E110 se acidenta em CWB
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
É...
Abaixo a confirmação da notícia
Avião bimotor cai e mata duas pessoas em São José dos Pinhais
por ADRIANO KOTSAN - GAZETA DO POVO ONLINE
Um avião modelo Embraer 110, da empresa Jet Sul, caiu e as duas pessoas que estavam à bordo morreram na madrugada desta quarta-feira (22) no terreno da Academia da Polícia Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, as duas vítimas são homens, um de 45 anos e outro de 46.
Os nomes das pessoas ainda não foram confirmados. De acordo com a PM, o avião, um Bandeirante bimotor, descarregou um material no Aeroporto Internacional Afonso Pena, na mesma região, e às 0h35 decolou com destino a Jundiaí, no interior de São Paulo.
Quinze minutos após a decolagem, que aconteceu 00h35, a torre de controle do Afonso Pena perdeu o contato com a aeronave. As buscas se iniciaram e por volta das 3 horas foi achado o avião no terreno da Academia do Guatupê, em uma área de mata.
Não houve incêndio e os dois tripulantes morreram na hora. A PM, o Corpo de Bombeiros e técnicos da Aeronáutica estão no local do acidente para iniciar as investigações sobre o que causou a queda do avião.
Abaixo a confirmação da notícia
Avião bimotor cai e mata duas pessoas em São José dos Pinhais
por ADRIANO KOTSAN - GAZETA DO POVO ONLINE
Um avião modelo Embraer 110, da empresa Jet Sul, caiu e as duas pessoas que estavam à bordo morreram na madrugada desta quarta-feira (22) no terreno da Academia da Polícia Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Segundo as primeiras informações da Polícia Militar, as duas vítimas são homens, um de 45 anos e outro de 46.
Os nomes das pessoas ainda não foram confirmados. De acordo com a PM, o avião, um Bandeirante bimotor, descarregou um material no Aeroporto Internacional Afonso Pena, na mesma região, e às 0h35 decolou com destino a Jundiaí, no interior de São Paulo.
Quinze minutos após a decolagem, que aconteceu 00h35, a torre de controle do Afonso Pena perdeu o contato com a aeronave. As buscas se iniciaram e por volta das 3 horas foi achado o avião no terreno da Academia do Guatupê, em uma área de mata.
Não houve incêndio e os dois tripulantes morreram na hora. A PM, o Corpo de Bombeiros e técnicos da Aeronáutica estão no local do acidente para iniciar as investigações sobre o que causou a queda do avião.
-
- MULTI
- Mensagens: 444
- Registrado em: Qua Dez 22, 2004 18:16
- Localização: Florianópolis-SC
-
- MULTI
- Mensagens: 409
- Registrado em: Ter Fev 08, 2005 16:05
- Localização: Curitiba-PR
Muito trágico esse acidente, eu estava na escuta na hora que aconteceu o fato e acompanhei depois toda a movimentação dos bombeiros na busca pela aeronave.
O PT-SDB chegou por volta das 23:30 executou o procedimento ILS e pousou sem maiores problemas com teto em torno dos 600 pés. Na decolagem reportou os dois a bordo, autonomia de 3 horas e alternativa não me lembro, Ele prosseguia para a pista 15 porém como havia um Gol efetuando backtrack pela pista foi solicitado ao SDB se poderia decolar de 11, o que foi aceito pelos pilotos.
Após a decolagem do Gol o SDB prossegui sua decolagem porém após ser autorizado a chamar o APP-CT ele já não fez a primeira chamada. Após o controle fazer várias chamadas sem sucesso, havia um Gol em aproximação que cruzaria o perfil da subida Tuna que o SDB iria fazer, o APP solicitou ao Gol que fizesse uma ponte com o SDB, sem sucesso, e perguntou ao Gol se avistava as luzes da aeronave, porém o Gol não o avistou.
Escutei todo o trabalho dos bombeiros que demoraram cerca de duas horas para achar a aeronave, como já foi dito na reportagem na Academia da Policia Militar, os dois pilotos já estavam sem vida.
O piloto era conhecido aqui, primo de um colega da faculdade, porém como não foi confirmado os nomes dos tripulantes prefiro não divulgar por enquanto.
Abraços
O PT-SDB chegou por volta das 23:30 executou o procedimento ILS e pousou sem maiores problemas com teto em torno dos 600 pés. Na decolagem reportou os dois a bordo, autonomia de 3 horas e alternativa não me lembro, Ele prosseguia para a pista 15 porém como havia um Gol efetuando backtrack pela pista foi solicitado ao SDB se poderia decolar de 11, o que foi aceito pelos pilotos.
Após a decolagem do Gol o SDB prossegui sua decolagem porém após ser autorizado a chamar o APP-CT ele já não fez a primeira chamada. Após o controle fazer várias chamadas sem sucesso, havia um Gol em aproximação que cruzaria o perfil da subida Tuna que o SDB iria fazer, o APP solicitou ao Gol que fizesse uma ponte com o SDB, sem sucesso, e perguntou ao Gol se avistava as luzes da aeronave, porém o Gol não o avistou.
Escutei todo o trabalho dos bombeiros que demoraram cerca de duas horas para achar a aeronave, como já foi dito na reportagem na Academia da Policia Militar, os dois pilotos já estavam sem vida.
O piloto era conhecido aqui, primo de um colega da faculdade, porém como não foi confirmado os nomes dos tripulantes prefiro não divulgar por enquanto.
Abraços
-
- MULTI
- Mensagens: 409
- Registrado em: Ter Fev 08, 2005 16:05
- Localização: Curitiba-PR
-
- PP
- Mensagens: 20
- Registrado em: Qui Fev 22, 2007 19:23
-
- MASTER
- Mensagens: 3228
- Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
- Localização: na Lua, sozinho e feliz
Bimotor da Embraer cai e duas pessoas morrem no Paraná
Atualizado às 12h22
Um avião bimotor da Embraer modelo Bandeirante caiu, na madrugada desta quarta-feira (22), na região de Curitiba. Segundo a Aeronáutica, a aeronave saiu do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR), e ia para Jundiaí (SP). Duas pessoas morreram.
A queda ocorreu logo após a decolagem, no terreno de uma academia da Polícia Militar. Técnicos já começaram a perícia no local do acidente.
Segundo informações da Aeronáutica, o Bandeirante pertence à Two Táxi Aéreo. Ele decolou à 0h35 e minutos depois, à 0h38, a aeronave perdeu contato com o controle de aproximação do aeroporto.
A Polícia Militar e os bombeiros encontraram os destroços às 2h40, dentro da reserva da Academia Policial Militar do Guatupê. O avião caiu ao lado de um rio, atrás do estande de tiro da academia.
A queda da aeronave não atingiu nada em terra e ninguém ficou ferido. A perícia interditou o local do acidente para a realização de exames.
Em nota, a Embraer afirmou lamentar profundamente o acidente ocorrido e se coloca à disposição das autoridades aeronáuticas nas investigações, visando o esclarecimento das causas do acidente.
HISTÓRICO DE PRODUÇÃO
A produção do Bandeirante foi iniciada na década de 60 e o encerramento da produção foi no início da década de 90 devido à evolução da tecnologia.
A Embraer vendeu mais de 500 aeronaves em todo o mundo.
Fonte: VNews
Atualizado às 12h22
Um avião bimotor da Embraer modelo Bandeirante caiu, na madrugada desta quarta-feira (22), na região de Curitiba. Segundo a Aeronáutica, a aeronave saiu do Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR), e ia para Jundiaí (SP). Duas pessoas morreram.
A queda ocorreu logo após a decolagem, no terreno de uma academia da Polícia Militar. Técnicos já começaram a perícia no local do acidente.
Segundo informações da Aeronáutica, o Bandeirante pertence à Two Táxi Aéreo. Ele decolou à 0h35 e minutos depois, à 0h38, a aeronave perdeu contato com o controle de aproximação do aeroporto.
A Polícia Militar e os bombeiros encontraram os destroços às 2h40, dentro da reserva da Academia Policial Militar do Guatupê. O avião caiu ao lado de um rio, atrás do estande de tiro da academia.
A queda da aeronave não atingiu nada em terra e ninguém ficou ferido. A perícia interditou o local do acidente para a realização de exames.
Em nota, a Embraer afirmou lamentar profundamente o acidente ocorrido e se coloca à disposição das autoridades aeronáuticas nas investigações, visando o esclarecimento das causas do acidente.
HISTÓRICO DE PRODUÇÃO
A produção do Bandeirante foi iniciada na década de 60 e o encerramento da produção foi no início da década de 90 devido à evolução da tecnologia.
A Embraer vendeu mais de 500 aeronaves em todo o mundo.
Fonte: VNews
-
- PP
- Mensagens: 20
- Registrado em: Qui Fev 22, 2007 19:23
-
- MULTI
- Mensagens: 409
- Registrado em: Ter Fev 08, 2005 16:05
- Localização: Curitiba-PR
-
- PP
- Mensagens: 20
- Registrado em: Qui Fev 22, 2007 19:23
-
- Mensagens: 8
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 12:14
- Localização: Curitiba
- Contato:
-
- MASTER
- Mensagens: 2950
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
- Localização: Curitiba-PR-BR
Marcelo e demais:
Estava ouvindo o APP Curitiba neste inicio de madrugada e ouvi o CTA Jairo, snme, chanar o sierra-delta-bravo várias vezes, muitas veses, fzia fonia com outros tráfegos, Gol 1735 e TAM 8014, e voltava chamar , pediu uma ponte p/ Gol sem sucesso, perguntou se ele via fogo mas como havia cobertura 8/8 o Cmte respondeu que não via devido à cobertura , o CTA pediu p/ procurar as luzes da ANV mas o Cmte da Gol disse não ver. Então fiquei angustiado pois apesar do Molina não ser amigo próximo era conhecido pois voava na aviação do Bamerindus e teve uma época que frequentei o Hangar deles e da Aerodata.
O SDB foi da HeliSul regional e fazia as linhas do PR e SC, muitas vezes vi ele, com faixas verdes, cruzar p/ Pato Branco ali pelas 5 , 5 e meia sobre a vila da Copel que eu morava em 1993/94., em Foz do Areia.
Uma grande perda para a aviação paranaense.
Conforto à família e amigos.
Estava ouvindo o APP Curitiba neste inicio de madrugada e ouvi o CTA Jairo, snme, chanar o sierra-delta-bravo várias vezes, muitas veses, fzia fonia com outros tráfegos, Gol 1735 e TAM 8014, e voltava chamar , pediu uma ponte p/ Gol sem sucesso, perguntou se ele via fogo mas como havia cobertura 8/8 o Cmte respondeu que não via devido à cobertura , o CTA pediu p/ procurar as luzes da ANV mas o Cmte da Gol disse não ver. Então fiquei angustiado pois apesar do Molina não ser amigo próximo era conhecido pois voava na aviação do Bamerindus e teve uma época que frequentei o Hangar deles e da Aerodata.
O SDB foi da HeliSul regional e fazia as linhas do PR e SC, muitas vezes vi ele, com faixas verdes, cruzar p/ Pato Branco ali pelas 5 , 5 e meia sobre a vila da Copel que eu morava em 1993/94., em Foz do Areia.
Uma grande perda para a aviação paranaense.
Conforto à família e amigos.
Editado pela última vez por Marco SBCT em Qua Ago 22, 2007 20:10, em um total de 1 vez.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
SBBI/SBCT
-
- MASTER
- Mensagens: 3228
- Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
- Localização: na Lua, sozinho e feliz
A outra pessoa que morreu neste acidente é, ou deveria ser o co-piloto José Roberto Urbano, conforme a notícia abaixo.
Avião bimotor cai e mata duas pessoas em São José dos Pinhais
Um avião modelo Embraer 110, de prefixo PT-SDB, caiu na madrugada desta quarta-feira (22) no terreno da Academia da Polícia Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Os pilotos Luiz Antonio Ramos Molinari, 57 anos, e José Renato Urbano, 46, morreram em conseqüência da queda. Molinari era curitibano e Urbano, nascido em Assis, no interior de São Paulo. As identidades foram confirmadas pela empresa Two Táxi Aéreo, de Itupeva, São Paulo, responsável pela aeronave.


Fotos: Aniele Nascimento (Gazeta do Povo)
Segundo o agente de segurança de vôo da empresa Two, Wagner Gropelo, ambos eram comandantes e experientes. "Somente a Aeronáutica vai saber afirmar quem estava pilotando a aeronave no momento da queda. As investigações técnicas do que causou o acidente também serão passadas pela Aeronáutica", afirmou Gropelo. "O nosso primeiro objetivo é dar toda a assistência para as famílias dos pilotos", completou.
O Cindacta II (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo)ainda não se pronunciou sobre a morte dos pilotos. "Estamos fazendo o levantamento de dados. O comando da Aeronáutica tem 30 dias para apresentar um relatório preliminar sobre as causas do acidente. Isso pode ser prorrogado caso seja necessário. A investigação não busca culpabilidade no acidente e sim a prevenção para que novos acidentes não aconteçam", explicou o capitão Leonardo Mangrich, chefe de comunicação do Cindacta II. Até as 18h30, os destroços da aeronave permaneciam no local do acidente. "Só iremos remover a aeronave depois que a equipe de investigação autorizar", comentou Mangrich.
A queda
De acordo com a Infraero, o avião pousou no Afonso Pena às 23h45 e esteve por cerca de 50 minutos num hangar. De acordo com a PM, o avião, um Bandeirante bimotor, descarregou um material e à 0h30 decolou com destino a Jundiaí, no interior de São Paulo. Segundo a Infraero, no momento do pouso, a neblina era forte, mas o mau tempo costuma atrapalhar mais na hora do pouso do que na decolagem.
Cinco minutos após a decolagem, a torre de controle do Afonso Pena perdeu o contato com a aeronave. As buscas se iniciaram e por volta das 3 horas foram encontrados os destroços do avião no terreno da Academia do Guatupê, em uma área de mata.
Não houve incêndio e os dois tripulantes morreram na hora. A PM, o Corpo de Bombeiros e técnicos da Aeronáutica foram para o local do acidente para iniciar as investigações sobre o que causou a queda do avião.
Enterro
O velório do corpo de Molinari, segundo a família, acontece no início desta noite no Aeroclube do Paraná - no aeroporto do Bacacheri. O enterro acontece nesta quinta-feira no Cemitério Água Verde - o horário não estava definido.
O corpo de Urbano seria levado ainda nesta noite de avião para Assis, onde o piloto morava com a família. O velório e o enterro acontecem nesta quinta-feira no Cemitério Municipal de Assis.
Fonte: ADRIANO KOTSAN E KARLOS KOHLBACH (GAZETA DO POVO ONLINE)
Avião bimotor cai e mata duas pessoas em São José dos Pinhais
Um avião modelo Embraer 110, de prefixo PT-SDB, caiu na madrugada desta quarta-feira (22) no terreno da Academia da Polícia Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Os pilotos Luiz Antonio Ramos Molinari, 57 anos, e José Renato Urbano, 46, morreram em conseqüência da queda. Molinari era curitibano e Urbano, nascido em Assis, no interior de São Paulo. As identidades foram confirmadas pela empresa Two Táxi Aéreo, de Itupeva, São Paulo, responsável pela aeronave.


Fotos: Aniele Nascimento (Gazeta do Povo)
Segundo o agente de segurança de vôo da empresa Two, Wagner Gropelo, ambos eram comandantes e experientes. "Somente a Aeronáutica vai saber afirmar quem estava pilotando a aeronave no momento da queda. As investigações técnicas do que causou o acidente também serão passadas pela Aeronáutica", afirmou Gropelo. "O nosso primeiro objetivo é dar toda a assistência para as famílias dos pilotos", completou.
O Cindacta II (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo)ainda não se pronunciou sobre a morte dos pilotos. "Estamos fazendo o levantamento de dados. O comando da Aeronáutica tem 30 dias para apresentar um relatório preliminar sobre as causas do acidente. Isso pode ser prorrogado caso seja necessário. A investigação não busca culpabilidade no acidente e sim a prevenção para que novos acidentes não aconteçam", explicou o capitão Leonardo Mangrich, chefe de comunicação do Cindacta II. Até as 18h30, os destroços da aeronave permaneciam no local do acidente. "Só iremos remover a aeronave depois que a equipe de investigação autorizar", comentou Mangrich.
A queda
De acordo com a Infraero, o avião pousou no Afonso Pena às 23h45 e esteve por cerca de 50 minutos num hangar. De acordo com a PM, o avião, um Bandeirante bimotor, descarregou um material e à 0h30 decolou com destino a Jundiaí, no interior de São Paulo. Segundo a Infraero, no momento do pouso, a neblina era forte, mas o mau tempo costuma atrapalhar mais na hora do pouso do que na decolagem.
Cinco minutos após a decolagem, a torre de controle do Afonso Pena perdeu o contato com a aeronave. As buscas se iniciaram e por volta das 3 horas foram encontrados os destroços do avião no terreno da Academia do Guatupê, em uma área de mata.
Não houve incêndio e os dois tripulantes morreram na hora. A PM, o Corpo de Bombeiros e técnicos da Aeronáutica foram para o local do acidente para iniciar as investigações sobre o que causou a queda do avião.
Enterro
O velório do corpo de Molinari, segundo a família, acontece no início desta noite no Aeroclube do Paraná - no aeroporto do Bacacheri. O enterro acontece nesta quinta-feira no Cemitério Água Verde - o horário não estava definido.
O corpo de Urbano seria levado ainda nesta noite de avião para Assis, onde o piloto morava com a família. O velório e o enterro acontecem nesta quinta-feira no Cemitério Municipal de Assis.
Fonte: ADRIANO KOTSAN E KARLOS KOHLBACH (GAZETA DO POVO ONLINE)
Essa aeronave foi comprada nova pelo Governo da Paraiba nos anos 80, inclusive em um periodo de grande seca aqui na Paraiba ela foi adaptada para fazer chuva artificial através de bombardeamento de nuvens utilizando uma especie de sal, não lembro o periodo em que ela foi vendida, a mesma foi substituida pelo atual King Air. Lamentavél o fim dos tripulantes e da aeronave. Deus tenha compaixâo de suas almas e conforte os familiares e amigos dos pilotos.
sds
emerson.


sds
emerson.
Caro Ewerton, não sei se os vôos eram de malotes , mas os mesmos partiam para GRU, os ouvia todos os dias na fonia. Não tenho mais rádio, mas não tenho ouvido movimentos durantre a noite. Na mesma época destas operações para GRU, havia os vôos de e para o Bacacheri, de manhã, e normalmente era o GKQ que operava ouvia na fonia e ia na lateral da pista vê-lo.