moises Propp escreveu:Amigos,
Voces que são mais tecnicos do que eu, sera que este avião
começar a operar com uma capacidade maxima de 80 pax
ele não fica mais tranquilo na decolagem, pois todos os pax
falam a mesma coisa, vibra muito na decolagem e na
aterrisagem, e muito desconfortavel(apertado), e na parte
traseira o barrulho e muito.(turbina).
Quanto a vibração, concordo com você, e já presenciei pessoalmente isso, as turbinas na fuselagem central do avião realmente provocam um pouco mais de vibração no avião, mas nada grave ou que afete a segurança da aeronave.
O que realmente é chato e descorfortavel, é aquela vibração dos paineis plasticos, que com o tempo vão ressecando e ficando com uma certa folga, e começam a fazer barulho, mas isso acontece em todos os aviões "velhos", voei num B737-300 da Varig certa vez, que tinha um painel plastico meio solto, aquele barulho me tirou do serio, só consegui relaxar a hora que coloquei um calço com um pedaço da revista de bordo. hehehe
Acredito que um dos principais problemas de o publico não gostar dos Fokker 100 da TAM, achar ele desconfortavel, ruidoso, burulhento, etc... Seja o choque de sair de um A320 novinho em folha e entrar num F-100 numa conexão.
Nesse ponto concordo o nivel de ruidos dos novos A320, B737 NG é muito menor que do que nos Fokker. Outra questão que contribui pra isso, é a sensação de claustrofobia, já que o F-100 é menor do que um A320/B737. A sensação de desconforto é tanto maior quanto menor for o ambiente onde você se encontra.
Quem já pegou uma conexão com o Fokker 100 da TAM entende do que estou falando. sair de um A320 novinho em folha e entrar num F100 é um choque.
Mas esse problema é enfrentado por todas as empresas que operam aviões velhos, não é por nada que TAM e GOL estão optando por aviões novos, em constante modernização da frota optando por aviões mais velhos somente em ultimo caso.
Não voei ainda nos Fokker da OceanAir, mas pelo que ouvi falar, eles renovaram completamente o interior deles, a sensação é de estar num avião novo em folha.
Não sei quem falou aqui no forum, que brasileiro não liga de voar em avião velho, não concordo com isso, o passageiro eventual até pode não levar isso em consideração.
Já os passageiros mais frequentes, que viajam constantemente, levam isto em consideração sim, em primeiro lugar vem o preço, em seguida confiança na campanhia. Se os preços forem os mesmos, e ambas as companhias forem confiaveis, o passageiro assiduo, se puder optar, vai optar pela empresa que possui os aviões mais modernos e novos.