Aeronaves Antigas Voando no Brasil

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Aeronaves Antigas Voando no Brasil

Mensagem por SBLO »

Prezados Colegas:

Este tópico tem o objetivo de buscar informações das aeronaves clássicas e antigas que ainda estão VOANDO pelo Brasil afora.

Qual o tipo do aparelho, a matrícula e a cidade onde se encontra são algumas perguntas que eu faço a todos vocês.

Abs
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Mensagem por SBLO »

Bom, pra começar, tem aqueles 3 T6 e 1 Beech 18 que pertencem à Esquadrilha Oi e que fazer apresentações acrobáticas pelo Brasil.
E as velhas águias do MUSAL, alguém sabe quais estão em condições de voar?
Abs
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Velhas águias

Mensagem por Constellation »

Caro SBLO,

Em primeiro lugar, é necessário que se estabeleça um conceito de aeronave antiga. Se 30 anos já caracterizarem uma, temos centenas, senão milhares de Bonanzas, Paulistinhas, Cessnas e até mesmo Boeings e Douglas. Conheço um sem número delas e já voei em várias.

Se falarmos em aeronaves mais antigas ainda, com 50 anos, por exemplo, aí ja fica mais restrito: aeronaves fabricadas antes de 1957.

Eu conheço, e já fotografei algumas dessas aeronaves, em condição de vôo:

PP-AVN: Beech Bonanza G-35, fabricado em 1955, em estado impecável;
PP-AII: Beech A-35, fabricado em 1949, em bom estado;
PT-DHI: Beech 18S, bem antigo, trem convencional, em excelente estado;
PP-VBN: Douglas C-47, em estado impecável;
PP-GDE: Paulistinha CAP-4, do Aeroclube de Joinville;
PP-HDG: Paulistinha CAP-4, do Aeroclube de Pelotas;
PP-HCP: Paulistinha CAP-4, do Aeroclube Regional de Maringá;
PT-ZIS: não tem 50 anos, mas é antigo e único no Brasil: Fouga Magister CM-170;
PT-KRC: North American T-6D, #1 da Esquadrilha OI;
PT-LDQ: North American T-6D, #2 da Esquadrilha OI;
PT-LDO: North American T-6D, #3 da Esquadrilha OI;

Eu conhecia e vi voando o PT-TRB que pertenceu ao saudoso Cel Antônio Artur Braga. A útlima notícia que tive desse avião foi um anúncio de venda no Mercado Livre. Consta no RAB com CA Cancelado. Paradeiro desconhecido.

Um abraço.
Imagem
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Mensagem por Constellation »

SBLO escreveu:Bom, pra começar, tem aqueles 3 T6 e 1 Beech 18 que pertencem à Esquadrilha Oi e que fazer apresentações acrobáticas pelo Brasil.
E as velhas águias do MUSAL, alguém sabe quais estão em condições de voar?
Abs
Boa tarde, SBLO,

Que eu saiba, as aeronaves do MUSAL que estão em condições de vôo são o Curtiss Commando C-46 e um P-47 Thunderbolt A-4, que foi recuperado e só não voou porque o Comando da Aeronáutica emitiu uma ordem proibindo o vôo de qualquer aeronave do MUSAL. Acho que o C-91 poderia voar sem muito trabalho, assim como o Douglas C-47 2009.

Um abraço.
Imagem
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

A burocracia da ANAC atrapalha

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

Possuir e operar uma aeronave antiga é, antes de tudo, um exercício de paixão e abnegação.

Registrar uma aeronave como histórica no RAB é mais difícil que traduzir um livro escrito em Hindustani em alfabeto Braille para o Papiamento.

Pode-se contar nos dedos de uma só mão o número de aeronaves que conseguiram esse "status". Por isso, tiro meu chapéu para o Aeroclube de Caxias do Sul, que conseguiu tornar um Piper J-3 uma aeronave histórica.

Os antigos donos do DC-3 PP-VBN, que à época era registrado como PT-KZG, desistiram do avião porque precisaram fazer cheque de tipo, e não existiam mais checadores com carteira em dia.

Os proprietários do vários Aeronca, Stimson, Ercoupe, sofrem com a burocracia de manter a aeronavegabilidade de seus aviões em dia. E, a cada dia, menos aviões históricos estão voando.

Se o processo fosse facilitado, poderíamos recuperar para o vôo centenas de aviões que hoje jazem moribundos nos fundos dos hangares.

O DAC, hoje ANAC, simplesmente estão ignorando a história, e condenando aeronaves que ajudaram a construir o Brasil a ir para o lixo.

Um abraço.
Imagem
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Re: Velhas águias

Mensagem por SBLO »

Constellation escreveu:Caro SBLO,

Em primeiro lugar, é necessário que se estabeleça um conceito de aeronave antiga. Se 30 anos já caracterizarem uma, temos centenas, senão milhares de Bonanzas, Paulistinhas, Cessnas e até mesmo Boeings e Douglas. Conheço um sem número delas e já voei em várias.

Se falarmos em aeronaves mais antigas ainda, com 50 anos, por exemplo, aí ja fica mais restrito.
Caro Constellation:
Quanto à idade, quis me referir à acft com mais de 50 anos de fabricação.
Meu sonho é um dia p[oder voar numa dessas velhas águias, como o DC-3 ou o Constellation!
Abs
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Re: Velhas águias

Mensagem por SBLO »

Por falar em Constellation, só existe aquele da Breitling em condições de vôo?
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Re: Velhas águias

Mensagem por Constellation »

SBLO escreveu:Por falar em Constellation, só existe aquele da Breitling em condições de vôo?
Caro SBLO,

Atualmente, existem apenas 3 Constellation em condições de vôo:

L-749:

N749NL (c/n 2604): Esse Constellation, o mais antigo ainda em condições de vôo, foi entregue à USAF em janeiro de 1949, como C-121A 48-612. Foi aposentado pelos militares, depois de participar da Ponte Aérea de Berlim e de servir como aeronave VIP, em outubro de 1967, e foi armazenado em Davis Montham AFB. Vendido para operadores civis, serviu principalmente como avião agrícola nos Estados Unidos e Canadá. Foi adquirido pela Dutch Constellation Association em outubro de 1995, e passou a fazer parte do Dutch Aviodome Museum em 2001. Foi transladado para a Holanda em setembro de 2002, com hélices Curtiss Eletric emprestadas, já que as suas próprias haviam sido vendidas para recuperar dois Martin Mars. O Museu não conseguiu comprar novas helices Curtiss e modificou o avião para receber quatro hélices Hamilton Standard, hidráulicas, usadas anteriormente em Super Constellations. O avião voou com essa configuração em 02 de julho de 2004, mas o motor 3 falhou em vôo três dias depois. Um motor adquirido na Coréia foi instalado em seu lugar, e experimentado com sucesso entre 17 e 21 de outubro de 2006. pode voltar ao vôo em 2007. Está no National Aviation Theme Park Aviodrome no Lelystad Airport, na Holanda.

L-1049:

VH-EAG (c/n 4176): Esta aeronave foi entregue à USAF em outubro de 1955, como C-121C. Voou até sua aposentadoria em junho de 1977, e foi armazenado no AMARC, em Davis-Montham AFB (Tucson, Arizona). Curiosamente, esse avião não interessou os sucateiros devido à grande quantidade de excrementos de pássaro em seu interior, e foi o último Super Constellation a ser retirado do AMARC, quando o USAF Museum permutou-o com um Bristol Beaufighter com o National Aeronautic and Space Museum of Australia (NASMA), em novembro de 1991. A Historical Aircraft Restoration Society (HARS), em parceria com o NASMA, levaram o avião do AMARC para o Pima Air Museum, situado nas imediações e o colocaram em condições de vôo. O primeiro vôo desde 1977 foi realizado em 23 de abril de 1992, já matriculado como VH-EAG. Durante a restauração, foi matriculado N4115Q. Pintado com o antigo esquema de pintura da QANTAS, exceto o nome da Cia., substituído pela palavra CONNIE, voou de Tucson para Sydney, Austrália em um histórico vôo que durou de 24 de janeiro a 3 de fevereiro de 1996. Voa regulamente nos eventos de Show Aéreo na Austrália há 11 anos.

N73544 (c/n 4175): Este C-121C foi entregue à USAF em novembro de 1955, e foi companheiro de linha de produção do VH-EAG acima. Foi armazenado no AMARC em março de 1972, doado para a Smithsonian Institution, que trocou-o com um Boeing 307 Stratoliner, o N19903, com a Aviation Specialties Inc., em agosto de 1972. Teve uma longa carreira em seguida, e voou como aeronave agrícola, transportador de peixes entre as ilhas Palau e Nagoya, no Japão, e outros serviços. Foi restaurado a partir de 1993 por uma entidade constituída especialmente para isso, a CHS – Constellation Historical Society. Efetuou seu primeiro vôo pós restauração em 23 de junho de 1994. Enfrentou problemas de aeronavegabilidade com o FAA, chegou a ser colocada à venda, por US$ 1 milhão, mas terminou sendo arrendada, por leasing financeiro, à Super Constellation Flyers Association (SCFA), em 17 de dezembro de 2003. A aeronave foi transladada entre 23 de abril a 8 de maio de 2004 para Basel-Mulhouse, Suíça, e voa, com diversos patrocínios, entre os quais o da Breitling, no circuito europeu de Shows Aéreos. Deve tornar-se propriedade da SCFA em 2009.

N6937C (c/n 4830): Esse avião é o último L-1049 civil ainda em condições de vôo, já que os dois anteriores são ex-militares. Foi entregue pela Lockheed como N6937C para a Slick Airways em 17 de setembro de 1959. Teve uma longa carreira como aeronave cargueira (é um modelo L-1049H, com piso e porta de carga) e avião agrícola. Seu último operador antes da restauração vendeu-o a Paul Pristo, da Globe Air Auction, de Mesa, Arizona, por US$ 4 mil, em outubro de 1985. A organização Save-a-Connie (SAC) iniciou a restauração da aeronave ainda em Mesa, em maio de 1986, e, em 15 de julho de 1986, o avião foi transladado para Kansas City, Missouri, para a continuação dos trabalhos. Paul Pristo acabou doando definitivamente o avião à organização em dezembro de 1986. Os maiores trabalhos de restauração foram realizados entre 1987 e 1988, e a aeronave foi pintada no esquema da TWA da década de 1950, com a inscrição “TWA” substituída por “SAC”, posteriormente (1996), substituída por “TWA”. A SAC foi re-denominada Airline History Museum em abril de 2000. No inverno de 2003/2004, teve seu interior completamente renovado. Uma pane no motor 2 forçou a retirada de vôo do avião em 20 de julho de 2005. Um motor recentemente revisado foi instalado, mas falhou em um teste de vôo em 22 de julho de 2006, e o avião retornou para reparos. Ainda está aguardando a revisão do motor.

Vários aviões parados ainda podem ser restaurados para vôo, inclusive alguns que já serviram como aeronaves presidenciais nos Estados Unidos.

Nenhum avião dos modelos L-049, L-649, L-149 e L-1649 permanece em condições de vôo, apenas alguns em exposição estática, inclusive o L-049 restaurado pela TAM em São Carlos.

Um abraço.
Editado pela última vez por Constellation em Qua Mar 21, 2007 12:53, em um total de 1 vez.
Imagem
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Connie MATS: Já era....

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

Um dos mais famosos Constellation da atualidade, o "Connie MATS", um modelo L-749 que foi presença constante em Oshkosh até há poucos anos, está groundeado para sempre.

Em 22 de fevereiro de 2005, esse avião foi adquirido pela United Tecnologies (Pratt & Whitney Division). Essa empresa doou a aeronave para a Korean Airlines, para exposição estática.

O vôo de translado foi efetuado entre 1º e 18 de abril de 2005, e o avião está, atualmente, em Jeju Island, Coréia, como um esquema de cores da KAL da década de 1950, e com matrícula fictícia HL-4003.

A KAL vendeu os motores 1 e 4 para o Dutch Aviodome Museum (vide a aeronave N749NL acima), em abril de 2006, e substituiu-os por motores imprestáveis.

As aeronaves N749NL e o "Connie MATS", então N494TW, voaram juntas na Conifair Aviation do Canada como aeronaves agrícolas, como C-GXKR e C-GXKO, respectivamente, pulverizando reflorestamentos destinados á produção de papel. O Connie MATS já pertenceu ao ator John Travolta, entre 1984 e 1987, que o comprou da Conifair.

Essa é realmente uma triste notícia... :cry: :cry: :cry: :cry:

Um abraço a todos.
Imagem
feliperodrigues
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 715
Registrado em: Qui Abr 17, 2008 14:29
Localização: Pelotas/RS - SBPK

Mensagem por feliperodrigues »

só a criterio de informação o PP-HDG citado pelo Constellation ainda permanece com nós no Aeroclube de Pelotas, esteve parado por quase 5 anos, agora tá zero, com tudo feito, pintura nova aguardando papelada da ANAC pra voltar a voar, da-lhe burocracia!
B767
MASTER
MASTER
Mensagens: 1212
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:39
Localização: Fortaleza

Mensagem por B767 »

Comercialmente falando aqui no Brasil.................
Ate pouco tempo atras(questao de algumas semanas, corrigem-me se estou errado) haviam -
PR-MTA B737-248C Cargueiro da TAF - 1969
PR-MTB B737-230C Cargueiro da TAF - 1970

Depois dessa vem o PR-MTH(SNME) B737-200 Pax 1975
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER
Mensagens: 1644
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Tem voando, tendo passado por revisão na AEROSINOS , o PP-ZWA , um dos pré série do CAP-4 .

Na AEROSINOS tem um AUSTER ARROW , inclusive com motor original , voando todas as semanas.

Em recuperação lá na mesma AEROSINOS tem um STEARMAN , que chegou no fim do ano passado.

O PP-TCT, único J-2 em vôo no Brasil e um dos raros no mundo , também está excelente.

O PP-ZMR , J-3 com motor Franklin 65 hp é também uma restauração excelente . Está baseado em Osório , RS

O PP-DIK , Bonanza 35 , ano 47 , baseado em Tubarão SC ,também estava voando , mas seu dono faleceu e eu perdi o contato.


Tem muitos outros em condições de vôo , mas os citados acima são os que eu me lembro.

Sérgio Bica
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER
Mensagens: 1644
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Baseado em São José dos Campos , tem o Pa-23 Apache PT-BFA que é modelo 57 ou 58, tambem em condições de vôo.

Sérgio Bica
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Mensagem por SBLO »

Prezados Colegas:

Alguém sabe notícias daquele DC-3 que a Boeing comprou e doou à TAM para exposição no Museu Asas de um Sonho???

Abraço
TO/GA
PP
PP
Mensagens: 64
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 19:07
Localização: SP

Mensagem por TO/GA »

E os Bücker, que fim levaram?

http://en.wikipedia.org/wiki/B%C3%BCcker
Abraços

TO/GA
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER
Mensagens: 1644
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

O DC-3 da TAM já está no Brasil (em São Carlos-SP) e deverá passar por uma modificação bem grande , o que deverá levar um bom tempo , antes de ir para o Museu TAM.


Sérgio Bica
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER
Mensagens: 1644
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Com relação aos Bucker , só sei que as réplicas feitas pela EDRA estão operacionais . Dos originais , sei que o do Bertelli está ou estava no MUSAL. Dos outros eu não tenho notícia.


Sérgio Bica
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
Mensagens: 3490
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Mensagem por SBLO »

Sergio de Faria Bica escreveu:O DC-3 da TAM já está no Brasil (em São Carlos-SP) e deverá passar por uma modificação bem grande , o que deverá levar um bom tempo , antes de ir para o Museu TAM.


Sérgio Bica
Que modificação bem grande é essa, Sérgio???
Abraço
Sergio de Faria Bica
MASTER
MASTER
Mensagens: 1644
Registrado em: Dom Jun 24, 2007 16:37

Mensagem por Sergio de Faria Bica »

Quando chegou ao Brasil , ou melhor , a São Carlos , em Novembro de 2007 , foi feito um estudo para restauração do N101KC "ROSE". Segundo disseram , (eu não estava lá, só ouvi por terceiros ) seria feito um IRAN verdadeiro , como foi feito no VBN , aqui em POA , na VEM . Baseado no serviço executado no VBN , calculo que não esteja em condições de vôo até o fim de 2008 , agora se os planos foram mudados e fizerem uma meia-sola....

Abs

Sérgio Bica
rafaelds
PP
PP
Mensagens: 75
Registrado em: Ter Abr 04, 2006 18:37
Localização: SBSJ

Mensagem por rafaelds »

Pude voar duas vezes em janeiro de 1996 no Beech H-18 PT-KXJ. Naquele verão ele ficou baseado em Capão da Canoa (litoral do RS), onde fazia vôos panorâmicos e lançamento de PQD. Em um dos vôos consegui conversar com o piloto antes e expliquei que era aluno de PP (tinha apenas 1 hora de vôo na época - isso não mencionei, claro) e que era fã de aeronaves clássicas. Então consegui fazer um vôo na cadeira da direita, e assumi os comandos durante boa parte do vôo. Ainda lembro que o interior do avião era bem militar, tinha até a plaquinha de callsign da FAB no painel. Enquanto sobrevoava o mar eu tava me sentindo em plena 2a. guerra, vendo os vários navios próximos que seriam meus alvos...
Poucos anos depois quando entrei pela 1a vez na internet pesquisei sobre a aeronave, e logo vi que a última IAM tinha vencido lá em jan/96 mesmo. Concluí que estava fora de vôo. Pesquisei pela matrícula regularmente, até que ano passado achei a aeronave anunciada à venda em um site americano (mencionava que estava fora de vôo e ambos motores estavam com o limite de horas esgotados). Semanas depois a aeronave apareceu com uma data de venda bem recente no RAB, março de 2007, e sumiu do site americano.
Acabei me alongando, mas a pergunta é: alguém tem notícia desse Beech? Ele é convertido para trem convencional, tem fotos no Airliners ( http://www.airliners.net/search/photo.s ... entry=true ). Tomara que alguém tenha comprado pra botar pra voar, e de preferência não no exterior!
Responder