Fotos antigas de Congonhas.

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
osmair
MASTER
MASTER
Mensagens: 1526
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:16
Localização: Brasília - DF

Fotos antigas de Congonhas.

Mensagem por osmair »

Pessoal recebi estas fotos de um amigo meu por e-mail. Não sei se alguém já as viu. É bem bacana.

Construção da pista.
Imagem

Pátio das aeronaves.
Imagem

Vista da Torre (com um Caravelle, um Electra, um DC-3 e um Scandia)
Imagem

Saguão
Imagem

Raridade, um JU-52 da Vasp.
Imagem

Saguão
Imagem

Convair 240
Imagem

A primeira pista
Imagem

Embarque
Imagem

Electra na final
Imagem

Vista aérea déc. 80.
Imagem

Torre.
Imagem

Táxis
Imagem

Ônibus
Imagem

Pátio
Imagem

Passageiros
Imagem

Praia de Paulista. (eu sou chegado nela :D )
Imagem

Mostrando a aviação.
Imagem

Vista aérea.
Imagem

Sala de controle.
Imagem

Fotos de uma época que não volta mais. Hoje, nem terraço tem mais.
Um abraço do gordo!!!!
osmaircassio@hotmail.com
"A educação de um povo se avalia pelo modo como se tratam os animais."
Alexander Von Humboldt
gugacwb
PC
PC
Mensagens: 261
Registrado em: Ter Jun 20, 2006 21:33
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por gugacwb »

Não tenho muitos comentários a fazer, a não ser pra dizer que as fotos são excepcionais!! Adorei me transportar até aquele tempo, mesmo não tendo vivido naquela época... E por favor, se tiver mais fotos, compartilhe conosco!!

Abraço,

Gustavo Ribeiro de Francisco
Gustavo Martins
PC
PC
Mensagens: 274
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 09:33
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por Gustavo Martins »

Eu viajo quando vejo fotos como essas. Faz agente viajar mesmo não tem como. Que legal aquele homem com a criancinha, mostrando os aviões, sendo que hoje em qualquer aeroporto médio e grande tem aquele vidro impedindo de vc escutar o barulho dos motores, e os entusiastas de tirar fotos, é uma pena. mas valeu pelas fotos!
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7439
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Mensagem por FCM »

Época boa!

Lembro do terraço aberto quando estive lá em 1982 após ter voado POA-CGH em Boeing 727-200 da Vasp!
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos do Fórum.

Prezado Osmair:

Parabéns pelas fotos...realmente são raridades. É algo muito valioso que deve ser guardado com muito carinho. Essas fotos me fazem voltar ao passado...vivenciei algumas destas etapas de CGH na minha infância e adolescência; muitas vezes estive em CGH para observar as decolagens e os pousos dos DC 3, Scandia, Curtiss, DC 4 / DC 6 Constellation e outros. Realmente é muito bom voltarmos ao passado através destas fotos. Permitam uma pequena observação a respeito da primeira foto onde se vê algumas máquinas, e homens trabalhando foi quando da construção da primeira linha o metro de São Paulo. Atualmente, é a linha azul (ou Santana-Jabaquara ou norte-sul) que teve início em 1968, e teve a sua inauguração parcial em 1974. Parte da terra tirada da escavação do túnel foi depositada na cabeceira 35 (34 naquela época), permitindo assim alongar a pista em quase 200 metros.
Foi um trabalho incessante diuturnamente, com os caminhões fazendo um vai e vem, danado metro/cgh/metro, caminhão descarrega, trator espalha e outras maquinas compactam a terra ate deixá-las nos níveis atuais. Bons tempos.

Abraços

CURSIO
B767
MASTER
MASTER
Mensagens: 1212
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:39
Localização: Fortaleza

Mensagem por B767 »

Caramba. Mexeu com minhas emocoes.
Quando trabalhei na VASP, sempre ia ver o movimento no terraco. Que saudade.
FABIO XAP
PC
PC
Mensagens: 236
Registrado em: Seg Jan 03, 2005 08:09
Localização: Chapecó, SC
Contato:

Mensagem por FABIO XAP »

Obrigado por compartilhar estes "tesouros".
Valeu....
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Fotos maravilhosas prá dizer o mínimo!
E muitíssimo obrigado por compartilhar com todos nós.
Abraços
Irineu
marcato
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 533
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 16:48
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por marcato »

Essas fotos maravilhoas foram divulgadas pela Folha a alguns anos.
Sem duvida são fotos com um imenso valor historico deste aeroporto fantastico.

Quem quiser ver mais fotos antigas de Congonhas eu convido para visitarem um site que eu fiz para este aeroporto que tenho tanto carinho.

o endereço é
http://paginas.terra.com.br/informatica ... congonhas/
Fernando Marcato

Imagem
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 2003
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Maurício »

Saudades daquele terraço de CGH, do início dos anos 70, quando eu passava férias no interior de SP e aproveitava para ver MUITOS Viscount, Dart-Herald, YS-11A, Samurai, Avro, Electra II, Caravelle, One-Eleven, B727-100 e B737-200 simultâneamente (!) na capital. Afinal, era o aeroporto mais movimentado do país. E local da minha primeira aterrizagem, no Electra PP-VJM.
Osmair e Marcato, são fotos sensacionais que o tempo não vai apagar...
Obrigado, por divulgarem reminiscências de uma importante parte da história da aviação comercial brasileira.

Maurício.
osmair
MASTER
MASTER
Mensagens: 1526
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:16
Localização: Brasília - DF

Mensagem por osmair »

Ôôô Marcato, bem bacana o site. Parabéns pelo ótimo trabalho.
Um abraço do gordo!!!!
osmaircassio@hotmail.com
"A educação de um povo se avalia pelo modo como se tratam os animais."
Alexander Von Humboldt
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

osmair escreveu:Ôôô Marcato, bem bacana o site. Parabéns pelo ótimo trabalho.
Faço minhas as palavras do Osmair e, atendendo pedido no site, mandei uma contribuição que não conseguí postar aquí. Vou pedir ajuda pro Mestre Afonso.
Infelizmente autor desconhecido.
Irineu
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

José Cursio escreveu:Boa tarde amigos do Fórum.

Realmente é muito bom voltarmos ao passado através destas fotos. Permitam uma pequena observação a respeito da primeira foto onde se vê algumas máquinas, e homens trabalhando foi quando da construção da primeira linha o metro de São Paulo. Atualmente, é a linha azul (ou Santana-Jabaquara ou norte-sul) que teve início em 1968, e teve a sua inauguração parcial em 1974. Parte da terra tirada da escavação do túnel foi depositada na cabeceira 35 (34 naquela época), permitindo assim alongar a pista em quase 200 metros.
Foi um trabalho incessante diuturnamente, com os caminhões fazendo um vai e vem, danado metro/cgh/metro, caminhão descarrega, trator espalha e outras maquinas compactam a terra ate deixá-las nos níveis atuais. Bons tempos.

Abraços
CURSIO
Nossa, então quando finalmente construírem o metrô ligando Congonhas à Guarulhos dá pra deixar a pista de congonhas maior que a pista de Gavião Peixoto!!! :D :shock:
Agora temos que escolher qual bairro aterrar, Jabaquara ou Moema?? :D :D
Essa eu não sabia! qual pista foi, a 34L ou R? Valeu pela informação

Abraço
marcato
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 533
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 16:48
Localização: São Paulo
Contato:

Mensagem por marcato »

José Cursio escreveu:
fotos. Permitam uma pequena observação a respeito da primeira foto onde se vê algumas máquinas, e homens trabalhando foi quando da construção da primeira linha o metro de São Paulo. Atualmente, é a linha azul (ou Santana-Jabaquara ou norte-sul) que teve início em 1968, e teve a sua inauguração parcial em 1974. Parte da terra tirada da escavação do túnel foi depositada na cabeceira 35 (34 naquela época), permitindo assim alongar a pista em quase 200 metros.
Foi um trabalho incessante diuturnamente, com os caminhões fazendo um vai e vem, danado metro/cgh/metro, caminhão descarrega, trator espalha e outras maquinas compactam a terra ate deixá-las nos níveis atuais. Bons tempos.
CURSIO
Grande Cursio.

Me permita uma correção.
A foto em questão é na verdade de 1957 e não é do aterro da pista 35L e sim da entao pista 17R.

As ampliações que vc mencionou foram feitas na pista princiapal (atual 17R-35L) sendo que a então cabeceira 16R recebeu mais 130 metros e a então 34L recebeu mais 60 metros.

Nos utimos anos a area proxima a cabeceira 17L tem recebido terra e novos aterros tem sido construidos.
Isso ja permitil uma ampliação desta cabeceira em 60 metros.
Fernando Marcato

Imagem
Afonso
Moderador
Moderador
Mensagens: 2787
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Mensagem por Afonso »

Que estranho.
Postei a foto.
Ví a foto e de uma hora para outra sumiu o post. :?

Imagem
_________________
Imagem
osmair
MASTER
MASTER
Mensagens: 1526
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:16
Localização: Brasília - DF

Mensagem por osmair »

Ôôô Rosvalmir, qual a data desta relíquia????? Que bela foto!!!!!
Um abraço do gordo!!!!
osmaircassio@hotmail.com
"A educação de um povo se avalia pelo modo como se tratam os animais."
Alexander Von Humboldt
a340
MASTER
MASTER
Mensagens: 1016
Registrado em: Qua Jan 19, 2005 15:28
Localização: SBGR

Mensagem por a340 »

Lindas fotos. Valeu por compatilhar conosco.

abraço
"A hélice do avião funciona como ventilador,basta ela parar pro piloto começar a suar".
http://www.flickr.com/photos/fo208b/" onclick="window.open(this.href);return false;
Afonso
Moderador
Moderador
Mensagens: 2787
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:06
Localização: São José dos Pinhais - Pr

Mensagem por Afonso »

Quem me passou foi o Irineu.
Ele deve saber a data correta dessa coisinha linda. :wink:
_________________
Imagem
rafaelguimaraes
MULTI
MULTI
Mensagens: 402
Registrado em: Qua Ago 10, 2005 11:51

Sobre o Electra PP-VJM

Mensagem por rafaelguimaraes »

Ao amigo ai que voou nele, vale a pena visitá-lo no MUSAL - Campos dos Afonsos/RJ.
Estive há duas semanas e vale muito a visita! Estavam gravando um documentário sobre o Santos Dumont até...
PS: Ouvi dizer que cortaram a cauda do Electra para ele entrar no hangare depois remendaram...é verdade? PECADO MORTAL!
Um bivho desse deveria ser preservado em condições de vôo!
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Rosvalmir Afonso escreveu:Quem me passou foi o Irineu.
Ele deve saber a data correta dessa coisinha linda. :wink:
Por outro lado, essa foto foi-me enviada por um amigo, Douglas Razaboni, de Jaguariúna.
Ela rolou num forum ferroviário do qual ele participa, pelo fato de em frente ao aero estar passando um caminhão Ford baú verde da EFS-Estrada de Ferro Sorocabana.
Infelizmente seu autor é desconhecido mas pelos veículos na avenida, DKW's, JK's, Fuscas, caminhão Chevrolet Brasil, o ônibus e até o caminhão Mercedes, indica ser mais ou menos perto de 1966-1967.
O Fernando Marcato tem tem essa foto que ele viu em uma enciclopédia.
Abraços
Irineu
Responder