Avião da TAM faz pouso de emergência no Paraguai

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Anonymous

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Um fato é que houve uma brusca mudança na manutenção da TAM depois da série de acidentes fatais e com perda de casco do F100.

A aeronave é boa. Mas não se pode eximir em 100% a manutenção da TAM.

Infelizmente em nosso pais as investigações não correm com o mesmo rigor do NTSB ou do board de transporte do Canadá que gastou US$ 60 milhoes para investigar o MD-11 da Swissair que se acidentou em Halifax numa das maiores investigações da história.

Aqui não temos nem o relatório conclusivo dos dois EMB-120 da Rico... Do LET-410 da TEAM.
moises Propp
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Mensagem por moises Propp »

air737
À informação da compra dos 2 Fokker pela CVC eu li nos
jornais de Porto Alegre, curioso está informação não
proceder, com relação a bola da vez na SNEA ser das 2,
realmente isto acontece, mas para a infelicidade da VARIG
ela não tem $$$ para lutar.
E realmente a manutenção do passado da TAM poderia não
ter tanta experiencia com estes Fokker 100, mas hoje com
o passar do tempo e eles adquiriram com os diversos problemas
destes aviões, como voce disse , o Fokker vaí continuar a
voar por muitos e muitos anos aqui no Brasil, nem que seja
nas pequenas empresas, pode ser até a nossa VARIG, por
que a VEM entende de Fokker tambem.
Obrigado por suas explicações, são de bom agrado.
Realmente sou fam da VARIG, mas gosto tambem da OCE e
da WEB, por ser empresas pequenas e tem futuro, lutam
com bom serviço e qualidade para ganhar o mercado.

Sds,
Moises/poa
Spetsnaz
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Mensagem por Spetsnaz »

Spetsnaz,
Pois é pelo jeito vc só ouviu...vc acha realmente que se tivesse sido um problema estrutural as autoridades internacionais teriam deixado que o caso fosse encoberto ? Que absurdo é este ? Um B-747 da United "descascou"literalmente da porta de carga ao "cocuruto", vários pax foram expelidos p/ fora....aquele B-737 da Aloha então ? e só para citar estes...SERÁ que a TAM, a Polícia Federal, o DIPAA, o DAC e sei lá mais quem, ou o que teriam esta força toda ? Só está mal explicado na cabeça dos mal intencionados ! E até gostaria que vários que lerem isto me contestem...estou esperando !
O grande problema, é que se usa o "alguém me disse" , "ouvi dizer" , "incidentes demais prá meu gosto" e esquece que ocorrem incidentes e acidentes em todas as partes do mundo e até aqui e com todas as empresas...ou será que ninguém fez um levantamento de qtos ocorreram c/ os 737 aqui no Brasil ( aliás, recomendo encomendarem um livro via internet- pois não foi e não será traduzido p/ o portugues- é sobre a investigação do acidente de Pittsburgh o USAIR 427 ).
A manutenção tem que ser feita sempre...e é...
ou será que vc acha que todos são irresponsáveis ?
air737
Eu "só" ouvi, pois eu não tive acesso a nenhum documento relativo aos acidentes nem incidentes, acredito eu que você também não teve.. então vc está supondo todas as suas afirmações... eu vi algumas fotos do caso da "bomba"... e aquilo não me parece bomba... e quem me conhece sabe que eu conheço bombas e os efeitos dela..

Eu trabalho na TAM, adoro a TAM e quero voar na TAM.. mas naquela época a TAM teve acidentes e incidentes demais da conta... e varios praticamentes seguidos... e por mais que acidentes e incidentes ocorram.. aquilo não era normal.. tanto que mudaram muito da manutenção daquela época... e isso eu não ouvi... isso ocorreu
Spetsnaz
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moises Propp escreveu:air737
À informação da compra dos 2 Fokker pela CVC eu li nos
jornais de Porto Alegre, curioso está informação não
proceder, com relação a bola da vez na SNEA ser das 2,
realmente isto acontece, mas para a infelicidade da VARIG
ela não tem $$$ para lutar.
E realmente a manutenção do passado da TAM poderia não
ter tanta experiencia com estes Fokker 100, mas hoje com
o passar do tempo e eles adquiriram com os diversos problemas
destes aviões, como voce disse , o Fokker vaí continuar a
voar por muitos e muitos anos aqui no Brasil, nem que seja
nas pequenas empresas, pode ser até a nossa VARIG, por
que a VEM entende de Fokker tambem.
Obrigado por suas explicações, são de bom agrado.
Realmente sou fam da VARIG, mas gosto tambem da OCE e
da WEB, por ser empresas pequenas e tem futuro, lutam
com bom serviço e qualidade para ganhar o mercado.

Sds,
Moises/poa
Só por curiosidade.. a VEM começou a mexer com os Fokker depois que a TAM quis cobrar caro d+ da Ocean para a manu de seus Fokker.. dai a VEM deu a proposta e a Ocean escolheu a VEM... TAM vacilou d+...
Anonymous

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Spetsnaz escreveu: Eu "só" ouvi, pois eu não tive acesso a nenhum documento relativo aos acidentes nem incidentes, acredito eu que você também não teve.. então vc está supondo todas as suas afirmações... eu vi algumas fotos do caso da "bomba"... e aquilo não me parece bomba... e quem me conhece sabe que eu conheço bombas e os efeitos dela..

Eu trabalho na TAM, adoro a TAM e quero voar na TAM.. mas naquela época a TAM teve acidentes e incidentes demais da conta... e varios praticamentes seguidos... e por mais que acidentes e incidentes ocorram.. aquilo não era normal.. tanto que mudaram muito da manutenção daquela época... e isso eu não ouvi... isso ocorreu
Bom, estranho.. ou você é "puliça", ou de torcida organizada ou é um terrorista :lol: :lol:
Brincadeiras à parte, eu voei com um ex-piloto da TAM em um Táxi Aéreo aqui de SP que não tinha nenhum motivo para defender a Cia e sempre que o assunto era essa bomba ele afirmava categoricamente que foi bomba sim. Ele era muito amigo dos 2 pilotos que estavam na acft e disse que havia cinzeiro pregado no teto, jornal estampado no teto, estilhaço nas paredes e principalmente cheiro de "pólvora" (não entendo nada de bomba isso é genérico)... Acho muito fantasiosa essa toria conspiratória que circula até hoje por aí.
Não concordo com "número excessivo de acidente/incidentes" naquela época, o que houve foi um excesso de notícias do tipo, "pouso por precaução devido falha na turbina", "estouro do pneu", "superaquecimento do freio", etc...

TAM402 - reverso aberto em vôo (fatalidade, chance de 0,000000....1%, além desse só lembro do 767-300 da Lauda Air)
bomba - sem comentários
Quebrou SDU - falha operacional (eu que sou novinho sei de 1 F-27 Rio Sul, 1 737-300 VARIG e 1 Electra VARIG)
despalhetamento - Rolls Royce (lembro de 1 767 TBA SBKP, 1 767 VARIG SBGR, 1 MD-11 VARIG em Lisboa, 1 King Air 90 em Palmas :D e 1 Skyvan em Amarais :D .. a diferença foi a fatalidade no caso do TAM.
Birigui - vazamento de combustível (AirTransat A330-200)
Campinas de barriga - falha hidráulica

E olha que no mesmo dia do acidente de Birigui e do pouso em Campinas com trem em cima, teve um acidente com E-120 da RICO com 35 mortes (nao lembro o número exato) e um acidente com perda total de um 737-200 da VARIG em GYN.
Eu consideraria esses os principais eventos com o F-100 na TAM e sinceramente acho que somente 2 ou no máximo 3 são de relevância.
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Mensagem por Spetsnaz »

everton_cwb escreveu:
santossilva.andre escreveu:Um fato é que houve uma brusca mudança na manutenção da TAM depois da série de acidentes fatais e com perda de casco do F100.
A TAM teve mais de um acidente fatal com F100?? :roll:

Abraço!!!
Além do Jabaquara, que eu lembre o despalhetamento e a explosão... tirando a Vaca em Birigui..
Anonymous

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everton_cwb escreveu:
santossilva.andre escreveu:Um fato é que houve uma brusca mudança na manutenção da TAM depois da série de acidentes fatais e com perda de casco do F100.
A TAM teve mais de um acidente fatal com F100?? :roll:
moises Propp escreveu:air737
À informação da compra dos 2 Fokker pela CVC eu li nos
jornais de Porto Alegre ...
Mais uma vez, a nossa imprensa pisa na bola.. :lol:

Abraço!!!
Ewerton,

Infelizmente ela teve 3 acidentes fatais com F100.
Dentre os operadores de F100 é sem dúvida uma marca triste apesar de ter certeza que a mnt da TAM hoje é uma das melhores do país.

Eu li uma pesquisa da PUC do RJ onde cerca de 83% da população checada em aeroporto diz que se sente moderadamente ou altamente desconfortável com o F100.

A TAM como não é boba tirou o F100 das principais rotas.
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Constellation
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Não somos ricos...

Mensagem por Constellation »

santossilva.andre escreveu:Um fato é que houve uma brusca mudança na manutenção da TAM depois da série de acidentes fatais e com perda de casco do F100.

A aeronave é boa. Mas não se pode eximir em 100% a manutenção da TAM.

Infelizmente em nosso pais as investigações não correm com o mesmo rigor do NTSB ou do board de transporte do Canadá que gastou US$ 60 milhoes para investigar o MD-11 da Swissair que se acidentou em Halifax numa das maiores investigações da história.

Aqui não temos nem o relatório conclusivo dos dois EMB-120 da Rico... Do LET-410 da TEAM.
As investigações de acidentes no Brasil são excelentes, principalmente considerando-se que o Brasil, sendo um país pobre, não pode se dar ao luxo de gastar os mesmos milhões de dólares dos contribuintes que americanos e canadenses. Levando-se em consideração o tamanho do CENIPA e do NTSB, nós damos de 5 a zero nos americanos. Se eles tivessem o orçamento do CENIPA, ainda não teriam sido publicados os relatórios finais dos acidentes com os Electra no final da década de 50.

Um abraço.
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Caixa preta do FOKKER 100 que caiu no Jabaquara.

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Para quem se interessa, nesse link tem a gravação da caixa preto do Fokker q caiu em jabaquara e um video com a reconstituição do acidente

http://youtube.com/watch?v=3lQOuHSodj0& ... ed&search=
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Lembrando ainda que o NTSB tem lá seus problemas também. Ainda não temos uma conclusão sobre os acidentes de Pittsburgh (08/set/94) e Colorado Springs (03/mar/91).

Abraço
BrazPilot
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Mensagem por BrazPilot »

asnomalon escreveu:Lembrando ainda que o NTSB tem lá seus problemas também. Ainda não temos uma conclusão sobre os acidentes de Pittsburgh (08/set/94) e Colorado Springs (03/mar/91).
Abraço
Constellation escreveu:Levando-se em consideração o tamanho do CENIPA e do NTSB, nós damos de 5 a zero nos americanos. Se eles tivessem o orçamento do CENIPA, ainda não teriam sido publicados os relatórios finais dos acidentes com os Electra no final da década de 50.

Caros Colegas,

Sou investigador da Air Line Pilots Association (ALPA) e trabalhamos em conjunto com a NTSB como uma das "contribuientes ou em inglês, parties" nas investigações de acidentes aéreos, na função de representar os interesses dos tripulantes. Aqui nos EUA, existem cerca de 30 mil vôos comerciais diários e mais um punhado de milhares de vôos privados totalizando um total de 87 mil. Os céus do país em um dado momento conta com mais de 5000 vôos simultâneos. É tambem fácil se entender que o número de incidentes e acidentes seja muito mais alto que no Brasil aonde o movimento de tráfego não chega a 5% do que ocorre nos EUA. Os investigadores do NTSB e FAA possuem muito trabalho a fazer, desde na investigação de pequenos incidentes ocorridos com aviões particulares mas também nos grandes acidentes aéreos. Participar e concluir uma investigação não é uma tarefa nem um pouco fácil. Pode demorar dias, meses, anos ou até decadas dependendo das circumstâncias envolvidas, ainda mais quando o volume de casos é alto. Por dia existem pelo menos 10 acidentes/incidentes aéreos no país e muitas vezes falta pessoal qualificado para atender a todos os casos simultâneamente. Um detalhe é que uma investigação nunca é totalmente encerrada. Novos indícios, fatos ou evidências podem sempre surgir.
O NTSB conta com os melhores especialistas em investigação do mundo, especialistas em todas as areas possíveis desde Fatores Humanos a Metalúrica, de Meteorologia a Sistemas. O laboratório deles em Washington é uma das mais modernas do mundo, um lugar impressionante, de fazer cair o queixo. O NTSB é sempre chamado a outros países para ajudarem em investigações como pessoal de apoio ou mesmo como a entidade principal.
O CENIPA é muito bem respeitado e tambem conta com pessoal altamente qualificado, mas não há como comprar as duas entidades posto lado a lado. Para começar o CENIPA é militar e o NTSB é civil. O CENIPA tem como função previnir e investigar. O NTSB investiga e recomenda ações de prevenção ao FAA. O FAA é encarregado de regulamentar e cumprir as recomendações do NTSB em previnir acidentes, qualificar pessoal e investigar certos incidentes que o NTSB delega a ela. O NTSB também presta apoio ao CENIPA quando requisitado, seja na leitura de FDR's/CDR's ou em outras funções em que o NTSB possue especialistas exclusivos.
É só um esclarecimento para quem gosta do assunto.


Eis um exemplo de um trabalho mútuo NTSB-CENIPA...

http://ntsb.gov/Recs/letters/2000/A00_104.pdf


Abraços

BrazPilot
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asnomalon escreveu:Lembrando ainda que o NTSB tem lá seus problemas também. Ainda não temos uma conclusão sobre os acidentes de Pittsburgh (08/set/94) e Colorado Springs (03/mar/91).

Abraço
Se forem os das guinadas dos 737s.. chegaram a conclusão de uma peça hidraulica no leme dos 737 travava o leme na inclinação máxima ... problema já solucionado nos NGs.. eu vi isso na National Geographic ... pois ocorreu um acidente semelhante na Singapura.. com a Silk Air se eu não me engano...
Anonymous

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Spetsnaz escreveu:
asnomalon escreveu:Lembrando ainda que o NTSB tem lá seus problemas também. Ainda não temos uma conclusão sobre os acidentes de Pittsburgh (08/set/94) e Colorado Springs (03/mar/91).

Abraço
Se forem os das guinadas dos 737s.. chegaram a conclusão de uma peça hidraulica no leme dos 737 travava o leme na inclinação máxima ... problema já solucionado nos NGs.. eu vi isso na National Geographic ... pois ocorreu um acidente semelhante na Singapura.. com a Silk Air se eu não me engano...
De fato o colega Asnomalon está enganado.

O CENIPA eu considero uma vergonha comparado ao NTSB. Não adianta dizer que o Brasil é um país pobre pois temos a segunda maior frota aérea do mundo e temos a Infraero que este ano se deu ao luxo de dar um prejuízo de USD 199 milhoes.
Anonymous

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santossilva.andre escreveu:
Spetsnaz escreveu:
asnomalon escreveu:Lembrando ainda que o NTSB tem lá seus problemas também. Ainda não temos uma conclusão sobre os acidentes de Pittsburgh (08/set/94) e Colorado Springs (03/mar/91).

Abraço
Se forem os das guinadas dos 737s.. chegaram a conclusão de uma peça hidraulica no leme dos 737 travava o leme na inclinação máxima ... problema já solucionado nos NGs.. eu vi isso na National Geographic ... pois ocorreu um acidente semelhante na Singapura.. com a Silk Air se eu não me engano...
De fato o colega Asnomalon está enganado.
completando:

1994 - "The National Transportation Safety Board determines that the probable cause of the USAir flight 427 accident was a loss of control of the airplane resulting from the movement of the rudder surface to its blow down limit. The rudder surface most likely deflected in a direction opposite to that commanded by the pilots as a result of a jam of the main rudder power control unit servo valve secondary slide to the servo valve housing offset from its neutral position and over travel of the primary slide."

1991 - During the course of the investigation, NTSB personnel interviewed several sailplane pilots who spend their spare time chasing thermals along Colorado's Front Range. These aviators probably know as much (if not more than) the region's professional meteorologists about the wind flows around the peaks and through the passes.

The sailplane pilots seemed to agree that rotors are a fairly common occurrence and that they sometimes touch the ground on the lee of the mountains. They often are present along with mountain waves and lenticular clouds.

One of the Safety Board's recommendations stemming from this investigation is that the FAA develop a meteorological aircraft hazard program to include airports in or near mountainous terrain. This program would be based on research conducted at Colorado Springs to observe, document and analyze potential meteorological aircraft hazards with a focus on the approach and departure paths.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

pessoal, NatGeo é muito interessante mesmo, mas não podemos tomar os programas como fonte de informações válidas para o assunto.
O problema do rudder do 737 ainda não foi solucionado totalmente e o NTSB não faz ideia do que pode causar esse tipo de travamento. Não foi possível determinar quais as condições para que isso ocorresse. Já houve relatos de problemas em aeronaves já modificadas.
No caso dos acidentes brasileiros como Team e Rico, fica mais difícil investigar devido ao tipo de aeronave envolvida. O Brazpilot que pode nos passar informações mais legais a respeito disso aí nos EUA, mas imagino que no caso de um 737 comparado à um LET-410 as condições de investigações são bem melhores num 737...
Abraço
Anonymous

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asnomalon escreveu:pessoal, NatGeo é muito interessante mesmo, mas não podemos tomar os programas como fonte de informações válidas para o assunto.
O problema do rudder do 737 ainda não foi solucionado totalmente e o NTSB não faz ideia do que pode causar esse tipo de travamento. Não foi possível determinar quais as condições para que isso ocorresse. Já houve relatos de problemas em aeronaves já modificadas.
No caso dos acidentes brasileiros como Team e Rico, fica mais difícil investigar devido ao tipo de aeronave envolvida. O Brazpilot que pode nos passar informações mais legais a respeito disso aí nos EUA, mas imagino que no caso de um 737 comparado à um LET-410 as condições de investigações são bem melhores num 737...
Abraço
Eu nao vi o NatGeo mas li o relatorio do NTSB.

Acho que voce tem razao quanto a nao saberem ainda a causa do travamento, mas uma coisa diferente com respeito ao Cenipa é não ter a mínima idéia do que ocorreu.

Por exemplo: No JJ 402 o que realmente abriu o reverso? ninguém sabe ao certo.
No TAM que alegadamente tinha uma bomba a bordo. Não se concluiu de fato que fosse bomba, ao menos não o que os americanos chamam de "sound conclusion"
LuxuryLiner
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Mensagem por LuxuryLiner »

asnomalon escreveu:pessoal, NatGeo é muito interessante mesmo, mas não podemos tomar os programas como fonte de informações válidas para o assunto.
Nem ele nem o Discovery Channel. Vide o lendário documentário do acidente com o demonstrador A320 da Air France no final da década de 1980.
Atenciosamente
LuxuryLiner
DanielVS
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Mensagem por DanielVS »

As investigações de acidentes no Brasil são excelentes
Não vou entrar no mérito da qualidade da investigação brasileira, mas realmente precisaríamos de um órgão independente e que dispusesse à comunidade o relatório final dos acidentes. Difícil aprender com os erros se nunca soubermos detalhadamente como ocorreram e, consequentemente, como preveni-los.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

DanielVS escreveu:
As investigações de acidentes no Brasil são excelentes
Não vou entrar no mérito da qualidade da investigação brasileira, mas realmente precisaríamos de um órgão independente e que dispusesse à comunidade o relatório final dos acidentes. Difícil aprender com os erros se nunca soubermos detalhadamente como ocorreram e, consequentemente, como preveni-los.
Tirou as palavras da minha boca...

Penso que a má investigação conduz a repeticao de erros.
moises Propp
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Sr. air737

Mensagem por moises Propp »

Sr.air737,
Segundo o Gazeta do Povo/SP - 09/06/2006

O sr. Guilherme Paulos, pres. da CVC , em reunião em
SP. foi que informou a compra dos 02 avioes da TAM,
um pago a vista no valor de $12.000.000,- e outro por
leansing, e o nome da empresa será FG cia.aerea que
sao as letras dos primeiros nomes dos filhos que começaria
a operar em setembro e seria investido mais $24.000.000,-
nesta empresa, o nome foi trocado em substituição ao nome
da samba, mas os avioes seriam usados em serviços proprios,
por enquanto, a TAM tambem usaria estes avioes tambem.
Mas ele informou que comprou os avioes.
Se isto é verdade, eu não sei?

sds,
Moises/poa
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