O B737-800 prefixo PP-VSA decolou hoje às 11:42LT do GIG com destino San José/Tucson e Victorville. Um detalhe interessante é que a aeronave estava apenas com o winglet na asa direita.
Este foi o último B738 da Varig a deixar o Brasil.
Em tempo: na próxima semana está prevista a devolução do B777 PP-VRJ.
Olá Amigos,
Este se não me falha a memoria foi o 1º B737-800 a voar no Brasil,
em 09/2001 na VARIG, acho que se ANAC demorar a entregar o Cheta
para VARIG vai mais aviões ainda.
Ok desculpe pelo erro....mas eu falei isso, por causa de uma informação que eu achei no site "www.airfleets.net". Em geral esse site é muito bem feito e nunca tinha errado.
History of the aircraft
Delivery Date Operator Registration Remark
10/09/2001 Varig PP-VSA lsd GATX
01/08/2006 GOL Transportes Aereos PT-GIP To enter in service
O B737-800 prefixo PP-VSA decolou hoje às 11:42LT do GIG com destino San José/Tucson e Victorville. Um detalhe interessante é que a aeronave estava apenas com o winglet na asa direita.
Este foi o último B738 da Varig a deixar o Brasil.
Em tempo: na próxima semana está prevista a devolução do B777 PP-VRJ.
Caros,
Gostaria de saber até que ponto a existência de winglet apenas em uma das asas afeta a estabilidade do vôo?
Por exemplo é possível que o N600XL (quando liberado pelas autoridades) seja transladado de Caximbo para SJK para a reinstalação do winglet ou este retrabalho terá que ser feito naquela base aérea?
Notando a foto do PP-VSA sem o WL, me veio uma dúvida:
Sem a WL ele também ficou sem nehuma luz de navegação naquela asa. Isso não afeta o traslado da aeronave?
Sem a WL ele também ficou sem nehuma luz de navegação naquela asa. Isso não afeta o traslado da aeronave?
Para voo diurno a aeronave pode ser despachada sem as luzes de navegacao.
Gostaria de saber até que ponto a existência de winglet apenas em uma das asas afeta a estabilidade do vôo?
Depende da aeronave. O MD-11, por exemplo, nao pode sair sem a parte superior do winglet. Quanto a parte inferior, um pode estar faltando.
Quanto ao 744, ele pode ser liberado sem um deles, desde que sejam observados alguns limites de peso. Adicionalmente, ha um incremento no consumo de combustivel em torno de 2,5%.