula »

eu tb mantenho minhas reservas de assento em dia...faço tudo certo para não pegar um lugar ruim, ano passado fiz mais de 60 voos e todos na janela...passei por 2 situações que foram alem do meu controle.

Num voo GIG-Madri, fiz o trecho peça Spanair num 767-300ER...tudo certinho..janela como sempre...na hora que fui me sentar...não tinha janela..que revolta...que tristeza...hahaha.,..

outro voo....estava voltando de Madri e ia fazer com o mesmo Spanair mas mudaram para o MD11 da VG...na hora vi que ia ter problemas com meu assento...me colocaram numa 34 ou 35 E....tinha uma criança desacompanhada na janela...claro que peguei o menino e coloquei o meu lugar e fui para a janela...hahaha..abraço
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

Electra escreveu:Ótimas fotos, Arthur Amaral! Bastante ilustrativas!
Só que, segundo a msg do José Arthur que vc inclusive deixou quotada, não há janelas na 10 e na 12.
Já na sua msg, vc diz que na fileira 11 não há janelas.
Na foto, pelo que eu entendi, não há janelas, apenas na 10, e parece existir janela na 12.
Eletra, esqueci de mencionar.
No Boeing 737-800, não há janelas da fileira esqerda, posições 10A e 12A e na fileira da direita, na posição 10F. A poltrona direita 12F possui janela sim.
A foto do Artur mostra o lado direito, logo só não há janela só na 10F. :wink:
EMB-500
PP
PP

Mensagem por EMB-500 »

Senhores,

Gostaria de tirar uma dúvida. Quando fui fazer a reserva para o vôo CGH-POA pela RG não consegui visualizar no meu PC o mapa de assentos, assim fiz a reserva sem confirmar os assentos.

Então liguei para o atendimento da VARIG e solicitei que fossem reservados 02 assentos (um deles na janela) na parte de trás da aeronave. O atendente então me reservou as poltronas 22L e 22K, que ele me garantiu que são janela e meio.

Só que eu fiquei com uma dúvida em relação aos assentos L e K, pois o 737-300 (equipamento para este vôo) tem 6 assentos por fileira, então normalmente a fileira teria os assentos divididos de A a F. Alguém saberia me esclarecer???

Grato

EMB-500
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

Deve ser então: ABC JLK
Constellation
Moderador
Moderador

Mensagem por Constellation »

José Arthur - SBPA escreveu:Deve ser então: ABC JLK
Caros amigos,

Em algumas empresas, a numeração obedece a um único padrão, para aviões de fuselagem estreita e wide bodies:

Na Varig, snme, é: ABC corredor DEFGH corredor IKL - parece que a letra J nunca foi colocada, assim como nenhum avião da Varig operou, pelo que eu saiba com 11 fileiras:

Então, no Boeing 737, fica ABC - IKL, sendo A e L janelas (cegas ou não).

No Boeing 747-300, acho que era ABC - DEFG - IKL, ou seja, A e L são sempre janelas, ok?

Eu lembro disso de memória, pode ser que eu tenha me enganado em algum detalhe, quem quiser ajudar ou complementar, me faça o favor.

Um abraço.
Imagem
João Vitor
PC
PC
Contato:

Re: A330

Mensagem por João Vitor »

Luciano ABC escreveu:
fabidias escreveu:Bem, voar em um A330 é um sr conforto, eu fiz SBSL - SBGL procedente de MIA... que espetáculo de aeronave...
Já fiz GRU-MIA-GRU no A330 e também achei bem confortável, além de estar tudo muito bem mantido no interior da ANV.

Luciano
Nos A330 o que percebi é que depende da acft, no JJ8026 peguei o MVF (novo) e estava impecável, os PVT's com o sistema mais novo e etc. Na volta o JJ8027 foi feito com o MVB, PVT's antigos e bem pior que o MVF, mas nem senti muito porque fui pro jump. :P :P
João Vitor Sayão
Minhas fotos no Airliners.net
Bruno Geovane
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Bruno Geovane »

Constellation escreveu:
José Arthur - SBPA escreveu:Deve ser então: ABC JLK
Caros amigos,

Em algumas empresas, a numeração obedece a um único padrão, para aviões de fuselagem estreita e wide bodies:

Na Varig, snme, é: ABC corredor DEFGH corredor IKL - parece que a letra J nunca foi colocada, assim como nenhum avião da Varig operou, pelo que eu saiba com 11 fileiras:

Então, no Boeing 737, fica ABC - IKL, sendo A e L janelas (cegas ou não).

No Boeing 747-300, acho que era ABC - DEFG - IKL, ou seja, A e L são sempre janelas, ok?

Eu lembro disso de memória, pode ser que eu tenha me enganado em algum detalhe, quem quiser ajudar ou complementar, me faça o favor.

Um abraço.
No caso da Varig é isso o que acontece, só que permita-me uma pequena correção, os assentos que não foram usados foram os da Letra I sendo que ao invés do I conforme você apresentou acima, na verdade é o J.
Abraços
Bruno Geovane
b.geovane@terra.com.br
MSN Messenger: b_geovane@hotmail.com
Constellation
Moderador
Moderador

Obrigado

Bruno Geovane escreveu:

No caso da Varig é isso o que acontece, só que permita-me uma pequena correção, os assentos que não foram usados foram os da Letra I sendo que ao invés do I conforme você apresentou acima, na verdade é o J.
Oi Bruno, eu não tinha mesmo certeza, me deu branco, obrigado pela correção. Depois acabei verificando com certeza.

O fato é que, qualquer que seja o tipo de avião, pelo menos na Varig, que adota esse esquema, sempre ocorrerá que:

Poltronas A e L são sempre janela;
Poltronas C, D, H e J são sempre corredor;
Poltronas B, E, F, G e K são sempre poltronas "do meio", sendo que na F, o pax sempre estará a duas poltronas do corredor.

Não me lembro se existiu algum avião da Varig com poltronas F, eu viajei no DC-10, mas não lembro se ele tinha 4 ou 5 poltronas no meio, entre os corredores. Só lembro que era bem apertadão.

Nos 747-300C (o VNI e o VNH), o esquema completo era assim:

Econômica: ABC - DEGH - JKL
Executiva Main Deck: AC - DEH - JL
Executiva Upper Deck: AC - JL
Primeira: AC- JL

Lembrando ainda que a cabine nesses aviões era bem menor que a cabine dos três 747-300B (VOA, VOB e VOC), pois o avião levava carga no compartimento traseiro. Não sei se, alguma vez, os dois 300 Combi foram configurados full pax.

Um abraço.
Imagem
Constellation
Moderador
Moderador

Como é o esquema na TAM?

Caros amigos,

Alguém sabe como é o esquema das poltronas nas aeronaves A330 e MD-11 na TAM?

Um abraço.
Imagem
EMB-500
PP
PP

Re: Obrigado

Mensagem por EMB-500 »

Constellation escreveu:
Bruno Geovane escreveu:

Oi Bruno, eu não tinha mesmo certeza, me deu branco, obrigado pela correção. Depois acabei verificando com certeza.

O fato é que, qualquer que seja o tipo de avião, pelo menos na Varig, que adota esse esquema, sempre ocorrerá que:

Poltronas A e L são sempre janela;
Poltronas C, D, H e J são sempre corredor;
Poltronas B, E, F, G e K são sempre poltronas "do meio", sendo que na F, o pax sempre estará a duas poltronas do corredor.

Não me lembro se existiu algum avião da Varig com poltronas F, eu viajei no DC-10, mas não lembro se ele tinha 4 ou 5 poltronas no meio, entre os corredores. Só lembro que era bem apertadão.

Nos 747-300C (o VNI e o VNH), o esquema completo era assim:

Econômica: ABC - DEGH - JKL
Executiva Main Deck: AC - DEH - JL
Executiva Upper Deck: AC - JL
Primeira: AC- JL

Lembrando ainda que a cabine nesses aviões era bem menor que a cabine dos três 747-300B (VOA, VOB e VOC), pois o avião levava carga no compartimento traseiro. Não sei se, alguma vez, os dois 300 Combi foram configurados full pax.

Um abraço.

Caros Constellation, Bruno e José Arthur

Gostaria de agradecer a todos vocês que mais uma vez me ajudaram a sanar minhas dúvidas.

Grato

EMB-500
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

EMB500, no que pudermos ajudar, estamos aí! :wink:
DanielVS
PC
PC

Mensagem por DanielVS »

Para mim lugar bom é logo atrás da asa, para ver os flaps, spoilers e ailerons se movimentando na decolagem e no pouso. É verdade que geralmente é um lugar barulhento, porém eu acho que a vista da asa junto com a paisagem compensa.
Já mudei data de viagem para conseguir esse tipo de lugar!
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Lugar bom mesmo é o JUMPSEAT!!!!! :lol: :lol: :lol:
Electra
MASTER
MASTER

Mensagem por Electra »

Dando seqüência as dicas sobre assentos, meu pai chegou ontem de SSA na WEB e disse que na fileira 8, não há janelas nos assentos do canto (os que eram pra ser janela mas só tem a parede do avião) em ambos os lados. Não sei se isso ocorre em todos os 733 da WEB mas se alguem souber qual matrícula fez o 6720 ontem, 14/04, saberemos.
Grato desde já!
Abraços!!!
Luciano de Paula
PC
PC
Contato:

Mensagem por Luciano de Paula »

Viajo toda semana, vou para BH, Rio, Campinas, SP, etc.... e nunca, sim, nunca no corredor, só janela...hahahah..não consigo, como falo com as pessoas que trabalho, não compro passagem, compro ingresso.

só uma vez que fazia GIG-MAD em um 767 da saudosa Spannair que peguei um assento A mas não tinha janela!!! era na coluna!!! que terror que foi essa viagem, quase fiquei sem pescoço de tanto tentar olhar para fora pela janela do assento de tras...hahaha...

e teve uma vez que tirei uma criança que estava sozinha em uma janela em um MD11 da VG...MAD-GRU...mas deixa isto pra lá que vcs poderia me achar um estranho...hahahah...
emferrari
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por emferrari »

Resposta simples e rapida:

http://www.seatguru.com

Mostra os lugares conforme a cia dando dicas e informacoes a respeito do assento. Se tem power lines, fica em janela cega, se reclina, etc.
Responder