INFO: Cinzas vulcânicas afetam voos no Brasil (METSUL)

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9733
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

INFO: Cinzas vulcânicas afetam voos no Brasil (METSUL)

Mensagem por AeroEntusiasta »

Chegada iminente das cinzas e ciclone na costa

http://www.metsul.com/blog/

(Produção editorial de Alexandre Aguiar / MetSul)

Chegada iminente das cinzas e ciclone na costa

Quando cinzas vulcânicas caíram em Porto Alegre e no interior gaúcho em 21 de abril de 1993 eu era primeiro-tenente meteorologista no setor de Meteorologia do DPV de SBPA (Aeroporto Salgado Filho) sob o comando do então Capitão Dario da FAB. São quase 30 anos de trabalho na previsão do tempo e está é apenas a terceira vez que trabalho com um prognóstico de cinzas vulcânicas, o que sinaliza o quanto é raro este tipo de incidência. Nas próximas 24 a 36 horas teremos, então, as cinzas se aproximando do Sul do Brasil pelo Oeste e um ciclone extratropical intenso em formação na costa gaúcha ao mesmo tempo, o que por si só já é algo extraordinário pela coincidência singular de eventos. Mais do que isso, o ciclone junto ao litoral terá influência na trajetória de deslocamento das cinzas, o que fará do trabalho de previsão nas próximas horas algo para ser recordado no futuro.

Imagem

Imagem


Especialistas em vulcanologia consultados pela MetSul Meteorologia relatam que durante as últimas horas houve uma diminuição na atividade do complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, na fronteira com Chile com a Argentina, mas o vulcão continua a expelir cinzas e rochas em grande altitude, podendo apresentar novas explosões significativas, como as do fim de semana, emitindo fluxo piroclástico. Cidades próximas do vulcão (fotos acima de reprodução de jornais) continuam sob chuva de cinzas e rochas com uma grande quantidade de acumulação.

A MetSul Meteorologia destaca em comunicado para a mídia no começo desta terça-feira que as cinzas estão cada vez mais próximas do Rio Grande do Sul e enfatiza que podem alcançar a Metade Oeste do Estado e o Oeste de Santa Catarina já nesta terça. As cinzas avançaram ontem para o Norte com incrível velocidade, transportadas por vento intenso em altura (correntes de jato).

Imagem

Na madrugada de hoje, a pluma de cinzas em grande altitude alcançou o Sul da Bolívia, o Oeste do Paraguai, o Sul do Uruguai e a região da capital argentina Buenos Aires (veja a nefoanálise do SMN/Argentina abaixo). A pluma de cinzas neste momento contorna o Norte da Argentina devido à circulação de ventos em altos níveis da atmosfera associada a um centro de baixa pressão que avança para o Rio Grande do Sul.

Imagem

Imagem

É muito possível que a pluma vulcânica na atmosfera comece a ingressar no Estado já no dia de hoje, nas próximas horas, quando haverá a entrada de ar frio a partir da circulação de vento no Norte argentino. O ingresso deve se dar primeiro pelo Oeste e não pelo Sul, já que em quadros de baixas pressões e ciclones na costa, a advecção se dá pelo Oeste e o Noroeste. É o que projetam os modelos para hoje e a quarta-feira.

Imagem

Quanto mais longe da erupção, e estamos muito distantes do vulcão, é menor a possibilidade de precipitação de cinza. Em muitos locais do Centro da Argentina, a presença da nuvem vulcânica foi percebida apenas pelo tom mais cinza e alaranjado do céu. A possibilidade de precipitação, contudo, não pode ser descartada, em especial se houver interação entre as cinzas e nuvens cujos topos atingem altitudes mais altas com instabilidade.

Imagem

Existem um outro sistema meteorológico que vai interferir com esta erupção vulcânica do Sul do continente. É um ciclone extratropical poderoso de 965 hPa que se deslocará do Pacífico (foto de satélite acima) para a área meridional da América do Sul. Este sistema traz chuva forte e neve para a região da erupção, o que pode ter sérias conseqüências. Primeiro, experts em vulcanologia teorizam que neve e chuva intensa numa erupção pode aumentar a atividade vulcânica. Segundo, agrava-se o risco da ocorrência de "lahar", ou seja, deslizamentos e colapsos de terreno na região em processo eruptivo, o que força a evacuação preventiva de milhares de pessoas da região e deixa toda a área próxima do vulcão em alerta máximo (reproduções abaixo).

Imagem

As cinzas já alcançaram as províncias argentinas de Rio Negro, Chubut, Nequen, La Pampa, Buenos Aires, Mendoza, Entre Rios, Santa Fé, San Juan, Salta, dentre outras, já que a lista deve aumentar com a inclusão de províncias do Norte do país. Ontem, houve precipitação de cinzas em La Pampa e no Sul da Província de Buenos Aires, onde a coluna de cinzas era densa (foto de satélite).

Imagem

Todos os voos seguem cancelados para a Patagônia e agora também as rotas internacionais são afetadas na região de Buenos Aires e Montevidéu. TAM, Gol, United Airlines, American, Delta, Taca, Aerolíneas Argentinas e Austral já anunciaram cancelamentos de voos domésticos e internacionais partindo de Ezeiza e Carrasco. Mendoza também está com operações afetadas.

Imagem

A MetSul recomenda aos passageiros com voos saindo de Porto Alegre com destino a Buenos Aires (Ezeiza e Aeroparque), outras cidades Argentinas (Córdoba e Rosário) e Montevidéu (Carrasco) pelas empresas TAM, Gol e BQB que busquem informações juntos às companhias sobre possíveis cancelamentos para as capitais argentinas e uruguaia. Ainda ontem, de acordo com informações da  Infraero, duas empresas cancelaram voos que tinham como destino Porto Alegre nesta terça. A Taca faria um voo de Lima, no Peru, com destino a Porto Alegre e cancelou a viagem. Dessa forma, a decolagem posterior também foi cancelada. A Gol, responsável por realizar um voo originário de Córdoba, na Argentina, em direção à Capital também cancelou a chegada. Outro voo, oriundo de Buenos Aires com chegada programada para as 9h sofreu cancelamento.

O que oferece maior risco ao Estado na próximas horas, contudo, não são as cinzas, mas um sistema de baixa pressão que cruza o Rio Grande do Sul em direção ao mar. Este sistema vai dar origem a um extratropical intenso muito próximo da costa gaúcha no começo da quarta-feira.

A MetSul Meteorologia adverte para o risco de chuva forte a ocasionalmente intensa de forma localizada no Estado no decorrer desta terça. Já choveu entre 30 e 40 milímetros em vários pontos do interior e os volumes devem aumentar nas próximas horas. O vento deve se intensificar da tarde para a noite e atingir seu ápice no inicio da quarta-feira. Pode soprar com rajadas fortes, até intensas em pontos isolados do Nordeste gaúcho, sobretudo entre a Grande Porto Alegre, a Serra e o Litoral Norte, mas, principalmente, no Litoral Norte, onde não são afastadas rajadas de vento de 80 a 100 km/h, ocasionalmente superiores. Chama atenção a trajetória semelhante ao ciclone intenso ocorrido na primeira semana de maio de 2008 que trouxe muitos transtornos. Nenhum evento meteorológico, porém, é igual ao outro, mas o quadro exige atenção. (Produção editorial de Alexandre Aguiar / MetSul)
Rubens
MULTI
MULTI
Mensagens: 475
Registrado em: Sex Jun 20, 2008 12:10

Re: INFO: Cinzas vulcânicas afetam voos no Brasil (METSUL)

Mensagem por Rubens »

Em contribuição ao tópico, uma imagem do E190 da Austral em Bariloche, de acordo com a Folha de São Paulo de hoje 07/06,

Imagem

Foto: Chiwi Giambirtone /Reuters
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9733
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: INFO: Cinzas vulcânicas afetam voos no Brasil (METSUL)

Mensagem por AeroEntusiasta »

Barbaridade!!!!
BlueConcorde
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 677
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 18:45
Localização: Rio e/ou Petrópolis/RJ

Re: INFO: Cinzas vulcânicas afetam voos no Brasil (METSUL)

Mensagem por BlueConcorde »

Devido às cinzas vulcânicas, as seguintes aeronaves se encontram no solo do GIG no momento, com origem e hora de chegada:

ARG1258 LV-CBF 737-700 SABE (Aeroparque) 6/6 23:43
ARG1161 LV-BMT A340-300 LEBL (Barcelona) 7/6 03:50
ARG1133 LV-AXF 747-400 LEMD (Madrid) 7/6 03:53
Saudações Supersônicas
MSATO
MASTER
MASTER
Mensagens: 2026
Registrado em: Sáb Jul 28, 2007 11:33
Localização: São Paulo

Re: INFO: Cinzas vulcânicas afetam voos no Brasil (METSUL)

Mensagem por MSATO »

07/06/2011 - 17h53 / Atualizada 07/06/2011 - 19h15

Vulcão cancela mais de 50 voos entre Brasil e cinco países; voos são retomados em Buenos Aires

Mais de 50 voos que sairiam do Brasil com destino a Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Santiago (Chile), Lima (Peru) e Assunção (Paraguai) foram cancelados, nesta terça-feira (7), por causa do avanço das cinzas do vulcão chileno Puyehue sobre esses países.

No Brasil, a companhia aérea mais prejudicada foi a TAM, que cancelou um total de 35 voos, a maioria com origem em São Paulo e em Buenos Aires. Os voos cancelados pela TAM também estavam programados para deixar Assunção, Rio de Janeiro, Santiago do Chile, Montevidéu e Porto Alegre e seu cancelamento acabou afetando alguns que fariam escala em Ciudad del Este (Paraguai) e nas cidades bolivianas de Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra.

A companhia informa ainda que como as condições meteorológicas e a atividade do vulcão estão mudando constantemente, a situação dos voos "está sujeita a alterações a qualquer momento".

A Aerolíneas Argentinas, que suspendeu todas suas operações durante boa parte do dia, retomou os voos em Buenos Aires depois das 16h15 desta terça-feira com "a melhora das condições metereológicas e dispersão da nuvem vulcânica". De acordo com a Aerolíneas, "se encontrando plenamente garantidas as condições de segurança necessárias para a operação em alguns destinos, se retomam paulatinamente as operações".

Três voos previstos para deixar Buenos Aires às 16h50, 20h e 22h50 com destino ao Aeroporto Internacionalde Guarulhos, em São Paulo, foram confirmados pela companhia argentina. As empresas LAN e Austral também retomaram os voos com origem na capital argentina.

No entanto, continuam cancelados os voos para Bariloche, Chapelco, Esquel, Trelew, Neuquen, Viedma, Río Gallegos, Calafate, Ushuaia, Río Grande, Comodoro Rivadavia, Bahía Blanca, Santa Rosa, San Rafael, Iguazú e Posadas.

A Gol também cancelou seus voos que partiriam do Brasil com destino a Buenos Aires e Montevidéu. Ao todo, a companhia registrou 19 cancelamentos. Em um comunicado, a Gol disse que está "trabalhando para providenciar alimentação e acomodação em hotéis" aos passageiros em trânsito.

Passageiros podem entrar em contato com as cias aéreas pelos telefones:
TAM
Brasil: 4002-5700 (capitais) e 0800-570-5700 (demais localidades); Argentina: 0 810 333 3333; Chile: 56 2 6767 900 e Uruguai: 000 4019 0223
GOL
0800 7040465

"Os clientes com viagens marcadas, para voos até o dia 13/06, com destino ou origem em cidades atingidas poderão contatar a companhia (pelo telefone 0300 115 21 21) e efetuar a remarcação sem custos ou optar pelo cancelamento com reembolso integral da passagem", diz a nota divulgada na empresa em seu site.

As cidades com operações suspensas até o momento são Santiago (Chile) Buenos Aires, Córdoba e Rosário (Argentina) Montevidéu (Uruguai) Assunção (Paraguai) Foz do Iguaçu (Brasil).

O voo da Lufthansa que partiu na noite de segunda-feira de Frankfurt, na Alemanha, em direção a Buenos Aires, pousou na manhã desta terça no Aeroporto de Guarulhos como medida de prevenção. Os 294 passageiros foram acomodados em hotel. Segundo a companhia, o voo irá decolar na quarta-feira (8), às 6h30, com previsão de chegada em Buenos Aires às 8h.

Rio de Janeiro
Até as 18h de hoje (7), 19 voos foram cancelados no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro Antonio Carlos Jobim, conhecido como Aeroporto do Galeão, por causa da nuvem de cinzas que surgiu com a entrada em erupção do Vulcão Puyehue, no Chile.

Segundo a assessoria de imprensa do Galeão, nove voos foram cancelados no período das 24h de ontem (6) às 12h desta de hoje, sendo quatro chegadas (três de Buenos Aires e uma de Córdoba) e cinco partidas, todas com destino à capital da Argentina.

No período das 12h às 18h de hoje, cinco chegadas ao Rio de Janeiro foram canceladas, das quais quatro eram procedentes de Buenos Aires e uma de Montevidéu, no Uruguai. Outras cinco partidas também foram canceladas, três com destino a Buenos Aires, uma para Montevidéu e uma para Santiago, no Chile.

Algumas companhias, como a Aerolineas Argentinas, informaram que os passageiros têm até um ano de validade para reprogramarem os voos, sem penalidade. Outras, como a Pluna, estão custeando a permanência dos passageiros em hotéis no Rio de Janeiro, enquanto aguardam instruções da direção.

Uruguai
Mais de 90% dos voos foram cancelados no aeroporto internacional de Montevidéu, no Uruguais, de onde diariamente partem e chegam, em média, 100 voos.

"O aeroporto está inoperante, pelo temor de as cinzas afetarem os voos", informou ao canal 10 Nelson Rosano, gerente de operações do Aeroporto de Carrasco, o principal do país.

Os voos afetados tinham como destino ou origem as cidades de Buenos Aires, Rosário (Argentina), São Paulo, Curitiba, Porto Alegre (Brasil), Assunção, Lima e Santiago, com o cancelamentos afetando, principalmente, as companhias TAM, LAN, Pluna, TACA, GOL, BQB, Sol Líneas Aéreas e Aerolíneas Argentina.

*Com informações da Agência Brasil

Voos cancelados partindo do Brasil
Voo Companhia aérea
7678 / 08h00 - São Paulo/Guarulhos - Buenos Aires GOL
7620 /11h00 - São Paulo/Guarulhos - Caracas GOL
7488 / 11h15 - São Paulo/Guarulhos - Porto Alegre - Montevidéu GOL
7676 / 12h15 - São Paulo/Guarulhos - Buenos Aires GOL
8698 / 12h25 - São Paulo/Guarulhos - Manaus - Bogotá GOL
7658 / 15h15 - São Paulo/Guarulhos - Buenos Aires GOL
7662 - 21h30 - São Paulo/Guarulhos - Buenos Aires GOL
JJ8000 / 06h02 - Belo Horizonte/Confins - São Paulo/Guarulhos - Buenos Aires/Ezeiza TAM
PZ 704 / 06h10 - São Paulo/Guarulhos - Buenos Aires/Ezeiza - Assunção TAM
JJ8026 / 08h20 - São Paulo/Guarulhos - Santiago TAM
JJ8012 / 09h32- Rio de Janeiro/Galeão - Buenos Aires/Ezeiza TAM
JJ8046 / 09h25 - São Paulo/Guarulhos - Montevidéu TAM
JJ8010 / 10h40 - São Paulo/Guarulhos - Buenos Aires/Ezeiza TAM
JJ8020 / 12h26 - Porto Alegre ? Buenos Aires/Aeroparque TAM
PZ 707 / 13h55 - São Paulo/Guarulhos - Ciudad del Este ? Assunção TAM
JJ8018 / 14h20 - São Paulo/Guarulhos - Buenos Aires/Ezeiza TAM
JJ8002 / 16h00 - Recife - Salvador - Galeão - Rio de Janeiro/Ezeiza TAM
JJ 8028 / 16h22 - Rio de Janeiro/Galeão - São Paulo/Guarulhos - Santiago TAM
PZ 700 / 17h48 - Rio de Janeiro/Galeão - Buenos Aires/Aeroparque - Assunção TAM
JJ8044 / 20h25 - São Paulo/Guarulhos - Montevidéu TAM
JJ8008 / 20h40 - São Paulo/Guarulhos - Buenos Aires/Ezeiza TAM
JJ8006 / 22h45 - São Paulo/Guarulhos - Buenos Aires/Ezeiza TAM
PZ 717 / 22h55 - São Paulo/Guarulhos - Assunção TAM

Voos cancelados chegando ao Brasil
Voo Companhia
8699 / 05h35 - Bogotá - São Paulo/Guarulhos GOL
7625 / 06h00 - Punta Del Este - São Paulo/Guarulhos GOL
7657 / 9h30 - Buenos Aires - São Paulo/Guarulhos GOL
JJ 8045 / 06h00 - Montevidéu - São Paulo/Guarulhos TAM
JJ 8001 / 06h30 - Buenos Aires/Ezeiza - Rio de Janeiro/Galeão - Salvador - Recife TAM
JJ 8007 / 06h45 - Buenos Aires/Ezeiza - São Paulo/Guarulhos TAM
JJ 8029 / 07h00 - Santiago - São Paulo/Guarulhos - Rio de Janeiro/Galeão TAM
PZ 703 / 07h15 - Assunção - Buenos Aires/Aeroparque - Rio de Janeiro/Galeão TAM
JJ 8009 / 09h10 - Buenos Aires/Ezeiza - São Paulo/Guarulhos TAM
JJ8027 / 12h50 - Santiago - São Paulo/Guarulhos TAM
JJ8047 / 14h00 - Montevidéu - São Paulo/Guarulhos TAM
JJ8019 / 14h00 - Buenos Aires/Ezeiza - São Paulo/Guarulhos TAM
JJ8021 / 15h05 - Buenos Aires/Aeroparque - Porto Alegre TAM
JJ8005 / 15h45 - Buenos Aires/Ezeiza - São Paulo/Guarulhos TAM
JJ8013 / 16h45 - Buenos Aires/Ezeiza - Rio de Janeiro/Galeão TAM
PZ 705 / 17h10 - Assunção - Buenos Aires/Ezeiza - São Paulo/Guarulhos TAM
PZ 712 / 18h00 - Assunção - São Paulo/Guarulhos TAM

Fonte: UOL Notícias
Saudações AeroEntusiastas!!!
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9733
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: INFO: Cinzas vulcânicas afetam voos no Brasil (METSUL)

Mensagem por AeroEntusiasta »

Fonte: Agência Força Aérea

07/06/2011 - 17h22

VULCÃO – Força Aérea monitora avanço de nuvem e coordena “desvios” do tráfego aéreo
As nuvens do vulcão Puyehue, que entrou em erupção no final de semana no Chile, chegaram ao espaço aéreo brasileiro nesta terça-feira (7/6), perto da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. Segundo o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), a camada de fumaça está concentrada na faixa de 5.200 a 7.600 metros.

Ouça entrevista com gerente nacional do fluxo de tráfego aéreo (realizada às 16h):
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index ... evista=268

O CGNA, órgão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), acompanha a evolução da nuvem por meio de informações trocadas com o Volcanic Ash Advisory Centres da Argentina, instituto responsável, segundo acordos internacionais, pelo monitoramento da situação nessa região do planeta.

“Recebemos informações a cada três horas ou sempre que houver alguma mudança significativa”, afirmou o Major Aviador Antonio Marcio Ferreira Crespo, gerente nacional do fluxo de tráfego aéreo. O CGNA tem coordenado não só a mudança de destinos das aeronaves, que rumariam para aeroportos sob impacto da nuvem, mas também os desvios necessários que os voos não atravessem a área de risco.

Os dados mais recentes foram apresentados nesta tarde, no Rio de Janeiro, a representantes de empresas aéreas, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).


Perigo - As nuvens vulcânicas apresentam em seu componente material semelhante ao vidro e que, em contato com as turbinas, pode derreter e provocar danos, até o apagamento dos motores das aeronaves, segundo o Tenente Coronel Aviador Flavio Antonio Coimbra Mendonça, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). “Além disso, há o risco da falta de visibilidade e dos gases tóxicos para as tripulações e passageiros”, explica.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9733
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: INFO: Cinzas vulcânicas afetam voos no Brasil (METSUL)

Mensagem por AeroEntusiasta »

http://www.aerolineas.com.ar/arg/main.a ... dIdioma=po" onclick="window.open(this.href);return false;

COMUNICADO 5: AEROLINEAS ARGENTINAS E AUSTRAL RETOMAM PAULATINAMENTE SEUS VOOS

Aerolíneas Argentinas e Austral informam que, visto a melhora das condições meteorológicas com a dispersão da nuvem vulcânica, e se encuentrando plenamente garantidas as condições de segurança necessárias para a operação em alguns destinos, se retomam paulatinamente as operações de acordo ao siguente cronograma.

ATENÇÃO: Somente devem se apresentar nos aeroportos aqueles passageiros que tem têm lugares reservados e confirmados nos voos detalhados abaixo. Para assegurar a resposta mais eficiente e ordenada diante desta circunstância alheia à empresa, se dispôs que as modificações nas reservas possam se realizar exclusivamente através do CALL CENTER (TELEFONE 0810-222-86527) e não em forma presencial nos Aeroportos.

DIA 07/06

VOOS DOMÉSTICOS
Nro Voo Destino Horário

AR1788/9 RESISTENCIA 16:15 HS.
AR1712/3 SANTA FE 16:40 HS.
AU2534/5 CORDOBA 16:50 HS.
AU2476/7 TUCUMAN 16:55 HS.
AU2458/9 SALTA 18:05 HS
AU2436/7 SAN JUAN 18:25 HS
AR1536/7 CORDOBA 18:45 HS
AU2460 SALTA 20:40 HS
AR1538/9 CORDOBA 21:30 HS
AU2428/9 MENDOZA 21:40 HS

VOOS REGIONAIS DESDE AEROPARQUE

AR1256 RIO DE JANEIRO 16:45 HS
AR1210/1 MONTEVIDEO 17:25 HS
AR1288 SGO DE CHILE 19:00 HS

VOOS REGIONAIS DESDE EZEIZA

AR1276 SÃO PAULO 17:15 HS
AR1364 LIMA 19:00 HS
AR1224 SÃO PAULO 20:30 HS

VOOS INTERNACIONAIS

AR 1132 MADRID 06:00 HS DEL DÍA 8
AR 1302 MIAMI 23:25 HS
AR 1182 AUKLAND 06:00 HS DEL DIA 8
AR 1360 BOGOTA 10:30 HS DEL DIA 8
AR 1384 MÉXICO 22:15 HS

Outrossim, se informa que continua vigente a suspensão dos siguentes voos:

- Até o próximo domingo 12 inclusive, entre o Aeroparque Jorge Newbery e Bariloche, Chapelco, Esquel e viceversa;

- Até quinta-feira 9 inclusive, entre Aeroparque e Trelew, Neuquen, Viedma, Río Gallegos, Calafate, Ushuaia, Río Grande, Comodoro Rivadavia, Bahía Blanca, Santa Rosa, San Rafael e viceversa.

Se soma à suspensão das operações os destinos Iguazú e Posadas, afetadas pela nuvem vulcânica.

A programação indicada pode ter modificações sujeitas às alterações meteorológicas pelo que Aerolíneas Argentinas e Austral atualizarão a informação através de sua página web http://www.aerolineas.com" onclick="window.open(this.href);return false;

Os passageiros afetados por estes voos poderão deixar suas passagens em aberto por um ano da data de emissão podendo remarcá-las sem penalidade.

Uma vez mais Aerolíneas Argentinas e Austral reafirmam seu compromisso com a segurança e agradecem sua compresnsão diante de uma situação que ultrapassa as companhias.

Buenos Aires, 7 de junho de 2011
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7549
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Mais de 60% dos voos do aeroporto Salgado Filho cancelados

Mensagem por FCM »

Aviação | 08/06/2011 | 07h13min

Mais de 60% dos voos do aeroporto Salgado Filho são cancelados nesta manhã

Das 35 partidas e chegadas programadas, 22 foram canceladas

Das 35 partidas e chegadas programadas no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, nesta manhã, 22 foram canceladas e três estão atrasadas, segundo a Infraero. O número representa cerca de 63% do total de voos previsto.

Todos os voos internacionais foram cancelados devido às cinzas do vulcão chileno Puyehue. Com isso, somente as chegadas previstas já somam mais de 70% de cancelamentos.

Segundo o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), há previsão de restrição de visibilidade e de teto no aeroporto devido à presença de cinzas vulcânicas e do mau tempo.

ZERO HORA
Feldmann

Re: Mais de 60% dos voos do aeroporto Salgado Filho cancelados

Mensagem por Feldmann »

Essa ZH sempre falando bobagem...

Deveria ter colocado que as 35 chegads e partidas da 1a hora da manha 22 foram canceladas representando 63% dos voos entre as 6 e as 7 e NAO COLOCAR DA MANHA INTEIRA, como esta sugerindo o pseudojornalistareporter tsc tsc tsc
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9733
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: INFO: Cinzas vulcânicas afetam voos no Brasil (METSUL)

Mensagem por AeroEntusiasta »

Fonte: 1º/10º GAV

08/06/2011 - 17h33

VULCÃO - Caça da FAB fez reconhecimento de alcance de nuvem de cinzas

Aeronave A-1, do 1º/10º Grupo de Aviação, sediado na Base Aérea de Santa Maria, foi empregada, na tarde de terça-feira, dia 7, para realizar reconhecimento meteorológico a fim de verificar as condições relativas ao alcance das cinzas vulcânicas sobre a região sul. Durante o voo, o piloto não visualizou nenhuma incidência da poeira nas porções central e oeste do Rio Grande do Sul.

Essa é uma das missões da unidade aérea que consiste em uma observação visual das condições meteorológicas da região. O voo durou cerca de uma hora e meia na área compreendida entre Santa Maria, Uruguaiana e a fronteira do Brasil com a Argentina.

Imagem
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Re: INFO: Cinzas vulcânicas afetam voos no Brasil (METSUL)

Mensagem por PR-WJI »

Os aeroportos de EZE e AEP suspenderam hoje de manha suas operações devido cinzas vulcânicas.
FCM
MASTER
MASTER
Mensagens: 7549
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Nova nuvem de cinzas vulcânicas afeta voos no Salgado Filho

Mensagem por FCM »

Mundo | 09/06/2011 | Atualizada às 10h56min

Um voo da TAM para Buenos Aires e dois da Gol, um vindo da capital argentina e outro com destino a Montevidéu, foram cancelados

Uma nova nuvem de cinzas lançadas pelo vulcão chileno Puyehue afetou os aeroportos de Buenos Aires, na Argentina e Montevidéu, no Uruguai, o que acarretou em cancelamentos no Aeroporto Internacional Salgado Filho nesta quinta-feira.

A empresa responsável pela administração dos principais aeroportos do país, Aeropuertos Argentina 2000, informa que todos os voos internacionais e domésticos dos aeroportos de Buenos Aires foram suspensos até o meio-dia.

Dois voos da companhia aérea Gol já foram cancelados: um partindo de Buenos Aires que chegaria na capital gaúcha às 9h e outro com destino a Montevidéu e marcado para as 13h15min.

O único voo Porto Alegre-Buenos Aires da TAM foi cancelado. O voo 8020 sairia do Salgado Filho às 12h26min.

O voo da Aerolíneas Argentinas para Buenos Aires programado para as 14h ainda não foi cancelado, segundo o balcão de informações da companhia no Aeroporto Salgado Filho. A aérea aconselha os clientes a entrarem em contato com o balcão de informações para confirmar o voo antes de ir ao aeroporto.

ZERO HORA
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9733
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: INFO: Cinzas vulcânicas afetam voos no Brasil (METSUL)

Mensagem por AeroEntusiasta »

http://noticias.terra.com.br/brasil/not ... +voos.html" onclick="window.open(this.href);return false;

TERRA

O Climatempo informou que a circulação dos ventos sobre Argentina, Uruguai e o Sul do Brasil levou cinzas do vulcão chileno Puyehue para Bagé, município do Rio Grande do Sul que faz fronteira com o Uruguai. O aeroporto da cidade começou a registrar a presença das cinzas por volta das 16h. Conforme a Força Aérea Brasileira (FAB), "a camada de nuvem atingiu Bagé, podendo ser percebida do nível do solo até 7,5 km de altitude". A companhia Gol informou que suspendeu temporariamente as operações nos aeroportos de Porto Alegre e Caxias do Sul, a partir das 18h30 e 19h de hoje, respectivamente.
A Gol tomou a decisão, segundo nota divulgada, "para preservar a segurança de seus clientes e colaboradores. A decisão baseia-se em prognósticos que apontam o avanço das cinzas do vulcão chileno Puyehue sobre o espaço aéreo do Estado. As operações da GoL nos aeroportos internacionais Ministro Pistarini e Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires, e na cidade de Montevidéu estão interrompidas pelo mesmo motivo."
Segundo o Climatempo, no aeroporto de Montevidéu, capital do Uruguai, as cinzas vulcânicas do Puyehue foram registradas às 8h20 e até as 16h o fenômeno persistia. Nos aeroportos de Buenos Aires, capital da Argentina, as cinzas recomeçaram por volta das 5h.
Os clientes com passagens marcadas estão sendo contatados, segundo a Gol, para providenciar reacomodações sem cobrança de taxas, ou o reembolso no valor integral dos bilhetes. A Central de Relacionamento está disponível nos números 0300-115-2121 (Brasil), 0810-266-3232 (Argentina) e 5098-2403-8007 (Uruguai). A empresa orienta clientes que viajariam hoje às cidades mencionadas a permanecer em seus destinos de origem e contatar a companhia.
Ontem, pelo menos nove voos previstos para aterrissar no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, provenientes de países vizinhos ao Brasil, foram cancelados em decorrência das cinzas expelidas pelo vulcão, segundo a Infraero.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9733
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: INFO: Cinzas vulcânicas afetam voos no Brasil (METSUL)

Mensagem por AeroEntusiasta »

http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/z ... ileno.html" onclick="window.open(this.href);return false;

CLICK RBS

Gol suspende operações no Estado por causa do avanço da nuvem de cinzas de vulcão chileno
Cancelamentos de voos são válidos para aeroportos Salgado Filho e de Caxias do Sul

Atualizada às 17h37min

A Gol emitiu um comunicado às 16h20 desta quinta-feira informando que decidiu suspender temporariamente as operações no Aeroporto Salgado Filho, na Capital, a partir das 18h30 de hoje, e em Caxias do Sul a partir das 19h.

A Azul inicialmente havia informado o mesmo. No entanto, mais tarde, a empresa explicou que a decisão de cancelar pousos e decolagens previstos na Capital a partir da noite desta quinta-feira será definida em reunião nas próximas horas.

Conforme a Gol, a posição tem como base os prognósticos de avanço das nuvens de cinzas vulcânicas sobre o espaço aéreo gaúcho. Desde pela manhã a companhia também não estava voando para o Uruguai e Argentina.

Conforme o meteorologista Gustavo Escobar, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), plumas de fuligem devem chegar nas próximas horas a Porto Alegre caso o regime de ventos continue inalterado.

Na nota, a companhia informa que está contatando clientes com passagens marcadas para providenciar reacomodações ou o reembolso no valor integral dos bilhetes. A empresa justifica a suspensão temporária dos voos no RS na necessidade de operar "sob um rigoroso padrão de segurança.

"A companhia só restabelecerá as decolagens quando encontrar as condições necessárias para fazê-los sem risco", informa o comunicado.

Leia a íntegra do comunicado da Gol

A GOL informa que, para preservar a segurança de seus clientes e colaboradores, tomou a iniciativa de suspender temporariamente as operações nos aeroportos de Porto Alegre e Caxias do Sul, no Rio grande do Sul, a partir das 18h30 e 19h de hoje, respectivamente. A decisão baseia-se em prognósticos que apontam o avanço das cinzas do vulcão chileno Puyehue sobre o espaço aéreo do estado.

Neste momento, as operações da GOL nos aeroportos internacionais Ministro Pistarini e Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires (Argentina), e na cidade de Montevidéu (Uruguai) estão interrompidas pelo mesmo motivo.

A empresa está contatando clientes com passagens marcadas para providenciar reacomodações sem cobrança de taxas, ou, se for de sua preferência, o reembolso no valor integral dos bilhetes. A Central de Relacionamento está disponível nos números 0300-115-2121 (Brasil), 0810-266-3232 (Argentina) e 5098-2403-8007 (Uruguai).

A GOL orienta clientes que viajariam hoje às cidades mencionadas a permanecer em seus destinos de origem e contatar a companhia. Com a suspensão proativa das operações, a empresa espera minimizar transtornos aos passageiros em trânsito, cujos voos seriam alternados para outras bases ou, até mesmo, retornariam.

A GOL lamenta pelo desconforto, mas volta a ressaltar que opera sob um rigoroso padrão de segurança e que só restabelecerá as decolagens quando encontrar as condições necessárias para fazê-lo sem riscos. A empresa fornecerá informações adicionais assim que elas estiverem disponíveis.

Cinzas podem chegar à Capital à noite

No início da tarde, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que uma nuvem de cinzas do vulcão chileno pode chegar a Porto Alegre no final da noite desta quinta-feira, caso as condições atmosféricas se mantenham. Os dados são do mais recente relatório emitido pelo Centro de Monitoramento da Argentina.

De acordo com o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), órgão vinculado à FAB, que acompanha em tempo real a evolução do cenário no Conesul, o relatório aponta que as regiões de Uruguaiana, Bagé e Santa Maria poderiam ser atingidas pela fumaça por volta das 16h.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9733
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: INFO: Cinzas vulcânicas afetam voos no Brasil (METSUL)

Mensagem por AeroEntusiasta »

http://www.ssd.noaa.gov/VAAC/OTH/AG/MSG1601938.01.txt" onclick="window.open(this.href);return false;

Subject: FVAG01 SABM 091930


FVAG01 SABM 091930 2011160 1936
VA ADVISORY
DTG: 20110609/1930Z
VAAC: BUENOS AIRES
VOLCANO: CORDON CAULLE 1507-141
PSN: S4052 W07220
AREA: CHILE-C
SUMMIT ELEV: 1798M
ADVISORY NR: 2011/025
INFO SOURCE: GOES 12 - GFS MODEL
ERUPTION DETAILS: CONTINUOUS EMISSION
OBS ASH DATE/TIME: 09/1915Z
OBS ASH CLOUD: SFC/FL220 VOLCANIC ASH AREA FROM THE SUMMIT S4052
W07220 - S3700 W06930 - S3310 W06610 - S3100 W06330 - S2930 W06030 -
S3000 W05500 - S3400 W04930 - S4000 W05000 - S4700 W05030 - S4600
W05800 - S3800 W05800 - S3500 W06000 - S3800 W06430 - S4052 W07220
FCST ASH CLD +06HR: 100100Z SFC/FL220 S4052 W07220 - S3900 W07000 -
S3000 W06000 - S2800 W05300 - S3000 W04800 - S3800 W04600 - S4500
W04900 - S5200 W04300 - S5000 W05000 - S4200 W05500 - S3300 W05300 -
S3900 W06000 - S4200 W06500 - S4052 W07220
FCST ASH CLD +12HR: 100700Z SFC/FL220 S4052 W07220 - S3900 W06700 -
S3000 W06000 - S2600 W05500 - S2800 W04700 - S3300 W04500 - S4000
W04900 - S4800 W04800 - S5300 W04000 - S4800 W05000 - S4000 W05500 -
S3500 W05200 - S3100 W05500 - S4000 W06000 - S4200 W06300 - S4052 W07
220
FCST ASH CLD +18HR: 101300Z SFC/FL220 S4052 W07220 - S3900 W06700 -
S3500 W06100 - S2500 W05500 - S2700 W04400 - S3200 W04000 - S4000
W04500 - S4700 W04100 - S4200 W05000 - S3200 W04800 - S3000 W05000 -
S3500 W05500 - S4000 W05800 - S4500 W06100 - S4052 W07220
REMARKS: VA PLUME IS VISIBLE IN MULTISPECTRAL SATELLITE IMAGERY
NEXT ADVISORY: WILL BE ISSUED BY 20110610/0130Z
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9733
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: INFO: Cinzas vulcânicas afetam voos no Brasil (METSUL)

Mensagem por AeroEntusiasta »

FAB

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=7362" onclick="window.open(this.href);return false;

09/06/2011 - 18h27

TRÁFEGO AÉREO - Nuvem vulcânica chega a Bagé (RS)

Relatório aponta avanço de camada, que vai da superfície até 7,5 km de altitude, segundo o CGNA. Atualizado 18h30

A nuvem de cinza vulcânica chegou ao Sul do país nesta tarde (9/6), segundo o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), que acompanha a evolução do cenário a partir de informações recebidas do Volcanic Ash Advisory Centres da Argentina, instituto responsável, segundo acordos internacionais, pelo monitoramento da situação nessa região do planeta. No início da noite, o Aeroporto de Bagé foi fechado, inclusive com a expedição de aviso de restrição aos pilotos (NOTAM). A camada de nuvem passa pelo Rio Grande do Sul pode ser percebida do nível do solo até 7,5 km de altitude.

As previsões também indicam a possibilidade de a nuvem chegar a Porto Alegre no final da noite, caso as condições meteorológicas sejam mantidas. O CGNA tem coordenado o tráfego aéreo para que as aeronaves não voem nas regiões afetadas.
MSATO
MASTER
MASTER
Mensagens: 2026
Registrado em: Sáb Jul 28, 2007 11:33
Localização: São Paulo

Re: INFO: Cinzas vulcânicas afetam voos no Brasil (METSUL)

Mensagem por MSATO »

Srs.,

Estamos unificando, neste tópico, as infos e notícias sobre as cinzas vulcânicas para facilitar o acompanhamento.
Contamos com a compreensão de todos.

Sds.,
Saudações AeroEntusiastas!!!
Avatar do usuário
Jet Airways
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 864
Registrado em: Qui Abr 01, 2010 23:44
Localização: São Paulo - SP

Re: INFO: Cinzas vulcânicas afetam voos no Brasil (METSUL)

Mensagem por Jet Airways »

Com avanço de cinzas, TAM, Gol e Azul cancelam operações no RS
Fonte: uol.com.br


A companhia aérea TAM anunciou nesta quinta-feira que também optou por cancelar todos os voos com destino e origem de Porto Alegre até sexta de manhã, por causa do avanço das cinzas do vulcão chileno Puyehue sobre o espaço aéreo do Rio Grande do Sul.

Mais cedo, a Gol e a Azul tinham anunciado a mesma medida. No caso da Gol, estão suspensas também as viagens para Caxias do Sul.

A TAM diz que os passageiros afetados serão reacomodados nas próximas opções de voos disponíveis, após a normalização da situação, e serão isentados de taxa de remarcação.

Ao todo, oito voos da Azul foram cancelados --quatro previstos para a noite de hoje e quatro para amanhã cedo. A companhia afirma que vai orientar os passageiros a remarcar a viagem para outra data.

Já a Gol afirmou que está contatando clientes com passagens marcadas para providenciar a remarcação sem taxas ou o reembolso no valor integral dos bilhetes. Os clientes que viajaram hoje às cidades afetadas são orientados a permanecer no local e procurar a companhia.

Perguntada se seguiria o mesmo procedimento, a companhia Webjet ainda não tinha nenhuma confirmação sobre o assunto.

O aeroporto de Porto Alegre funciona normalmente e, até as 19h, tinha três voos cancelados, de 88 viagens previstas, de acordo com a Infraero (estatal que administra os aeroportos). O espaço aéreo do Rio Grande do Sul não foi fechado, de acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira).

BAGÉ

A nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue chegou a Bagé, no Rio Grande do Sul, na tarde desta quinta-feira, de acordo com o CGNA (Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea).

O aeroporto de Bagé foi fechado e a FAB soltou comunicado a todos os pilotos sobre o assunto.

A nuvem de cinza está entre o nível do solo e 7,5 km de altitude, o que significa que as aeronaves poderiam voar pela região atingida, mas não podem pousar, pois entrariam na nuvem.

Segundo o CGNA, a nuvem deve chegar a Porto Alegre no final da noite, se mantidas as condições atmosféricas e meteorológicas na região.

CINZAS

Anteontem, por causa das mesmas cinzas vulcânicas, os dois aeroportos de Buenos Aires ficaram fechados durante quase todo o dia, causando o cancelamento de voos entre Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. Os voos atrasados foram retomados ontem.

Na terça-feira, a presença das nuvens com cinzas vulcânicas na capital era quase imperceptível. Hoje a cidade amanheceu coberta pelas cinzas, que parecem a areia de praia.

O vulcão Puyehue, no sul do Chile, entrou em erupção no sábado, a maior desde 1960. As cinzas são consequências do fenômeno, e elas afetaram várias cidades da Patagônia, como a turística Bariloche. Só ontem a cidade regularizou o abastecimento de energia. Ela ainda está inundada pelas cinzas.

O espaço aéreo do sul da Argentina ainda está fechado. O SMN (Serviço Meteorológico Nacional) alertou que fortes ventos devem atingir a região hoje, causando a perda de visibilidade, pois há muita cinza vulcânica acumulada na região.

Cinco dias depois da erupção, o Puyehue ainda está ativo. Ele é monitorado pelo Serviço Nacional de Geologia e Mineração, do Chile. Segundo o órgão, a "atividade sísmica" do vulcão vem diminuindo diariamente. Ontem foram registrados pequenos tremores e explosões. Mas o vulcão, segundo comunicado do serviço, ainda continua a expelir cinzas.
Abraços,
Jet Airways

"Somente os que voam podem entender com clareza porque os pássaros cantam."
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9733
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: INFO: Cinzas vulcânicas afetam voos no Brasil (METSUL)

Mensagem por AeroEntusiasta »

http://blog.voegol.com.br/index.php/tur ... o-puyehue/" onclick="window.open(this.href);return false;

Gol suspende operação em 3 aeroportos catarinenses

A Gol informa que irá suspender temporariamente as operações nos aeroportos de Florianópolis, Chapecó e Navegantes, todos em Santa Catarina, a partir das 4h de amanhã (sexta-feira, dia 10). A companhia já havia anunciado o cancelamento, também por precaução, dos voos de e para Porto Alegre e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, além de Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai).

A decisão da aérea baseia-se em prognósticos que apontam o avanço das cinzas do vulcão chileno Puyehue sobre o espaço aéreo brasileiro.

Com o ajuste na malha, a empresa programou operações extras antecipadas, com novos horários, para atender os passageiros dos seguintes voos:

G3-1082
Origem: Navegantes
Destino: São Paulo/Congonhas
Horário original: 7h40
Novo horário: 0h30

G3-1281
Origem: Chapecó
Destino original: Florianópolis e São Paulo/Congonhas
Novo destino: São Paulo/Guarulhos
Horário original: 5h30
Novo horário: 3h

G3-1813
Origem: Florianópolis
Destino: Curitiba
Horário original: 6h45
Novo horário: 3h

G3-1647
Origem: Florianópolis
Destino: São Paulo/Guarulhos
Horário original: 8h10
Novo horário: 3h10

A empresa está contatando clientes com passagens marcadas para providenciar reacomodações sem cobrança de taxas, ou, se for da preferência do passageiro, o reembolso no valor integral dos bilhetes.

A Central de Relacionamento está disponível nos números 0300-115-2121 (Brasil), 0810-266-3232 (Argentina) e 5098-2403-8007 (Uruguai).
Feldmann

Re: INFO: Cinzas vulcânicas afetam voos no Brasil (METSUL)

Mensagem por Feldmann »

SBCW SIGMET 20 VALID 092315/100230 SBCW - SBCW CURITIBA FIR VA ERUPTION MT CORDON CAULLE LOC S4052 W07220 VA CLD FCST SFC/FL220 WI S2949 W05718- S2902 W05625- S2759 W05300- S3000 W04759 - S3124 W04742 - S3347 W04948 - S3000 W05459 - S2949 W05718 MOV ENE 15KT NC=

SBCW SIGMET 20 VALID 092315/100230 SBCW - SBCW CURITIBA FIR VA ERUPTION MT CORDON CAULLE LOC S4052 W07220 VA CLD FCST SFC/FL220 WI S2949 W05718- S2902 W05625- S2759 W05300- S3000 W04759 - S3124 W04742 - S3347 W04948 - S3000 W05459 - S2949 W05718 MOV ENE 15KT NC=

SBCW SIGMET 18 VALID 092010/100100 SBCW - SBCW CURITIBA FIR VA ERUPTION MT CORDON CAULLE LOC S4052 W07220 VA CLD OBS AT 1915Z SFC/FL220 WI S3016 W05738- S2949 W05718- S3000 W05459- S3347 W04948 - S3400 W05000 - S3400 W05259 - S3342 W05332 - S3314 W05333 - S3240 W05308 - S3016 W05738 MOV ENE 15KT NC=

SBCW SIGMET 19 VALID 092230/100230 SBCW - SBCW CURITIBA FIR EMBD TS OBS AT 2220Z WI S1900 W05740 - S1814 W05733- S1705 W05826- S1622 W05819 - S1719 W05652 - S1739 W05531 - S1731 W05413 - S2220 W04903 - S2240 W05306 - S1900 W05740 TOP FL390 MOV E 08KT NC=

SBCW SIGMET 18 VALID 092010/100100 SBCW - SBCW CURITIBA FIR VA ERUPTION MT CORDON CAULLE LOC S4052 W07220 VA CLD OBS AT 1915Z SFC/FL220 WIS3016 W05738- S2949 W05718- S3000 W05459- S3347 W04948 - S3400 W05000 - S3400 W05259 - S3342 W05332 - S3314 W05333 - S3240 W05308 - S3016W05738 MOV ENE 15KT NC=
Responder