Manobra ousada Boeing 737

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
darksjr
PC
PC

Manobra ousada Boeing 737

Mensagem por darksjr »

Prezados,

É verdade que houve um sequestro com avião Varig em território nacional e o piloto fez manobras perigosas para imobilizar o sequestrador?
alguém conhece os detalhes desta história? Qual é o limite destas aeronaves em manobras ousadas?

um abraço
PR-WJI
MASTER
MASTER

Mensagem por PR-WJI »

Foi com um Boeing 737-300 da Vasp!
rasec
PP
PP

Mensagem por rasec »

Leia Caixa Preta. Relata este episódio.

César
Cassio SBSP
PC
PC

Mensagem por Cassio SBSP »

Acho que conheço essa historia.. ele queria jogar o avião sobre brasilia não é isso ?
Parece que o prefixo do avião PP-SNT ! 733
|-=New York - USA=-|
fumaceiro
PC
PC
Contato:

Mensagem por fumaceiro »

Yeap, Cmte. Murilo, hoje leciona na TUIUTI em Curitiba, Ciências aeronáuticas, o Everton conhece melhor ele e a história, contaeeeee muleque!
Walter Pidluznyj
"Unknown airport with Cessna 150 circling overhead, identify yourself..."
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por RockboyDF »

Um homem desempregado embarcou no vôo VP375 (PVH-BSB-GYN-CNF-GIG) em Belo Horizonte, rumo ao Rio. Anunciou o sequestro após a decolagem de Confins e fez com que o avião voltasse ao Distrito Federal. Na época, sua idéia era atirar o 737 sobre o Palácio do Planalto, pois culpava o então Presidente Sarney por sua situação financeira difícil. O comandante o convenceu a seguir até Goiânia, onde fez uma manobra brusca com a aeronave e tentou imobilizá-lo. Antes disso, o sequestrador matou, sem motivo aparente, o co-piloto da aeronave. Não me lembrava de todos esses detalhes, pois tinha apenas 10 anos na época; então, para complementar, vou colar uma reportagem do Estado de SP sobre o aniversário de 13 anos daquele dia terrível e que me ajudou a escrever esse post:

"Brasileiro tentou jogar avião no Planalto, em 88

Brasília - Há 13 anos, também no mês de setembro, o Brasil viveu momentos de tensão em um seqüestro de avião que tinha objetivo semelhante àqueles que resultaram nos atentados a Washington e Nova York. Das 11 horas da manhã até o início da noite do dia 29 de setembro de 1988, os 97 passageiros e sete tripulantes do vôo 375 da Vasp, que percorria o trecho Belo Horizonte/ Rio de Janeiro, foram seqüestrados pelo maranhense Raimundo Nonato Alves da Conceição que, de arma em punho, pretendia jogar o avião sobre o Palácio do Planalto.

De acordo com o escritor Ivan Sant, autor do livro Caixa Preta, que relata histórias de desastres aéreos brasileiros, Raimundo Nonato, ex-funcionário da Construtora Mendes Júnior, elegeu como culpado por seu desemprego e falta de dinheiro o então presidente José Sarney. Sua vingança seria matar o presidente, destruir a sede do governo e ganhar notoriedade nacional. Pouco antes de o avião pousar no aeroporto do Galeão, o seqüestrador invadiu a cabine de comando. Antes, feriu com um tiro de raspão o rosto de um comissário de bordo.

Raimundo Nonato gritava, apontando a arma para a cabeça do piloto, comandante Fernando Murilo de Lima e Silva: "Vamos para Brasília, vamos para Brasília!" Sem qualquer aviso, Conceição deu um tiro na têmpora do co-piloto Salvador Evangelista, que teve morte imediata. Para evitar a consumação do atentado, o piloto simulou que o aeroporto da capital estivesse fechado para pouso e argumentou que as condições de tempo não permitiam a visão da cidade.

Seguido por um caça da Força Aérea Brasileira, o seqüestrador concordou em desviar o vôo para Goiânia. Por segurança, os aeroportos de Brasília, Anápolis e Goiânia foram interditados. Sant relata que próximo da capital de Goiás, o seqüestrador decidira desviar para São Paulo. Diante da falta de combustível, o piloto decidiu fazer uma manobra arriscada e inédita para um aeronave desse porte, virando o avião de cabeça para baixo, para derrubar Raimundo Nonato e desarmá-lo. Depois, o comandante tentou também um parafuso, colocando o aparelho em queda livre. Foi em vão, pois o seqüestrador não foi desarmado.

Pouco mais de três horas depois de sair de Belo Horizonte, o avião pousou em Goiânia. Seguiram-se cerca de cinco horas de negociações. O avião foi cercado por tropas do Exército. Raimundo Nonato concordou em trocar o Boeing por um Bandeirante, que o levaria a Brasília. No momento em que trocava de avião, protegido por reféns, o seqüestrador foi ferido por tiros. Era o fim do seqüestro. Três dias depois, antes de ser transferido para uma penitenciária, Raimundo Nonato morreu no leito do hospital."

Só mais um complemento: a morte do Raimundo foi tão suspeita que nenhum médico queria assinar o atestado de óbito.

Fonte: www.google.com.br (palavras-chave: sequestro vasp goiânia)
Leonardo Vasconcelos- SBBR
Claudio Paiva de Paula
PP
PP

Mensagem por Claudio Paiva de Paula »

Prezado José Artur:

Não teria sido um Boeing 737-200?

Claudio Paiva
Constellation
Moderador
Moderador

É um 737-300...

Mensagem por Constellation »

Prezado Cláudio,

Não é um breguinha, é um Boeing 737-317, antes operado pela Southwest. Tem número de série cn 23176/1213 e foi matriculado PP-SNT na Vasp.

Um abraço.
Imagem
a340
MASTER
MASTER

Re: É um 737-300...

Mensagem por a340 »

Muito bom esse livro. Perdi as contas de quantas vezes eu li.
"A hélice do avião funciona como ventilador,basta ela parar pro piloto começar a suar".
http://www.flickr.com/photos/fo208b/" onclick="window.open(this.href);return false;
Constellation
Moderador
Moderador

Re: Manobra ousada Boeing 737

Mensagem por Constellation »

darksjr escreveu:Prezados,

É verdade que houve um sequestro com avião Varig em território nacional e o piloto fez manobras perigosas para imobilizar o sequestrador?
alguém conhece os detalhes desta história? Qual é o limite destas aeronaves em manobras ousadas?

um abraço
Caro darksjr,

Essas aeronaves são proibidas de fazer qualquer manobra acrobática. São limitados a 2,5 G positivos e 1 G negativo. Para comparar, um avião normal, tipo Cessna Skylane, suporta + 3,8 G e - 1,52, um Tucano +6 e -3 e um Sukhoi +25 e -25 (só que o piloto não aguenta tanto. Se ele fizer 25 G negativos, provavelmente os olhos vão saltas das órbitas e o cérébro vai sair pelos orífícios.... :twisted: ).

O SNT executou um tonneaux barril (que não chega a dar 2 G, sem for bem executado, a não ser na recuperação do mergulho resultante) e um parafuso, que por si só não esforça muito a estrutura, a não ser, também na recuperação do mergulho após o piloto pedalar e cessar o giro).

O SNT ficou danificado pelos esforços das manobras, mas pode ser recuperado.

Eu vi um vídeo no qual um piloto deu um tonneaux de Boeing 707. Considerando que esse avião tem comandos mecânicos, sem assistência hidráulica a não ser para o leme, foi uma façanha. Não foi montagem, a fita era em Sony 8 mm, foi filmado do solo, e aconteceu no Brasil. O dono da presepada não me autorizou a contar quem fez a façanha, que quase acabou em um grave acidente, os caras suaram a beça.

Um abraço.
Imagem
CHARLES SBBR
MASTER
MASTER

Re: Manobra ousada Boeing 737

Mensagem por CHARLES SBBR »

Constellation escreveu:
darksjr escreveu:Prezados,

um abraço
Caro darksjr,

Essas aeronaves são proibidas de fazer qualquer manobra acrobática. São limitados a 2,5 G positivos e 1 G negativo. Para comparar, um avião normal, tipo Cessna Skylane, suporta + 3,8 G e - 1,52, um Tucano +6 e -3 e um Sukhoi +25 e -25 (só que o piloto não aguenta tanto. Se ele fizer 25 G negativos, provavelmente os olhos vão saltas das órbitas e o cérébro vai sair pelos orífícios.... :twisted: ).

O SNT executou um tonneaux barril (que não chega a dar 2 G, sem for bem executado, a não ser na recuperação do mergulho resultante) e um parafuso, que por si só não esforça muito a estrutura, a não ser, também na recuperação do mergulho após o piloto pedalar e cessar o giro).

O SNT ficou danificado pelos esforços das manobras, mas pode ser recuperado.

Eu vi um vídeo no qual um piloto deu um tonneaux de Boeing 707. Considerando que esse avião tem comandos mecânicos, sem assistência hidráulica a não ser para o leme, foi uma façanha. Não foi montagem, a fita era em Sony 8 mm, foi filmado do solo, e aconteceu no Brasil. O dono da presepada não me autorizou a contar quem fez a façanha, que quase acabou em um grave acidente, os caras suaram a beça.

Um abraço.
Só engrossando o caldo! Um DC-10-10 da FedEx também já executou uma manobra parecida numa situação de emergencia na cabine. O ocorrido passou na última semana no NatGeo Channel.
Um abraço!!!
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Se for o mesmo que eu ví, um tripulante descontrolado atacou os demais...
Toda, rpt, toda a tripulação nunca mais pode voar em função das sequelas emocionais e, principalmente, físicas... :cry:
Quanto ao VP, parece-me que o Cmdt Murilo foi demitido pela manobra :cry:
Irineu
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por RockboyDF »

727-200 escreveu:Quanto ao VP, parece-me que o Cmdt Murilo foi demitido pela manobra :cry:
Irineu
E isso porque na época foi considerado herói, tendo pousado o 737 após a manobra brusca com um dos motores ja cortados e o outro por cortar devido ao fim do combustível...
Leonardo Vasconcelos- SBBR
Bruno Geovane
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Bruno Geovane »

Irineu, o cmte. Murilo foi demitido da empresa em 1992 quando houve a substituição dos DC-10 pelos MD-11, onde na ocasião o cmte. voava no DC-10.
Abraços
Bruno Geovane
b.geovane@terra.com.br
MSN Messenger: b_geovane@hotmail.com
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Ele foi demitido por causa da manobra???

Parece que no livro "Caixa-Preta" fala que ele segui na cia e foi demitido quando desativaram os DC-10 da empresa...
Não me lembro bem e o livro não está comigo, se alguém puder confirmar...
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Pelo que sei o cmte Murilo continuou na Vasp e foi demitido quando o excelentissimo Sr Wagner Canhedo simplesmente descartou as tripulações do DC10 quando os mesmos foram substituidos pelo MD11.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Eu tinha informação diferente.
Obrigado à todos pelo alerta e desculpe pelo erro :oops:
Abraços
Irineu
Responder