Loockheed L-10 PP-VAU
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Loockheed L-10 PP-VAU
Bom pessoal, meu primeiro ato neste fórum.
Estou a procura de informações sobre um incidente com uma aeronave da Varig em 1952 em Lages SC, era um Lockheed L10 de prefixo PP-VAU.
Alguém sabe algo sobre?
Ou mesmo a onde foi parar o velho bi-motor?
Abraços!
Estou a procura de informações sobre um incidente com uma aeronave da Varig em 1952 em Lages SC, era um Lockheed L10 de prefixo PP-VAU.
Alguém sabe algo sobre?
Ou mesmo a onde foi parar o velho bi-motor?
Abraços!
Gottardo - Lages SC


- Constellation
- Moderador
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Re: Loockheed L-10 PP-VAU
Gottardo,Gottardo escreveu:Bom pessoal, meu primeiro ato neste fórum.
Estou a procura de informações sobre um incidente com uma aeronave da Varig em 1952 em Lages SC, era um Lockheed L10 de prefixo PP-VAU.
Alguém sabe algo sobre?
Ou mesmo a onde foi parar o velho bi-motor?
Abraços!
Esse Eletrinha não sobreviveu ao acidente ocorrido no pouso no dia 18 de outubro de 1952, em Lajes. Não houve vítimas, mas o avião não foi considerado reparável e foi desmontado lá mesmo. Vou ver se acho mais detalhes nos velhos relatórios de acidentes que temos na biblioteca do Aeroclube.
Grande abraço.

Re: Loockheed L-10 PP-VAU
Nossa! Foi tão grave assim? parece que foi em pouso, é isso?
Abraço!
Abraço!
Gottardo - Lages SC


- Maurício
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Re: Loockheed L-10 PP-VAU
O Electra 10B (Lockheed C-36C), número de série da USAFF 42-57222 (c/n 1036), foi fabricado em 1942 e depois para a National com o prefixo NC14958. Após, foi para a FAB 1325 e finalmente Varig, como PP-VAU em 24 JUN 1946. Perdido em acidente no pouso, em 18 OUT 1952, na cidade de Lajes (SC), sem vítimas.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
- Maurício
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- Mensagens: 2006
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: Loockheed L-10 PP-VAU
O Comandante Rubens A.R.Bordini conta em seu livro "Vida de Aviador" (Editora AGE Ltda -1999 - POA) fatos interessantes sobre a história da VARIG, inclusive os Electra 10. Diz ele:
" (...) O PP-VAU era também do modelo 10E, com mais potência. Esse avião foi trazido dos States até o Rio de Janeiro, por uma tripulação americana, e coube-me ir buscá-lo no Rio.
Esse avião era diferente, em alguns aspectos, de seu irmão 10E, o PP-VAP. A principal diferença era o sistema de alimentação de combustível para os motores, que tinha um complexo arranjo de seletores para cross-feed (alimentação cruzada - usar o tanque esquerdo para o motor direito e vice-versa) e um sistema de controle da mistura gasolina-ar diferente do outro avião, mais complexo e impreciso. Como resultado, no voo de traslado Rio-POA, fui obrigado a pousar em SAO, pois o avião consumia mais combustível do que o esperado.
Mais tarde, em POA, o avião foi modificado, de forma a ficar igual ao seu irmão VAP, que tinha controle automático da mistura. Com esses aviões Electra, 10A e 10E, passamos, nós, os pilotos, a voar por instrumentos dentro ou acima das nuvens, o que era novidade na Varig. (...)"
" (...) O PP-VAU era também do modelo 10E, com mais potência. Esse avião foi trazido dos States até o Rio de Janeiro, por uma tripulação americana, e coube-me ir buscá-lo no Rio.
Esse avião era diferente, em alguns aspectos, de seu irmão 10E, o PP-VAP. A principal diferença era o sistema de alimentação de combustível para os motores, que tinha um complexo arranjo de seletores para cross-feed (alimentação cruzada - usar o tanque esquerdo para o motor direito e vice-versa) e um sistema de controle da mistura gasolina-ar diferente do outro avião, mais complexo e impreciso. Como resultado, no voo de traslado Rio-POA, fui obrigado a pousar em SAO, pois o avião consumia mais combustível do que o esperado.
Mais tarde, em POA, o avião foi modificado, de forma a ficar igual ao seu irmão VAP, que tinha controle automático da mistura. Com esses aviões Electra, 10A e 10E, passamos, nós, os pilotos, a voar por instrumentos dentro ou acima das nuvens, o que era novidade na Varig. (...)"
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Re: Loockheed L-10 PP-VAU
Obrigado Maurício e Constellation, informações de grande valia para mim; sobre e "electrinha" como disse o Constellation, ele foi desmontado no mesmo local do acidente, é isso? Estou muito curioso pois um amigo meu falou que uma grande parte desta aeronave se encontra ainda aqui em Lages SC, será possível? Se verdade for, irei encontra-lo!
Abraços!

Abraços!
Gottardo - Lages SC


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Re: Loockheed L-10 PP-VAU
Eis oque possuo dele:
c/n 1036
Lockheed 10-B NX14958 Lockheed Aircraft Corp. Protótipo Modelo 10-B.
Re registrado NC14958 North American Aviation/Eastern A/L., flet number 11 em 18.09.1935.
Para a Northwest A/L fleet number 73 em julho de 1937.. National A/L em Setembro de 1938.Para a USAAF como UC-36C 42-57222 em 11.06.1942. Para Reconstruction
Finance Corp. 15.03.1945. Para a FAB 1325. Convertido para 10-A, para a Varig como PP-VAU, registrado em 24.06.1946. Acidentado em Lajes, Santa Catarina em 18.10.1952. Cancelado do RAB em 11.03.1953.
Starliner
c/n 1036
Lockheed 10-B NX14958 Lockheed Aircraft Corp. Protótipo Modelo 10-B.
Re registrado NC14958 North American Aviation/Eastern A/L., flet number 11 em 18.09.1935.
Para a Northwest A/L fleet number 73 em julho de 1937.. National A/L em Setembro de 1938.Para a USAAF como UC-36C 42-57222 em 11.06.1942. Para Reconstruction
Finance Corp. 15.03.1945. Para a FAB 1325. Convertido para 10-A, para a Varig como PP-VAU, registrado em 24.06.1946. Acidentado em Lajes, Santa Catarina em 18.10.1952. Cancelado do RAB em 11.03.1953.
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Re: Loockheed L-10 PP-VAU
Só uma pequena correção,
esta aeronave jamais foi operada pela FAB.
Starliner
esta aeronave jamais foi operada pela FAB.
Starliner
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Re: Loockheed L-10 PP-VAU
Como gosto de investigar tudo o até o fim e queria te dar uma resposta, contatei o Cmdt. Dufriche,
um dos maiores conhecedores da aviação Brasileira e obtive isto:
Quote
Pousando em Lajes-SC por instrumentos, com chuva e visibilidade de 250 metros, entrou de rodas, deu um salto, deu motores mas o esquerdo falhou. O avião saiu da pista e caiu num barranco. Levava 3 tripulantes e um passageiro, todos ficaram feridos. O co-piloto que o pilotava era Hugo Ernesto Drews. Avião seriamente avariado. TT do avião 14.543:24 hs de vôo.
Unquote
Penso eu, que os reparos não valiam a pena e que a aeronave por lá ficou e deve ter sido desmontada.
Espero ter satisfeito sua curiosidade.
Starliner
um dos maiores conhecedores da aviação Brasileira e obtive isto:
Quote
Pousando em Lajes-SC por instrumentos, com chuva e visibilidade de 250 metros, entrou de rodas, deu um salto, deu motores mas o esquerdo falhou. O avião saiu da pista e caiu num barranco. Levava 3 tripulantes e um passageiro, todos ficaram feridos. O co-piloto que o pilotava era Hugo Ernesto Drews. Avião seriamente avariado. TT do avião 14.543:24 hs de vôo.
Unquote
Penso eu, que os reparos não valiam a pena e que a aeronave por lá ficou e deve ter sido desmontada.
Espero ter satisfeito sua curiosidade.
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Re: Loockheed L-10 PP-VAU

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Gottardo - Lages SC


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Re: Loockheed L-10 PP-VAU
Gottardo,
Nessa época não sei ( tenho idade, mas não tanta), mas em 1958
Lajes/SC era servida pela Cruzeiro, Real, TAC e Varig.
Starliner
Nessa época não sei ( tenho idade, mas não tanta), mas em 1958
Lajes/SC era servida pela Cruzeiro, Real, TAC e Varig.
Starliner
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Re: Loockheed L-10 PP-VAU

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Gottardo - Lages SC


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Re: Loockheed L-10 PP-VAU
Gottardo
Cruzeiro
Vôo SC401 as 2as/4as/6as
Rio 07.15 Santos 08.40/09.10 Paranaguá 19.20/10.40 Curitiba 11.00/11.30 Joinvile 12.00/12.20 Itajaí 12.40/13.20 Florianópolis 13.4/14.05 Lajes 14.50/15.10 Joaçaba 15.40/16.00 Xapecó 16.00/16.30
Retornava as 3as/5as e sábados como SC402.saia de Lajes as 10.45 e chegava ao Rio as 18.20.
Bons tempos do DC-3, devia ser muito legal....para quem não tinha pressa
Starliner
Cruzeiro
Vôo SC401 as 2as/4as/6as
Rio 07.15 Santos 08.40/09.10 Paranaguá 19.20/10.40 Curitiba 11.00/11.30 Joinvile 12.00/12.20 Itajaí 12.40/13.20 Florianópolis 13.4/14.05 Lajes 14.50/15.10 Joaçaba 15.40/16.00 Xapecó 16.00/16.30
Retornava as 3as/5as e sábados como SC402.saia de Lajes as 10.45 e chegava ao Rio as 18.20.
Bons tempos do DC-3, devia ser muito legal....para quem não tinha pressa
Starliner
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Re: Loockheed L-10 PP-VAU
Starliner escreveu:Gottardo
Cruzeiro
Vôo SC401 as 2as/4as/6as
Rio 07.15 Santos 08.40/09.10 Paranaguá 19.20/10.40 Curitiba 11.00/11.30 Joinvile 12.00/12.20 Itajaí 12.40/13.20 Florianópolis 13.4/14.05 Lajes 14.50/15.10 Joaçaba 15.40/16.00 Xapecó 16.00/16.30
Retornava as 3as/5as e sábados como SC402.saia de Lajes as 10.45 e chegava ao Rio as 18.20.
Bons tempos do DC-3, devia ser muito legal....para quem não tinha pressa
Starliner
E gostava de turbulência ... muito forte , de Curitiba até Joinvile e de Florianópolis até Lajes ...
Abs
Sérgio Bica
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Re: Loockheed L-10 PP-VAU
A Real operava o vôo
RL005 as 3as/5as/sábados
SDU 07.00 CGH 08.30/09.00 Curitiba 10.15/10.45 Itajaí 11.25/11.45 Lajes 12.35/12.55 Vacaria 13.20/13.40 POA 14.20
voltava como RL006 4as/6as/Domingos
POA 07.00 Vacaria 07.40/08.00 Lajes 08.25/08.45 Itajaí 09.35/09.55 Curitiba 10.35/11.00
CGH 12.15 o trecho CGH/SDU era operado com Convair, 13.00/14.10.
Não eram bons tempos? Você saia de Lajes as 08.45 e no início da tarde estava no Rio.....
Starliner
RL005 as 3as/5as/sábados
SDU 07.00 CGH 08.30/09.00 Curitiba 10.15/10.45 Itajaí 11.25/11.45 Lajes 12.35/12.55 Vacaria 13.20/13.40 POA 14.20
voltava como RL006 4as/6as/Domingos
POA 07.00 Vacaria 07.40/08.00 Lajes 08.25/08.45 Itajaí 09.35/09.55 Curitiba 10.35/11.00
CGH 12.15 o trecho CGH/SDU era operado com Convair, 13.00/14.10.
Não eram bons tempos? Você saia de Lajes as 08.45 e no início da tarde estava no Rio.....
Starliner
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Re: Loockheed L-10 PP-VAU
Gottardo,
Mais uma coisa interessante para as suas pesquisas.
Aqueles vôos da Cruzeiro que publiquei, na verdade eram da TAC - Transportes Aéreos Catarinenses S.A. que operava em tráfego mútuo com a Cruzeiro, o mesmo vôo aparece no horário deles em 1958.
Starliner
Mais uma coisa interessante para as suas pesquisas.
Aqueles vôos da Cruzeiro que publiquei, na verdade eram da TAC - Transportes Aéreos Catarinenses S.A. que operava em tráfego mútuo com a Cruzeiro, o mesmo vôo aparece no horário deles em 1958.
Starliner
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Re: Loockheed L-10 PP-VAU
Starliner,
Conversando com um velho senhor que sempre morou nos arredores do Aeroporto Antonio Correia Pinto, disse-me ele que lembra da TAC e seus Dc-3. Ele diz que eram pelo menos 5 DC-3, mas não lembrava de seus prefixos, tem alguma idéia?
Sobre o PP-VAU ele também lembra, vagamente mas lembra, diz que ficou um bom tempo estocado no aeroporto, mas não sabe aonde foi parar, diz que sumiu repentinamente, acha que foi levado por terra para algum lugar
Abraços!
Conversando com um velho senhor que sempre morou nos arredores do Aeroporto Antonio Correia Pinto, disse-me ele que lembra da TAC e seus Dc-3. Ele diz que eram pelo menos 5 DC-3, mas não lembrava de seus prefixos, tem alguma idéia?
Sobre o PP-VAU ele também lembra, vagamente mas lembra, diz que ficou um bom tempo estocado no aeroporto, mas não sabe aonde foi parar, diz que sumiu repentinamente, acha que foi levado por terra para algum lugar

Abraços!
Gottardo - Lages SC


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Re: Loockheed L-10 PP-VAU
Os DC-3 da TAC eram o PP-AJA , acidentado em 15 de março de 1953
PP-AJB , acidentado em 3 de agosto de 1949
PP-AJC
PP-AJD
PP-AJE
Ocorre que , várias vezes o DC-3 que fazia a rota da TAC , era da CRUZEIRO . O mesmo ocorria com a SAVAG aqui nas linhas do RS . O PP-CDS foi muito usado nas linhas da SAVAG . Acabou se acidentando em Pelotas, quando arrendado para a VARIG .
Sérgio Bica
PP-AJB , acidentado em 3 de agosto de 1949
PP-AJC
PP-AJD
PP-AJE
Ocorre que , várias vezes o DC-3 que fazia a rota da TAC , era da CRUZEIRO . O mesmo ocorria com a SAVAG aqui nas linhas do RS . O PP-CDS foi muito usado nas linhas da SAVAG . Acabou se acidentando em Pelotas, quando arrendado para a VARIG .
Sérgio Bica
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Re: Loockheed L-10 PP-VAU
Frota da Empresa deTransportes Aéreos Catarinenses S.A. - TAC
DC-3
PP-AJA 11844 EX USAAF 42-92083 entregue em 03.07.1943. Registrado para a TAC em 12.11.1948. Acidentado em 15.03.1953 em Santo Amaro do Ipitanga, perto de Salvador/BA
após a decolagem com perda total.
PP-AJB 9971 Ex USAAF 42-24109 entregue em 30.07.1943 Registrado para aTAC em 12.11.1948.Acidentado em 03.08.1949 ao voar rasante na Baía de Babitonga, São Francisco do Sul/SC. As hélices desprenderam-se ao se chocar com a água.
PP-AJC 20402 ex USAAF 43-15936 entregue em 29.05.1944. Para a Cruzeiro como PP-CCV
"Jarú",registrado em 13.10.1948.para a TAC registrado 31.12.1953 "Itajaí". Para a Cruzeiro em 1966,vendido para a Motortec 29.10.1974, e depois para a Rico. Acidentado em 11.06.1976
PP-AJD 6193 ex USAAF 41-38734 entregue em 30.12.1942 .Para PP-CDM Cruzeiro "Arapuan" 20.11.1950.Registrado15.02.1951. Para a TAC em 26.12.1957 "Tubarão", para a Cruzeiro em 1966 para a Jari Florestal e Agrícola em 15.02.1975 ,para a RICO , possivelmente desmontado em Manaus. Cancelado 18.01.1990
PP-AJE 3288 DC-3A-367 NC33623 Northeast em 08.05.1941.Para a TWA 22.04.1942.Para PP-XDF M.B.Lima e Cia.11.11.949.Para PT-ACV Antonio J.Moura Andrade 12.05.1950. Para PP-CDP Cruzeiro "Andradina" 31.08.1951. Para PP-AJE TAC "Andradina" 18.08.1960.
Para a Cruzeiro , acidentado em Carauari/AM 08.08.1965
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DC-3
PP-AJA 11844 EX USAAF 42-92083 entregue em 03.07.1943. Registrado para a TAC em 12.11.1948. Acidentado em 15.03.1953 em Santo Amaro do Ipitanga, perto de Salvador/BA
após a decolagem com perda total.
PP-AJB 9971 Ex USAAF 42-24109 entregue em 30.07.1943 Registrado para aTAC em 12.11.1948.Acidentado em 03.08.1949 ao voar rasante na Baía de Babitonga, São Francisco do Sul/SC. As hélices desprenderam-se ao se chocar com a água.
PP-AJC 20402 ex USAAF 43-15936 entregue em 29.05.1944. Para a Cruzeiro como PP-CCV
"Jarú",registrado em 13.10.1948.para a TAC registrado 31.12.1953 "Itajaí". Para a Cruzeiro em 1966,vendido para a Motortec 29.10.1974, e depois para a Rico. Acidentado em 11.06.1976
PP-AJD 6193 ex USAAF 41-38734 entregue em 30.12.1942 .Para PP-CDM Cruzeiro "Arapuan" 20.11.1950.Registrado15.02.1951. Para a TAC em 26.12.1957 "Tubarão", para a Cruzeiro em 1966 para a Jari Florestal e Agrícola em 15.02.1975 ,para a RICO , possivelmente desmontado em Manaus. Cancelado 18.01.1990
PP-AJE 3288 DC-3A-367 NC33623 Northeast em 08.05.1941.Para a TWA 22.04.1942.Para PP-XDF M.B.Lima e Cia.11.11.949.Para PT-ACV Antonio J.Moura Andrade 12.05.1950. Para PP-CDP Cruzeiro "Andradina" 31.08.1951. Para PP-AJE TAC "Andradina" 18.08.1960.
Para a Cruzeiro , acidentado em Carauari/AM 08.08.1965
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Re: Loockheed L-10 PP-VAU
Sérgio Bica e Starliner,
Sobre o acidente do PP-AJB achei um texto interessante:
Jornal AN Cidade, Joinville, SC:
...Cerca de dois anos depois do início das atividades, um acidente poria fim ao sonho do engenheiro. Após sobrevoar a área, o comandante de uma das aeronaves percebeu que não tinha "teto", ou seja, não tinha visibilidade suficiente para pousar em segurança. Mesmo sem condições, ele resolveu arriscar e descer.
Ao sobrevoar a Lagoa do Saguaçu, o piloto perdeu a noção do que era céu e do que era mar e bateu com as hélices da lâmina na água, danificando-as. Sem desistir, levantou vôo novamente e realizou um pouso forçado no mangue, nas imediações do local hoje conhecido como "praia da Vigorelli". O avião estava lotado, mas escapou intacto e nenhum passageiro ficou ferido.
O resgate da aeronave foi outro lance digno de nota. Informado pelo rádio do ocorrido, José Carlos não teve dúvidas. Pegou os barcos que estavam disponíveis na cidade, colocou-os no rio Cachoeira e rumou para o local, resgatando todos os passageiros e a tripulação.
O acidente foi o ponto final da companhia que, sem estrutura para absorver a perda, teve de fechar as portas. O outro DC-3 foi vendido para a companhia Cruzeiro do Sul e passou a integrar a frota da Transportes Aéreos Catarinenses (TAC), que também absorveu os recursos humanos da TAL.
Logo depois do último pouso, José Carlos desmontou o avião e levou as peças para sua casa, na praça Lauro Müller. "O mobiliário de casa eram bancos, peças, motores. Tudo no jardim de casa. Ainda tenho ferramentas e alguns parafusos do DC-3", conta o filho do engenheiro, que morreu no ano passado.
http://www1.an.com.br/1998/mar/15/0cid.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraços!
Sobre o acidente do PP-AJB achei um texto interessante:
Jornal AN Cidade, Joinville, SC:
...Cerca de dois anos depois do início das atividades, um acidente poria fim ao sonho do engenheiro. Após sobrevoar a área, o comandante de uma das aeronaves percebeu que não tinha "teto", ou seja, não tinha visibilidade suficiente para pousar em segurança. Mesmo sem condições, ele resolveu arriscar e descer.
Ao sobrevoar a Lagoa do Saguaçu, o piloto perdeu a noção do que era céu e do que era mar e bateu com as hélices da lâmina na água, danificando-as. Sem desistir, levantou vôo novamente e realizou um pouso forçado no mangue, nas imediações do local hoje conhecido como "praia da Vigorelli". O avião estava lotado, mas escapou intacto e nenhum passageiro ficou ferido.
O resgate da aeronave foi outro lance digno de nota. Informado pelo rádio do ocorrido, José Carlos não teve dúvidas. Pegou os barcos que estavam disponíveis na cidade, colocou-os no rio Cachoeira e rumou para o local, resgatando todos os passageiros e a tripulação.
O acidente foi o ponto final da companhia que, sem estrutura para absorver a perda, teve de fechar as portas. O outro DC-3 foi vendido para a companhia Cruzeiro do Sul e passou a integrar a frota da Transportes Aéreos Catarinenses (TAC), que também absorveu os recursos humanos da TAL.
Logo depois do último pouso, José Carlos desmontou o avião e levou as peças para sua casa, na praça Lauro Müller. "O mobiliário de casa eram bancos, peças, motores. Tudo no jardim de casa. Ainda tenho ferramentas e alguns parafusos do DC-3", conta o filho do engenheiro, que morreu no ano passado.
http://www1.an.com.br/1998/mar/15/0cid.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraços!
Gottardo - Lages SC

