Boeing cria avião de 1 cor para economizar combustível

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

Boeing cria avião de 1 cor para economizar combustível

Mensagem por Anonymous »

O próximo avião da Boeing terá apenas uma cor. Mas esta decisão, de acordo com o jornal espanhol El País, não está relacionada com as tendências do design moderno, mas responde a uma decisão técnica. Os engenheiros do líder mundial de fabricação de aviões descobriram que as cores produzem resistência ao ar e, por isso, gastam mais combustível.

Por esta razão, o novo modelo de avião, o 787-Deamliner, terá uma superfície lisa, fina e contínua, sem as irregularidades que produzem as capas de pintura.

Segundo a companhia norte-americana, esta pequena mudança permitirá economia de 113.562 litros de querosene de aviação por ano. A quantidade poupada é significativa para as companhias aéreas, tendo em conta o preço atual do querosene de aviação e suas previsões de aumento.

A tecnologia se beseia no chamado fluxo laminado das correntes de ar, que evita o atrito com os fluxos turbulentos, o que deriva em um menor consumo de combustível. Traduzido para a linguagem corrente, significa que se deve manter um tipo concreto de lâminas de ar em contato com o avião para que o resto do ar se mova mais rápido em lâminas paralelas.

Para conseguir isso, os engenheiros chegaram à conclusão que é necessário eliminar os desenhos da cor. Assim, o novo 787 será cinza porque complementa a aparência metálica da zona de carga ou dos passageiros.

Outros avanços
O modelo 787-Dreamliner é a última aposta da Boeing. Será comercializado em 2008 e, segundo a companhia, apresenta vários avanços tecnológicos, além da pintura.

Fuselagem e asas elaboradas com materiais compostos, motores de tecnologia avançada, peso reduzido entre 13,6 mil e 18,15 mil quilos graças à fabricação de fuselagens de uma peça única, gasto de combustível reduzido de 20% em relação a modelos do mesmo porte e uma manutenção cerca de 30% mais barata são algumas das vantagens da aeronave.

A Boeing recebeu a encomenda de 38 empresas aéreas, que já realizaram 471 pedidos deste modelo. A expectativa é fabricar 3,5 mil unidades em 20 anos (2004-2023), chegando a conquistar mais da metade do mercado.

Acredita-se que novas gerações de aviões de apenas uma cor irão subtituir a médio prazo os atuais Boeing 737NG e até mesmo os Airbus 320.

Sexta, 12 de Janeiro de 2007, 13h34
Fonte: INVERTIA
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Será??

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

Eu acho que a engenharia, mais uma vez, não conversou nem com o departamento comercial e nem com o departamento de Marketing.

Sugiro, nesse caso, a eliminação da "Logo Light" (ué, pra quê???).

Um abraço.
Imagem
Anonymous

Re: Será??

Mensagem por Anonymous »

Constellation escreveu:Caros amigos,

Eu acho que a engenharia, mais uma vez, não conversou nem com o departamento comercial e nem com o departamento de Marketing.

Sugiro, nesse caso, a eliminação da "Logo Light" (ué, pra quê???).

Um abraço.
Eles até podem sair de fabrica assim.. mas duvido que as cias não mandem pintar elas logo apos...
hehehe
Avatar do usuário
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Mensagens: 5493
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
Localização: Campo Grande-MS
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

Vai ficar estilo American?
CHARLES SBBR
MASTER
MASTER
Mensagens: 1159
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 08:59

Mensagem por CHARLES SBBR »

O saudoso Concorde era que tinha restrições quanto a pintura. Tinha que ser totalmente branco e as logos das empresas não podiam ser muito coloridas. Tudo isso por causa da altitude de cruzeiro e velocidades.
Um abraço!!!
ejsantos
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Out 17, 2005 11:13

Mensagem por ejsantos »

Essa notícia está errada, ou melhor, incompleta.

O que a Boeing fez foi tornar as naceles dos motores de uma só cor, e não o avião inteiro.

A notícia nem sequer é nova, é de julho de 2006.
Link para a notícia oficial com impressão artística de como fica:

http://boeingmedia.com/imageDetail.cfm? ... c=lrg&pn=2


Eduardo Santos
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Mensagens: 1170
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 14:47
Localização: Cabo Frio - RJ
Contato:

Mensagem por Fernando Basto »

CHARLES SBBR escreveu:O saudoso Concorde era que tinha restrições quanto a pintura. Tinha que ser totalmente branco e as logos das empresas não podiam ser muito coloridas. Tudo isso por causa da altitude de cruzeiro e velocidades.
- Então, qdo. ele voou com as cores da Pepsi ( http://www.fbasto.com/index14.html ), ele deve ter sofrido grandes restrições, não é mesmo, Charles ?
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
CHARLES SBBR
MASTER
MASTER
Mensagens: 1159
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 08:59

Mensagem por CHARLES SBBR »

CARAMBA! :shock: Nunca tinha visto essa!!! A Pepsi até tinha uma divulgação boa a uns tempos atrás, mas o refigerante é difícil!

Voltando a aviação... essa info sobre a pintura passou no documentário da NGO sobre o fim das operações do Concorde. Aquele que tem um spotter de NYC que estava no último vôo.
Um abraço!!!
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
Mensagens: 3086
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Afirmativo

Mensagem por Constellation »

Fernando Basto escreveu:
CHARLES SBBR escreveu:O saudoso Concorde era que tinha restrições quanto a pintura. Tinha que ser totalmente branco e as logos das empresas não podiam ser muito coloridas. Tudo isso por causa da altitude de cruzeiro e velocidades.
- Então, qdo. ele voou com as cores da Pepsi ( http://www.fbasto.com/index14.html ), ele deve ter sofrido grandes restrições, não é mesmo, Charles ?
Caro Fernando,

Sofreu muitas restriçoes, especialmente em relação à velocidade, que foi limitada em Mach 1,8, devido ao risco de superaquecimento da estrutura.

Um abraço.
Imagem
Fernando Basto
MASTER
MASTER
Mensagens: 1170
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 14:47
Localização: Cabo Frio - RJ
Contato:

Mensagem por Fernando Basto »

Pois é, Charles !

--------------------

Grato pela explicação, Constellation !
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
Responder