SONAIR: Fokker 27 de volta a Luanda?
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SONAIR: Fokker 27 de volta a Luanda?
Via: http://www.skyliner-aviation.de" onclick="window.open(this.href);return false;
SONAIR Fokker 27-500RF (cn 10610) reg. D2-ESN, ferried 22-24aug11 WOE-ALG-TMR-NIM-LBV-LAD after storage on sale to? ex PH-FTY
Foto: http://www.mst-aviation.nl/viewtopic.php?f=74&t=26805" onclick="window.open(this.href);return false;
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Foto: http://www.mst-aviation.nl/viewtopic.php?f=74&t=26805" onclick="window.open(this.href);return false;
Sem mais.
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Re: SONAIR: Fokker 27 de volta a Luanda?
... foi um excelente avião , mas hoje é obsoleto e gastão .
alem do mais necessita de apoio de solo de agua desmineralizada e metanol para os motores ...
se por aqui não se encontra nem mesmo agua para se dar descarga nas casas de banho , o que
dirá de agua especial ..... como sempre gasta-se em besteira enquanto o absolutamente necessario
acaba ficamndo para tras ....
... coisa de quem não tem o que fazer e nem sabe mais aonde jogar dinheiro fora .... mas tambem
que não investe aonde deveria ...
alem do mais necessita de apoio de solo de agua desmineralizada e metanol para os motores ...
se por aqui não se encontra nem mesmo agua para se dar descarga nas casas de banho , o que
dirá de agua especial ..... como sempre gasta-se em besteira enquanto o absolutamente necessario
acaba ficamndo para tras ....
... coisa de quem não tem o que fazer e nem sabe mais aonde jogar dinheiro fora .... mas tambem
que não investe aonde deveria ...
Re: SONAIR: Fokker 27 de volta a Luanda?
Cuál es la historia de ese Fokker detrás del F-27 que dice "Powered by Stork"?
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Re: SONAIR: Fokker 27 de volta a Luanda?
Amigão, legal intervenção!schroeder escreveu:... agua desmineralizada e metanol para os motores ....
Poderia fornecer um pouco mais de detalhes técnicos sobre a utilização da água desmineralizada?
Abração!
Fábio
Sem mais.
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Re: SONAIR: Fokker 27 de volta a Luanda?
... alo Fabio obrigado pelas fotos que sempre me manda .AeroEntusiasta escreveu:Amigão, legal intervenção!schroeder escreveu:... agua desmineralizada e metanol para os motores ....
Poderia fornecer um pouco mais de detalhes técnicos sobre a utilização da água desmineralizada?
Abração!
Fábio
Determinados motores tem em sua concepção a injeção de metanol diretamente na camara de combustão
para aumento de potência . Com a injeção do metanol a temperatura sobe muito bruscamente e porisso
tambem é injetado agua para abaixar a temperatura . Essa agua TEM DE SER desmineralizada , pois é
considerada pura do ponto de vista quimico na queima desta mistura .
Normalmente as aeronaves que possuiam esse sistema tinham um reservatorio que comportava o suficiente
para cerca de 10 decolagens .Nos Fokker 27 eram somente 7 decolagens ,e tinhamos nas Analises de Pista
4 tipos de decolagens para cada pista operada , que seriam a decolagem DRY sem flaps , DRY com flaps ,
WET com flaps e WET sem flaps . Nas decolagens WET a mistura agua metanol entrava nos 95% de potencia
aplicada e equivalia a um acressimo de potencia bastante acentuado ..... agente realmente sentia.
Em relação ao que escrevi a cerca da Sonnair , ter um F 27 em voo significa querer gastar dinheiro a toa visto
que a autonomia dele é baixa 03:15 + 00:45 de reserva , com uma velocidade baixa ( cerca de 200 knots de
ground speed em media ) voando relativamente baixo ( maximo FL 170 .... acima disso o consumo gasto na
subida não compensa ) e necessitando um suporte de agua desmineralizada , metanol e fonte externa para
as partidas visto que não tem APU e NÃO DÁ partida na fonte interna , em um pais que é conhecido por sua
carência crônica em TUDO que se refere a aviação .... sequer temos agua nas casas de banho o que dirá ter
um suporte de agua e ainda por cima desmineralizada , parece piada e de mau gosto ainda ...
Re: SONAIR: Fokker 27 de volta a Luanda?
Tchê!!!
Incríveis esses dados fornecidos por você.
Nunca imaginei que havia um processo destes em um F27.
Parabéns...
Incríveis esses dados fornecidos por você.
Nunca imaginei que havia um processo destes em um F27.
Parabéns...
GILBERTO KAVALOS - POA
Re: SONAIR: Fokker 27 de volta a Luanda?
... na verdade o Fokker 27 NUNCA FOI um avião , concebido originariamente como um submarino , nosKavalos escreveu:Tchê!!!
Incríveis esses dados fornecidos por você.
Nunca imaginei que havia um processo destes em um F27.
Parabéns...
testes afundou .... ai colocaram duas asas e experimentaram ver se voava ... voou e ai ficou como
aeronave e não como submarino ...
Re: SONAIR: Fokker 27 de volta a Luanda?
foi uma grande aeronave em sua epoca e de concepção bastante original para sua epoca pois não
possuia sistema hidraulico , era pneumatico , ou seja , trem , flaps , bequilha e freios eram operados
por pressão de ar . O unico problema era que os dois compressores não eram suficientes para suprir
os tres sistemas a bordo em etapas curtas , e era completamente normal em voos de ate 30 minutos
voarmos com os tresn embaixo para .... ECONOMIZARMOS ... ar para o pouso ....
gastava-se 1200 libras de um deposito de 3000 para comandar os trens em cima e apenas 100 libras
para baixa-lo .... numa etapa curta gastava-se praticamente metade do reservatorio apenas na primeira
decolagem ....
outra coisa extranha era que os flaps em emergencia eram comandados pela comissaria , que acionava
uma manivela ( 430 voltas ) que ficava na cabine de passageiros .....
tinhamos tambem um circuit brake de 450 amperes que de vez em quando gostava de desarmar .... coloca
lo no sistema era algo extremamente perigoso por causa da amperagem ( o suficiente para 30 aparelhos de
ar condicionado de 7000 BTUs ) .... e tinhamos sempre um cabo de vassoura enrolado com borracha .... o
dificil era achar o brake no escuro ...
..... mas foi uma grande aeronave sim ..... NA SUA EPOCA ....
possuia sistema hidraulico , era pneumatico , ou seja , trem , flaps , bequilha e freios eram operados
por pressão de ar . O unico problema era que os dois compressores não eram suficientes para suprir
os tres sistemas a bordo em etapas curtas , e era completamente normal em voos de ate 30 minutos
voarmos com os tresn embaixo para .... ECONOMIZARMOS ... ar para o pouso ....
gastava-se 1200 libras de um deposito de 3000 para comandar os trens em cima e apenas 100 libras
para baixa-lo .... numa etapa curta gastava-se praticamente metade do reservatorio apenas na primeira
decolagem ....
outra coisa extranha era que os flaps em emergencia eram comandados pela comissaria , que acionava
uma manivela ( 430 voltas ) que ficava na cabine de passageiros .....
tinhamos tambem um circuit brake de 450 amperes que de vez em quando gostava de desarmar .... coloca
lo no sistema era algo extremamente perigoso por causa da amperagem ( o suficiente para 30 aparelhos de
ar condicionado de 7000 BTUs ) .... e tinhamos sempre um cabo de vassoura enrolado com borracha .... o
dificil era achar o brake no escuro ...
..... mas foi uma grande aeronave sim ..... NA SUA EPOCA ....