PARTE II-O ultimo pouso do Xavante- Bambine trouxe de volta

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
tatsch
CMTE.
CMTE.

PARTE II-O ultimo pouso do Xavante- Bambine trouxe de volta

Mensagem por tatsch »

FONTE: DIÁRIO DE SANTA MARIA- GRUPO RBS
Santa Maria, 26 de outubro de 2005. Edição nº 1054

Imagem
Ontem, Sérgio Bambini repetiu a viagem feita em 1975
Foto(s): Claudio Vaz/Diário

Militar
'Nem me pergunta de novo que vou chorar'

Há 30 anos, o então major da Base Aérea de Santa Maria Sérgio Pedro Bambini realizava um sonho: aos 34 anos, trazer para a cidade o que havia de mais moderno na aviação do país na época, o AT-26 Xavante. Ontem, Bambini repetiu a façanha.

Agora, já como tenente-brigadeiro e chefe do Estado Maior da Aeronáutica em Brasília, o militar de 64 anos trouxe o Xavante de Porto Alegre até Santa Maria.

Aqui, a aeronave ganhará um monumento onde ficará exposta para a comunidade. Foi o último vôo do Xavante e um dos últimos feitos pelas mãos de Bambini, que está entrando para a reserva. Leia a seguir os trechos da entrevista.

Diário de Santa Maria - Qual a emoção de pilotar novamente um Xavante?

Sérgio Pedro Bambini - Estou bem emocionando. Nem me pergunta de novo que eu vou chorar. Não teve como não chorar. Foram 40 minutos pilotando hoje o Xavante, que eu não pilotava desde 1988. Isso mexe com o coração da gente.

Diário - O senhor lembra do dia em que trouxe o Xavante para a cidade?

Bambini - Foi no dia 29 de dezembro de 1975. Eu cheguei de manhã e foi aquela correria em volta do Xavante. No outro dia, peguei outro avião e fui para São Paulo buscar o outro Xavante. Hoje, o coração está dando uma mostra de que está bom.

Diário - Quanto tempo o senhor pilotou o Xavante?

Bambini - Fiquei oito anos aqui em Santa Maria, mas voando no Xavante foi um ano.

Diário - O senhor lembra alguma situação inusitada com o Xavante?

Bambini - O Xavante era o primeiro avião a jato da cidade, e a equipe não estava preparada. Não tínhamos os equipamentos completos para as acrobacias (macacões especiais que impedem que o sangue vá para as pernas e falte oxigênio no cérebro). Então, quando se fazia uma manobra forte demais dentro do Xavante, a gente ficava tonto e perdia a noção por alguns segundos. Lembrei todas essas histórias hoje.

Diário - O senhor imaginou que iria fazer o último vôo de um Xavante?

Bambini - E um dos meus últimos vôos, porque estou indo para a reserva no mês que vem. Nós, quando pensamos em entrar na Força Aérea Brasileira, pensamos em ser piloto. Eu tive a felicidade de ser piloto e seguir a carreira militar. Tenho 8 mil horas de vôo. Sou um homem feliz.
TATSCH
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

Conheci o então Major Bambini, na década de 70.
Foi sub-comandante da BASM.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
tatsch
CMTE.
CMTE.

Mensagem por tatsch »

Legal Marco SBCT !!

Não pude deixar de postar esta reportagem I e II. Pois justamente o fato interessante foi o 1° xavante da BASM voltar com o mesmo piloto e ser recebido com honras pelos mesmos suboficiais que estavam com farda da época.OBS: Na chagada a aeronave veio escoltada por dois A-1 me parece.
TATSCH
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

É o tipo de cerimônia para homem chorar.
Coisa de se ver só em livro.
Um regate da FAB e seus homens intrépidos.
O Bambini devia fazer um livro, pois sua vida faz parte da históira da FAB, como muitos poutros, sem dúvida
Lembro q quando a BASM nasceu não tinha nem cerca, e então a gurizada(nós) fazia festa, chegando bem perto dos aviões, e tinha dezenas deles.
Depois foi criado um " Perímetro", guarda, cachorro, cerca e tudo se distanciou. Mas enquanto durou foi muito bom.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Responder