727-200 escreveu:O Fernando Marcato tem tem essa foto que ele viu em uma enciclopédia.
Abraços
Irineu
Olha infelizmente eu também nao sei o autor tao menos a data da foto.
Porem pela forma como está o aeroporto sei que ela foi tirada entre 1959 e 1970.
Acho que é possivel ter ainda mais precisão sabendo o periodo que cada aeronave foi operada no brasil
Bons tempos quando CGH ainda era um aeroporto bonito
Essa foto é a mais linda que eu vi de CGH até hoje. Deu até arrepio. Me parece ter sido tirada em 1968-69, tempo em que já havia o caminhão Mercedes 1111 verde da foto, e a Varig ainda operava o Convair 240 que aparece ao fundo. Em 1970, já não existiam mais os Convair, e em 1967 ainda não havia o Mercedes...
Um dos aviões menores que aparecem no pátio é um Beech Twin Bonanza branco. Podem ser tanto o PT-APQ ou o PT-BTA, já que o PT-BXL era verde embaixo.
Quem é o autor? Isso já vai virar quadro no meu apê.
Nas decadas de 40 e 60 tambem aconteceram muitos acidentes em CGH, porque nao limitaram o crescimento da cidade em volta do aeroporto???ja que a tendencia seria o crescimento da aviação,se tivessem conservado uma area daria pra evitar os acidentes de hoje.
rafaelguimaraes escreveu:Ao amigo ai que voou nele, vale a pena visitá-lo no MUSAL - Campos dos Afonsos/RJ.
Estive há duas semanas e vale muito a visita! Estavam gravando um documentário sobre o Santos Dumont até...
PS: Ouvi dizer que cortaram a cauda do Electra para ele entrar no hangare depois remendaram...é verdade? PECADO MORTAL!
Um bivho desse deveria ser preservado em condições de vôo!
Caro Rafael
Quando estive nos Campos dos Afonsos tive o imenso prazer de conhecer o então diretor do MUSAL Antonio Claret Jordão e durante a visita ele me contou que, para colocar o Electra dentro do hangar, foram necessárias algumas medidas, mas nada a ver com "mutilações". Foram feitas alterações provisórias no trem de pouso, inclusive esvaziaram os pneus, para que o leme atingisse a altura necessária para passar pela porta. Após isso tudo foi restabelecido como estava originalmente. Até onde eu sei, essa aeronave possui total condição de voltar a voar (claro que depois de uma boa revisão estrutural e de motor pois as suas turbinas não são acionadas há um bom tempo).
rafaelguimaraes escreveu:Ao amigo ai que voou nele, vale a pena visitá-lo no MUSAL - Campos dos Afonsos/RJ.
Estive há duas semanas e vale muito a visita! Estavam gravando um documentário sobre o Santos Dumont até...
PS: Ouvi dizer que cortaram a cauda do Electra para ele entrar no hangare depois remendaram...é verdade? PECADO MORTAL!
Um bivho desse deveria ser preservado em condições de vôo!
Caro Rafael
Quando estive nos Campos dos Afonsos tive o imenso prazer de conhecer o então diretor do MUSAL Antonio Claret Jordão e durante a visita ele me contou que, para colocar o Electra dentro do hangar, foram necessárias algumas medidas, mas nada a ver com "mutilações". Foram feitas alterações provisórias no trem de pouso, inclusive esvaziaram os pneus, para que o leme atingisse a altura necessária para passar pela porta. Após isso tudo foi restabelecido como estava originalmente. Até onde eu sei, essa aeronave possui total condição de voltar a voar (claro que depois de uma boa revisão estrutural e de motor pois as suas turbinas não são acionadas há um bom tempo).
Att
JuniorLDB
Acho que aqui não é conveniente colocar isto, mas é pago para visitar este Musal?? Em dezembro vou ao RJ e estou pensando em ir lá..
O Musal é de graça, basta estar atento ao horário de funcionamento... Consulte alguém do Rio de Janeiro pois o acesso é complicado para quem não conhece...
B767 escreveu:Caramba. Mexeu com minhas emocoes.
Quando trabalhei na VASP, sempre ia ver o movimento no terraco. Que saudade.
Moro ao lado de CGH, desde criança sou facinado pelo movimento causado pelo tráfego intenso... eu e todos da minha época perdemos o terraço, que é o lugar mais legal que Congonhas tinha para um entusiasta da aviação... Hoje tenho que ir a uma rua perdida atrás da pista auxiliar e sentar num galho de árvore com quase 4 metros de altura se quiser curtir pousos e decolagens com as turbinas estourando os tímpanos... Mas que é bão demais é, viu...
Parabéns a todos pelo alto nível dos posts neste fórum. Sou visitante quase diário destas aeropáginas!
Alguém aí pode me enviar outras fotos do Aeroporto de Congonhas para publicar no meu site, o www.pabloaerobrasil.net ?
Vejam no Álbum "Aeroportos/Aeroporto de Congonhas" do meu site que ele está carente de fotos (não tenho oportunidade de ir para lá fotografar). Gostaria de fotos atuais e antigas.
Falar de Congonhas sempre me emociona talvez por ter sido este o primeiro aeroporto que conheci ainda na minha infância, segue uma foto que foi publicada em um jornal que era distribuído antigamente, Shopping News, aos moradores da região. Moro há 47 anos e a 464 metros em linha reta da cabeceira 35, medida pelo Google; dia e noite só vendo e ouvindo aviões. E ainda tem os que decolam de GRU e bloqueiam CGH, os que decolam do GIG e vão para CPQ, ou outros que vão para LIM e SCL, e que também decola do GIG. Visão privilegiada não acham?