DOUGLAS C-47

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER
Mensagens: 1644
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37

DOUGLAS C-47

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Pessoal.

Falando no PT-BFU , gostaria de lembrar que a Willys Overland , foi seu operador , passando a FORD quando da Incorporação da Willys. O primeiro DC-3 da Willys foi o PP-ANU , comprado do Consórcio REAL e que voou por muito pouco tempo , já que foi acidentado (abalroado) . Para sua substituição veio o PT-BFU ex REAL PP-YQO e ex VASP PP-SQL
O prefixo original do PP-ANU , quando da sua compra pela VASP , seu segundo operador mundial , era PP-SQH

Abs

Sérgio Bica
paulo roberto machado
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 697
Registrado em: Ter Out 24, 2006 11:18

porta

Mensagem por paulo roberto machado »

Gostaria de ver um DC3 de empresa brasileira com porta no lado esquerdo alguem tem foto? :-Pelo que sei o PP-ANU era assim...
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER
Mensagens: 1644
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Paulo Roberto

Acho que tem uma no Jetsite , se não me engano é de um DC-3 da REAL.


Abs

Sérgio Bica
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

O DC-3 PP-ANU, ainda preservado em POA, tinha originalmente a porta de passageiros do lado direito, mas foi abalroado por um Curtiss C-46 em CGH, nao me lembro o ano, e teve toda a sua fuselagem traseira e cauda destruidas.

Ele foi reparado, com a cauda de um outro DC-3 que tinha sido destruido em um incendio de hangar, em CGH mesmo. Todavia, sua porta de pax ficou do outro lado (esquerdo), como estah hoje.

Segundo eu sei, o PP-ANU era originalmente um celula de Douglas DST (Douglas Sleeper Transport), mas foi concluido como aeronave de passageiros com poltronas normais (nao leitos, como os DST), e foi entregue para a Panagra, em 1935. Foi a primeira aeronave denominada oficialmente DC-3.

Essa aeronave operou na Aerovias, depois no Consorcio REAL-Aerovias, e depois na VARIG. Desconheco sua operacao na VASP. Eh certo isso??

Um abraco.
Imagem
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER
Mensagens: 1644
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Constellation

Com o devido respeito ,posso afirmar que o PP-ANU foi comprado pela VASP e operado por ela , com o prefixo PP-SQH. Vendido para a NACIONAL , recebeu o prefixo PP-ANU. No histórico do PP-ANU , no Museu da VARIG , tem toda a vida do PP-ANU ,e no Book da VASP (capa amarela) onde tem a lista das suas aeronaves , desde a compra até a sua desativação , também consta o PP-SQH.


Sérgio Bica
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Mensagem por Constellation »

Sergio de Faria Bica escreveu:Constellation

Com o devido respeito ,posso afirmar que o PP-ANU foi comprado pela VASP e operado por ela , com o prefixo PP-SQH. Vendido para a NACIONAL , recebeu o prefixo PP-ANU. No histórico do PP-ANU , no Museu da VARIG , tem toda a vida do PP-ANU ,e no Book da VASP (capa amarela) onde tem a lista das suas aeronaves , desde a compra até a sua desativação , também consta o PP-SQH.


Sérgio Bica
Oi, Sergio, eh que a fonte das minhas informacoes, uma revista AERO, de 1980, nao citava a Vasp como operadora, daih a minha duvida, ok?? Obrigado pelo esclarecimento.

Um abraco.
Imagem
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER
Mensagens: 1644
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

OK , Constellation

Uma boa fonte para esse tipo de pesquiza é o livro do Aldo Pereira , que contou com a colaboração do Carlos Dufrich .

O Cmte. Carlos Dufrich é , sem dúvida alguma , a maior autoridade no assunto.

Abs

Sérgio Bica
Responder