A320 TAM PR-MBJ stored ?

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Constellation
Moderador
Moderador

Re: A320 TAM PR-MBJ stored ?

Mensagem por Constellation »

Electra escreveu:
Constellation escreveu:...e nenhum MD-11, da mesma geração do A320, ainda foi desmontado.
Dado interessante. Vale lembrar que tb há 772 ex-VRG que tb já foram sucateados.
Até agora, apenas 3 Boeing 777 foram desmontados, mas apenas o PP-VRD não era acidentado. Mas o PP-VRC está parado há um tempão, parece que está em Frankfurt, mas não achei fotos. Parece que nunca mais operou regularmente desde que a Varig o devolveu. Tano o VRC quanto o VRD são modelos de 777 que ninguém quer, eram destinados ao "A Market", têm curto alcance e só servem mesmo para voos domésticos de alta densidade. Ou seja, são tão ruins de mercado quanto os A300-B2, grandes e "canela curta".

Dos 777 acidentados, além daquele da British que se acidentou em Heathrow, ainda teve o SU-BGP, da Egypt Air, que teve o cockpit destruído por um incêndio em terra e acabou desmontado, pois ficava inviável recuperar.

Grande abraço.
Imagem
Electra
MASTER
MASTER

Mensagem por Electra »

Constellation escreveu:Electra,
Eu achei "interessante" porque parece ser uma característica das máquinas modernas, não porque concorde com isso.
Entendi.
Constellation escreveu:Imagine ainda o que essa indústria do desperdício pode provocar em termos de impacto ambiental?
Esse é um entre tantos absurdos decorrentes disso que, aliás, já acontece INTENCIONALMENTE por parte das indústrias e se chama obsolescência programada. Há um documentário de 52 mins no Youtube sobre o assunto.
Grato desde já!
Abraços!!!
AB3
MASTER
MASTER

Mensagem por AB3 »

E o fabricante pode agir de forma mais cruel, como por exemplo se eximindo de manter AD, SB, etc, e aí o avião passa a não ter certificado, o que groundearia de imediato todos de um certo tipo. A Airbus fez isso com o Caravelle.
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Constellation
Moderador
Moderador

AB3 escreveu:E o fabricante pode agir de forma mais cruel, como por exemplo se eximindo de manter AD, SB, etc, e aí o avião passa a não ter certificado, o que groundearia de imediato todos de um certo tipo. A Airbus fez isso com o Caravelle.
Sim, AB3. A Boeing está prestes a fazer isso com o certificado do Boeing 707, o que condenaria o tipo a operar apenas militarmente. Claro que isso colocaria um monte de peças de reposição aos operadores militares de KC-135, KC-137 e outros derivados, mas eximiria o fabricante de emitir ADs e de manter documentação relativa ao tipo. Os operadores militares não precisam cumprir ADs e outras exigências de certificação civis. Todavia, parece que é mais fácil cancelar certificados na Europa que nos Estados Unidos.

A Boeing, por sua vez, já manifestou publicamente sua intenção de comprar aeronaves de sua fabricação mais antigas e desmontá-las por completo, inutilizando todos seus componentes, para condenar seus modelos mais antigos ao groundeamento por falta de peças de reposição. Sem peças novas, ou provenientes de canibalização, as aeronaves vão fatalmente parar e terão que ser substituídas por modelos mais recentes, incrementando suas vendas.

Mas isso pode ser um tiro no pé, já que muitos operadores de Boeing antigos de pax optam por modelos da Airbus ou da Embraer, devido ao preço, principalmente. Eu não sei porque ninguém ainda ofereceu no mercado um modelo de A320 convertido para carga, ou porque a Airbus ainda não fez isso. Se isso acontecer, pessoal, podem dar adeus aos velhos Boeing 727.

Aliás, acredito que os Boeing 727 estão muito próximos da extinção total. O sinal mais característico de que um avião está prestes a ser extinto é a compra de aeronaves pra canibalização pelos próprios operadores. Quando isso começa a acontecer, é questão de 5 anos, mais ou menos, para todos deixarem de operar. E isso está acontecendo com os 727. DC-8 então, nem se fala.

Grande abraço.
Imagem
AB3
MASTER
MASTER

Mensagem por AB3 »

Jonas,

Até onde eu sei estão mexendo em um A320 para ser cargueiro! Mas nao lembro mais em que pé ficou, até um FOKKER 100 cargueiro estavam se mexendo.
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

Em relação ao A320 Cargo, a Airbus desistiu da conversão, anunciando isto em 03/06/2011, por motivo de alta demanda de aeronaves de pax.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Electra
MASTER
MASTER

Mensagem por Electra »

Mt boa explicação, Constellation!
Constellation escreveu:Mas o PP-VRC está parado há um tempão, parece que está em Frankfurt, mas não achei fotos. Parece que nunca mais operou regularmente desde que a Varig o devolveu.
Não foi o PP-VRC que operou VIP para algum governo da África?
Constellation escreveu:Eu não sei porque ninguém ainda ofereceu no mercado um modelo de A320 convertido para carga, ou porque a Airbus ainda não fez isso. Se isso acontecer, pessoal, podem dar adeus aos velhos Boeing 727.
Mas o 752 já não faria essa função?
Grato desde já!
Abraços!!!
Vickers
PP
PP

Mensagem por Vickers »

A questão ao meu ver é que antigamente os aviões não tinham tanta eletrônica, portanto de uma certa forma a manutenção era mais fácil, aumentando assim sua vida útil. A comparação do Airbus com os carros franceses é equivocada, pois a Airbus é na mesma porcentagem francesa e alemã, assim poderia muito bem ser uma Mercedes, BMW ou Porsche, hehehe... Penso que o fato de terem tantos A320 desmontados em comparação com outras aeronaves da mesma época se dá pelo fato de termos mutíssimos mais A320 que os outros aviōes, e não venham me dizer que a eletrônica de um 737NG é semelhante ao de um A320... Além do mais, a Douglas sempre foi conhecida por fazer aviōes "indestrutíveis", o que explica o DC-8 durar bem mais que o 707.
Vickers
PP
PP

Mensagem por Vickers »

Também há a questão da "durabilidade programada", justamente para fazer o mercado girar.

Quando a Airbus cancelou o certificado do lendário Caravelle, já nenhum mais voava.

Sacanagem reduzir o suprimento de peças para forçar a compra de aviōes novos....
Constellation
Moderador
Moderador

Vickers escreveu: A comparação do Airbus com os carros franceses é equivocada, pois a Airbus é na mesma porcentagem francesa e alemã, assim poderia muito bem ser uma Mercedes, BMW ou Porsche, hehehe...
Vickers, eu sei que os A320 são meio-alemães, meio franceses, e que os A319 são finalizados na Alemanha, mas comparei-os com carros franceses não porque os A320 sejam franceses, mas pq carros franceses duram pouco mesmo. Já os carros alemães duram muito, sei por experiência própria, pois tenho um Mercedes-Benz antigo, mas que uso todo dia.

Já os Caravelle eram franceses, e duraram muito, podiam ser comparados aos carros alemães... hehehe

Não questiono a qualidade dos aviões franceses, tanto que adoro tanto o Caravelle, o Concorde e mesmo os Airbus. Mas não posso dizer o mesmo dos seus carros. Entre os carros franceses, eu só gostaria de ter um Citroen 2CV (que também não durava muito), que, de tão feio, chega a ser bonito, hahahaha.

Vc provavelmente tem razão quanto ao uso de tanta eletrônica limitar a vida dos aviões, também desconfio disso.

Grande abraço.
Imagem
Vickers
PP
PP

Mensagem por Vickers »

Pois é Connie... Talvez seja porque os Citroën tem muita eletrônica embarcada, o que reforça minha teoria...

Também percebo que vários carros franceses não duram muito. Onde estão todos os Clio vendidos há anos atrás? E os Xsara? E os Peugeot 405? E cabe uma ressalva: o Sandero, o Logan e até mesmo a Duster são romenos e não franceses, pois são da Dacia, empresa romena do grupo Renault!

Nesse quesito, os indestrutíveis italianinhos Uno e alguns outros parecem durar bem mais!

Mas voltando aos ares, vejo que as gerações mais novas de aeronaves tendem a durar menos, pois mesmo que a manutenção periódica foi facilitada pela eletrônica, essa mesmo prejudica a durabilidade por ser mais difícil de conservar que "válvulas, cabos e tubos".

Interessante que a Boeing já projetou como será o descarte ecologicamente correto do 787 no futuro!
Kavalos
PC
PC

Mensagem por Kavalos »

Parabéns colegas forenses!!!

Esse debate está de ótimo nível,pois chegou na área que mais gosto na aviação.
O que explica então a durabilidade dos DC3...Ontem no jornal ZERO HORA.COM,aqui de POA( um colega postou as fotos ) ,se vê um DC3 ( modernizados com PT6 ) sendo utilizado no gelo da ANTARTIDA.
Isso significa que o fabricante nunca retirou o certificado de voo??
Após o fabricante cancelar o certificado,alguém pode trazê-lo de volta ao voo??

Um abraço...
GILBERTO KAVALOS - POA
Constellation
Moderador
Moderador

Kavalos escreveu:Parabéns colegas forenses!!!

Esse debate está de ótimo nível,pois chegou na área que mais gosto na aviação.
O que explica então a durabilidade dos DC3...Ontem no jornal ZERO HORA.COM,aqui de POA( um colega postou as fotos ) ,se vê um DC3 ( modernizados com PT6 ) sendo utilizado no gelo da ANTARTIDA.
Isso significa que o fabricante nunca retirou o certificado de voo??
Após o fabricante cancelar o certificado,alguém pode trazê-lo de volta ao voo??

Um abraço...
Caro Kavalos,

O DC-3 é realmente um caso a parte... Tem uma célula quase indestrutível, o que prolongou sua vida útil por tanto tempo. Eu lembro que, lá por 1982, a FAB estava retirando de serviço seus últimos C-47, e eu achei que estariam extintos para sempre em breve. Mas lá se foram 30 anos depois disso e ainda tem DC-3 voando por aí.

Quem deve deter o certificado do DC-3 é a Boeing... Mas a lei americana, se não me engano, afirma que o fabricante de um avião só é responsável por manter sua documentação e ADs por 40 anos, e o último DC-3 foi fabricado em 1945.

Acredito que, depois de cancelado o certificado, a aeronave não pode mais voar comercialmente, mas pode ser que possa ser voada como experimental, ou histórica, sei lá... Um grupo europeu está tentando ressussitar um Caravelle, cujo certificado já foi cancelado. Também há gente tentando ressussitar um Concorde, e eu, na verdade, não sei se o certificado do Concorde, cujo dono é a Airbus, foi formalmente cancelado.

O Caravelle SE-DAI, pertencente a um grupo sueco chamado LeCaravelle Club está em muito boas condições e funcional, embora não esteja voando. Mas pode funcionar os motores e taxiar. Se algum Caravelle no mundo voltar aos céus novamente, certamente será esse. Veja a foto abaixo:

Imagem

Grande abraço.
Imagem
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

O PR-MBJ estava sábado (10) na remota de GRU todo branco, quanse na cabeceira 27...
Constellation
Moderador
Moderador

arthuramaral_CGR escreveu:O PR-MBJ estava sábado (10) na remota de GRU todo branco, quanse na cabeceira 27...
Vc foi bondoso, Arthur, pois a tal "remota" de GRU mais parece um cemitério. O MBJ é novo, ano 2005, e acredito que deva ser devolvido ao seu proprietário, a Air New Zealand.

Grande abraço.
Imagem
Leandro - POA
PC
PC

Mensagem por Leandro - POA »

Ilustrando o debate, a respeito do DC-3, vi uma foto postada hoje no airliners.net, de 31/01/2012.

Imagem
José Cursio
AeroConselho

Mensagem por José Cursio »

Boa noite amigos Forenses.

De acordo com informações do FCR, o PR-MBJ ns 2445 foi embora no último domingo. Devera voar na Air New Zealand.

Abraços

Cursio
José Cursio
AeroConselho

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

A TAM deverá receber em breve mais dois A320/214

PR-MYQ n/s 5101
http://i.imgur.com/vtbQ4.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

PR-MYP n/s 5066
http://i.imgur.com/TDDSY.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;