História – 10/02/1965por decreto faliram a Panair
Livro Pouso Forçado
O artigo abaixo, publicado no site Com Ciência, é de autoria do jornalista Daniel Leb Sasaki, autor do livro Pouso forçado: a história por trás da destruição da Panair do Brasil pelo regime militar (Editora Record). A Comissão da Verdade investiga formalmente, agora, a possibilidade de a ditadura militar ter levado a Panair à bancarrota, por causa das ligações entre seus donos e dois antigos presidentes, Juscelino Kubitschek e João Goulart.
O 10 de fevereiro é uma data histórica para a aviação comercial brasileira. Nesse dia, em 1965, as concessões de linhas aéreas da Panair do Brasil S.A. foram abruptamente cassadas, por meio de despacho assinado pelo então presidente da República, marechal Castello Branco, e pelo ministro da Aeronáutica, brigadeiro Eduardo Gomes, que se basearam em Exposição de Motivos apresentada pelo brigadeiro Clóvis Travassos, ex-diretor da antiga Diretoria da Aeronáutica Civil. A determinação, recebida via telegrama, foi anunciada apenas cinco horas antes da decolagem de um vôo internacional programado com destino a Frankfurt, Alemanha.
Um sentimento de incredulidade imediatamente tomou conta de todos. Primeiro, porque a Panair, concessionária das rotas para a Europa, África e Oriente Médio, era a mais respeitada e prestigiosa empresa de aviação do país. Com 35 anos de atividades, significava pioneirismo e qualidade, funcionava informalmente como consulado brasileiro em quatro continentes e representava, aos estrangeiros, o domínio e a capacidade técnica do país no setor aéreo.
Depois, porque o ato, baixado sem qualquer aviso prévio, deixou a diretoria e os clientes sem saber o que fazer com os bilhetes já emitidos. Mas a surpresa maior viria à noite: como soubesse da resolução governamental com antecedência, a Varig, então operadora de linhas para os Estados Unidos e Japão, tripulou de imediato um Boeing 707 para realizar, sem solução de continuidade, o vôo da concorrente cassada. E o avião decolou, ainda que com pequeno atraso, rumo a países para os quais os pilotos em tese nunca haviam voado, numa demonstração sem precedentes de eficiência na aviação comercial.
Fonte – livro
Breve História da Aviação Comercial Brasileira – Aldo Pereira.
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Os últimos vôos da Panair do Brasil em 10/02/1965 foram os seguintes:
PB 290 São Paulo (CGH) Rio de Janeiro (GIG) um Constellation que pousou as 22h00 e o vôo PB 20 EZE / MVD / CGH / GIG com um Caravelle que pousou as 01h10 de hoje (11/02).
Em 10 de fevereiro de 1965 a Varig acertou no milhar quando recebeu as linhas até então exploradas pela Panair do Brasil ligando o Brasil à Europa e ao Oriente Médio
O Globo 11/02/1965
Já o 1º vôo com aviões da Varig foi feito com o Boeing 707/441 PP-VJA na linha: PB 22
GIG / REC / LIS / PAR e FRA.
O Globo 11/02/1965


Abraços Cursio.