[TAM] A320's com motores CFM

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
A320
PP
PP
Mensagens: 54
Registrado em: Qua Mar 29, 2006 20:16

[TAM] A320's com motores CFM

Mensagem por A320 »

Olá!

Informo que a previsão da chegada dos A320 com motores CFM da TAM é para meados de Outubro/06!

T+!
ronyclv
PP
PP
Mensagens: 84
Registrado em: Seg Jan 03, 2005 00:24
Localização: Caldas Novas-Goias

Mensagem por ronyclv »

Poise.... ja me vejo aqui no radio!
*Despacho Caldas Novas e o PR-MHA!!
*Prossiga PR-MHA
*Estima pouso aos 57

opss.... escapou sem querer a nova serie de prefixos!!!! :twisted:
A320
PP
PP
Mensagens: 54
Registrado em: Qua Mar 29, 2006 20:16

Mensagem por A320 »

ronyclv escreveu:Poise.... ja me vejo aqui no radio!
*Despacho Caldas Novas e o PR-MHA!!
*Prossiga PR-MHA
*Estima pouso aos 57

opss.... escapou sem querer a nova serie de prefixos!!!! :twisted:
Haha!!!

Essa diferenciação na série de prefixos é justamente para identificar as aeronaves com motores IAE das que tem motores CFM.

T+!
Bruno Geovane
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 511
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:45
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Bruno Geovane »

Interessante essa diferenciação na série de prefixos. De certa forma irá ajudar na diferenciação do que se fosse dar seguimento a série MB_.
Abraços
Bruno Geovane
b.geovane@terra.com.br
MSN Messenger: b_geovane@hotmail.com
Flight72
PP
PP
Mensagens: 22
Registrado em: Sex Fev 18, 2005 01:28
Localização: São Paulo

Mensagem por Flight72 »

O que são motores CFM e IAE??
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Deve ter alguém com maiores conhecimentos para responder, mas, de forma simplista, são as turbinas do avião.
Cada fabricante homologa mais de um motor para o tipo de aeronave, podendo a empresa compradora optar por um ou outro.
Quando se compra um avião, diferentemente do que ocorre quando vc compra um carro, por exemplo, ele vem sem motor, ou seja, vc tem que comprar os motores separado. É por isso que acontece de um avião ficar parado porque tomaram o motor por falta de pagamento (no caso, pagamento do leasing do motor).
No caso concreto, os Airbus A320 podem ser motorizados pelos IAE, que são os atuais da TAM (vc consegue ver que os motores e até o barulho dos avião da TAM são diferentes dos 737 da Gol ou da VARIG) ou CFM, que são os que equipam os 737-700/800 da Gol, por exemplo...
Com essa mudança de motores, vc vai ter, a grosso modo, um A320 com motor de 737-800 (até o barulho agora vai ser o mesmo).

Visualmente a diferença é a seguinte:

CFM:
http://www.airliners.net/open.file/0992239/M/

IAE:
http://www.airliners.net/open.file/1025918/M/

Essa mudança pode ter diversos fatores. Não sei dizer se os CFM são mais econômicos que os IAE ou se houve um acordo com relação ao preço.

Espero ter ajudado.
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Só complementando...

Mensagem por Constellation »

Caros amigos, só complementando:

Os motores IAE V2500 são produzidos por um consórcio de empresas, os maiores das quais são a Rolls-Royce (30%) e a Pratt&Whitney (30%).

Já os motores CFM-56 são produzidos por um consórcio entre as empresas GE e SNECMA.

São motores da mesma faixa de empuxo, e os desempenhos e consumo são bem semelhantes. A opção é feita levando-se mais em conta questões como manutenção (por exemplo, se a empresa opera Boeing 737 e Airbus A319/320, a manutenção fica simplificada se as duas aeronaves utilizam o mesmo tipo de motor).

Um abraço.
Imagem
Responder