Gottardo escreveu:Sérgio Bica e Starliner,
Sobre o acidente do PP-AJB achei um texto interessante:
Jornal AN Cidade, Joinville, SC:
...Cerca de dois anos depois do início das atividades, um acidente poria fim ao sonho do engenheiro. Após sobrevoar a área, o comandante de uma das aeronaves percebeu que não tinha "teto", ou seja, não tinha visibilidade suficiente para pousar em segurança. Mesmo sem condições, ele resolveu arriscar e descer.
Ao sobrevoar a Lagoa do Saguaçu, o piloto perdeu a noção do que era céu e do que era mar e bateu com as hélices da lâmina na água, danificando-as. Sem desistir, levantou vôo novamente e realizou um pouso forçado no mangue, nas imediações do local hoje conhecido como "praia da Vigorelli". O avião estava lotado, mas escapou intacto e nenhum passageiro ficou ferido.
O resgate da aeronave foi outro lance digno de nota. Informado pelo rádio do ocorrido, José Carlos não teve dúvidas. Pegou os barcos que estavam disponíveis na cidade, colocou-os no rio Cachoeira e rumou para o local, resgatando todos os passageiros e a tripulação.
O acidente foi o ponto final da companhia que, sem estrutura para absorver a perda, teve de fechar as portas. O outro DC-3 foi vendido para a companhia Cruzeiro do Sul e passou a integrar a frota da Transportes Aéreos Catarinenses (TAC), que também absorveu os recursos humanos da TAL.
Logo depois do último pouso, José Carlos desmontou o avião e levou as peças para sua casa, na praça Lauro Müller. "O mobiliário de casa eram bancos, peças, motores. Tudo no jardim de casa. Ainda tenho ferramentas e alguns parafusos do DC-3", conta o filho do engenheiro, que morreu no ano passado.
http://www1.an.com.br/1998/mar/15/0cid.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraços!
Oi , Gottardo
Muito interessante o texto enviado . Vou guardar junto com outras "preciosidades " da história da nossa Comercial.
Obrigado e um forte abraço
Sérgio Bica