Ontem quando estava editando esta foto foi que percebi uma coisa. No piso, em frente ao motor número 2, há uma poça d´agua em movimento ali e unicamente ali. Seria aquele movimento da água sendo sugada para dentro do motor?
Pelo que pode-se perceber, há sim algo abaixo do motor 1 também, mas em menor quantidade. Não sei se a foto está bem clara, até porque editei sem muitos cliques... porém acredito que dê para ver:
Tudo que estiver por perto será sugado; gente, cachorro, parafuso e etc.
Já leram ou ouviram sobre "foreing damage" ? Não sei se está escrito corretamente mas, é isso aí.
Pessoal , este “redemoinho” que se forma à frente e abaixo da entrada de ar do motor, é relevante (importante que aconteça) e está presente sempre que o motor está em funcionamento.Naquele caso, (a água realçou) pois devido ao fato de haver força centrífuga naquela massa de ar que gira,e considerando a existência de algum F.O. (foreign object), pedaços de papel e etc... estes, terão “a chance” de serem lançados para fora do “redemoinho” devido ao fato de serem mais pesados que o ar e conseqüentemente, longe da área de sucção do motor!
P.S. Lembram de um duto que fica na parte dianteira inferior do motor JT-8 dos “sucatinhas” da FAB? Pois é, aquele duto, lança ar sob pressão para o chão (bem à frente do motor) justamente para “afastar” – “soprar” os objetos que possam vir a ser sugados pelo reator. Porém, como naturalmente há a formação do bendito “redemoinho”, decidiu-se desativar este dispositivo.
CESAR NOVAES escreveu:P.S. Lembram de um duto que fica na parte dianteira inferior do motor JT-8 dos “sucatinhas” da FAB? Pois é, aquele duto, lança ar sob pressão para o chão (bem à frente do motor) justamente para “afastar” – “soprar” os objetos que possam vir a ser sugados pelo reator. Porém, como naturalmente há a formação do bendito “redemoinho”, decidiu-se desativar este dispositivo.
Sim, aquele duto faz parte do equipamento para o 737-100 e 200 operarem em pistas despreparadas, como as de terra. Até onde eu pouco sei, tiraram o equipamento pois o 737-200 não precisaria operar em pista de terra. O lance seria voar o presidente ou a autoridade até um aeroporto pavimentado e de lá operar com o Puma ou um Brasília do GTE.
CESAR NOVAES escreveu:P.S. Lembram de um duto que fica na parte dianteira inferior do motor JT-8 dos “sucatinhas” da FAB? Pois é, aquele duto, lança ar sob pressão para o chão (bem à frente do motor) justamente para “afastar” – “soprar” os objetos que possam vir a ser sugados pelo reator. Porém, como naturalmente há a formação do bendito “redemoinho”, decidiu-se desativar este dispositivo.
Sim, aquele duto faz parte do equipamento para o 737-100 e 200 operarem em pistas despreparadas, como as de terra. Até onde eu pouco sei, tiraram o equipamento pois o 737-200 não precisaria operar em pista de terra. O lance seria voar o presidente ou a autoridade até um aeroporto pavimentado e de lá operar com o Puma ou um Brasília do GTE.