Loockheed L-10 PP-VAU

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER
Mensagens: 1644
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37

Re: Loockheed L-10 PP-VAU

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Gottardo escreveu:Sérgio Bica e Starliner,

Sobre o acidente do PP-AJB achei um texto interessante:
Jornal AN Cidade, Joinville, SC:

...Cerca de dois anos depois do início das atividades, um acidente poria fim ao sonho do engenheiro. Após sobrevoar a área, o comandante de uma das aeronaves percebeu que não tinha "teto", ou seja, não tinha visibilidade suficiente para pousar em segurança. Mesmo sem condições, ele resolveu arriscar e descer.

Ao sobrevoar a Lagoa do Saguaçu, o piloto perdeu a noção do que era céu e do que era mar e bateu com as hélices da lâmina na água, danificando-as. Sem desistir, levantou vôo novamente e realizou um pouso forçado no mangue, nas imediações do local hoje conhecido como "praia da Vigorelli". O avião estava lotado, mas escapou intacto e nenhum passageiro ficou ferido.

O resgate da aeronave foi outro lance digno de nota. Informado pelo rádio do ocorrido, José Carlos não teve dúvidas. Pegou os barcos que estavam disponíveis na cidade, colocou-os no rio Cachoeira e rumou para o local, resgatando todos os passageiros e a tripulação.

O acidente foi o ponto final da companhia que, sem estrutura para absorver a perda, teve de fechar as portas. O outro DC-3 foi vendido para a companhia Cruzeiro do Sul e passou a integrar a frota da Transportes Aéreos Catarinenses (TAC), que também absorveu os recursos humanos da TAL.

Logo depois do último pouso, José Carlos desmontou o avião e levou as peças para sua casa, na praça Lauro Müller. "O mobiliário de casa eram bancos, peças, motores. Tudo no jardim de casa. Ainda tenho ferramentas e alguns parafusos do DC-3", conta o filho do engenheiro, que morreu no ano passado.

http://www1.an.com.br/1998/mar/15/0cid.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraços!

Oi , Gottardo

Muito interessante o texto enviado . Vou guardar junto com outras "preciosidades " da história da nossa Comercial.

Obrigado e um forte abraço

Sérgio Bica
jmalfatti

Re: Loockheed L-10 PP-VAU

Mensagem por jmalfatti »

Algumas fotos que copiei de um grupo de Facebook realacionado a fotos antigas:

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Gottardo
PP
PP
Mensagens: 25
Registrado em: Seg Ago 09, 2010 16:36
Localização: Lages SC

Re: Loockheed L-10 PP-VAU

Mensagem por Gottardo »

jmalfatti

Nunca imaginei que veria registro do acontecido.

Muitíssimo obrigado! :yesyes:
Gottardo - Lages SC

Imagem
pauloroberto
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 628
Registrado em: Sex Nov 27, 2009 08:20

Re: Loockheed L-10 PP-VAU

Mensagem por pauloroberto »

onde encontro este famoso livro do Bordine?
Responder