
Este polêmico personagem holandês da nossa aviação, que está encerrando sua trajetória, senão vitoriosa, pelo menos fundamental para alçar uma empresa pacata, mas com um Comandante Master no mache, com participação inexpressiva no mercado de aviação nacional, dominado à época por VARIG, VASP e TRANSBRASIL, a um domínio quase absoluto do mercado nacional e iniciar a conquista do internacional.
Falo da TAM e do Cmte. Rolim Amaro, este último um visionário que revolucionou o transporte aéreo no Brasil, e, nas asas do Fokker 100, redesenhou a história recente da aviação nacional.
Minha experiência com o Fokker 100 sempre foi de amor, nunca de ódio.
A primeira vez que coloquei os pés em um foi em Washington (DCA), na American Airlines, de onde voei para Chicago-O’hare (ORD). Na TAM voei, pela primeira vez, em Junho de 1997 na Rota CGR-LDB-CGH e, no mesmo dia, no fretamento CGH-VCP-NAT-FOR.
Sala VIP em CGR e CGH com muita comilança e luxo, modelo que deixou saudades e não foi mais igualado na nossa aviação.
Essa minha primeira experiência com o F100 da TAM ocorreu somente alguns meses depois do acidente com PT-MRK em São Paulo, e, em meio a desconfianças dos meus companheiros de viagem, voei com muita atenção, como aeroentusiasta que sou, um vôo muito agradável.
Nas cores da TAM voei o F100 entre:
CGR-CGH
CGR-CGB
CGR-LDB
CGR-GYN
GYN-BSB
BSB-GYN
GYN-CGR
CGH-VCP
VCP-NAT
NAT-FOR
FOR-VCP
VCP-CGH
CGH-LDB
LDB-CGR
LDB-CGH
BSB-CGB
CGB-CGR
CGH-GIG
GIG-VIX
VIX-CGH
GRU-CGR
CGH-BPS
BPS-GRU
Foram cerca de 30 horas de vôo agradável à noite, de manhã, à tarde e na madrugada...
Ocupei assentos à frente, junto às asas, no “fundão” onde a orquestra dos Tay era “tremenda”...
No dia-a-dia, chegava em casa no fim do dia com o “Chorão” saindo para SAMPA (JJ3805) ou acordava com o 3775. Dias memoráveis...!
E as pinturas especiais?!
Lembro das de NATAL, do MAM, do primeiro vôo para Paris...
Sem duvida, uma ótima idéia:









O descrédito...
Contrastando os bons momentos vieram os acidentes, incidentes e aborrecimentos que desgastaram a imagem do Fokker 100 dentre os clientes da TAM. A imprensa foi implacável com o “Chorão”:



Fotos: http://www.desastresaereos.net
Reconstituição do acidente do 402 (G1):
http://g1.globo.com/Noticias/0,,IIF1041-5605,00.html
Tamanha a exposição negativa ao público que o Presidente da TAM, à época, chegou a anunciar a desativação iminente dos Fokker 100, o que fez a empresa a deixar de voar para vários destinos e reduzir seus empregados. Com a crescente chegada dos Airbus A319 e A320, o “Chorão” foi perdendo espaço. Um duro golpe no seu reinado.
A volta por cima...
“Máquinda de fazer dinheiro...”
“Break even inigualável...”
São expressões que sempre acompanham quem conhece o Fokker 100 de perto...
Saída silenciosa...
Aos poucos fomos vendo a saída silenciosa de cena...:


Certamente que não será a última vez que veremos ou ouviremos falar do Fokker 100, ainda que como Mk28 ou outro nome que queiram dar ao “Chorão”. Ele ainda estará por aqui com seu som inconfundível.
Porém, na TAM, o seu trabalho chega ao fim...guardo com carinho, além das lembranças, um safety card que virará história, junto com minhas lembranças da VASP, TRANSBRASIL e CRUZEIRO.
Até breve grande guerreiro! Céus Cavok e positive climb pra você!
