PR-TTI

Moderador: Moderadores
Parabéns!! Otima foto!!!Comissario_Cleiton escreveu:Nossa nunca postei uma foto antes, ai vai a primeira hahaha![]()
PR-TTI
Guimarães, bom dia.Guimarães escreveu:... o que pode estar havendo de divergencia é que temos o modelo 200
que não tem PEC - propeller electronic control e o modelo 212 que esse
sim já vem com PECs mas ambos com helices qudripás .
... a sequencia que eu conheço é 200 / 212 / 500 ... nenhum 300 !
... desses só não operei o 212 ou seja o 200 com PECs , o que não é lá
uma maravilha do seculo não , prefiro a filosofia do 200 mesmo com
APCL - automatic propellers control levers , achei mais interessante .
... mas como eu falei lá em cima , eu desconhecer não significa que não
exista , porem o TTI é um 200 ( ou 212 como queira ) e não um 300 .
... um abraço
Muito obrigado Guimarães,Guimarães escreveu:... quando fui voar ATR , eu tinha saido do F 50 depois de 5 anos . O 50 é o avião mais fácil , dócil , simples e inteligente que eu voeei até hoje . Algumas coisas introduzidas nos ATRs 72 - 500 já existiam nos 50 , ha 10 anos atras . Alem disso , a confiabilidade dos 50 é algo fantastico . Porem , por ser um avião caro e tambem por não ter porta de carga , aliado ao fato da fábrica ter encerrado as suas atividades , o 50 não foi um sucesso de vendas como deveria ter sido .
... no principio achei o ATR bastante complicado e cheio de soluções de engenharia feitas na base do " Geito de Portugues " com coisas meio absurdas e sem muito nexo . ENTRETANTO essas mesmas soluções funcionam na pratica e correspondem aos anseios da fabrica e dos projetistas . Mas não deixam de ser soluções bastante .... portuguesas...
... depois de voar os ATRs por oito anos , eu agora acho tudo realmente facil , mas ele é sim um avião extremamente docil , principalmente o 72 e muito facil de ser voado . Tem uma boa condição monomotor , desde que dentro do seu envelope operacional , fora dele fica muito complicado . Os 42 da serie 300 então nem se fala . Em todo projeto existe uma margem de segurança estimada por volta dos 8% de excesso o que nos 300 equivaleria a 1300 quilos , com esse excesso ele não voa . Sobe pouco , exceto no primeiro e segundo segmentos de decolagem , mas no restante deixa muito a desejar . Já os 320 são menos mau nesse quesito .
... os 72 - 200 sobem bem até os 10.000 pés , e os 500 sobem bem até os 14.000 . A exceção a regra são os 42-500 simplesmente fantasticos pelo fato de serem 42 com os motores dos 72 , muito rapidinho .
... a operação é realmente simples , talvez no começo seja assim meio diferente mas nada excepcional . Diferente por causa do propeller-brake nada mais .
... é um grande avião , de break-even realmente baixo , bem mais economico operacionalmente do que os brasilias e tambem muito mais facil na parte teorica .... eletrica , hidraulica , trem , freios etc e tal .....
... querendo saber alguma coisa de ATR basta perguntar , se eu souber responderei com o maximo prazer . Se eu não souber corro atras para te responder .
... um abraço