História – 10/02/1965por decreto faliram a Panair

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
José Cursio
AeroConselho
Mensagens: 7901
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

História – 10/02/1965por decreto faliram a Panair

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

História – 10/02/1965por decreto faliram a Panair

Livro Pouso Forçado


O artigo abaixo, publicado no site Com Ciência, é de autoria do jornalista Daniel Leb Sasaki, autor do livro Pouso forçado: a história por trás da destruição da Panair do Brasil pelo regime militar (Editora Record). A Comissão da Verdade investiga formalmente, agora, a possibilidade de a ditadura militar ter levado a Panair à bancarrota, por causa das ligações entre seus donos e dois antigos presidentes, Juscelino Kubitschek e João Goulart.

O 10 de fevereiro é uma data histórica para a aviação comercial brasileira. Nesse dia, em 1965, as concessões de linhas aéreas da Panair do Brasil S.A. foram abruptamente cassadas, por meio de despacho assinado pelo então presidente da República, marechal Castello Branco, e pelo ministro da Aeronáutica, brigadeiro Eduardo Gomes, que se basearam em Exposição de Motivos apresentada pelo brigadeiro Clóvis Travassos, ex-diretor da antiga Diretoria da Aeronáutica Civil. A determinação, recebida via telegrama, foi anunciada apenas cinco horas antes da decolagem de um vôo internacional programado com destino a Frankfurt, Alemanha.

Um sentimento de incredulidade imediatamente tomou conta de todos. Primeiro, porque a Panair, concessionária das rotas para a Europa, África e Oriente Médio, era a mais respeitada e prestigiosa empresa de aviação do país. Com 35 anos de atividades, significava pioneirismo e qualidade, funcionava informalmente como consulado brasileiro em quatro continentes e representava, aos estrangeiros, o domínio e a capacidade técnica do país no setor aéreo.

Depois, porque o ato, baixado sem qualquer aviso prévio, deixou a diretoria e os clientes sem saber o que fazer com os bilhetes já emitidos. Mas a surpresa maior viria à noite: como soubesse da resolução governamental com antecedência, a Varig, então operadora de linhas para os Estados Unidos e Japão, tripulou de imediato um Boeing 707 para realizar, sem solução de continuidade, o vôo da concorrente cassada. E o avião decolou, ainda que com pequeno atraso, rumo a países para os quais os pilotos em tese nunca haviam voado, numa demonstração sem precedentes de eficiência na aviação comercial.

Fonte – livro
Breve História da Aviação Comercial Brasileira – Aldo Pereira.

http://i.imgur.com/2lE83Rf.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;

Os últimos vôos da Panair do Brasil em 10/02/1965 foram os seguintes:
PB 290 São Paulo (CGH) Rio de Janeiro (GIG) um Constellation que pousou as 22h00 e o vôo PB 20 EZE / MVD / CGH / GIG com um Caravelle que pousou as 01h10 de hoje (11/02).

Em 10 de fevereiro de 1965 a Varig acertou no milhar quando recebeu as linhas até então exploradas pela Panair do Brasil ligando o Brasil à Europa e ao Oriente Médio

O Globo 11/02/1965

Já o 1º vôo com aviões da Varig foi feito com o Boeing 707/441 PP-VJA na linha: PB 22
GIG / REC / LIS / PAR e FRA.

O Globo 11/02/1965

Imagem


Imagem

Abraços Cursio.
EduardoJoseDias
PC
PC
Mensagens: 141
Registrado em: Qua Jan 27, 2010 21:56

Re: História – 10/02/1965por decreto faliram a Panair

Mensagem por EduardoJoseDias »

Muito legal a informação Cursio. Aliás, apesar de pago, o Acervo de O Globo tem muita coisa interessante.
Vickers
PP
PP
Mensagens: 96
Registrado em: Seg Set 19, 2011 23:06

Re: História – 10/02/1965por decreto faliram a Panair

Mensagem por Vickers »

Como podem ver, a coisa foi muito mais ampla que aquela versão mentirosa antivariguiana de que "Berta, o amigo dos militares, tramou o fechamento da Panair junto a eles para pegar suas rotas".

Simonsen estava de briga com os militares e com Moreira Salles e era amigo de Juscelino e João Goulart. Em pouco tempo todo seu império estava liquidado.

Vou tentar resumir o "Caso Panair" em poucas palavras: Mário Wallace Simonsen (dono da Panair, da TV Excelsior, Comal - maior exportadora de café do Brasil, da Cia. Melhoramentos, do Banco Noroeste, da Sirva-se - primeiro supermercado do Brasil), da Rebratel - empresa que tornava possível transmissões ao vivo Rio-São Paulo, e da Wasim - trading company, com escritórios em 65 países. Eram no total 30 empresas) era um megaempresário e alinhado com Juscelino Kubitschek. Os militares, que tomaram o poder em 31 de março de 1964, tinham Juscelino Kubitschek como inimigo, logo Mário Wallace Simonsen também. Assim, os militares quebraram todos os negócios de Simonsen, entre eles a Panair. A VARIG voava internacionalmente para os EUA e a Panair para a Europa. A Cruzeiro (na época não pertencia à VARIG) voava na América do Sul. As demais eram domésticas. Nenhuma empresa tinha know-how para assumir os voos de longo curso da Panair, somente a VARIG. Não teria como entregar essas rotas rapidamente à VASP, Sadia etc. E assim foi feito, por isso Berta soube antes que a Panair seria fechada. E as rotas da América do Su e Amazônia, assim como os Caravelle e os Catalina, foram pra Cruzeiro. Os DC-8 para a VARIG.
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
Mensagens: 1366
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: História – 10/02/1965por decreto faliram a Panair

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:

O interessante é que logo após a Varig assumir as rotas da PAB para a Europa, o governo inglês revogou os direitos de tráfego da Varig para Londres, alegando q o governo de Sua Majestade não reconhecia a Varig como sucessora da PAB.

Os voos para LHR só foram retomados a partir de setembro de 1965, qdo a Câmara dos Comuns outorgou nova autorização (e tb depois do governo Brasileiro ter ameaçado cortar os direitos de tréfego da BUA no país).

Abs,

Marcelo Magalhães
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7457
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: História – 10/02/1965 por decreto faliram a Panair

Mensagem por FCM »

Vi um timetable da Panair de 1962 com voos internacionais para Asuncion, Montevideo, Buenos Aires, Santiago, Lisboa, Roma, Paris, Londres, Frankfurt e Beirute, nada mal!
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: História – 10/02/1965por decreto faliram a Panair

Mensagem por AB3 »

Pois veja esse time-table de Janeiro de 1965: http://www.avioesemusicas.com/panair-do-brasil.html" onclick="window.open(this.href);return false;
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Responder