Olá!
Informo que a previsão da chegada dos A320 com motores CFM da TAM é para meados de Outubro/06!
T+!
[TAM] A320's com motores CFM
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Haha!!!ronyclv escreveu:Poise.... ja me vejo aqui no radio!
*Despacho Caldas Novas e o PR-MHA!!
*Prossiga PR-MHA
*Estima pouso aos 57
opss.... escapou sem querer a nova serie de prefixos!!!!
Essa diferenciação na série de prefixos é justamente para identificar as aeronaves com motores IAE das que tem motores CFM.
T+!
-
- CMTE.
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- arthuramaral_CGR
- Moderador
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- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
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Deve ter alguém com maiores conhecimentos para responder, mas, de forma simplista, são as turbinas do avião.
Cada fabricante homologa mais de um motor para o tipo de aeronave, podendo a empresa compradora optar por um ou outro.
Quando se compra um avião, diferentemente do que ocorre quando vc compra um carro, por exemplo, ele vem sem motor, ou seja, vc tem que comprar os motores separado. É por isso que acontece de um avião ficar parado porque tomaram o motor por falta de pagamento (no caso, pagamento do leasing do motor).
No caso concreto, os Airbus A320 podem ser motorizados pelos IAE, que são os atuais da TAM (vc consegue ver que os motores e até o barulho dos avião da TAM são diferentes dos 737 da Gol ou da VARIG) ou CFM, que são os que equipam os 737-700/800 da Gol, por exemplo...
Com essa mudança de motores, vc vai ter, a grosso modo, um A320 com motor de 737-800 (até o barulho agora vai ser o mesmo).
Visualmente a diferença é a seguinte:
CFM:
http://www.airliners.net/open.file/0992239/M/
IAE:
http://www.airliners.net/open.file/1025918/M/
Essa mudança pode ter diversos fatores. Não sei dizer se os CFM são mais econômicos que os IAE ou se houve um acordo com relação ao preço.
Espero ter ajudado.
Cada fabricante homologa mais de um motor para o tipo de aeronave, podendo a empresa compradora optar por um ou outro.
Quando se compra um avião, diferentemente do que ocorre quando vc compra um carro, por exemplo, ele vem sem motor, ou seja, vc tem que comprar os motores separado. É por isso que acontece de um avião ficar parado porque tomaram o motor por falta de pagamento (no caso, pagamento do leasing do motor).
No caso concreto, os Airbus A320 podem ser motorizados pelos IAE, que são os atuais da TAM (vc consegue ver que os motores e até o barulho dos avião da TAM são diferentes dos 737 da Gol ou da VARIG) ou CFM, que são os que equipam os 737-700/800 da Gol, por exemplo...
Com essa mudança de motores, vc vai ter, a grosso modo, um A320 com motor de 737-800 (até o barulho agora vai ser o mesmo).
Visualmente a diferença é a seguinte:
CFM:
http://www.airliners.net/open.file/0992239/M/
IAE:
http://www.airliners.net/open.file/1025918/M/
Essa mudança pode ter diversos fatores. Não sei dizer se os CFM são mais econômicos que os IAE ou se houve um acordo com relação ao preço.
Espero ter ajudado.
- Constellation
- Moderador
- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Só complementando...
Caros amigos, só complementando:
Os motores IAE V2500 são produzidos por um consórcio de empresas, os maiores das quais são a Rolls-Royce (30%) e a Pratt&Whitney (30%).
Já os motores CFM-56 são produzidos por um consórcio entre as empresas GE e SNECMA.
São motores da mesma faixa de empuxo, e os desempenhos e consumo são bem semelhantes. A opção é feita levando-se mais em conta questões como manutenção (por exemplo, se a empresa opera Boeing 737 e Airbus A319/320, a manutenção fica simplificada se as duas aeronaves utilizam o mesmo tipo de motor).
Um abraço.
Os motores IAE V2500 são produzidos por um consórcio de empresas, os maiores das quais são a Rolls-Royce (30%) e a Pratt&Whitney (30%).
Já os motores CFM-56 são produzidos por um consórcio entre as empresas GE e SNECMA.
São motores da mesma faixa de empuxo, e os desempenhos e consumo são bem semelhantes. A opção é feita levando-se mais em conta questões como manutenção (por exemplo, se a empresa opera Boeing 737 e Airbus A319/320, a manutenção fica simplificada se as duas aeronaves utilizam o mesmo tipo de motor).
Um abraço.
