Tributo ao Fokker 100 na TAM

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Tributo ao Fokker 100

Imagem

Este polêmico personagem holandês da nossa aviação, que está encerrando sua trajetória, senão vitoriosa, pelo menos fundamental para alçar uma empresa pacata, mas com um Comandante Master no mache, com participação inexpressiva no mercado de aviação nacional, dominado à época por VARIG, VASP e TRANSBRASIL, a um domínio quase absoluto do mercado nacional e iniciar a conquista do internacional.

Falo da TAM e do Cmte. Rolim Amaro, este último um visionário que revolucionou o transporte aéreo no Brasil, e, nas asas do Fokker 100, redesenhou a história recente da aviação nacional.

Minha experiência com o Fokker 100 sempre foi de amor, nunca de ódio.

A primeira vez que coloquei os pés em um foi em Washington (DCA), na American Airlines, de onde voei para Chicago-O’hare (ORD). Na TAM voei, pela primeira vez, em Junho de 1997 na Rota CGR-LDB-CGH e, no mesmo dia, no fretamento CGH-VCP-NAT-FOR.

Sala VIP em CGR e CGH com muita comilança e luxo, modelo que deixou saudades e não foi mais igualado na nossa aviação.

Essa minha primeira experiência com o F100 da TAM ocorreu somente alguns meses depois do acidente com PT-MRK em São Paulo, e, em meio a desconfianças dos meus companheiros de viagem, voei com muita atenção, como aeroentusiasta que sou, um vôo muito agradável.

Nas cores da TAM voei o F100 entre:

CGR-CGH
CGR-CGB
CGR-LDB
CGR-GYN
GYN-BSB
BSB-GYN
GYN-CGR
CGH-VCP
VCP-NAT
NAT-FOR
FOR-VCP
VCP-CGH
CGH-LDB
LDB-CGR
LDB-CGH
BSB-CGB
CGB-CGR
CGH-GIG
GIG-VIX
VIX-CGH
GRU-CGR
CGH-BPS
BPS-GRU

Foram cerca de 30 horas de vôo agradável à noite, de manhã, à tarde e na madrugada...
Ocupei assentos à frente, junto às asas, no “fundão” onde a orquestra dos Tay era “tremenda”...

No dia-a-dia, chegava em casa no fim do dia com o “Chorão” saindo para SAMPA (JJ3805) ou acordava com o 3775. Dias memoráveis...!

E as pinturas especiais?!

Lembro das de NATAL, do MAM, do primeiro vôo para Paris...
Sem duvida, uma ótima idéia:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

O descrédito...

Contrastando os bons momentos vieram os acidentes, incidentes e aborrecimentos que desgastaram a imagem do Fokker 100 dentre os clientes da TAM. A imprensa foi implacável com o “Chorão”:

Imagem
Imagem
Imagem

Fotos: http://www.desastresaereos.net

Reconstituição do acidente do 402 (G1):

http://g1.globo.com/Noticias/0,,IIF1041-5605,00.html

Tamanha a exposição negativa ao público que o Presidente da TAM, à época, chegou a anunciar a desativação iminente dos Fokker 100, o que fez a empresa a deixar de voar para vários destinos e reduzir seus empregados. Com a crescente chegada dos Airbus A319 e A320, o “Chorão” foi perdendo espaço. Um duro golpe no seu reinado.

A volta por cima...

“Máquinda de fazer dinheiro...”
“Break even inigualável...”

São expressões que sempre acompanham quem conhece o Fokker 100 de perto...

Saída silenciosa...

Aos poucos fomos vendo a saída silenciosa de cena...:

Imagem
Imagem

Certamente que não será a última vez que veremos ou ouviremos falar do Fokker 100, ainda que como Mk28 ou outro nome que queiram dar ao “Chorão”. Ele ainda estará por aqui com seu som inconfundível.

Porém, na TAM, o seu trabalho chega ao fim...guardo com carinho, além das lembranças, um safety card que virará história, junto com minhas lembranças da VASP, TRANSBRASIL e CRUZEIRO.

Até breve grande guerreiro! Céus Cavok e positive climb pra você!

Imagem
Afonso
Moderador
Moderador

Mensagem por Afonso »

Pois é, vendo o fim de certas companhías / aeronaves, que percebo que o tempo está passando.
Quem não se recorda quando o primeiro F-100 chegou na Tam.
Antes eram só os F-27 fazendo o VDC (Vôo Direto ao Centro).

PT-MRA era show ver aquela escadinha toda cheia de luzinhas, lembram?
Um avião silencioso que a própria Tam, jogava como marketing.
"Se você não olhar para cima , nem vai notar o nosso avião".

Chegamos a impor uma frase que ficou ecoada aos spotting´s, "Lá vem o F-100 da TAM", hoje essa frase vai ficar perdida no tempo.
:cry:

Depois vieram muitas, mas muitas pinturas comemorativas mesmo.
Outro marco do Rolim.O Presidente que fez muita gente refazer o conceito "Administrar".
Quem não lembra dessas pinturas aqui:

Toquinha de Papai Noel.
TE AMO - Feliz 96
O Coelhinho estilizado no próprio MRA que ficou na fuselagem apenas uma noite.
Sorriso verde e amarelo.
JeTam Paris
Arraiá da Tam
Reninhas, parquedistas, o MAM, cerveja budweiser,
Miami no stop (aonde, nos saguões, muitos pensavam que o F-100 estava vindo de Miami)
A linda pintura do Number One no MRK)que ficou entre nós por pouco tempo.
Borboletas, www.tam.com.br(url do site da empresa na fuselagem)
MRH todo em letras douradas, e por aí vai .

Nosso velho e bom amigo, foi um avião com A maiúsculo.

Nesses anos todos, voei poucas vezes no F-100.

PT-MRA - Frete para Porto Seguro
PT-MRB - Frete para Curitiba (Volta de Porto Seguro)
PT-MRC - Frete a Ilheus
PT-MRD - SAO - CWB
PT-MRG - Frete a Curitiba (volta de Ilheus)
PT-MRM - Frete Ilheus - Porto Seguro
PT-WHK - CWB - SAO

Aguardamos mais depoimentos de quem um dia voou ou fotografou esse marco da aviação nacional.
:wink:
MASTER
MASTER

Mensagem por AB3 »

A primeira vez que tomei conhecimento do Fokker 100 eu devia ter uns 8, 9 anos... comprei uma revista VOAR... era o MRA na capa... A INVASÃO HOLANDESA era o título da revista.

Na escola que estudava no primário chegou a ser oferecido pela TAM um panorâmico com F100, mas ninguem quis pagar :lol: era bem salgado. Lembro que era raríssimo ver um F100 da TAM em Salvador até o meio dos anos 90. Recordo no meio final dos anos 90 eu ver um no aeroporto, era coisa de outro mundo.

Já em 2001 quando morei em Porto Seguro eu vi o que poucos acreditam quando eu conto... OITO FOKKER 100 lado a lado na madrugada... era o domínio SOLETUR TAM nas noites da terra do descobrimento. Recordo do auge do azar... todo mundo falava mal do avião, eu defendia, até que um dia eu viajei por terra até Caravelas e no almoço escutei algo um avião atropelou uma vaca... na estrada nada de notícia se corria, quando chego em casa e conecto a net, fiquei sabendo do show do 100 rs... dois acidentes no mesmo dia com intervalo de poucos minutos... inclusive fiz um artigo sobre o avião para o asas da bahia... na época um amigo que trabalhava na TAM copiou o artigo e mandou pra diretoria rsrsrs...

Nunca voei F100 na TAM, uma lástima... alias nunca voei F100 rs... já voei Fokker 50 esse sim é o MARAVILHOSO IRMÃO MENOR... que avião magnífico, amo, me orgulho de lidar com ele 6 dias por semana...

Pra mim o Fokker 100 fica na história da aviação brasileira como o 737-200 ficou marcado com o avião da VASP, como o DC10 é sinônimo de VARIG... espero de coração que o PT-MRA pare no museu, corrigindo de certa forma o trágico final do PP-SMA.
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
gugacwb
PC
PC

Mensagem por gugacwb »

Tenho carinho especial por essa aeronave. Quando tinha lá pelos 12, 13 anos, eu via o Fokker 100 da TAM e adorava, achava uma máquina muito bonita e com um barulhinho peculiar. Mesmo antes de voar, gostava.

Voei pela primeira vez em um desses em 1998. E no total, até 2004, foram 9 vôos, realizados nas rotas CWB-GRU, GRU-CWB, GRU-SSA e SSA-GRU. Lembro muito bem de um pouso em Salvador, em 1998, que foi qualquer coisa de fantástico. Pouso perfeito! E ainda me lembro da escadinha com o tapete vermelho. Bons tempos!

Não tem jeito! TAM é sinônimo de Fokker 100 e assim será para sempre. E sem dúvida, a TAM só é o que é hoje graças a essa bela aeronave holandesa. Por muitas vezes foi injustiçado, mas o Fokker 100 com certeza garantiu seu espaço na história da aviação brasileira.

Deixará saudades!

Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.
gugacwb
PC
PC

Mensagem por gugacwb »

Aproveito para postar duas fotos em homenagem ao Fokker 100 na TAM. Sinto pela falta de qualidade, mas máquina ruim, fotógrafo ruim e scanner mais ou menos, fica difícil. Hehe! De qualquer forma, aí estão.

Imagem

Imagem

Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.[/img]
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por Fernando Basto »

Fiz 2 pousos no F-100 (jump):

O 1º em Floripa (cavok), na 'auxiliar' com os reversos (ainda sob ordens da TAM), pinados e ele parou que foi uma maravilha. (em 1998)

O 2º em Guarulhos (em 1999), descida turbulenta, porém, segura e eficiente !

Minhas impressões: uma magnífica aeronave, muito boa de se voar (na mão), segundo as opniões dos tripulantes técnicos da TAM e que me transmitia enorme segurança ! Pena, terem denegrido a imagem desta bela 'ave', aqui no Brasil !
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
Bruno Holtz
PP
PP

Mensagem por Bruno Holtz »

A minha maior lembrança num fokker 100 foi um pouso pouquissimo usaual (quem é de Salvador sabe), quando voltavamos de Guarulhos, se não me engano em janeiro de 2000. Pousamos pela pista 35!!
A pista principal de SSA estava em obras por conta da reforma do aeroporto, e as opções eram a pista de taxi ou a 17/35. Vinhamos na aproximação, e de onde eu estava, so via agua. Pensei: Vamos pousar pela 28, pois não sabia que a reforma ja havia sido iniciada. De repente, areal e logo após o toque, hangares. Ai a ficha caiu: tinhamos descido pela 35. O pouso e o freio nba pista de 1500 metros foram macios e tranquilos, e o legal foi o taxi para o terminal ao lado do bambuzal.
Quando paramos, onde hoje é o terminal de cargas, na porta do avião, enquanto aguardavamos o onibus para o terminal, cumprimentei o comandante pelo pouso pouco usual. E ele se saiu com essa:
- Foi bom, mas como é curtinha essa pista, né?
- Pois é, falei. Por que não pousou pela 17 que é mais comum?
- Ah! o campo tava visual e resolvi pousar na 35 para vim curtindo as praias...

Bons tempos aqueles!!

Bruno
EMB-500
PP
PP

Mensagem por EMB-500 »

gugacwb escreveu:Aproveito para postar duas fotos em homenagem ao Fokker 100 na TAM. Sinto pela falta de qualidade, mas máquina ruim, fotógrafo ruim e scanner mais ou menos, fica difícil. Hehe! De qualquer forma, aí estão.

Imagem

Abraços,
Gustavo Ribeiro de Francisco.[/img]
Essa foto do Gustavo me faz lembrar da época (1997 - 1998) em que toda vez que eu passava na Av. Washington Luis; a primeira coisa que eu percebia era o inconfundível "choro" dos Tay que estavam parados em CGH. O interessante é que quase sempre tinham 4 F100 estacionados juntos. Na época que eu ia direto no terraço de CGH parecia que era combinado. Saia um F100 para taxiar e já tinha um outro já se aproximando para o pouso. Não era a toa que eram conhecidos como os "Jatos de Congonhas".

Para mim também vão deixar saudades, apesar dos dois únicos (ótimos) vôos que fiz neles pela TAM (GRU-MCZ-GRU). Longa vida para os Fokker 100 na OceanAir!!!!

Sds.

EMB-500
osmair
MASTER
MASTER

Mensagem por osmair »

O F-100 marcou época na TAM. Quando ainda estava na VEM cheguei a fazer o curso do avião, pois a VEM prestava serviços para a Oceanair. Algum tempo depois fui para GRU para dar antendimento aos aviões. É um avião bem simples de trabalhar, não é um avião de frescuras, na cabine de comando há um painel onde da para checar muitos sistemas do avião e é bem fácil de usá-lo. Apesar do pouco contato que tive, valeu a pena trabalhar com essa máquina. É um ótimo avião.
Um abraço do gordo!!!!
osmaircassio@hotmail.com
"A educação de um povo se avalia pelo modo como se tratam os animais."
Alexander Von Humboldt
Cassio SBSP
PC
PC

Mensagem por Cassio SBSP »

gugacwb escreveu: Imagem

:hap: BRAVO !
|-=New York - USA=-|
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Estes fokker 100 deixam de voar na cor vermelha da TAM mais
continua a voar na cor vermelha da Oceanair, eu não era muito
fão dele, mais com o tempo conheci bem o equipamento e cheguei
a conclusão, que ele é uma maquina de dar lucro, manutenção
barata e economico, na TAM com certeza vaí ter um no seu museu
ao lado do com. Rolim .
Se até hoje tem B707 voando com certeza daqui a 20 anos vai
ter fokker 100 nos seus.
sds,
Moises Propp
Tico
CMTE.
CMTE.

Mensagem por Tico »

Me lembro das tardes de verão, na laje da minha casa próximo ao externo da 17 de cgh, com aquele radinho analógico escutando: "marília 485 passou o externo em baixo e travado" (sim, eram 3 dígitos ainda), e minha mãe gritando: vai estudar moleque...hehehe. Lembro tb do meu primeiro vôo num f100 em 96, pouco depois do acidente, e ainda tenho o cartão de embarque guardado aqui. Ahhh tinha sala da TAM com piano de cauda e salgadinhos impecáveis. Que saudades...a empresa bem que tenta manter o glamour, adequando seus uniformes e atendimento a um padrão acima da média, mas fica cada dia mais díficl não associar o avião a um transporte de massa, comum nos dias de hj. Quem viveu aqueles tempos, sabe do que eu to falando.
Responder