![Susto! :shocked:](./images/smilies/ahhh.gif)
Não se sabe até que ponto é um fecho geral ou temporario, mas fechou mesmo
![Hunft! ¬¬](./images/smilies/hunf.gif)
Moderador: Moderadores
Quem é o CEO desta airliner?chileno 777 escreveu: Imposicao por parte da sonair de aeronaves que a empresa nao precisava (B1900 e 727) mais que "foram" obrigados a comprar
(
agostinho escreveu:É verdade, caros Jaime e Chileno,as minhas perguntas parecem ser difíceis para obter respostas e tb é verdade que 12 anos já lá vão que não ponho os pês na terra mãe. Mas, faço estas perguntas porque vivo apreensivo, vejo tanta coisa a correr mal neste país...
Vcs sabem como é qdo se vive fora, até o menor probl que se passa em nossa terra e família, é motivo para estarmos alarmados e eu que gosto tanto da nossa aviação, lógico, organizada.
Realmente davas para um bom político, se não o ês, mas concordo plenamente consigo, aliás, estou um tanto qto curioso qto a sua ocupação profissional, pareces ser um indivíduo mto cultoJaime Carneiro escreveu:Bom Agostinho vou tentar responder e ao mesmo tempo ser politicamente correcto
Este é o grande problema de tdo que se faz em Angola, só que a aviação Angolana ganhou um grande inimigo que é a Comissão Europeia de Aviação, que mesmo de longe vai obrigando o inavic a cumprir com suas obrigações e isto não facilita nada as airliners em Angola que já têm outras dificuldades. Vejamos a Sonair, que tem a fama de ser melhor que a Taag nos seus serviços "tlv até o seja" e que não consegue livrar-se da maldita lista negra, só para vermos que mesmo as que luzem, não são ouro, mas, admiro-me com a Heli Malongo, esta por acaso dâ-me a impressão de ser excepção e no entanto, ainda continua nela.Jaime Carneiro escreveu:Poderia ficar aqui dias e dias a listar os problemas mas uma frase resume-os:
"Não se constroi uma casa começando pelo tecto, mas sim pelas fundações"
Jaime Carneiro escreveu:agostinho escreveu:É verdade, caros Jaime e Chileno,as minhas perguntas parecem ser difíceis para obter respostas e tb é verdade que 12 anos já lá vão que não ponho os pês na terra mãe. Mas, faço estas perguntas porque vivo apreensivo, vejo tanta coisa a correr mal neste país...
Vcs sabem como é qdo se vive fora, até o menor probl que se passa em nossa terra e família, é motivo para estarmos alarmados e eu que gosto tanto da nossa aviação, lógico, organizada.
Bom Agostinho vou tentar responder e ao mesmo tempo ser politicamente correcto;![]()
Primeiro, 50% de Gestão 50% de politica, esta é a realidade de qualquer negocio que tenha grandes barreiras de entrada e grande controlo do estado.![]()
Segundo, os investidores, e a sociedade em geral continuam a achar que um piloto, ou engenheiro aéronautico, é automaticamente um gestor com competencias para gerir um companhia aérea.![]()
Terceiro, os negocios são feitos de frente para tráz, os gestores primeiro "descobrem" que margens querem ter, e em seguida constroem toda a rubrica de custos. Neste contexto acham que qualquer avião, qualquer modelo de operação, qualquer estructura, será rentavél.![]()
Poderia ficar aqui dias e dias a listar os problemas mas uma frase resume-os:
"Não se constroi uma casa começando pelo tecto, mas sim pelas fundações"
A serviceAir tinha uma estructura demasiadamente pesada (Custos salariais altissimos), e ao mesmo tempo muitos cozinheiros na cozinha, pouca harmonia e muita ineficiencia.
Os aviões não serviam para o mercado Angolano. Os taxistas usam Hiaces e tenhem sucesso (Chaves para tal, viatura barata, facil manutenção, uma capacity que se enquadra a demanda, bom valor residual). Os gestores aéronauticos vão comprar, aviões grandes demais para o mercado, com custos de operação altissimos, com custos de manutenção altissimos, e que mais ninguém quer.. Se somar a isso tudo uma falta de rigor de gestão, acaba com uma torneira de despesas com um caudal incrivel e uma torneira de receitas a conta gotas. Rapidamente surjem as dificuldades de tesouraria, e a falta de liquidez, terminando numa falência Administrativa.
Eu sei que parece facil falar, contudo, temos de ser honestos e reconhecer quando não temos capacidade para levar o navio a bom porto.![]()
Já aqui falei e a pergunta foi ao Chileno 777; O têma era a re-certificação. Algumas cias aqui em Angola estão a atravessar grandes dificuldades para cumprir com o processo, o que poderá causar mais algumas vitimas até ao final do ano se o INAVIC apertar o cerco.
A moral da historia caro Agostinho é que a aviação tem um "glamour" que atrai muita gente. Contudo gerir um negocio aéronautico seja ele qual for não é para quem quer, mas sim para quem pode, quem entende do negocio e entende de gestão.
PZDC8PZDC8 escreveu:Señor Jaime Carneiro,
Encontré muy interesante su profesión. Sabe dónde puedo seguir un posgrado en gestión de compañías aéreas? Muchas gracias,
Soy Licenciado en Políticas Sociales, trabajé varios años en compañías aéreas internacionales...
Caro Jaime, acho que é um grande desperdício não estares a trabalhar no ramo da aviação qdo te formaste para tal, acredito que não terias problema em arranjares algo se realmente quizesses. Tlv sejas bem pago na área em que te encontras de momento e não tem de lidar com dissabores e desentendimentos de pessoas que pouco conhecem do assunto.Jaime Carneiro escreveu: Embry-Riddle Aeronautical University (USA)
Cranfield University (UK)
Muito obrigado jaime!!... son las más conocidas mundialmente también!Jaime Carneiro escreveu:PZDC8PZDC8 escreveu:Señor Jaime Carneiro,
Encontré muy interesante su profesión. Sabe dónde puedo seguir un posgrado en gestión de compañías aéreas? Muchas gracias,
Soy Licenciado en Políticas Sociales, trabajé varios años en compañías aéreas internacionales...
Embry-Riddle Aeronautical University (USA)
Cranfield University (UK)
Onde se situam estas escolas? Nos E.U.A ou no Reino Unido?Jaime Carneiro escreveu:Embry-Riddle na minha opinião é a melhor para Undergraduate.
Cranfield para Graduate.