E110 se acidenta em CWB

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Sirex
PC
PC

Mensagem por Sirex »

É...
Abaixo a confirmação da notícia

Avião bimotor cai e mata duas pessoas em São José dos Pinhais
por ADRIANO KOTSAN - GAZETA DO POVO ONLINE

Um avião modelo Embraer 110, da empresa Jet Sul, caiu e as duas pessoas que estavam à bordo morreram na madrugada desta quarta-feira (22) no terreno da Academia da Polícia Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, as duas vítimas são homens, um de 45 anos e outro de 46.

Os nomes das pessoas ainda não foram confirmados. De acordo com a PM, o avião, um Bandeirante bimotor, descarregou um material no Aeroporto Internacional Afonso Pena, na mesma região, e às 0h35 decolou com destino a Jundiaí, no interior de São Paulo.

Quinze minutos após a decolagem, que aconteceu 00h35, a torre de controle do Afonso Pena perdeu o contato com a aeronave. As buscas se iniciaram e por volta das 3 horas foi achado o avião no terreno da Academia do Guatupê, em uma área de mata.

Não houve incêndio e os dois tripulantes morreram na hora. A PM, o Corpo de Bombeiros e técnicos da Aeronáutica estão no local do acidente para iniciar as investigações sobre o que causou a queda do avião.
Bruno Orofino
MULTI
MULTI

Mensagem por Bruno Orofino »

O EMB-110 em questão estava sendo operado pela TWO Táxi Aéreo:

Imagem
Bruno Guimarães Orofino
Florianópolis-SC-BRASIL
Afonso
Moderador
Moderador

Mensagem por Afonso »

Eu e o Marcio estivemos do lado dessa aeronave na última quinta feira.
Tentavamos fotografar no patio junto a twr sbct.

Não conseguimos em virtude de um Major estar chegando.

Nossas condolencias as familias dos pilotos. :cry:
MULTI

Mensagem por Marcelo Affonso »

Muito trágico esse acidente, eu estava na escuta na hora que aconteceu o fato e acompanhei depois toda a movimentação dos bombeiros na busca pela aeronave.
O PT-SDB chegou por volta das 23:30 executou o procedimento ILS e pousou sem maiores problemas com teto em torno dos 600 pés. Na decolagem reportou os dois a bordo, autonomia de 3 horas e alternativa não me lembro, Ele prosseguia para a pista 15 porém como havia um Gol efetuando backtrack pela pista foi solicitado ao SDB se poderia decolar de 11, o que foi aceito pelos pilotos.
Após a decolagem do Gol o SDB prossegui sua decolagem porém após ser autorizado a chamar o APP-CT ele já não fez a primeira chamada. Após o controle fazer várias chamadas sem sucesso, havia um Gol em aproximação que cruzaria o perfil da subida Tuna que o SDB iria fazer, o APP solicitou ao Gol que fizesse uma ponte com o SDB, sem sucesso, e perguntou ao Gol se avistava as luzes da aeronave, porém o Gol não o avistou.
Escutei todo o trabalho dos bombeiros que demoraram cerca de duas horas para achar a aeronave, como já foi dito na reportagem na Academia da Policia Militar, os dois pilotos já estavam sem vida.

O piloto era conhecido aqui, primo de um colega da faculdade, porém como não foi confirmado os nomes dos tripulantes prefiro não divulgar por enquanto.

Abraços
Marcelo Affonso
MULTI
MULTI

Bom complementando como já vi divulgando em outros lugares o comandante era o Molinari que voava no Taxi Aérero Hercules um comandante experiente, que fez um bonito show com o Bandeirante PT-WDM no festval aéreo do Aeroclube do Paraná a um tempo atrás..
joao.moruntri
PP
PP

Mensagem por joao.moruntri »

Será que o avião entrou em Estol??? Ou uma despressurização?? Que estranho..Minhas condolencias as famílias das 2 vítimas. Se eu não me engano, este avião já esteve no SBBI, que é na frente do meu prédio (dá uns 500 metros da cabeceira...) :( :( :(
João Vitor
AéroFórum
joao.moruntri@gmail.com
Black Typhoon
MASTER
MASTER

Mensagem por Black Typhoon »

Bimotor da Embraer cai e duas pessoas morrem no Paraná

Atualizado às 12h22

Um avião bimotor da Embraer modelo Bandeirante caiu, na madrugada desta quarta-feira (22), na região de Curitiba. Segundo a Aeronáutica, a aeronave saiu do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR), e ia para Jundiaí (SP). Duas pessoas morreram.

A queda ocorreu logo após a decolagem, no terreno de uma academia da Polícia Militar. Técnicos já começaram a perícia no local do acidente.

Segundo informações da Aeronáutica, o Bandeirante pertence à Two Táxi Aéreo. Ele decolou à 0h35 e minutos depois, à 0h38, a aeronave perdeu contato com o controle de aproximação do aeroporto.

A Polícia Militar e os bombeiros encontraram os destroços às 2h40, dentro da reserva da Academia Policial Militar do Guatupê. O avião caiu ao lado de um rio, atrás do estande de tiro da academia.

A queda da aeronave não atingiu nada em terra e ninguém ficou ferido. A perícia interditou o local do acidente para a realização de exames.

Em nota, a Embraer afirmou lamentar profundamente o acidente ocorrido e se coloca à disposição das autoridades aeronáuticas nas investigações, visando o esclarecimento das causas do acidente.

HISTÓRICO DE PRODUÇÃO

A produção do Bandeirante foi iniciada na década de 60 e o encerramento da produção foi no início da década de 90 devido à evolução da tecnologia.

A Embraer vendeu mais de 500 aeronaves em todo o mundo.

Fonte: VNews
joao.moruntri
PP
PP

O avão em questao é EX-Jetsul, fabricado em 1980. Ele já esteve com Curitiba, segundo fotos no A.NET, tem fots no Cockpit e externas.No JORNAL HOJE (GLOBO) ainda não se comentou nada sobre o acidente. :shock:
João Vitor
AéroFórum
joao.moruntri@gmail.com
Marcelo Affonso
MULTI
MULTI

O PT-SDB voou muito tempo na Jetsul como cargueiro, se não me engano essa aeronave compôs a frota da Helisul Linhas Aéreas também a algum tempo atrás!!

Abraços
joao.moruntri
PP
PP

Marcelo Affonso escreveu:O PT-SDB voou muito tempo na Jetsul como cargueiro, se não me engano essa aeronave compôs a frota da Helisul Linhas Aéreas também a algum tempo atrás!!

Abraços
Positivo! Esqueci de colocar lá!!!
Abraço.
João Vitor
AéroFórum
joao.moruntri@gmail.com
Rodrigo Tippa
Contato:

Mensagem por Rodrigo Tippa »

Como disse o Everton é muito lamentável !!!! :( :(

O Molinari era uma figura lá no aeroclube muito humorado, mas alguem sabe o porque dele estar pilotando Bandeirante da Two??

Abraços

Grande Abraço,

Rodrigo Tippa

tipparodrigo@hotmail.com
Afonso
Moderador
Moderador

Mensagem por Afonso »

Agora fiquei triste.
O Molinari foi um senhor amigo, quando nos chamou para fotografar o avião da Hercules no evento do Bacacheri em 2006.

Tenho foto dele com o Irineu.

Lamentavel. :wink:

PS:Mais um que estará nos cuidando lá de cima, num FL superior.
Moderador

Mensagem por Afonso »

Homenagem minha e do Irineu a esse fabuloso ser humano.

Imagem

Mensagem por Irineu »

Figura humana excepcional, educado, atencioso e carismático com todos.
Que Deus receba-o como merece e console e ampare sua família. :cry: :cry: :cry:
Marco SBCT
MASTER
MASTER

Mensagem por Marco SBCT »

Marcelo e demais:
Estava ouvindo o APP Curitiba neste inicio de madrugada e ouvi o CTA Jairo, snme, chanar o sierra-delta-bravo várias vezes, muitas veses, fzia fonia com outros tráfegos, Gol 1735 e TAM 8014, e voltava chamar , pediu uma ponte p/ Gol sem sucesso, perguntou se ele via fogo mas como havia cobertura 8/8 o Cmte respondeu que não via devido à cobertura , o CTA pediu p/ procurar as luzes da ANV mas o Cmte da Gol disse não ver. Então fiquei angustiado pois apesar do Molina não ser amigo próximo era conhecido pois voava na aviação do Bamerindus e teve uma época que frequentei o Hangar deles e da Aerodata.
O SDB foi da HeliSul regional e fazia as linhas do PR e SC, muitas vezes vi ele, com faixas verdes, cruzar p/ Pato Branco ali pelas 5 , 5 e meia sobre a vila da Copel que eu morava em 1993/94., em Foz do Areia.
Uma grande perda para a aviação paranaense.
Conforto à família e amigos.
Editado pela última vez por Marco SBCT em Qua Ago 22, 2007 20:10, em um total de 1 vez.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Black Typhoon
MASTER
MASTER

Mensagem por Black Typhoon »

A outra pessoa que morreu neste acidente é, ou deveria ser o co-piloto José Roberto Urbano, conforme a notícia abaixo.

Avião bimotor cai e mata duas pessoas em São José dos Pinhais

Um avião modelo Embraer 110, de prefixo PT-SDB, caiu na madrugada desta quarta-feira (22) no terreno da Academia da Polícia Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Os pilotos Luiz Antonio Ramos Molinari, 57 anos, e José Renato Urbano, 46, morreram em conseqüência da queda. Molinari era curitibano e Urbano, nascido em Assis, no interior de São Paulo. As identidades foram confirmadas pela empresa Two Táxi Aéreo, de Itupeva, São Paulo, responsável pela aeronave.

ImagemImagem
Fotos: Aniele Nascimento (Gazeta do Povo)

Segundo o agente de segurança de vôo da empresa Two, Wagner Gropelo, ambos eram comandantes e experientes. "Somente a Aeronáutica vai saber afirmar quem estava pilotando a aeronave no momento da queda. As investigações técnicas do que causou o acidente também serão passadas pela Aeronáutica", afirmou Gropelo. "O nosso primeiro objetivo é dar toda a assistência para as famílias dos pilotos", completou.

O Cindacta II (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo)ainda não se pronunciou sobre a morte dos pilotos. "Estamos fazendo o levantamento de dados. O comando da Aeronáutica tem 30 dias para apresentar um relatório preliminar sobre as causas do acidente. Isso pode ser prorrogado caso seja necessário. A investigação não busca culpabilidade no acidente e sim a prevenção para que novos acidentes não aconteçam", explicou o capitão Leonardo Mangrich, chefe de comunicação do Cindacta II. Até as 18h30, os destroços da aeronave permaneciam no local do acidente. "Só iremos remover a aeronave depois que a equipe de investigação autorizar", comentou Mangrich.

A queda

De acordo com a Infraero, o avião pousou no Afonso Pena às 23h45 e esteve por cerca de 50 minutos num hangar. De acordo com a PM, o avião, um Bandeirante bimotor, descarregou um material e à 0h30 decolou com destino a Jundiaí, no interior de São Paulo. Segundo a Infraero, no momento do pouso, a neblina era forte, mas o mau tempo costuma atrapalhar mais na hora do pouso do que na decolagem.

Cinco minutos após a decolagem, a torre de controle do Afonso Pena perdeu o contato com a aeronave. As buscas se iniciaram e por volta das 3 horas foram encontrados os destroços do avião no terreno da Academia do Guatupê, em uma área de mata.

Não houve incêndio e os dois tripulantes morreram na hora. A PM, o Corpo de Bombeiros e técnicos da Aeronáutica foram para o local do acidente para iniciar as investigações sobre o que causou a queda do avião.

Enterro

O velório do corpo de Molinari, segundo a família, acontece no início desta noite no Aeroclube do Paraná - no aeroporto do Bacacheri. O enterro acontece nesta quinta-feira no Cemitério Água Verde - o horário não estava definido.

O corpo de Urbano seria levado ainda nesta noite de avião para Assis, onde o piloto morava com a família. O velório e o enterro acontecem nesta quinta-feira no Cemitério Municipal de Assis.

Fonte: ADRIANO KOTSAN E KARLOS KOHLBACH (GAZETA DO POVO ONLINE)
Oswaldo
PC
PC

Mensagem por Oswaldo »

Há uns anos atrás o SDB, o WDM , juntamente com o SFS, decolavam praticamente juntos todas as noites daqui de Londrina para Guarulhos, creio eu, que faziam vôos para os Correios. Os ouvia na fonia, quando ainda possuia rádio.
Alisson
PC
PC
Contato:

Mensagem por Alisson »

everton_cwb:
1 desses voos, é feito pela aeronave, Navajo da Taxi Aéreo Weiss que decola de Pato Branco para.
Emerson
MULTI
MULTI

Mensagem por Emerson »

Essa aeronave foi comprada nova pelo Governo da Paraiba nos anos 80, inclusive em um periodo de grande seca aqui na Paraiba ela foi adaptada para fazer chuva artificial através de bombardeamento de nuvens utilizando uma especie de sal, não lembro o periodo em que ela foi vendida, a mesma foi substituida pelo atual King Air. Lamentavél o fim dos tripulantes e da aeronave. Deus tenha compaixâo de suas almas e conforte os familiares e amigos dos pilotos. :( :(

sds

emerson.
Oswaldo
PC
PC

Mensagem por Oswaldo »

Caro Ewerton, não sei se os vôos eram de malotes , mas os mesmos partiam para GRU, os ouvia todos os dias na fonia. Não tenho mais rádio, mas não tenho ouvido movimentos durantre a noite. Na mesma época destas operações para GRU, havia os vôos de e para o Bacacheri, de manhã, e normalmente era o GKQ que operava ouvia na fonia e ia na lateral da pista vê-lo.
Responder