O "Fokker 100" e o "MK28"
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O "Fokker 100" e o "MK28"
Sem entrar no mérito das qualidades ou defeitos do avião Fokker 100, questiono a legalidade da alteração da denominação do aparelho, visando melhor comercialização junto à passageiros desavisados. Refiro-me à "mudança", efetuada pela empresa Oceanair, na qual a aeronave mencionada passou a se chamar "MK28" (não imagino de onde tiraram isso). Fazendo uma analogia com o mercado automotivo, seria o mesmo que, após acidentes/incidentes em sequência do veículo X - com grande exposição negativa na mídia - uma grande montadora de veículos simplesmente continuasse a comercializar o veículo X, mas agora com a denominação Y. Não há nada, no Código de Defesa do Consumidor, que coíba essa prática?
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José Arthur,Na verdade a OceanAir não passou a chamar o F-100 de MK-28 por acaso. O nome da aeronave, corretamente escrito é F28-MK100. Acontece que Fokker 100 é a forma de escrever que mais conhecemos. Acredito que só a OceanAir o chamou de MK-28.
Obrigado pelo esclarecimento, mas ainda assim foi efetuada uma corruptela com a designação oficial do equipamento, muito provavelmente determinada por marqueteiros, em função da reputação negativa do modelo junto à população. Continuo em dúvida quanto à legalidade do procedimento.
É a mesmíssima legalidade que a
- VASP teve ao chamar de BOEING 727 SUPER 200 para enfatizar o 200 em cima dos -100 da Transbrasil, Cruzeiro e Varig que eram chamados apenas de 727... a mesma VASP chamava os NAMCS YS-11 de Samurai para diferenciar dos da CRUZEIRO...
- VARIG teve ao por o Constellation super I, sendo que nunca existiu I, era até H, como a REAL usava o H, então mentiram na superioridade do I só para parecer melhor, mais moderno...
- VARIG/CRUZEIRO com 737-200 SUPER ADVANCED para passar os da VASP ADVANCED...
E cabe lembrar que seria FOKKER SUPER 100... mas o DAC na época não gostou da idéia, acabou virando MK28 que para SEU CONHECIMENTO MK é significado de VERSÃO... se é um FOKKER 28 MK.0100... pode muito bem ser chamado de FOKKER "VERSÃO" 28 ou seja MK28... dá no mesmo!
Agora a TAM melou a imagem do aparelho no Brasil, você quer que uma empresa iniciante, na hora do seu maior salto, chame seu equipamento vitrine de F100... já é demais...
- VASP teve ao chamar de BOEING 727 SUPER 200 para enfatizar o 200 em cima dos -100 da Transbrasil, Cruzeiro e Varig que eram chamados apenas de 727... a mesma VASP chamava os NAMCS YS-11 de Samurai para diferenciar dos da CRUZEIRO...
- VARIG teve ao por o Constellation super I, sendo que nunca existiu I, era até H, como a REAL usava o H, então mentiram na superioridade do I só para parecer melhor, mais moderno...
- VARIG/CRUZEIRO com 737-200 SUPER ADVANCED para passar os da VASP ADVANCED...
E cabe lembrar que seria FOKKER SUPER 100... mas o DAC na época não gostou da idéia, acabou virando MK28 que para SEU CONHECIMENTO MK é significado de VERSÃO... se é um FOKKER 28 MK.0100... pode muito bem ser chamado de FOKKER "VERSÃO" 28 ou seja MK28... dá no mesmo!
Agora a TAM melou a imagem do aparelho no Brasil, você quer que uma empresa iniciante, na hora do seu maior salto, chame seu equipamento vitrine de F100... já é demais...
AB3 - aeroentusiasta forum user
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- PP
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Amigos:
A respeito do tema "Mk28/F-100", ano passado realizei um breve estudo e o postei numa lista de discussão.
Como agora volta à tona, acho oportuno transcrever aqui o que então referia:
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A denominação oficial da aeronave que conhecemos como Fokker 100 (F-100), de acordo com os documentos de seu certificado de homologação de tipo é Fokker F28 Mk 0100 (e não Fokker Mk28-100, como já vi escrito).
Veja-se, à propósito o seguinte arquivo, elucidativo e final quanto ao tema (Certificado de Tipo, cujo atual titular é a Fokker Services B.V.):
http://www.fokkerservices.com/Downloads ... 0Marks.pdf
Aqui é preciso rememorar que o primeiro projeto civil à jato da Fokker foi o F28, aeronave birreatora de curto/médio alcance, que foi produzida em 4 versões básicas (entre 1967 e 1986 - total de 241 aeronaves), c variação de 65 a 85 pax em classe única: 1000/2000/3000/4000.
Segundo o respectivo CHT, as denominações oficiais eram F28 Mark 1000, F28 Mark 2000, F28 Mark 3000 e F28 Mark 4000.
Dado que o nosso conhecido "Fokker 100", lançado em meados dos anos 80, foi baseado na última versão do F28 (Mark 4000), a Fokker designou-o de F28 Mark 0100 em seu pedido de homologação e documentação oficial interna (talvez por considerar não uma nova aeronave, mas uma "evolução" do F28).
A denominação "Fokker 100" foi empregada para fins de marketing e para divulgação da aeronave no mercado, de modo à diferenciá-lo do antigo modelo F28 do qual efetivamente tinha pouca comunalidade a não ser em sua estrutura básica.
Assim, tenho que Mk28 é denominação errada, que não diz respeito à nenhuma aeronave da Fokker já que no jarguão da empresa Holandesa a locução Mark/Mk denomina uma versão/série dentro de um determinado tipo. Se ainda a ONE utilizasse "Mk100", como vimos acima, estaria correto.
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Por outro lado, é certo que outras "licenças poéticas" referentes à designação de aeronaves já ocorreram no passado em nosso país, conforme bem ilustrado acima pelo Alexandre, o que retira da OCEAN AIR qualquer ineditismo neste aspecto.
Abraços,
Marcelo Magalhães
POA/RS
A respeito do tema "Mk28/F-100", ano passado realizei um breve estudo e o postei numa lista de discussão.
Como agora volta à tona, acho oportuno transcrever aqui o que então referia:
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A denominação oficial da aeronave que conhecemos como Fokker 100 (F-100), de acordo com os documentos de seu certificado de homologação de tipo é Fokker F28 Mk 0100 (e não Fokker Mk28-100, como já vi escrito).
Veja-se, à propósito o seguinte arquivo, elucidativo e final quanto ao tema (Certificado de Tipo, cujo atual titular é a Fokker Services B.V.):
http://www.fokkerservices.com/Downloads ... 0Marks.pdf
Aqui é preciso rememorar que o primeiro projeto civil à jato da Fokker foi o F28, aeronave birreatora de curto/médio alcance, que foi produzida em 4 versões básicas (entre 1967 e 1986 - total de 241 aeronaves), c variação de 65 a 85 pax em classe única: 1000/2000/3000/4000.
Segundo o respectivo CHT, as denominações oficiais eram F28 Mark 1000, F28 Mark 2000, F28 Mark 3000 e F28 Mark 4000.
Dado que o nosso conhecido "Fokker 100", lançado em meados dos anos 80, foi baseado na última versão do F28 (Mark 4000), a Fokker designou-o de F28 Mark 0100 em seu pedido de homologação e documentação oficial interna (talvez por considerar não uma nova aeronave, mas uma "evolução" do F28).
A denominação "Fokker 100" foi empregada para fins de marketing e para divulgação da aeronave no mercado, de modo à diferenciá-lo do antigo modelo F28 do qual efetivamente tinha pouca comunalidade a não ser em sua estrutura básica.
Assim, tenho que Mk28 é denominação errada, que não diz respeito à nenhuma aeronave da Fokker já que no jarguão da empresa Holandesa a locução Mark/Mk denomina uma versão/série dentro de um determinado tipo. Se ainda a ONE utilizasse "Mk100", como vimos acima, estaria correto.
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Por outro lado, é certo que outras "licenças poéticas" referentes à designação de aeronaves já ocorreram no passado em nosso país, conforme bem ilustrado acima pelo Alexandre, o que retira da OCEAN AIR qualquer ineditismo neste aspecto.
Abraços,
Marcelo Magalhães
POA/RS
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jet class
A rio-sul sempre chamou de JETCLASS O EMB 145!
Ainda que inventassem o MK767, a empresa tem o direito de chamar ele do que quiser... desde que as documentações junto aos órgãos legais esteja o nome realCHARLES SBBR escreveu:Se no registro oficial da aeronave consta o MK-28 juridicamente é legítimo o problema seria se fosse MK767 ou MD-28....
Tipo o cara pode pegar um 757 e por como SALSICHÃO 57... não tem problema algum... lá nos docs vai estar BOEING 757-200...
AB3 - aeroentusiasta forum user
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