Não tenho muitos comentários a fazer, a não ser pra dizer que as fotos são excepcionais!! Adorei me transportar até aquele tempo, mesmo não tendo vivido naquela época... E por favor, se tiver mais fotos, compartilhe conosco!!
Eu viajo quando vejo fotos como essas. Faz agente viajar mesmo não tem como. Que legal aquele homem com a criancinha, mostrando os aviões, sendo que hoje em qualquer aeroporto médio e grande tem aquele vidro impedindo de vc escutar o barulho dos motores, e os entusiastas de tirar fotos, é uma pena. mas valeu pelas fotos!
Parabéns pelas fotos...realmente são raridades. É algo muito valioso que deve ser guardado com muito carinho. Essas fotos me fazem voltar ao passado...vivenciei algumas destas etapas de CGH na minha infância e adolescência; muitas vezes estive em CGH para observar as decolagens e os pousos dos DC 3, Scandia, Curtiss, DC 4 / DC 6 Constellation e outros. Realmente é muito bom voltarmos ao passado através destas fotos. Permitam uma pequena observação a respeito da primeira foto onde se vê algumas máquinas, e homens trabalhando foi quando da construção da primeira linha o metro de São Paulo. Atualmente, é a linha azul (ou Santana-Jabaquara ou norte-sul) que teve início em 1968, e teve a sua inauguração parcial em 1974. Parte da terra tirada da escavação do túnel foi depositada na cabeceira 35 (34 naquela época), permitindo assim alongar a pista em quase 200 metros.
Foi um trabalho incessante diuturnamente, com os caminhões fazendo um vai e vem, danado metro/cgh/metro, caminhão descarrega, trator espalha e outras maquinas compactam a terra ate deixá-las nos níveis atuais. Bons tempos.
Saudades daquele terraço de CGH, do início dos anos 70, quando eu passava férias no interior de SP e aproveitava para ver MUITOS Viscount, Dart-Herald, YS-11A, Samurai, Avro, Electra II, Caravelle, One-Eleven, B727-100 e B737-200 simultâneamente (!) na capital. Afinal, era o aeroporto mais movimentado do país. E local da minha primeira aterrizagem, no Electra PP-VJM.
Osmair e Marcato, são fotos sensacionais que o tempo não vai apagar...
Obrigado, por divulgarem reminiscências de uma importante parte da história da aviação comercial brasileira.
osmair escreveu:Ôôô Marcato, bem bacana o site. Parabéns pelo ótimo trabalho.
Faço minhas as palavras do Osmair e, atendendo pedido no site, mandei uma contribuição que não conseguí postar aquí. Vou pedir ajuda pro Mestre Afonso.
Infelizmente autor desconhecido.
Irineu
Realmente é muito bom voltarmos ao passado através destas fotos. Permitam uma pequena observação a respeito da primeira foto onde se vê algumas máquinas, e homens trabalhando foi quando da construção da primeira linha o metro de São Paulo. Atualmente, é a linha azul (ou Santana-Jabaquara ou norte-sul) que teve início em 1968, e teve a sua inauguração parcial em 1974. Parte da terra tirada da escavação do túnel foi depositada na cabeceira 35 (34 naquela época), permitindo assim alongar a pista em quase 200 metros.
Foi um trabalho incessante diuturnamente, com os caminhões fazendo um vai e vem, danado metro/cgh/metro, caminhão descarrega, trator espalha e outras maquinas compactam a terra ate deixá-las nos níveis atuais. Bons tempos.
Abraços
CURSIO
Nossa, então quando finalmente construírem o metrô ligando Congonhas à Guarulhos dá pra deixar a pista de congonhas maior que a pista de Gavião Peixoto!!!
Agora temos que escolher qual bairro aterrar, Jabaquara ou Moema??
Essa eu não sabia! qual pista foi, a 34L ou R? Valeu pela informação
José Cursio escreveu:
fotos. Permitam uma pequena observação a respeito da primeira foto onde se vê algumas máquinas, e homens trabalhando foi quando da construção da primeira linha o metro de São Paulo. Atualmente, é a linha azul (ou Santana-Jabaquara ou norte-sul) que teve início em 1968, e teve a sua inauguração parcial em 1974. Parte da terra tirada da escavação do túnel foi depositada na cabeceira 35 (34 naquela época), permitindo assim alongar a pista em quase 200 metros.
CURSIO
Grande Cursio.
Me permita uma correção.
A foto em questão é na verdade de 1957 e não é do aterro da pista 35L e sim da entao pista 17R.
As ampliações que vc mencionou foram feitas na pista princiapal (atual 17R-35L) sendo que a então cabeceira 16R recebeu mais 130 metros e a então 34L recebeu mais 60 metros.
Nos utimos anos a area proxima a cabeceira 17L tem recebido terra e novos aterros tem sido construidos.
Isso ja permitil uma ampliação desta cabeceira em 60 metros.
"A hélice do avião funciona como ventilador,basta ela parar pro piloto começar a suar". http://www.flickr.com/photos/fo208b/" onclick="window.open(this.href);return false;
Ao amigo ai que voou nele, vale a pena visitá-lo no MUSAL - Campos dos Afonsos/RJ.
Estive há duas semanas e vale muito a visita! Estavam gravando um documentário sobre o Santos Dumont até...
PS: Ouvi dizer que cortaram a cauda do Electra para ele entrar no hangare depois remendaram...é verdade? PECADO MORTAL!
Um bivho desse deveria ser preservado em condições de vôo!
Rosvalmir Afonso escreveu:Quem me passou foi o Irineu.
Ele deve saber a data correta dessa coisinha linda.
Por outro lado, essa foto foi-me enviada por um amigo, Douglas Razaboni, de Jaguariúna.
Ela rolou num forum ferroviário do qual ele participa, pelo fato de em frente ao aero estar passando um caminhão Ford baú verde da EFS-Estrada de Ferro Sorocabana.
Infelizmente seu autor é desconhecido mas pelos veículos na avenida, DKW's, JK's, Fuscas, caminhão Chevrolet Brasil, o ônibus e até o caminhão Mercedes, indica ser mais ou menos perto de 1966-1967.
O Fernando Marcato tem tem essa foto que ele viu em uma enciclopédia.
Abraços
Irineu