American

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Starliner
MASTER
MASTER

Mensagem por Starliner »

BrazPilot,
Respondendo a sua pergunta, recebí de um amigo ex Chefe de Cabine Aposentado da Alitalia, não sei de onde ele tirou.

Starliner
Starliner - GIG
Tupolev
PC
PC

Mensagem por Tupolev »

Prezado Rockboy,
Uma das coisas que sinto muita falta sao as visitas a cabine, que na VRG sempre aconteceram e que aqui na CAL sao estritamente proibidas. Sempre fui um encorajador dessas visitas e sempre que pude dei uma forcinha ao aeroentusiasta que queria fazer uma visita, ou ao passageiro que queria apenas conhecer a cabine. Ja fui (e ainda sou) um desses entusiastas e sempre aproveitei cada chance.
Quando ainda nao era piloto nao havia um forum de aviacao, onde pudesse tirar duvidas, ou apenas bater um papo com outros apaixonados pelas incriveis maquinas voadoras. Hoje, sempre que posso, tento ao maximo esclarecer as duvidas que surgem, e sempre fui contra as richas pessoais, afinal, somos todos entusiastas. As empresas que briguem entre si, nao nos!
Grande abraco,
Tupolev.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Inacreditavel...
Como pode um "aeroentusiasta" dizer tantas calúnias a um piloto? Será que ele realmente gosta de aviação?
O pessoal aqui menospreza o copiloto, acho q comandante já nasce com 4 faixas no ombro.. deve ser genético, talvez...
Para quem acha que copiloto não tem conhecimento ou "utilidade"num cockpit sugiro comprar algumas horas num simulador de vôo de verdade e tentar segurar um reverser-unlock na rotate, ou uma coisa mais light como um pilot incapacitation, e ver se dá conta do recado.
Mau-profissional existe em toda profissão. Inclusive na de engenheiro... ou foi um PLA que construiu o Palace 2? Se bobear caem mais prédios por ano aqui no Brasil que aviões...
A palavra de pilotos e técnicos em manutenção sobre aviação aqui no fórum vale menos que a palavra do atendente do check-in (sem ofensas, mas cada um na sua. Não entendo nada de check-in nem de engenharia).
Acho que os moderadores poderiam tentar posts agressivos de alguma forma.

Abraço
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Caro Asnomalon,
Pelo que entendi vc. estava fazendo referencia à minha pessoa. Mas como disse em último comentário, aqueles profissionais que referi sao excessao. A regra sao os bons profissionais e também os copilotos, como o que segurou o MD 11 no tail strike em Mexico City após o comandante eo 1o. oficial terem perdido o controle. E vc. tem razao, existem bons e maus profissionais em todas as áreas. Mas absolutamentu tudo que descrevi ocorreu. Os fatos que nao presenciei realmente foram da AFA. Mas vc. sabe que ela aumenta mas nao inventa. É que nem a nossa rádio peao.
E meu caro, faz bem para a saúde da profissao que fatos como esse sejam mais conhecidos
Sds
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Resolvi seguir a sugestao do colega Brazpilot e troquei de cia. aérea. Acabei de chegar do aeroporto de FRA onde fui comprar um bilhete (busines naturalmente) da Varig e vou deixar o bilhete AA de stand by para outra ocasiao. Apesar de tudo , o servico da Varig ainda é muito melhor!
Sds
stratocaster
PC
PC

Mensagem por stratocaster »

Adalberto, não pretendo me estender a respeito de suas opiniões ou de querer entrar no mérito de certas discussões nesse tópico, todavia, gostaria de fazer duas observações sobre algumas das suas declarações, para que os demais participantes do AF tenham de fato a real dimensão do que você usou como exemplo:

“...que chegam alcolizados ao cockpit e obrigam os demais tripülantes a se rebelar e desistir do voo como já ocorreu em SSA...”
Existiram e existirão muitos casos associados à embriaguez ou, se não chegar a esse extremo, de ingestão de bebidas alcoólicas além do limite permitido pelas companhias aéreas - tanto ao sul do Equador quanto nos países e companhias chamados de primeiro mundo. No entanto, a respeito desse vôo que você citou, não ficou comprovado que o piloto em questão estava fora dos limites permitidos. Os comissários, e somente eles, tomaram essa decisão de abandonar o vôo por conta e risco e o que ocorreu em seguida evidenciou a perseguição pessoal da chefia contra o infeliz colega. Se ele não tinha o perfil adequado para ser um piloto de linha aérea, não cabe a nós julgarmos, porém, ele foi readmitido via meios legais, e outros desdobramentos e descobertas do motivo da sua demissão vieram à tona tempos depois, mas nada que ocorreu em SSA foi justificável para tal conduta da companhia contra a sua pessoa.

“...e também os copilotos, como o que segurou o MD 11 no tail strike em Mexico City após o comandante eo 1o. oficial terem perdido o controle.”
É inegável que não existe mais a filosofia do “one man show” há anos na aviação comercial, como era o conceito que perdurou por muito tempo quando se tratava da figura do comandante perante aos demais tripulantes. Conseqüentemente, a atividade do co-piloto - tanto como PM quanto PF, espero que você conheça as terminologias atualmente empregadas (em tempos de PCC, nada que se refere com as Polícias Militar e Federal) - é de suma importância. Porém, o que ocorreu no MEX não foi exatamente isso que você citou, já que sentado no JS central do MD-11 é impossível ter acesso aos controles da aeronave. Houve, sim, a contribuição no sentido de comunicação entre os envolvidos, mas a ação que evitou um acidente ou qualquer outra coisa do gênero foi executada pelos tripulantes que estavam sentados na direita e na esquerda da aeronave em questão. Não cabe aqui julgarmos competência, habilidade e perícia dos personagens.
Sds
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Strato, como disse, os fatos que nao presenciei foram da AFA. Que seu colega B.N. teve comportamento tecnico operacional sofrível ficou claro e que o copila no jump seat foi quem realmente teve a racionalidade no momento adequado parece tambem nao haver duvidas.
Quanto aos demais sao fatos verdadeiros e vc. sabe disto!
Mas eu continuo preferindo a Varig
Sds
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

asnomalon escreveu:Inacreditavel...
Como pode um "aeroentusiasta" dizer tantas calúnias a um piloto? Será que ele realmente gosta de aviação?
O pessoal aqui menospreza o copiloto, acho q comandante já nasce com 4 faixas no ombro.. deve ser genético, talvez...
Para quem acha que copiloto não tem conhecimento ou "utilidade"num cockpit sugiro comprar algumas horas num simulador de vôo de verdade e tentar segurar um reverser-unlock na rotate, ou uma coisa mais light como um pilot incapacitation, e ver se dá conta do recado.
Mau-profissional existe em toda profissão. Inclusive na de engenheiro... ou foi um PLA que construiu o Palace 2? Se bobear caem mais prédios por ano aqui no Brasil que aviões...
A palavra de pilotos e técnicos em manutenção sobre aviação aqui no fórum vale menos que a palavra do atendente do check-in (sem ofensas, mas cada um na sua. Não entendo nada de check-in nem de engenharia).
Acho que os moderadores poderiam tentar posts agressivos de alguma forma.

Abraço
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Hoje estou em Bs.As., vindo de FRA RG 8741 dia 19 e prosseguindo imediatamente no 8640 para EZE. Foi o mesmo avião e embora estivesse sem sistema de video foi um vôo ótimo. Temos que dar cada vez mais crédito aos tripulantes da Varig: nesta situação que se encontra a empresa, conseguem fazer um serviço de primeira. Muito melhor que o da American que não passa por tais dificuldadeds. Parabéns a todos da RG.
BrazPilot
PC
PC

Mensagem por BrazPilot »

adalberto oliveira escreveu:Hoje estou em Bs.As., vindo de FRA RG 8741 dia 19 e prosseguindo imediatamente no 8640 para EZE. Foi o mesmo avião e embora estivesse sem sistema de video foi um vôo ótimo. Temos que dar cada vez mais crédito aos tripulantes da Varig: nesta situação que se encontra a empresa, conseguem fazer um serviço de primeira. Muito melhor que o da American que não passa por tais dificuldadeds. Parabéns a todos da RG.
Eu já prefiro voar TAM, mesmo tendo sido funcionário da Varig. Os últimos vôos dométicos não foram das melhores...TODOS atrazados em mais de 1 hora e meia com várias trocas de portão de saída sem aviso, fila longa e demora excessiva no balcão na hora do atendimento por falta de pessoal e confusos sem saberem lidar com uma passagem ZED. Sempre a mesma confusão. Assentos apertados na econômica e NUNCA me deram o upgrade mesmo tendo lugar na frente (absurdo, cortesia sempre feita a qualquer tripulante com ZED ou ID90 aqui nos EUA, americano ou extrangeiro). Os comissários porém foram normais, nada mal, nada extraordinário. O lanche, que ainda é servido foi bom. A minha impressão da RG ficou mais danificada quando eu fui testemunha do pior pouso já visto, em Curitiba num 757, no qual não sei como a aeronave não quebrou. Foi horrível para dizer o mínimo. E olha que eu viajo de extra ou passageiro pelo menos 2 vezes por semana e já testemunhei alguns pousos ruins. Foi uma choque ao solo aonde todos ficaram assustados. Nem sei se inspecionaram o avião depois daquilo ("hard landing inspection", por mecânico certificado), mas proseguimos em seguida para IGU com outro pouso bem melhor.
Por motivos opostos, a TAM tem sido minha preferência em viajar pelo Brasil. Espero que a Varig se reencontre com o passado e se recupere. Ainda estou para vivenciar a GOL. Quem sabe na minha próxima viagem a CGR.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Caro Brazpilot,
Na atual situação, faltando aviões os atrasos de hora e meia são compreensíveis mesmo gerando grande desconforto ao pax. As questões não se resumem a isto apenas e vc. sabe, os problemas são muito maiores.
Dia 12.05 quando pousamos em LHR vindos de ORD o pouso do 777 da AA foi péssimo, talvez pelas condições atmosféricas muito ruins na final. Como vc deve saber uma das aproximações em LHR é feita em uma espécie de zigue-zague, digamos descendo a prateleira. Mas na real o pouso foi péssimo. Talvez na RG os comandantes de 67 que também tripulam o 57 sintam alguma diferença e não vou dar palpite sobre o que não conheço.
Também realizo vôos com TAM. Apenas as poltronas do meio dos airbus são mais amplas. E o encosto é tipo quebra pescoço, coisa que não ocorre nos airbus da LAN, da TAP e da LH. E o atendimento da TAM, me desculpe só agora começou a melhorar. Aliás li mas não sei se é verdade que, por conta da rapidez exagerada em operações de solo e etc., a TAM era campeã em extravio de bagagens, Há que verificar.
Quanto a lher dar upgrade meu caro eu sou contra. A vc. e a qualquer tripulante que não esteja a serviço. Acho que upgrade é para quem paga passagem, de qualquer classe. Aí sim a empresa deve ter seus critérios e seu modo de encantar o pax.
Sds
stratocaster
PC
PC

Mensagem por stratocaster »

Caro BrazPilot, bem, eu também já fui funcionário da Varig.
Respeito muito as suas opiniões e tenho certeza que você é um profissional dedicado e muito bem qualificado. Todavia, lamento que na sua última mensagem ficou explícita uma desnecessária guerra entre as companhias. É interessante lembrar que todas - inclusive a sua atual empresa, e devemos salientar que para elas nunca seremos nada mais do que um número e, portanto, podemos ser substituídos a qualquer instante -, terão eternamente um ‘telhado de vidro’. Se para justificar o seu confronto com o AO é necessário tripudiar a Varig, lamento, mas a AA tem inúmeros exemplos negativos a respeito do que você mencionou, inclusive aqui no Brasil, até mesmo tratando-se de pouso duro, vide o caso do 767 há algum tempo atrás. Quanto ao ZED, em todo o tempo que trabalhei na empresa, nunca consegui um upgrade, tanto aqui no Brasil ou em companhias nos EUA, inclusive na AA, por exemplo, a não ser quando eu conhecia alguém da tripulação, e nem por isso achava uma falta de cortesia ou de consideração. É importante destacar, principalmente para os demais usuários do AF que não conhecem esse sistema de passagens, que a partir do momento da emissão do bilhete para uma determinada classe a bordo da aeronave, qualquer iniciativa de funcionários da empresa, independente da função, de convite para classe superior, é de livre risco e passível de punição, caso a empresa tome conhecimento do ocorrido e tenha interesse de cobrar a suposta autonomia de remanejamento que de fato não existe em canto algum. Adicionalmente, a respeito de outro comentário, para um melhor esclarecimento, e acredito que você tem conhecimento disso, na ocorrência de hard landing, os mecânicos que atendem as aeronaves da Varig, desde que sejam notificados, têm, sim, condições de verificar os procedimentos para tal situação, nem que seja necessário entrar em contato com o MCC para a conduta devida.
Em todos os meus anos de companhia, mesmo nos piores momentos, jamais tive o conhecimento de que a empresa negligenciou qualquer procedimento caso fosse necessário fazê-lo, mesmo com todos os prejuízos que isso poderia causar, e se alguém agiu de forma contrária, independente da razão, tenho a absoluta certeza que jamais foi por pressão de qualquer chefia para conduzir desse jeito.
BP, não é nada pessoal, e cada um pode ter suas preferências, mas não é necessário ser insensato.
Sds
Editado pela última vez por stratocaster em Seg Mai 22, 2006 09:01, em um total de 1 vez.
PP-VQU
PC
PC

Mensagem por PP-VQU »

várias trocas de portão de saída sem aviso
Isso não é culpa da empresa, mas sim da INFRAERO
BrazPilot
PC
PC

Mensagem por BrazPilot »

[quote="stratocaster"]
Prezado colega Stratocaster,

Meu objetivo em expressar minha opinião não foi de criar guerra entra companhias nem richas entre pilotos. Isso jamais deverá existir. Sabemos que todas as companhias aéreas possuem pontos positivos e negativos, inclusive a American Airlines que em minha opinião deixa muito a desejar em vários pontos. Não é tarefa fácil se administrar uma empresa com mais de 900 aviões, mas se eu fosse o "CEO" eu tentaria mudar muita coisa. No entanto a situação atual se atribue logicamente à crise que rodeia a avição comercial e no esforço para se conter gastos e eventualmente sair do vermelho. Entendo muito bem que a Varig está sofrendo isso, mas os passageiros, em geral ignorante aos assuntos de aviação, querem serviço de qualidade, pontual e o que mais importa: barato. Muitas vezes segurança, que sempre vem primeiro para nós, nem passa pela cabeça deles. Meu questionamento sobre aquele pouso foi justamente isso. Não foi um pouso simplesmente duro, pois eu sei o que é isso. Foi um pouso exageradamente duro, algo fora do normal. Minha esperança é realmente que o jeitinho brasileiro que tanto conhecemos não se aplique a situações como essa. Pousar daquela forma e em 25 minutos estarmos decolando outra vez, sem um notificação devida ou inspeção adequada. Estou especulando sobre o que possa ter acontecido após o ocorrido, mas não posso deixar de questionar, especialmente quando estamos lidando com uma empresa em crise. Se não o fizermos, será o passageiro comum o fará? Mais tarde outra tripulação ocupará o assento, e eles gostariam de estarem cientes de qualquer irregularidade ocorrido num vôo anterior. Eu gostaria! Não considero isto insensatez.

Com relação a passagem ZED/ID-90/ID-75, ect, é necessário que se apresente sua identidade funcional de tripulante no portão de saída aqui, e pedir para que seja incluído no "upgrade list". Fale que é piloto. Não muito tempo atrás eu viajei na AA de DFW-GRU com mais dois pilotos da TAM. Conheci eles no portão de saída mesmo e pedi para falarem com o agente sobre o upgrade. Sobrou lugar na frente (algo raro saindo de DFW) e os dois viajaram lado a lado atras de mim. Isso é pura cortesia, reconhecimento de um colega de trabalho. Claro que isso vai da boa vontade do agente em lhe colocar na lista, mas em geral se tiver lugar sobrando, como tripulante você entra. Não custa pedir.
Se for tripulante de companhia aérea americana, o vôo em outra concorrente americana é totalmente gratuíto, mesmo em vôo transcontinental, sem perguntas ou balanga-beiço. O único pré-requisito é se apresentar ao comandante para agradeçer a cortesia. Já fui tratado extremamente bem por pilotos da Delta, United e Continental. Num mundo ideal, isso também deveria ocorrer no Brasil, mas não é isso que eu escuto falar dos meus colegas daí (exemplo: BRA, que não voam nem em sua própria companhia como cortesia). Isso já é tarefa dos tripulantes: se unirem, como base sua PROFISSÃO, e não sua empresa.

Abraços!

BrazPilot
Editado pela última vez por BrazPilot em Seg Mai 22, 2006 13:40, em um total de 3 vezes.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Com todo respeito com relacao ao pouso mencionado acho que como piloto poderia ter averiguado o que ocorreu.

Especular nao me parece ser muito profissional.

Pelo menos sempre que especulo em relação a TAM e a GOL o pessoal do Forum (# & #) caem matando...

TRECHO ACIMA EDITADO, CONFORME NORMAS DO FÓRUM:
2 # A critério dos moderadores, seguindo as regras de bom relacionamento do AeroFórum , poderão ser excluídas ou bloqueadas quaisquer mensagens ou tópicos sem aviso prévio.
7 # Ofensas contra pessoas, instituições, personalidades, moderadores ou qualquer outro membro do AeroFórum serão passíveis da aplicação das punições previstas no item 11.

BrazPilot escreveu:
stratocaster escreveu: Prezado colega Stratocaster,

Meu objetivo em expressar minha opinião não foi de criar guerra entra companhias nem richas entre pilotos. Isso jamais deverá existir. Sabemos que todas as companhias aéreas possuem pontos positivos e negativos, inclusive a American Airlines que em minha opinião deixa muito a desejar em vários pontos. Não é tarefa fácil se administrar uma empresa com mais de 900 aviões, mas se eu fosse o "CEO" eu tentaria mudar muita coisa. No entanto a situação atual se atribue logicamente à crise que rodeia a avição comercial e no esforço para se conter gastos e eventualmente sair do vermelho. Entendo muito bem que a Varig está sofrendo isso, mas os passageiros, em geral ignorante aos assuntos de aviação, querem serviço de qualidade, pontual e o que mais importa: barato. Muitas vezes segurança, que sempre vem primeiro para nós, nem passa pela cabeça deles. Meu questionamento sobre aquele pouso foi justamente isso. Não foi um pouso simplesmente duro, pois eu sei o que é isso. Foi um pouso exageradamente duro, algo fora do normal. Minha esperança é realmente que o jeitinho brasileiro que tanto conhecemos não se aplique a situações como essa. Pousar daquela forma e em 25 minutos estarmos decolando outra vez, sem um notificação devida ou inspeção adequada. Estou especulando sobre o que possa ter acontecido após o ocorrido, mas não posso deixar de questionar, especialmente quando estamos lidando com uma empresa em crise. Se não o fizermos, será o passageiro comum o fará? Mais tarde outra tripulação ocupará o assento, e eles gostariam de estarem cientes de qualquer irregularidade ocorrido num vôo anterior. Eu gostaria! Não considero isto insensatez.

Com relação a passagem ZED/ID-90/ID-75, ect, é necessário que se apresente sua identidade funcional de tripulante no portão de saída aqui, e pedir para que seja incluído no "upgrade list". Fale que é piloto. Não muito tempo atrás eu viajei na AA de DFW-GRU com mais dois pilotos da TAM. Conheci eles no portão de saída mesmo e falei falarem com o agente sobre o upgrade. Sobrou lugar na frente (algo raro saindo de DFW) e os dois viajaram lado a lado atras de mim. Isso é pura cortesia, reconhecimento de um colega de trabalho. Claro que isso vai da boa vontade do agente em lhe colocar na lista, mas em geral se tiver lugar sobrando, como tripulante você entra. Não custa pedir.
Se for tripulante de companhia aérea americana, o vôo em outra concorrente é totalmente gratuíto, mesmo em vôo transcontinental, sem perguntas ou balanga-beiço. O único pré-requisito é se apresentar ao comandante para agradeçer a cortesia. Já fui tratado extremamente bem por pilotos da Delta, United e Continental. Num mundo ideal, isso também deveria ocorrer no Brasil, mas não é isso que eu escuto falar dos meus colegas daí. Isso já é tarefa dos tripulantes: se unirem, como base sua PROFISSÃO, e não sua empresa.

Abraços!

BrazPilot
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

TÓPICO EDITADO POR NÃO RESPEITAR AS NORMAS DO FÓRUM:
2 # A critério dos moderadores, seguindo as regras de bom relacionamento do AeroFórum , poderão ser excluídas ou bloqueadas quaisquer mensagens ou tópicos sem aviso prévio.
7 # Ofensas contra pessoas, instituições, personalidades, moderadores ou qualquer outro membro do AeroFórum serão passíveis da aplicação das punições previstas no item 11.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

TÓPICO EDITADO POR NÃO RESPEITAR AS NORMAS DO FÓRUM:
BrazPilot
PC
PC

Mensagem por BrazPilot »

ppjr escreveu:Com todo respeito com relacao ao pouso mencionado acho que como piloto poderia ter averiguado o que ocorreu.

Especular nao me parece ser muito profissional.

Pelo menos sempre que especulo em relação a TAM e a GOL o pessoal do Forum (# & #) caem matando...

Averiguar o que? Averiguar porque é que o piloto fez um pouso ruim? Vou sair do meu assento e me dirigir a cabine, e perguntar. "-Comandante, o que aconteceu nesse pouso e o que o senhor vai fazer a respeito disso?" Você deve estar brincando, né? Ele sabe o que ele deve fazer. Se fez ou não, isso é outra estória. Se eu tivesse visto algo quebrado aí tudo bem.

Não entendi! Especular não é profissional ao seu ver, mas você o faz com a TAM e GOL. Duuuhh! Na minha opinião pessoal, nada foi feito a respeito, nem inspeção feita por um mecânico. Não nos quase 25 minutos que estivemos em solo; mas como não posso provar, isso é especulação mas também um questionamento sobre algo que de repente deveria ter sido feito. Seria prudente. Companhias aéreas em crise tendem muitas vezes a "cortar caminho" na manutenção se não há uma forte fiscalização dos órgãos competentes (governo federal). Isso pode ser perigoso. Questionar essa possibilidade é deixar de ser profissional?
Trancado