Acidentes com Avro York

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Starliner
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Acidentes com Avro York

Mensagem por Starliner »

Esta vai em especial para o Sérgio Bica e para o Irineu.
Estou pesquisando informações sobre a utilização das aeronaves
Avro York pela BSAA ( British South American Airways) e achei isto
até agora.
O 1° acidente foi no Brasil, mas o segundo não posso afirmar se a aeronave estaria efetuando a linha Londres - América do Sul.

G-AHEX 1301
Regd 20. 3.46 CofA20. 6.46 (7597) BSAA "Star Venture"
WO 5. 1.49 at Caravellos Bay, after take off from Natal.

Took off from Natal in good weather crew felt shuddering in take off roll,
which stopped after taking off. (Other crew heard loud bang) Suspecting tyre
burst U/C was lowered but no burst tyre but starboard wheel covered in oil.
After 3.5 hours stbd engine oil pressure dropped and became "noisy" and rpm
leaped to 4,000 showing runaway prop. Diverted to nearest field at Caravelas
(correct spelling) when engine caught fire. Fire caused stbd wing to twist
and stall and aircraft entered sprial dive, crew corrected and made forced
landing but slid into a wood. First Officer smashed a window to assist
passengers to escape. Several injured but three remained trapped in wreckage
and died.


G-AHEZ 1303
Regd 20. 3.46 CofA24. 7.46 (7597) BSAA "Star Speed"
WO 13. 4.47 At Dakar, Senegal. 7 killed and 5 injured

Took off from Lisbon for Dakar (Which was destination) but delayed by
headwinds. Runway lights at Dakar seen through mist at 300ft. Three landing
attempts made but missed caused three missed approaches. Ground control
ordered diversion to Thies but crew declined, lacking knowledge of that
field. Not enough fuel remained to divert to Bathurst, one hour away. Crew
elected to make crash landing due fuel shortage and aimed at a taxiway
alongside runway, but hit pile of stones and tore open fuselage, then hit an
ant hill and a tree which tore off stbd outer engine and broke off tail. No
one on ground heard the crash and crewman alerted tower on foot.
Investigation showed pilot had entered incorrect fuel amount on manifest (2356 entered actual amount 2,176 gallons)

Fonte: Livro sobre a BSAA que encomendei mas ainda não recebí


Se alguém puder adicionar algo mais agadeço

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Sergio de Faria Bica
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Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Oi , Starliner.

Estou "fora de forma" pois estou com toda a minha biblioteca & alfarrábios encaixotados devido a minha mudança de uma casa grande para um apartamento . Assim , só estou trabalhando "de memória" e não me recordo de ter lido algo com respeito aos acidentes. Se souber alguma coisa , entro em contato.

Abs

Sérgio Bica
Irineu

Mensagem por Irineu »

Mestre, tenho um amigo que é piloto no exterior e especialista nese tipo de pesquisa.
Mandei-lhe um e-mail pedindo ajuda pois eu também não consequí nada, em uma vasculhada rápida.
Vamos aguardar sua resposta.
Abs


P.S.
As duas pesquisas anteriores estão em andamento, não esquecí não rsrsrs
Irineu

Mensagem por Irineu »

Resposta do meu amigo Wanderley Duck:

O que eu sei é que a BSAA originalmente se chamava BLAIR e só teve Avros em sua frota, os Lancatrian, os Tudor e os tais York, claro que um monte de sub-tipos diferentes, no total acho que dava uns dez.
Do York era só um tipo mesmo, o 685 "York I", e ela operou 18 dessas aeronaves.
O curioso dessa companhia é que ela foi um manancial de acidentes. à época tidos como misteriosos, mas hoje fáceis de serem entendidos.
Dois ou três Lancatrian deles sumiram no tal do Triângulo das Bermudas e isso gerou uma lenda que até hoje dá um colorido ao rico besteirol dos místicos de plantão.
Uma outra curiosidade é que todos os aviões deles eram batizados, tinham nomes, e esses nomes todos começavam por Star... Star Isto, Star Aquilo... então, como a muitos deles se deram mal, por décadas ninguém mais batizou avião nenhum com Star no nome, criou-se a lenda de que dava azar.

Mas vamos ao que realmente pode ajudar, dos 10 aviões que a BAAS perdeu, só 3 foram Avro 685 "York I".
O primeiro foi o G-AHEW, perdido em 1946 em um acidente em Bathurst, o segundo foi o G-AHEZ, que se acidentou em Dakar em 1947 e finalmente o G-AHEX, que foi perdido em 1949 em um acidente no Brasil, em Caravelas, na Bahia.

Assim, de cabeça, é o que sei... talvez tenha ajudado alguma coisa.
Starliner
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Mensagem por Starliner »

Existiram ainda:
G-AHEY c/n 1302 "Star Quest"
G-AHFA 1304 "Star Dale"
G-AHFB 1305 "Star Stream"
G-AHFC 1306 "Star Dew"
G-AHFD 1307 "Star Mist"
G-AHFE 1308 "Star Vista"
G-AHFF 1309 "Star Gleam"
G-AHFG 1310 "Star Glaze"
G-AHFH 1311 "Star Glitter"

Existiram ainda os Ex BOAC

G-AGJA 1207 "Star Fortune"
G-AGJE 1211 "Star Way"
G-AGNN 1216 "Star Crest"
G-AGNS 1220 "Star Glory"
G-AGNU 1222 "Nassau"
G-AGNX 1225 "Lima"
G-AGOC 1230 "???"

Estes tres últimos me parece que operaram por muito pouco tempo,
voltando logo para a BOAC.

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Sergio de Faria Bica
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Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Segundo diziam , eram de um interior espartano , sendo que fazia um frio incrível na cabine.


Abs


Sérgio Bica
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Mensagem por Starliner »

Deêm uma olhada neste site sobre o Lancastrian III G-AGWH que desapareceu nos Andes.


http://www.pbs.org/wgbh/nova/vanished/sten_report.html

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Mensagem por Starliner »

Outras aeronaves operadas pela BSAA:

Avro 691 Lancastrian 2
G-AKMW Star Bright
G-AKTB Star Glory

Avro 691 Lancastrian 3
G-AGWG Star Light
G-AGWH Star Dust
G-AGWI Star Land
G-AGWJ Star Glow
G-AGWK Star Trail
G-AGWL Star Guide
G-AHCD Star Valley

Avro 691 Lancastrian 4
G-AKFF Star Flight
G-AKFG Star Traveller

Avro Lancaster Freighter
G-AGUJ Star Pilot
G-AGUK Star Gold
G-AGUL Star Watch
G-AGUM Star Ward

Avro Tudor Freighter 1
G-AGRG Star Cressida
G-AGRH sem nome

Avro 688 Tudor 4 and 4B
G-AGRE Star Ariel
G-AGRF sem nome
G-AHNI Star Olivia
G-AHNJ Star Panther
G-AHNK Star Lion
G-AHNN Star Leopard
G-AHNP Star Tiger

Avro 689 Tudor 5
G-AKBZ Star Falcon
G-AKCA Star Hawk
G-AKCB Star Kestrel
G-AKCC Star Swift
G-AKCD Star Eagle

Os Tudor Star Ariel e Star Tiger foram, snme, os que desapareceram no Triângulo das Bermudas.

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Mensagem por Starliner »

Esta é a lista que tenho das aeronaves acidentadas, realmente um record de perdas em pouco tempo.
Existe um livro sobre esta cia. pela qual tenho um fascínio, pelo pouco que sei sobre ela.
Encomendei este livro temmais de ano mas a Amazon não entrega nunca dizendo que houve atraso na publicação.

Starliner


17.01.1949 Avro 688 Tudor 4B G-AGRE
05.01.1949 Avro 685 York I G-AHEX
30.01.1948 Avro 688 Tudor 1 G-AHNP BSAA
13.11.1947 Avro 691 Lancastrian 3 G-AGWG
23.10.1947 Avro 691 Lancastrian B Mk.3 G-AGUL
05.09.1947 Avro 691 Lancastrian 3 G-AGWK
02.08.1947 Avro 691 Lancastrian 3 G-AGWH
13.04.1947 Avro 685 York I G-AHEZ
07.09.1946 Avro 685 York I G-AHEW
30.08.1946 Avro 691 Lancastrian 3 G-AGWJ
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Irineu

Mensagem por Irineu »

Mestre, acabei de receber outro e-mail do Wanderley Duck...

Veja...

Talvez o seu amigo consiga achar a relação das antigas rotas dessa breve mas acidentada companhia no Jane's, não tenho certeza, é só um palpite.
O que eu sei é que, além de alguma coisa na África, eles operavam basicamente duas linhas aqui no Caribe, uma ligando a Inglaterra direto às Bermudas, direto é só força de expressão, e uma outra que vinha da Inglaterra e fazia pula-pula nas ilhas menores que também eram de colonização inglesa.
Quanto a América do Sul, não sei exatamente o número de linhas, mas elas apenas costeavam o Atlântico, vinham de Londres via África para a Guiana Inglesa e iam descendo até Buenos Aires, não adentravam ao continente.
Posso estar errado, mas pelo que sei havia apenas uma que adentrava, era como se fosse uma sub-linha, saia da Argentina, vencia os Andes e chegava no Chile.
Fui justamente nessa linha que aconteceu o mais antológico e misterioso acidente deles, o G-AGWH, um Avro 691 Lancastrian, batizado de Star Dust, fez jus ao nome e virou poeira.
Mais do que as folclóricas perdas deles no Triângulo das Bermudas, esse acidente envolveu desaparecimento de ouro dos nazistas, possíveis criminosos de guerra a bordo e mais um monte de detalhes romanescos que não me lembro agora... a coisa foi mais para conto da Agatha Christie do que para acidente aeronáutico.
Esse caso ficou conhecido como Caso Setendec e vale um documentário do Discovery Channel, vou mandar um e-mail dando a sugestão a eles.


Abs
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Mensagem por AeroEntusiasta »

Fotos: Peter Berry, via Starliner

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Starliner
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Re: Acidentes com Avro York

Mensagem por Starliner »

Voltando ao assunto, completaram-se anteontem 62 anos que o Avro Tudor IVB G-AGRE "Star Ariel" decolou as 12.45 GMT do dia 17 de janeiro de 1949 das Bermudas em um vôo direto para Kingston, Jamaica com sete tripulantes e 13 passageiros e que deveria durar 5 horas e 25 minutos, mas que nunca mais foi visto.
Estava sob o comando do Comandante John Clutha McPhee e do 1°Oficial F. Dauncey. As 13.42, pouco menos de uma hora após a decolagem, a última mensagen do "Star Ariel" foi recebida com a informação de que estavam a 30° Norte as 13.37 e que mudariam a frequencia para MRX Kingston.
Depois disto silêncio total e nunca mais nada foi achado da aeronave, apesar de todas as buscas.
Suposições foram feitas, uma explosão a bordo causada por uma bomba, uma falha estrutural catastrófica causada por uma turbulência imprevista, uma incapacitação rápida da tripulação causada por uma falha nos sistemas da aeronave e sem tempo para utilizarem o sistema de oxigênio da tripulação, o que causaria uma Hipopxia ( como Lear Jet americano e o B737 na Grécia) o que teria feito a aeronave voar até o fim do combustível e precipitar-se no oceano
em um ponto muito mais distante de ontem tentaram encontrá-la. Isto sem falar na suposição de mais um desaparecimento no "Triângulo das Bermudas".

Mais um mistério da aviação nunca resolvido.

Starliner
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Re: Acidentes com Avro York

Mensagem por José Cursio »

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Re: Acidentes com Avro York

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Starliner

Esse desaparecimento misterioso me lembra o do PP-VLU da RG , no vôo de Tokio - Los Angeles .

Sérgio Bica
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Maurício
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Re: Acidentes com Avro York

Mensagem por Maurício »

Starliner escreveu:O 1° acidente foi no Brasil, mas o segundo não posso afirmar se a aeronave estaria efetuando a linha Londres - América do Sul.

G-AHEZ 1303

Se alguém puder adicionar algo mais agadeço

Starliner
No 2º acidente, a aeronave estava realizando o vôo Lisboa-Dakar e ocorreu no pouso em Dakar (Senegal).
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
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