Blog Aventuras Electras ex-VRG na África

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Blog Aventuras Electras ex-VRG na África

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:

No link abaixo, blog de um mecânico que trabalhou durante 2 meses no então Zaire (hj República Democrática do Congo) na empresa Blue Airlines que comprou 4 L-188 da VRG em 1993:

http://www.avioesemusicas.com/category/aviacao/causos/" onclick="window.open(this.href);return false;

Material muito interessante, dividido em 16 partes, contanto as peripécias envolvendo a operação dos saudosos Electras em vôos de carga pelo interior do Congo!

Abraços:

Marcelo Magalhães
Constellation
Moderador
Moderador

Re: Blog Aventuras Electras ex-VRG na África

Mensagem por Constellation »

Caros,

Belo blog esse, eu estava justamente querendo escrever um artigo no meu blog sobre as desventuras dos Electras ex-Varig na Blue Airlines, na Filair Congo e outras "conceituadas" empresas.

Um amigo meu, dono de uma oficina aqui de LDB, voou um Electra na Blue Airlines, o 9Q-CDK, apelidado de "Lodja Putu". Ele não fez nenhum treinamento específico, simulador, nada, só leu uns manuais antigos da Varig e tomou uns duplos e logo estava comandando o avião. O avião, que no Brasil, snme, era o PP-VJL, foi usado até 1995, 96, quase sem nenhuma manutenção, e acabou encostado quando estava "no osso", servindo a partir de "almoxarifado" para os outros aviões da frota.

Se não me engano, parece que o Boeing 707-441 PP-VJJ também terminou seus dias na Blue Airlines. Alguém consegue confirmar isso??

Grande abraço.
Imagem
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Constellation:
Se não me engano, parece que o Boeing 707-441 PP-VJJ também terminou seus dias na Blue Airlines. Alguém consegue confirmar isso??
Sim, o PP-VJJ acabou seus dias na Blue Airlines como o último 707-400 ainda operacional no mundo, até ser danificado no pouso em Goma, em 01-MAI-93.

Ele voava como 9Q-CMD com nome da batismo "Munya Matapa" em configuração "combi" de Cargo/Y60.

Abraços:

Marcelo Magalhães
BlueConcorde
CMTE.
CMTE.

Mensagem por BlueConcorde »

Constellation escreveu:Caros,

Belo blog esse, eu estava justamente querendo escrever um artigo no meu blog sobre as desventuras dos Electras ex-Varig na Blue Airlines, na Filair Congo e outras "conceituadas" empresas.

Um amigo meu, dono de uma oficina aqui de LDB, voou um Electra na Blue Airlines, o 9Q-CDK, apelidado de "Lodja Putu". Ele não fez nenhum treinamento específico, simulador, nada, só leu uns manuais antigos da Varig e tomou uns duplos e logo estava comandando o avião. O avião, que no Brasil, snme, era o PP-VJL, foi usado até 1995, 96, quase sem nenhuma manutenção, e acabou encostado quando estava "no osso", servindo a partir de "almoxarifado" para os outros aviões da frota.

Grande abraço.
Seu amigo muito provavelmente conhece o Lito!
Saudações Supersônicas
Responder