Boeing cria avião de 1 cor para economizar combustível
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Boeing cria avião de 1 cor para economizar combustível
O próximo avião da Boeing terá apenas uma cor. Mas esta decisão, de acordo com o jornal espanhol El País, não está relacionada com as tendências do design moderno, mas responde a uma decisão técnica. Os engenheiros do líder mundial de fabricação de aviões descobriram que as cores produzem resistência ao ar e, por isso, gastam mais combustível.
Por esta razão, o novo modelo de avião, o 787-Deamliner, terá uma superfície lisa, fina e contínua, sem as irregularidades que produzem as capas de pintura.
Segundo a companhia norte-americana, esta pequena mudança permitirá economia de 113.562 litros de querosene de aviação por ano. A quantidade poupada é significativa para as companhias aéreas, tendo em conta o preço atual do querosene de aviação e suas previsões de aumento.
A tecnologia se beseia no chamado fluxo laminado das correntes de ar, que evita o atrito com os fluxos turbulentos, o que deriva em um menor consumo de combustível. Traduzido para a linguagem corrente, significa que se deve manter um tipo concreto de lâminas de ar em contato com o avião para que o resto do ar se mova mais rápido em lâminas paralelas.
Para conseguir isso, os engenheiros chegaram à conclusão que é necessário eliminar os desenhos da cor. Assim, o novo 787 será cinza porque complementa a aparência metálica da zona de carga ou dos passageiros.
Outros avanços
O modelo 787-Dreamliner é a última aposta da Boeing. Será comercializado em 2008 e, segundo a companhia, apresenta vários avanços tecnológicos, além da pintura.
Fuselagem e asas elaboradas com materiais compostos, motores de tecnologia avançada, peso reduzido entre 13,6 mil e 18,15 mil quilos graças à fabricação de fuselagens de uma peça única, gasto de combustível reduzido de 20% em relação a modelos do mesmo porte e uma manutenção cerca de 30% mais barata são algumas das vantagens da aeronave.
A Boeing recebeu a encomenda de 38 empresas aéreas, que já realizaram 471 pedidos deste modelo. A expectativa é fabricar 3,5 mil unidades em 20 anos (2004-2023), chegando a conquistar mais da metade do mercado.
Acredita-se que novas gerações de aviões de apenas uma cor irão subtituir a médio prazo os atuais Boeing 737NG e até mesmo os Airbus 320.
Sexta, 12 de Janeiro de 2007, 13h34
Fonte: INVERTIA
Por esta razão, o novo modelo de avião, o 787-Deamliner, terá uma superfície lisa, fina e contínua, sem as irregularidades que produzem as capas de pintura.
Segundo a companhia norte-americana, esta pequena mudança permitirá economia de 113.562 litros de querosene de aviação por ano. A quantidade poupada é significativa para as companhias aéreas, tendo em conta o preço atual do querosene de aviação e suas previsões de aumento.
A tecnologia se beseia no chamado fluxo laminado das correntes de ar, que evita o atrito com os fluxos turbulentos, o que deriva em um menor consumo de combustível. Traduzido para a linguagem corrente, significa que se deve manter um tipo concreto de lâminas de ar em contato com o avião para que o resto do ar se mova mais rápido em lâminas paralelas.
Para conseguir isso, os engenheiros chegaram à conclusão que é necessário eliminar os desenhos da cor. Assim, o novo 787 será cinza porque complementa a aparência metálica da zona de carga ou dos passageiros.
Outros avanços
O modelo 787-Dreamliner é a última aposta da Boeing. Será comercializado em 2008 e, segundo a companhia, apresenta vários avanços tecnológicos, além da pintura.
Fuselagem e asas elaboradas com materiais compostos, motores de tecnologia avançada, peso reduzido entre 13,6 mil e 18,15 mil quilos graças à fabricação de fuselagens de uma peça única, gasto de combustível reduzido de 20% em relação a modelos do mesmo porte e uma manutenção cerca de 30% mais barata são algumas das vantagens da aeronave.
A Boeing recebeu a encomenda de 38 empresas aéreas, que já realizaram 471 pedidos deste modelo. A expectativa é fabricar 3,5 mil unidades em 20 anos (2004-2023), chegando a conquistar mais da metade do mercado.
Acredita-se que novas gerações de aviões de apenas uma cor irão subtituir a médio prazo os atuais Boeing 737NG e até mesmo os Airbus 320.
Sexta, 12 de Janeiro de 2007, 13h34
Fonte: INVERTIA
- Constellation
- Moderador
- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Será??
Caros amigos,
Eu acho que a engenharia, mais uma vez, não conversou nem com o departamento comercial e nem com o departamento de Marketing.
Sugiro, nesse caso, a eliminação da "Logo Light" (ué, pra quê???).
Um abraço.
Eu acho que a engenharia, mais uma vez, não conversou nem com o departamento comercial e nem com o departamento de Marketing.
Sugiro, nesse caso, a eliminação da "Logo Light" (ué, pra quê???).
Um abraço.

Re: Será??
Eles até podem sair de fabrica assim.. mas duvido que as cias não mandem pintar elas logo apos...Constellation escreveu:Caros amigos,
Eu acho que a engenharia, mais uma vez, não conversou nem com o departamento comercial e nem com o departamento de Marketing.
Sugiro, nesse caso, a eliminação da "Logo Light" (ué, pra quê???).
Um abraço.
hehehe
- arthuramaral_CGR
- Moderador
- Mensagens: 5493
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
- Localização: Campo Grande-MS
- Contato:
-
- MASTER
- Mensagens: 1159
- Registrado em: Ter Dez 21, 2004 08:59
Essa notícia está errada, ou melhor, incompleta.
O que a Boeing fez foi tornar as naceles dos motores de uma só cor, e não o avião inteiro.
A notícia nem sequer é nova, é de julho de 2006.
Link para a notícia oficial com impressão artística de como fica:
http://boeingmedia.com/imageDetail.cfm? ... c=lrg&pn=2
Eduardo Santos
O que a Boeing fez foi tornar as naceles dos motores de uma só cor, e não o avião inteiro.
A notícia nem sequer é nova, é de julho de 2006.
Link para a notícia oficial com impressão artística de como fica:
http://boeingmedia.com/imageDetail.cfm? ... c=lrg&pn=2
Eduardo Santos
-
- MASTER
- Mensagens: 1170
- Registrado em: Ter Jan 04, 2005 14:47
- Localização: Cabo Frio - RJ
- Contato:
- Então, qdo. ele voou com as cores da Pepsi ( http://www.fbasto.com/index14.html ), ele deve ter sofrido grandes restrições, não é mesmo, Charles ?CHARLES SBBR escreveu:O saudoso Concorde era que tinha restrições quanto a pintura. Tinha que ser totalmente branco e as logos das empresas não podiam ser muito coloridas. Tudo isso por causa da altitude de cruzeiro e velocidades.
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
-
- MASTER
- Mensagens: 1159
- Registrado em: Ter Dez 21, 2004 08:59
CARAMBA!
Nunca tinha visto essa!!! A Pepsi até tinha uma divulgação boa a uns tempos atrás, mas o refigerante é difícil!
Voltando a aviação... essa info sobre a pintura passou no documentário da NGO sobre o fim das operações do Concorde. Aquele que tem um spotter de NYC que estava no último vôo.

Voltando a aviação... essa info sobre a pintura passou no documentário da NGO sobre o fim das operações do Concorde. Aquele que tem um spotter de NYC que estava no último vôo.
Um abraço!!!
- Constellation
- Moderador
- Mensagens: 3086
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
- Localização: Londrina
Afirmativo
Caro Fernando,Fernando Basto escreveu:- Então, qdo. ele voou com as cores da Pepsi ( http://www.fbasto.com/index14.html ), ele deve ter sofrido grandes restrições, não é mesmo, Charles ?CHARLES SBBR escreveu:O saudoso Concorde era que tinha restrições quanto a pintura. Tinha que ser totalmente branco e as logos das empresas não podiam ser muito coloridas. Tudo isso por causa da altitude de cruzeiro e velocidades.
Sofreu muitas restriçoes, especialmente em relação à velocidade, que foi limitada em Mach 1,8, devido ao risco de superaquecimento da estrutura.
Um abraço.

-
- MASTER
- Mensagens: 1170
- Registrado em: Ter Jan 04, 2005 14:47
- Localização: Cabo Frio - RJ
- Contato:
Pois é, Charles !
--------------------
Grato pela explicação, Constellation !
--------------------
Grato pela explicação, Constellation !
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ