Avião da TAM faz pouso de emergência no Paraguai

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

Avião da TAM faz pouso de emergência no Paraguai

Mensagem por Anonymous »

Um avião da TAM Mercosur - subsidiária da TAM brasileira que absorveu as Linhas Aéreas Paraguaias - fez um pouso de emergência no aeroporto de Assunção, Paraguai, sábado à noite por causa de uma falha numa de suas turbinas. Não houve feridos.

O avião, um Fokker 100, transportava 51 pessoas - 46 passageiros e cinco tripulantes - e havia decolado do aeroporto Silvio Pettirossi, de Assunção, às 18h16, com destino a Guarulhos e escala em Mingua Guazú, vizinha a Ciudad del Leste, que faz fronteira com o Brasil.


Minutos depois de decolar do aeroporto Guarani, em Mingua Guazú, onde havia pousado às 18h53, o comandante, Felipe Aquino, detectou a falha numa das turbinas, desligou-a e retornou a Assunção, onde chegou às 20h10, sob alerta dois - isto é, requerendo a intervenção de bombeiros e equipe médica.


"Foi um procedimento de rotina", explicou o gerente comercial da empresa em Assunção, Javier Hickepier. Os passageiros foram embarcados num vôo da companhia que havia saído de Buenos Aires às 22h30. Em nenhum momento os passageiros correram perigo", garantiu Hickepier. A empresa está investigando as causas da falha na turbina.


Fonte Agência Estado
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Será que estes focker 100 são boas opção para viagens
internacionais, fico curioso, tenho algumas duvidas, pois
segundo informações eles seriam desativados da TAM.

sds,
Moises/poa
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

A linha assunção Garulhos tem praticamante o mesmo tempo de voo do que um voo SP Porto Alegre, em teoria nenhum impedimento para ser operada pelos Fokker.

Inclusive existem várias escalas no trecho. A TAM está om planos de trocar toda frota de Fokker nos proximos anos, acredito que esses da TAM Mercosul tambeém serão trocados quando a TAM começar a realizar as trocas.
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 546
Registrado em: Qua Fev 02, 2005 13:56
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Spetsnaz »

Capaz desses Fokkers da TAM irem pra Mercosul e ela aumentar a malha.. ia ser uma boa.. pq é só no Brasil que existe essa Fokkerfobia idiota....
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Spetsaz,
Não sou idiota, mas uma empresa que fala que vaí trocar
os aviões porque eles já estão bem usados, querendo tomar
o mercado de uma outra empresa e informa que já existe varios
modelos desses aviões já fora de operação, e numa rota internacional
coloca este avião, acho que não sou eu um idiota.
Respeite o meu pensamento sem me ofender,
de uma olhada nos focker 100 da oceanair e mais modernos.
ou de uma volta nos da GOL 737-800 ou ande num Airbus A-320
ou num A-340.
Este avião e TAM bom que á fabrica fabrica até hoje, ou quando
voce vende a passagem no balcão no aeroporto e diz que é
Fokker, o passageiro pergunta se não tem outro vôo que não
seja este avião, quem fala mal deste avião e o cliente que paga
a conta, e o salario do funcionarios desta empresa, eles que
usam este serviço, sabem o que e melhor, até um B727 e
melhor , não estou dizento que o equipamento do avião e ruim,
sim o conforto.

Sds,
Moises/poa
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 546
Registrado em: Qua Fev 02, 2005 13:56
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Spetsnaz »

Bom, se você levou para o pessoal oq eu falei.. pode ir desconsiderando.. pois eu falei em geral.. muitas pessoas tem medo do F-100 por que.... hum.. por que..... por que............... por nada .. por motivo nenhum.. o avião é excelente e confiavel.. tdos tem medo dele por causa da imprensa que não sabe a diferença de um B737 para um A320 e fica falando *** do avião ...

Em relação aos F-100 eles estão novos e bem voaveis... e vão voar por mais um bommmm tempo... é um avião muito adequado para as rotas da TAM Mercosur .. pois as rotas saindo do paraguai (aonde ela é sediada) não tem muita demanda... as rotas da TAM Linhas Aéreas sim.. são todas feitas por Airbus A320 e A330.. as da TAM Mercosur ... todas de F-100 que é a frota dela...

Antes de tudo vc tem que saber diferenciar TAM Linhas Aéreas cujos vôos são JJxxxx .. da TAM Mercosur cujos vôos são PZxxxx .. a Mercusur faz parte do grupo TAM.. mas não é a TAM Linhas Aéreas, é a TAM Mercosur..

As rotas da JJ são feitas como as propagandas dizem.. com Airbus.. as da PZ quem já voou nela sabe que são feitas por Fokkers pois a frota da empresa consiste em F-100 somente..

Agora outra coisinha.. quem te disse que os F-100 da Ocean são mais modernos?? são identicos aos da TAM.. tirando a porta principal que dos da TAM tem escada e dos da Ocean abrem para o lado.. tirando isso é a mesma coisa.. e os da Ocean vão ficar voando por aqui por muito tempo.. hum mais uma coisa.. se você já entrou no F-100 da Ocean e no da TAM .. o da TAM é muito mais conservado...

Já voei em 737-300/700/800, A320, A330, A340, DC-10, F-100, F-27 pra citar alguns.. so what?
Um DC-8 pode ser mais confortavel que um A340 é só a empresa fazer o interior dele de uma maneira confortavel..

Este avião e TAM bom que á fabrica fabrica até hoje, ou quando
voce vende a passagem no balcão no aeroporto e diz que é
Fokker, o passageiro pergunta se não tem outro vôo que não
seja este avião, quem fala mal deste avião e o cliente que paga
a conta, e o salario do funcionarios desta empresa, eles que
usam este serviço, sabem o que e melhor, até um B727 e
melhor , não estou dizento que o equipamento do avião e ruim,
sim o conforto.



Pelo jeito vc não sabe nada do F-100 ou da Fokker... bom a Fokker falir não quer dizer que o F-100 é um péssimo avião.. alias todos aviões da Fokker até hoje.. foram excelentes em sua época (F-27 que foi o DC-3 moderno.. F-28 .. e F-100) .. o F-100 é excelente até hoje.... é moderno e eficiente e tem um custo baixo.. a Fokker não faliu por causa dele.. faliu que nem a Vasp, Transbrasil ou a Varig está quase.. por incompetência administrativa..

Antes o povo fazia isso.. hoje de vez em nunca aparece alguém que não sabe nada de aviação que não quer embarcar no F-100...

Isso que você falou exemplifica a Fokkerfobia que eu citei... tdo mundo tem medo do F-100... só não sabe pq.. alias.. as poltronas do F-100 apesar de serem mais estreitas.. reclinam mais e tem mais espaço que os Airbus .. e em comparação aos 737 da Gol ou BRA nem precisa comparar em espaço..

moises Propp escreveu:Spetsaz,
Não sou idiota, mas uma empresa que fala que vaí trocar
os aviões porque eles já estão bem usados, querendo tomar
o mercado de uma outra empresa e informa que já existe varios
modelos desses aviões já fora de operação, e numa rota internacional
coloca este avião, acho que não sou eu um idiota.
Respeite o meu pensamento sem me ofender,
de uma olhada nos focker 100 da oceanair e mais modernos.
ou de uma volta nos da GOL 737-800 ou ande num Airbus A-320
ou num A-340.

Sds,
Moises/poa
[]'s
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Spetnaz,

Concordo com voce que o F100 é um grande avião. O fato é que a TAM teve problemas acima da média com ele. Um colega, cmte de 332 da TAM me comentava que tem sim muito pax com medo de F100 e que se colocar ele em algumas rotas vai bater lata porque o pax nao entra. É irracional mas é real, infelizmente.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

moises,
a FOKKER, hoje STORK FOKKER, ainda está aí e fabrica componentes para MD11, A320, Embraer, F16, A380 e agora para o B787.
Existem na TAM A320 mais antigos que muitos F-100, e na VARIG todos os 737-300 são mais antigos que os F-100. Os 767 também...
A FOKKER não fabrica mais F-100 novos mas ainda dá o suporte para a frota mundial. A Austrian Airways voa F100/70, a AIR FRANCE voa F100 (alguns da TAM fora para lá) a Germania voa F100...
Aliás, os F100 da American Airlines são em muitos casos mais antigos que os F100 da TAM, e são esses ex-American que estão vindo para a OceanAir/Avianca/Wyraperu.
A Avianca está fazendo Bogotá-Miami/Cali-Miami de F100. A Pluna fazia de 737-200 Montevideo-SP. A VARIG fazia Recife-Ilha do Sal de 727-100.
A COPA faz Cidade do Panamá-SP de 737-700. A TAM faz Manaus-Miami de A320 e MAnaus Isla Margarita de F100. A GOL faz SP-Buenos Aires de 737-700/800 e Porto Alegre-Córdoba de 737-300.
Todos esses aí em cima são vôos internacionais, alguns bem curtos outros nem tanto.
Tem um ex-mecânico da VARIG amigo meu que trabalhou no F100 e fala muito bem do avião.

Abraço
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 546
Registrado em: Qua Fev 02, 2005 13:56
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Spetsnaz »

santossilva.andre escreveu:Spetnaz,

Concordo com voce que o F100 é um grande avião. O fato é que a TAM teve problemas acima da média com ele. Um colega, cmte de 332 da TAM me comentava que tem sim muito pax com medo de F100 e que se colocar ele em algumas rotas vai bater lata porque o pax nao entra. É irracional mas é real, infelizmente.
Em relação aos problemas com o Fokker eu concordo.. mas os problemas não foram porque é o Fokker F-100.. e sim por causa da manutenção da TAM.. de um tempo pra cá.. muita coisa mudou.. mais da metade do povo da manutenção da TAM foi pra rua... e acoisa está muito mais organizada hoje... o problema era a manutenção da TAM e não o Fokker 28-100 da TAM

Mas em relação as rotas... isso não é de toda verdade, inclusive por causa da Varig a TAM criou varias vôos extras para CWB, POA e BSB para citar alguns.. e todos de F-100.. lembrando que os F-100 operam também para FLN, NVT, JOI, REC, NAT, SSA, GIG... praticamente todas as rotas da TAM.. as que seriam mais criticas são as que os passageiros são mais bem informados (ou desinformados).. os que tem TV e assistem e lêem jornal.. rotas como CWB, BSB, GIG, JOI, NAT, POA... que tem um numero grande de executivos e pessoal de negócios.... durante tempo que eu estou na TAM.. eu vi se muito 10 vezes pax reclamando do F-100 ... tdos indo para JOI... a Fokkerfobia é muito menor hoje do que era.... ou o povo percebeu que o avião é bom e seguro.. até pq hoje em dia não tem muita opção.. muitas rotas só tem TAM e GOL ..
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 546
Registrado em: Qua Fev 02, 2005 13:56
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Spetsnaz »

Lembrando que existe a Fokker.... a

Rekkof Aircraft NV

http://www.rekkof.nl/

Que é a "nova" Fokker.. Rekkof é Fokker ao contrario...
moises Propp
MASTER
MASTER
Mensagens: 2163
Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Realmente o custo operacional desta aeronave e baixo,
foi o que alevantou a TAM, o movimento destes avioes
baixou após o acidente em SP, e outros incidentes depois,
sei que o avião e bom, por sinal a empresa de Turismo CVC
comprou 2 Fokker 100, e pagou um avista, que foi em torno
de R$ 12.500.000,00 e o outro finaciado e deixou eles operando
na TAM durante a semana e usa eles aos finais de semana,
o mercado russo esta comprando bem estes avioes usados,
para renovar algumas rotas.
Seria uma boa opção para webjet, quem sabe.

sds,
Moises/poa
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Spetsnaz
A Fokker hoje é na verdade a Stork Fokker ( http://www.fokker.com/ ), a REKKOF é um empreendimento holandês para o relançamento dos F-100/70 que já tem algum tempo e não foi adiante ainda. A Rekkof está no "limbo" já faz uns anos.

Quanto à manutenção dos F-100 na TAM não acredito que o problema fosse esse. O acidente do Jabaquara não é relacionado a ela, o da bomba também não, o de Birigui até onde sei não foi causado pela manut. da TAM, o de Campinas (pouso de barriga) foi falha hidráulica, acontece.
Haviam 50 F100 operando e voavam muito, talvez checando a proporção entre hrs voadas e incidentes relacionados possamos chegar à verdade.

Abraço
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Essa Fokkerfobia tem um unico motivo o acidente com o PT-MRK em congonhas em 1996.

Que teve um destaque muito grande da imprensa, em cima de ser um Fokker. Se a imprensa não tivese dado tanto enfoque no fato de ser um Fokker 100, o publico já teria esquecido.

Mas todo mundo que viaja de Fokker 100 no Brasil hoje, lembra daquele acidente.

E infelizmente existem pessoas com fobia de voar, e juntando a isso a lembrança desse acidente, está feito o estrago, a pessoa se recusa a entrar num Fokker. Uma unica pessoa com fobia em 100 pax, e que faça um "escandalo" na hora de entrar num avião já basta para estragar a reputação do avião perante os outros pax.

Vou ser sincero a primeira vez que voei de Fokker, a uns anos atras, confesso que me veio a mente esse fato, senti um certo receio, mas hoje já superei isto, e o povo está esquecendo essa fobia.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Spetsnaz escreveu: Em relação aos problemas com o Fokker eu concordo.. mas os problemas não foram porque é o Fokker F-100.. e sim por causa da manutenção da TAM.. de um tempo pra cá.. muita coisa mudou.. mais da metade do povo da manutenção da TAM foi pra rua... e acoisa está muito mais organizada hoje... o problema era a manutenção da TAM e não o Fokker 28-100 da TAM

Mas em relação as rotas... isso não é de toda verdade, inclusive por causa da Varig a TAM criou varias vôos extras para CWB, POA e BSB para citar alguns.. e todos de F-100.. lembrando que os F-100 operam também para FLN, NVT, JOI, REC, NAT, SSA, GIG... praticamente todas as rotas da TAM.. as que seriam mais criticas são as que os passageiros são mais bem informados (ou desinformados).. os que tem TV e assistem e lêem jornal.. rotas como CWB, BSB, GIG, JOI, NAT, POA... que tem um numero grande de executivos e pessoal de negócios.... durante tempo que eu estou na TAM.. eu vi se muito 10 vezes pax reclamando do F-100 ... tdos indo para JOI... a Fokkerfobia é muito menor hoje do que era.... ou o povo percebeu que o avião é bom e seguro.. até pq hoje em dia não tem muita opção.. muitas rotas só tem TAM e GOL ..
Spetsnaz,
Acho que após a sua afirmação, o pessoal da GOL e da Oceanair tem que começar a ficar preocupados...."esse povo da manutenção da TAM" à que voce se refere, está TODO muito bem empregado nas 2 empresas concorrentes !!!
Como é que vc me dá uma declaração irresponsável destas ?

air737
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 546
Registrado em: Qua Fev 02, 2005 13:56
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Spetsnaz »

air737 escreveu: Spetsnaz,
Acho que após a sua afirmação, o pessoal da GOL e da Oceanair tem que começar a ficar preocupados...."esse povo da manutenção da TAM" à que voce se refere, está TODO muito bem empregado nas 2 empresas concorrentes !!!
Como é que vc me dá uma declaração irresponsável destas ?

air737
Esse pessoal que foi demitido da TAM acho que não foi recontratado não.. muita gente da manutenção da TAM das antigas saiu quando a diretoria nova assumiu a TAM .. o quadro foi quase todo refeito.. e a coisa se profissionalizou muito mais... não é declaração nenhuma é fato.. isso aconteceu.. qualquer um de lá saber disso..
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 546
Registrado em: Qua Fev 02, 2005 13:56
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Spetsnaz »

adluis escreveu:Essa Fokkerfobia tem um unico motivo o acidente com o PT-MRK em congonhas em 1996.

Que teve um destaque muito grande da imprensa, em cima de ser um Fokker. Se a imprensa não tivese dado tanto enfoque no fato de ser um Fokker 100, o publico já teria esquecido.

Mas todo mundo que viaja de Fokker 100 no Brasil hoje, lembra daquele acidente.

E infelizmente existem pessoas com fobia de voar, e juntando a isso a lembrança desse acidente, está feito o estrago, a pessoa se recusa a entrar num Fokker. Uma unica pessoa com fobia em 100 pax, e que faça um "escandalo" na hora de entrar num avião já basta para estragar a reputação do avião perante os outros pax.

Vou ser sincero a primeira vez que voei de Fokker, a uns anos atras, confesso que me veio a mente esse fato, senti um certo receio, mas hoje já superei isto, e o povo está esquecendo essa fobia.
Talvez não só deste acidente.. esse foi o principal.. mas a coisa se arrastou.. sempre as notícias eram assim.. FOKKER 100 faz pouso forçado no aeroporto Santos Dumont.. FOKKER 100 explode a turbina e mata 1... FOKKER 100 explode na janela e uma pessoa sai voando.. FOKKER 100 faz pouso forçado em fazenda e mata a vaca.. FOKKER 100 blá blá.. sempre dando destaque ao equipamento..

O povo é tão ignorante em aviação que acha que o MK28 é diferente do F100... a imprensa foi atrás e "descobriu" que MK28 é o FOKKER 100 haha..

[]'s
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 546
Registrado em: Qua Fev 02, 2005 13:56
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Spetsnaz »

asnomalon escreveu:Spetsnaz
A Fokker hoje é na verdade a Stork Fokker ( http://www.fokker.com/ ), a REKKOF é um empreendimento holandês para o relançamento dos F-100/70 que já tem algum tempo e não foi adiante ainda. A Rekkof está no "limbo" já faz uns anos.

Quanto à manutenção dos F-100 na TAM não acredito que o problema fosse esse. O acidente do Jabaquara não é relacionado a ela, o da bomba também não, o de Birigui até onde sei não foi causado pela manut. da TAM, o de Campinas (pouso de barriga) foi falha hidráulica, acontece.
Haviam 50 F100 operando e voavam muito, talvez checando a proporção entre hrs voadas e incidentes relacionados possamos chegar à verdade.

Abraço
Não conhecia essa Stork Fokker bom saber.. pena que não está levando os projetos da Fokker pra frente..

O da "bomba" ainda eu desconfio viu... ouvi que esse avião já tinha sofrido reparo na mesma area que arrebentou... a bomba só explodiu para o lado da fuselagem (o piso não foi danificado.. mto estranho) ... bom esse da suposta bomba ainda para mim está MUITO mal explicado... O de Birigui também ouvi que algo foi mau colocado oq ocasionou no vazamento..
O despalhetamento se eu não me engano foi coisa da RR e não da TAM..
Tiveram diversos outros incidentes na época de "ouro" dos F100 haha.. incidentes demais da conta pro meu gosto.. mas talvez como vc citou, isso seja explicado pelo alto uso das aeronaves... mas mesmo assim.. usando muito.. a manutenção tem que ser feita sempre..
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 546
Registrado em: Qua Fev 02, 2005 13:56
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Spetsnaz »

air737 escreveu:
Spetsnaz,
Acho que após a sua afirmação, o pessoal da GOL e da Oceanair tem que começar a ficar preocupados...."esse povo da manutenção da TAM" à que voce se refere, está TODO muito bem empregado nas 2 empresas concorrentes !!!
Como é que vc me dá uma declaração irresponsável destas ?

air737
Em relação a Ocean.. a manutenção forte deles principalmente nos Fokker são feitas na VEM.. a Gol até pouco tempo fazia (ainda acho que faz não posso confirmar) fazia a maior parte da sua manutenção na VEM ... muita gente da VEM e Vasp foi pra Gol.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

moises Propp escreveu:Realmente o custo operacional desta aeronave e baixo,
foi o que alevantou a TAM, o movimento destes avioes
baixou após o acidente em SP, e outros incidentes depois,
sei que o avião e bom, por sinal a empresa de Turismo CVC
comprou 2 Fokker 100, e pagou um avista, que foi em torno
de R$ 12.500.000,00 e o outro finaciado e deixou eles operando
na TAM durante a semana e usa eles aos finais de semana,
o mercado russo esta comprando bem estes avioes usados,
para renovar algumas rotas.
Seria uma boa opção para webjet, quem sabe.

sds,
Moises/poa
Moises,
Vc está certo, os russos estão esperando a homologação do F-100, para colocá-los em operação em suas rotas. A outra afirmação de que a CVC comprou F-100 e os mantém em operação na TAM, usando-os nos finais de semana, NÃO É VERDADEIRA . O que aconteceu, é que a TAM homenageou a CVC - pelo tempo de parceria e principalmente pela renovação da mesma - e pintou os aviões com as cores daquela operadora de turismo. Quando os aviões começaram à voar daquele jeito muitos pensaram que , finalmente, a CVC estava começando sua nova empresa de aviação....mas AINDA não.....quem sabe num futuro próximo !
Atualmente o aproveitamento do F-100 na malha TAM é tão alto qto dos A319/320. Na TAM Mercosur vc encontrará seus Fokker operando em Montevideo, B.Aires/Ezeiza, Santiago do Chile, Santa Cruz de la Sierra, Cochabamba e claro, Assunção e Ciudad del Este...
Como já foi mencionado em alguma das respostas, a percepção de que o F-100 seja um avião velho e ultrapaçado é totalmente equivocada ( não só p/ parte de PAX, mas pelo visto tbém p/ aqueles que não pilotaram o avião e por desconhecimento, fazem afirmações que não condizem c/ a realidade ). Uma grande parte dos 737-300 e -400 em operação aqui no nosso país, é mais velha e posso afirmar, menos modernos que os Fokker.
Os F-100 da TAM Linhas Aéreas, operam em charters p/ B.Aires, Bariloche, Isla Margarita, Saint Marteen, Curaçao , Aruba...
É comum encontrar pilotos que hoje voam GOL e que voaram F-100 na TAM, falarem com saudade e principalmente com respeito pelo Fokker...e acho que vc que é um fã incondicional da Varig vai ficar surpreso....vários cmtes de F-100 da OceanAir, eram pilotos da TAM e antes voavam B-747 na "Pioneira". Atualmente vários cmtes de F-100 da TAM eram cmtes de B-767 na TBA, outros MD11 e 737 na Vasp e vários que estão em curso...737 e E-145 da Rio Sul e Nordeste e outros tantos vindos da Varig de praticamente todos os equipamentos....se fosse um avião "tão ruim" ou uma "empresa tão ruim" ou "uma manutenção tão ruim", ninguém iria se meter à KAMIKASE !
Aproveito também para esclarecer mais uma coisa...
numa época "não muito atrás", o SNEA era "comandado"pela Varig e principalmente a Vasp e a TransBrasil "chiavam"uma "barbaridade Tche" !
...o tempo passa e o mundo dá voltas...quem sabe depois de mais algumas voltas, não volte à ser comandado por ela novamente ?
É esperar para ver...neste país tudo é possível. Até mensalão !
um abraço
air737
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Spetsnaz escreveu:
asnomalon escreveu:Spetsnaz
A Fokker hoje é na verdade a Stork Fokker ( http://www.fokker.com/ ), a REKKOF é um empreendimento holandês para o relançamento dos F-100/70 que já tem algum tempo e não foi adiante ainda. A Rekkof está no "limbo" já faz uns anos.

Quanto à manutenção dos F-100 na TAM não acredito que o problema fosse esse. O acidente do Jabaquara não é relacionado a ela, o da bomba também não, o de Birigui até onde sei não foi causado pela manut. da TAM, o de Campinas (pouso de barriga) foi falha hidráulica, acontece.
Haviam 50 F100 operando e voavam muito, talvez checando a proporção entre hrs voadas e incidentes relacionados possamos chegar à verdade.

Abraço
Não conhecia essa Stork Fokker bom saber.. pena que não está levando os projetos da Fokker pra frente..

O da "bomba" ainda eu desconfio viu... ouvi que esse avião já tinha sofrido reparo na mesma area que arrebentou... a bomba só explodiu para o lado da fuselagem (o piso não foi danificado.. mto estranho) ... bom esse da suposta bomba ainda para mim está MUITO mal explicado... O de Birigui também ouvi que algo foi mau colocado oq ocasionou no vazamento..
O despalhetamento se eu não me engano foi coisa da RR e não da TAM..
Tiveram diversos outros incidentes na época de "ouro" dos F100 haha.. incidentes demais da conta pro meu gosto.. mas talvez como vc citou, isso seja explicado pelo alto uso das aeronaves... mas mesmo assim.. usando muito.. a manutenção tem que ser feita sempre..
Spetsnaz,
Pois é pelo jeito vc só ouviu...vc acha realmente que se tivesse sido um problema estrutural as autoridades internacionais teriam deixado que o caso fosse encoberto ? Que absurdo é este ? Um B-747 da United "descascou"literalmente da porta de carga ao "cocuruto", vários pax foram expelidos p/ fora....aquele B-737 da Aloha então ? e só para citar estes...SERÁ que a TAM, a Polícia Federal, o DIPAA, o DAC e sei lá mais quem, ou o que teriam esta força toda ? Só está mal explicado na cabeça dos mal intencionados ! E até gostaria que vários que lerem isto me contestem...estou esperando !
O grande problema, é que se usa o "alguém me disse" , "ouvi dizer" , "incidentes demais prá meu gosto" e esquece que ocorrem incidentes e acidentes em todas as partes do mundo e até aqui e com todas as empresas...ou será que ninguém fez um levantamento de qtos ocorreram c/ os 737 aqui no Brasil ( aliás, recomendo encomendarem um livro via internet- pois não foi e não será traduzido p/ o portugues- é sobre a investigação do acidente de Pittsburgh o USAIR 427 ).
A manutenção tem que ser feita sempre...e é...
ou será que vc acha que todos são irresponsáveis ?
air737
Responder