O "Fokker 100" e o "MK28"

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
lumontjr
PC
PC
Mensagens: 105
Registrado em: Sex Mar 25, 2005 00:43

O "Fokker 100" e o "MK28"

Mensagem por lumontjr »

Sem entrar no mérito das qualidades ou defeitos do avião Fokker 100, questiono a legalidade da alteração da denominação do aparelho, visando melhor comercialização junto à passageiros desavisados. Refiro-me à "mudança", efetuada pela empresa Oceanair, na qual a aeronave mencionada passou a se chamar "MK28" (não imagino de onde tiraram isso). Fazendo uma analogia com o mercado automotivo, seria o mesmo que, após acidentes/incidentes em sequência do veículo X - com grande exposição negativa na mídia - uma grande montadora de veículos simplesmente continuasse a comercializar o veículo X, mas agora com a denominação Y. Não há nada, no Código de Defesa do Consumidor, que coíba essa prática?
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Mensagem por PR-WJI »

lumontjr,
Na verdade a OceanAir não passou a chamar o F-100 de MK-28 por acaso. O nome da aeronave, corretamente escrito é F28-MK100. Acontece que Fokker 100 é a forma de escrever que mais conhecemos. Acredito que só a OceanAir o chamou de MK-28.
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
O Mk28 da oceanair, este avião e bom !
O Fokker 100 da TAM , este é ruim !
A diferença e só o dono dos aviões, poís os 2 são vermelho.

sds,
Moises Propp
Marco SBCT
MASTER
MASTER
Mensagens: 2950
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
Localização: Curitiba-PR-BR

Mensagem por Marco SBCT »

É isso aí Moises, até na cor são iguais: colorados.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Guilherme Utz
PP
PP
Mensagens: 67
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:46
Localização: Dubai, Emirados Árabes Unidos

Mensagem por Guilherme Utz »

Esses tempos eu estava no jump de um a320, ai estavamos no PE da 17 em congonhas. A torre informa:

TWR: TAM3061, avista tráfego MK-28 na final?
TAM3061: Negativo torre, somente avisto um Fokker 100!
[risadas na fonia...]
Abraços,
Guilherme Utz
lumontjr
PC
PC
Mensagens: 105
Registrado em: Sex Mar 25, 2005 00:43

Mensagem por lumontjr »

Na verdade a OceanAir não passou a chamar o F-100 de MK-28 por acaso. O nome da aeronave, corretamente escrito é F28-MK100. Acontece que Fokker 100 é a forma de escrever que mais conhecemos. Acredito que só a OceanAir o chamou de MK-28.
José Arthur,
Obrigado pelo esclarecimento, mas ainda assim foi efetuada uma corruptela com a designação oficial do equipamento, muito provavelmente determinada por marqueteiros, em função da reputação negativa do modelo junto à população. Continuo em dúvida quanto à legalidade do procedimento.
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Mensagem por AB3 »

É a mesmíssima legalidade que a

- VASP teve ao chamar de BOEING 727 SUPER 200 para enfatizar o 200 em cima dos -100 da Transbrasil, Cruzeiro e Varig que eram chamados apenas de 727... a mesma VASP chamava os NAMCS YS-11 de Samurai para diferenciar dos da CRUZEIRO...

- VARIG teve ao por o Constellation super I, sendo que nunca existiu I, era até H, como a REAL usava o H, então mentiram na superioridade do I só para parecer melhor, mais moderno...

- VARIG/CRUZEIRO com 737-200 SUPER ADVANCED para passar os da VASP ADVANCED...

E cabe lembrar que seria FOKKER SUPER 100... mas o DAC na época não gostou da idéia, acabou virando MK28 que para SEU CONHECIMENTO MK é significado de VERSÃO... se é um FOKKER 28 MK.0100... pode muito bem ser chamado de FOKKER "VERSÃO" 28 ou seja MK28... dá no mesmo!

Agora a TAM melou a imagem do aparelho no Brasil, você quer que uma empresa iniciante, na hora do seu maior salto, chame seu equipamento vitrine de F100... já é demais...
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
O Entusiasta
PP
PP
Mensagens: 13
Registrado em: Ter Mar 01, 2005 14:20

Mensagem por O Entusiasta »

Além do nome a diferença parece estar tbm na manutenção do avião né! Mk28 ou F100 é um execelente avião, o problema está no passageiro brasileiro!
lumontjr
PC
PC
Mensagens: 105
Registrado em: Sex Mar 25, 2005 00:43

Mensagem por lumontjr »

AB3,
Obrigado pelos esclarecimentos adicionais com relação à denominações de aeronaves "neste país". Apenas não sei se essa prática, ainda que praticada por todas as empresas nacionais - ou internacionais - é leal , apesar de aparentemente ser legal (no sentido jurídico, é claro!).
CHARLES SBBR
MASTER
MASTER
Mensagens: 1159
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 08:59

Mensagem por CHARLES SBBR »

Se no registro oficial da aeronave consta o MK-28 juridicamente é legítimo o problema seria se fosse MK767 ou MD-28....
Um abraço!!!
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
Mensagens: 1360
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:

A respeito do tema "Mk28/F-100", ano passado realizei um breve estudo e o postei numa lista de discussão.

Como agora volta à tona, acho oportuno transcrever aqui o que então referia:

--------------------------------------------------------------------------------

A denominação oficial da aeronave que conhecemos como Fokker 100 (F-100), de acordo com os documentos de seu certificado de homologação de tipo é Fokker F28 Mk 0100 (e não Fokker Mk28-100, como já vi escrito).

Veja-se, à propósito o seguinte arquivo, elucidativo e final quanto ao tema (Certificado de Tipo, cujo atual titular é a Fokker Services B.V.):

http://www.fokkerservices.com/Downloads ... 0Marks.pdf

Aqui é preciso rememorar que o primeiro projeto civil à jato da Fokker foi o F28, aeronave birreatora de curto/médio alcance, que foi produzida em 4 versões básicas (entre 1967 e 1986 - total de 241 aeronaves), c variação de 65 a 85 pax em classe única: 1000/2000/3000/4000.

Segundo o respectivo CHT, as denominações oficiais eram F28 Mark 1000, F28 Mark 2000, F28 Mark 3000 e F28 Mark 4000.

Dado que o nosso conhecido "Fokker 100", lançado em meados dos anos 80, foi baseado na última versão do F28 (Mark 4000), a Fokker designou-o de F28 Mark 0100 em seu pedido de homologação e documentação oficial interna (talvez por considerar não uma nova aeronave, mas uma "evolução" do F28).

A denominação "Fokker 100" foi empregada para fins de marketing e para divulgação da aeronave no mercado, de modo à diferenciá-lo do antigo modelo F28 do qual efetivamente tinha pouca comunalidade a não ser em sua estrutura básica.

Assim, tenho que Mk28 é denominação errada, que não diz respeito à nenhuma aeronave da Fokker já que no jarguão da empresa Holandesa a locução Mark/Mk denomina uma versão/série dentro de um determinado tipo. Se ainda a ONE utilizasse "Mk100", como vimos acima, estaria correto.
-----------------------------------------------------------------------------
Por outro lado, é certo que outras "licenças poéticas" referentes à designação de aeronaves já ocorreram no passado em nosso país, conforme bem ilustrado acima pelo Alexandre, o que retira da OCEAN AIR qualquer ineditismo neste aspecto.

Abraços,

Marcelo Magalhães
POA/RS
paulo roberto machado
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 697
Registrado em: Ter Out 24, 2006 11:18

jet class

Mensagem por paulo roberto machado »

A rio-sul sempre chamou de JETCLASS O EMB 145!
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
Mensagens: 3304
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Mensagem por AB3 »

CHARLES SBBR escreveu:Se no registro oficial da aeronave consta o MK-28 juridicamente é legítimo o problema seria se fosse MK767 ou MD-28....
Ainda que inventassem o MK767, a empresa tem o direito de chamar ele do que quiser... desde que as documentações junto aos órgãos legais esteja o nome real

Tipo o cara pode pegar um 757 e por como SALSICHÃO 57... não tem problema algum... lá nos docs vai estar BOEING 757-200...
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Responder