TUDO ARMADO

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
SaPeCa
PP
PP

Desmame

Mensagem por SaPeCa »

Comandantes:

Administrar empresas nesse Brasil, há muito tempo, tem sido o maior desafio!

Mas, não nos esqueçamos que a Pioneira (mas será que é mesmo ? - lembrem-se que a Panair foi aniquilada para que a VRG nascesse...), nos "áureos" tempos da Ditadura sempre recebeu atenção especial do Governo Federal.

Quem foi funcionário público só podia viajar em missões ao exterior pela VRG; por dois motivos: das nacionais era a única que detinha esses trajetos, além de ter exclusividade nessse mercado da burocracia estatal (e olhem que não era pouca gente viajando...).

Claro que atualmente há outros fatores interferindo no desempenho da Empresa, mas negócio que se acostumou a se socorrer da "têta governamental", quando "desmamado", tende a morrer de inanição...

Nada contra os empregados e dependentes dos empregos que estejam na mira do corte; são apenas víítimas de desmandos e desatinos das diversas administrações pelas quais a VRG passou nos últimos tempos, tal como também o é o bolso dos contribuintes, dos quais a imensa maioria nunca entrou num avião e está fadado a herdar mais essa dívida via erário público, para "salvar" algo que não é seu e nunca poderá usar!

Ví nas mensagens anteriores menções à "complôs" de TAM, GOL, etc. Acharia mais prudente considerar que Pioneira também se nutriu desses artifícios no passado, em detrimento de suas congêneres: não há santos nesse negócio...
Pull Up !!!

SaPeCa.

"As coisas são mais belas quando vistas por baixo."
Bocage
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por RockboyDF »

Da mesma forma que o discurso radical pró-Varig comete enganos, o revanchismo e a pretensa justificativa histórica para desejar o encerramento das suas atividades não contribui em nada para o debate...
Leonardo Vasconcelos- SBBR
arthuramaral_CGR
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por arthuramaral_CGR »

No Senado a discussão tbm refletiu muitas das opiniões aqui deixadas...

Vejam em:

http://www.apvar.org.br/arquivos/arq_te ... /peres.htm

Existe uma afirmação lá de que a Transbrasil fez um acordo em que foram descontados 33% do que ia receber e pelo que entendi teria recebido o $$ dessa ação...
Se a TBA ainda tiver dinheiro para receber dessa ação, pelo que vimos naquele tópico acerca do leilão do PT-TAA, só de taxas de parqueamento dos 767 em BSB deve-se consumir tudo isso e mais um pouco...
Oswaldo
PC
PC

Mensagem por Oswaldo »

Pessoal, vocês acham que um empresa de tradição como a VARIG, que dominava absoluta o mecado , com a frota de mais que o dobro do seu concorrente mais direto, com funcionários da mais alta capacidade e que vestem a camisa da empresa , que sempre teve índices de ocupação razoáveis mesmo em momentos de crise com este não teve sua credibilidade abalada, se fosse realmente bem administrada seria qualquer governinho que a derrubaria? Estaria nesta situação insolvente que se encontra? É muito fácil não admiitr seus próprios erros e jogar a culpa no governo , enquanto ela mesma não fez a lição de casa . Pois uma empresa que é simbolo de um País no exterior não poderia estar tão vulnerável como está por causa de governos, nem mesmo eles teriam este poder , se fosse bem administrada ela teria condições de estar bem sem depender de ningém e seria uma das mais poderosas cias. do mundo, mas...
Schneider
PC
PC

Mensagem por Schneider »

Caro asnomalon (air737)
Posso ser ingênuo e mal informado. Mal intencionado nunca.
Quando surgem manifestações favoráveis à Varig, como a minha, demonstram a importância da empresa e de sua história. Mas, em paralelo, também surgem manifestações contrárias, alimentadas por um ódio estranho. Isso é revanchismo.
Quando a época que antecedeu o fechamento da Transbrasil, a minha posição também era em defesa da companhia, cuja trajetória vem dos tempos da Sadia. Lembro bem dos DC-3, Dart-Herald e até do "Patinho Feio". Da Transbrasil do Cmte Omar Fontana, que lançou um LP maravilhoso tendo como tema Johnatan Gaivota, de Richard Bach.
O mesmo vale para outras empresa que fecharam. Porém, agora, aqueles que foram prejudicados pelo fechamento das companhias estão demonstrando, pelas manifestações, que querem o fechamento da Varig. Ou seja, querem que mais pessoas passem pelo sofrimento que já passaram. Exatamente essas pessoas, que deveriam ser as primeiras a serem solidárias, estão agindo de forma revanchsita.
E, quanto à SUPERIORIDADE da Varig, por décadas, é apenas a verdade. A arrogância de alguns, certamente foi em conseqüência de distantes patamares que separavam a Varig de outras empresas.
E, ainda, parece que ser do Rio Grande do Sul é visto como um problema, pela citação acima.
Quando a mais importante empresa aérea de o País está à beira da falência, não é o momento para revanchismos. Ao contrário, é o momento da solidariedade. Porém, as mágoas e recalques do passado parecem mais fortes. O momento é de união. Panair, Real, Vasp, Transbrasil e outras devem ser o exemplo e não uma justificativa.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Schneider,
Quanto a VARIG ser do Rio Grande do Sul, não é problema algum, pelo contrário. Sou gaúcho também ! O que eu disse é que afirmações como a sua, de que há um complô ou conspiração, ou seja lá o que vocês estejam imaginando, isto é completamente absurdo !!! Coincidências como as que você afirmou, denotam uma falta de conhecimento TOTAL de como são designadas as concessões de linhas...as linhas concedidas à TAM não foram "tomadas" da VARIG, pois eram linhas que estavam em aberto e que até 2001 eram realizadas pela TransBrasil. Insinuar, denota má intenção SIM ! Os "maria-vai-com-as-outras", comuns aqui neste país, ACREDITAM e os funcionários VARIG também e os que os iludem com teorias fantasiosas, desviam de si e tranferem para outros a responsabilidade da situação, em que eles mesmos a colocaram. Revanchismo ? Não, REALIDADE ! A mesma REALIDADE durante décadas de SUPERIORIDADE nos "distantes patamares" em que, acho que posso até afirmar, VOCÊS estavam ( e acho que ainda estão ! ) . Já disse e confirmo, acho que deveríamos ratear esta dívida da VARIG entre todos os brasileiros...US$ 100,00 para cada um seria mais do que suficiente e ainda sobraria troco para re-comprar o que foi vendido !
Isto pelo jeito,só não resolveria um problema : para subir nos distantes patamares, teriam que tirar o salto alto, mas aí, seria pedir demais !
air737
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Scneider,

O Asnomalon é um defensor da Gol no Forum portanto cuidado para nao ferir a suscetibilidade dele.
asnomalon escreveu:Schneider,
Quanto a VARIG ser do Rio Grande do Sul, não é problema algum, pelo contrário. Sou gaúcho também ! O que eu disse é que afirmações como a sua, de que há um complô ou conspiração, ou seja lá o que vocês estejam imaginando, isto é completamente absurdo !!! Coincidências como as que você afirmou, denotam uma falta de conhecimento TOTAL de como são designadas as concessões de linhas...as linhas concedidas à TAM não foram "tomadas" da VARIG, pois eram linhas que estavam em aberto e que até 2001 eram realizadas pela TransBrasil. Insinuar, denota má intenção SIM ! Os "maria-vai-com-as-outras", comuns aqui neste país, ACREDITAM e os funcionários VARIG também e os que os iludem com teorias fantasiosas, desviam de si e tranferem para outros a responsabilidade da situação, em que eles mesmos a colocaram. Revanchismo ? Não, REALIDADE ! A mesma REALIDADE durante décadas de SUPERIORIDADE nos "distantes patamares" em que, acho que posso até afirmar, VOCÊS estavam ( e acho que ainda estão ! ) . Já disse e confirmo, acho que deveríamos ratear esta dívida da VARIG entre todos os brasileiros...US$ 100,00 para cada um seria mais do que suficiente e ainda sobraria troco para re-comprar o que foi vendido !
Isto pelo jeito,só não resolveria um problema : para subir nos distantes patamares, teriam que tirar o salto alto, mas aí, seria pedir demais !
air737
Schneider
PC
PC

Mensagem por Schneider »

Asnomalon e amigos:

Não estou questionando as concessões de linhas internacionais. Apenas estranho o MOMENTO em que elas são ANUNCIADAS que, coincidêntemente, é nestes dias delicados para a Varig.

Sei, conheço e também leio aqui sobre a arrogância de alguns da Varig. Porém há patamares nesse nivelamento. A soberba de uns não justifica uma velada vingança para com todos.

Quanto a ratear a dívida entre os brasileiros seria inédito, mas o cálculo serve para exemplificar. O que falta é consideração por parte do governo. Se faltou consideração com outras empresas no passado, isso deve servir de exemplo. Agora, em relação à Varig, temos três governos: um deve à Varig, outro é credor da Varig e um terceiro que está se omitindo. Se esse comportamento virar regra, um dia será aplicado contra TAM, Gol e quem mais vier. Ou seja, se o comportamento for outro agora no futuro será exemplo de conduta.

É claro que a incompetência ocorrida em certos momentos é fator determinante para a situação da Varig. Mas também a incompetência das outras deve ter conduzido ao salto alto. Não concordo com esse comportamento, mas viver no mundo da fama às vezes mexe com algumas cabeças. Coisas do estrelato.

Um abraço
sergio mendes
MULTI
MULTI
Contato:

Mensagem por sergio mendes »

A verdade vai ser dificil de aparecer mas fiquei surpreso com a compra do FAB2101 pois a FAB sempre operou boeing e derrepentemete me aparece com Airbus, ficou estranho mas tudo bem vamos lá um governo que não quer gastar não corre atras de mais despesas como treinamento manutenção e etc.

Depoimento de uma cliente minha, "meu filho trabalha na varig como piloto e a mesma o indicou para pilotar em uma empresa no exterior pois a politica deste governo com a Varig é de desimala e favorecer a Tam pois lá o governo tem seus interesses". Esta cliente me pediu para alugar com urgencia um imovel pois o filho esta com dificuldades e ela com a idade avansada ainda trabalha p/ajudar a familia pois por azar a filha trabalhou na TransBrasil.
Não duvido que o governo esteja boicotando mas existe a má administração que também tem culpa, outro fato foi o code da Tam/VRG pois só beneficiou a Tam que apartir deste evento passou a domina o mercado e dita as regras, se vcs vinherem em SSA na madrugada vão ficar bestas com o numero de aeronaves da TAM no solo, em outros tempos não seria assim.
Alguem aqui já leu como a Soletur faliu? agora imaginem o proximo golpe.

A sobrevida da VRG só vai se renovar se mudarmos o Governo fora isso esqueçam pois o padre já bate a porta.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

PPJR,
Infelizmente ( para você ! ), não foi o "asnomalon"que respondeu ao Schneider....fui eu "air737", pois ainda estou aguardando a confirmação de meu registro neste fórum. Quanto à defender as nossas empresas....estamos só fazendo a mesma "coisa"que vocês....só que decidimos não ficar calados quando "barbaridades" são ditas e "afirmadas" sem conhecimento de causa e/ou com inverdades, sejam técnicas, políticas, conspiratórias...etc.
A aviação brasileira sempre teve várias empresas e não SÓ uma ! Bandeira brasileira, todas carregaram e carregam...outras tiveram, também, seus escritórios "como embaixadas" . Empresas estrangeiras também afirmavam isto ( vide a PANAM p/ex. ) e nem porisso tiveram suas dívidas pagas pelos seus cidadãos . Defender a VARIG tapando o Sol com a peneira, acusando outra empresa é que não admitimos...todos pagamos as nossas dívidas, se pararmos vamos parar no SPC ou Serasa, porque só a VARIG teria esta "benção"? Porque seria a principal empresa do Brasil ? ( a PANAM era a DO MUNDO ! ). Porque carrega e sempre carregou, políticos e artistas de graça p/ cima e p/ baixo ? Isto TODAS FAZEM ( talvez levando os políticos e artistas "errados") ! Porque a VARIG sempre esteve num PATAMAR MAIS ALTO DO QUE AS OUTRAS ? . SAY AGAIN PLEASE !!!
Já sei, para não desempregar 11 mil diretos e 50 mil indiretos ? E os 5300 diretos e 20mil indiretos da TransBrasil...os 7mil diretos e30 mil indiretos da VASP...os 1500 da TABA...500 da PENTA...300 da TAVAJ...os das antigas REAL,AEROVIAS,Cruzeiro,NAB,LOYDE...etc. Como disse o Schneider : Não vamos falar dos que já foram...vamos falar dos que estão passando p/ esta situação... sei que alguns "variguianos" pensaram
naqueles colegas ( conheço e sou amigo de vários "variguianos" ! ). A grande maioria porém, não se preocupou na época, pelo contrário ! Revanchismo só é revanchismo quando nos afeta, caso contrário é considerado "falta de sensibilidade". Tudo isto não resolve a situação da VARIG - se debate resolvesse os de um lado teriam feito a situação da VARIG voltar à sua época de ouro, os do outro lado teriam resolvido por : ou PAGA ou FECHA ! Foi assim com TODAS as outras...mas elas não eram "assim", TÃO IMPORTANTES !
air737
Schneider
PC
PC

Mensagem por Schneider »

Caro Air737

CONCORDO plenamente com você quando escreveu:
"Foi assim com TODAS as outras...mas elas não eram "assim", TÃO IMPORTANTES !
air737"

Talvez esteja aí a diferença. Tivesse sido com a Varig ANTES, a situação de Transbrasil e Vasp poderia ter sido outra. Se não houve uma ação em favor destas empresas no passado, isso não é justificativa para que ocorra o mesmo com a Varig no presente. Ou seria assim: se Transbrasil e Vasp foram pro pau, a Varig tem que ir também?

É claro que a importância da Varig é incontestável. Seus números ao longo de décadas provam isso. Claro, é óbvio, os números também mostram uma decadência. Porém, mesmo com o encolhimento, a somatória desses números e os serviços (de qualidade) prestados confirmam que ela ainda é TÃO IMPORTANTE.

Panair, Real, Transbrasil, Vasp e outras devem servir de EXEMPLO. TAM, Gol e outras, podem transformar-se no EXEMPLO FUTURO. Assim, não importam nomes, mas a maneira como estão sendo encaradas as empresas do setor. Para projetos que nunca saíram do papel o BNDES tem recursos. E para a Transbrasil, Varig, Vasp?

O discurso em defesa da Varig neste momento poderá ser (tomara que nunca) o mesmo em defesa de outra companhia aérea no futuro. Mas, também, acho desnecessário contestar as virtudes e a tradição da Varig neste momento. Não é defender uma ou outra empresa, é o perigo do velho "efeito Orloff"... Aquele que dizia "eu sou você amanhã".
Abraços
Anonymous

Schnaider...

Mensagem por Anonymous »

Schnaider,
Estou acompanhando o Debate..., Interessante.., Vc está revoltado..., tem seus motivos.., ou é fã.., ou cliente.., ou acionista.., funcionário.., ou todos esses motivos...!. mas isso nao vem ao caso..!, o que importa nesse momento, é SENSATEZ!.
Acho bacana que vc tenha sensatez em aceitar certos pontos de vista, e certas verdades expostas., mesmo que essas verdades contrariem seus ideais..! Vamos olhar a situação, sem sermos XIITAS..., sem fechar os olhos para a realidade!

Abraços!
Rogeriouzz
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Schneider,
Acho que agora estamos falando quase a mesma lingua....este momento traduz exatamente o que aquele anúncio dizia : Eu sou você amanhã !
O Efeito Orlof atinge agora a VARIG...há uns 15 anos levei um grupo de ex. tripulantes da PANAIR. Eram cmtes, Eng. de Vôo, comissários e mecânicos, gerentes...eles disseram a mesma coisa...o que acontecera c/ eles, aconteceria c/ a VARIG... Nenhuma empresa está livre, basta se achar "inatingível"! Eu sempre falo p/ os que voam comigo : respeite os seus colegas e principalmente os das outras empresas...você não é superior à eles, só porque vai p/ a Europa, ou Estados Unidos...se eles ainda não estão indo, é porque AINDA não receberam a concessão ! Faltou e MUITA, humildade p/ a VARIG e grande parte de seus funcionários...espero, sinceramente que para você não tenha faltado, ou que a recobre...e logo ! vários estão se transferindo p/ a GOL, TAM, OCEANAIR ( isso mesmo, vão voar F-100 e "MK-28" ), BRA e outras empresas lá de fora....igual aos que foram da TransBrasil e VASP e que estão na TAM,GOL...AIRMacau...etc.
Quem vai pagar a conta ?

P.S. também tivemos estes 3 "tipos" de governo...só não era do PT, era do PSDB ( e voava pela TAM - contrato "com licitação" ! ) .
um abraço, air737
Schneider
PC
PC

Mensagem por Schneider »

Air737 e Rogeriouzz

É claro, e muito bom, que estejamos debatendo de maneira agradável neste espaço. Isso é ótimo. Estou DEFENDENDO a Varig, mas se fico um pouco revoltado é em razão não só da Varig, mas também de outras estrelas que deixaram de brilhar.

Devemos ser sensatos, concordo plenamente. Porém, se o problema é econômico então a conduta de superioridade não entra em discussão. Muito menos podemos ser revanchistas e trazer à baila a Panair, vítima de um regime de exceção. Como gaúcho sou legalista e nunca aceitei que rasgassem a Constituilção. Nem que tentassem, como em 1961 que propiciou a Legalidade. A Panair foi vítima daqueles que passaram por cima da Constituição.

Quanto à falta de humildade de alguns, como já falamos aqui, foi conseqüência de uma indiscutível superioridade da Varig - por muitos anos a maior empresa da América Latina. Claro que humildade faz muito bem e não pode faltar. Porém, isso não justifica pregar o fim da Varig. O revanchismo dever ficar alheio à essa realidade.

O fim da Panair não justifica o fim da Varig. Vasp, Transbrasil e outras idem. Assim como um fim da Varig não deverá justificar o fim de outra empresa no futuro.

Acredito que no momento o PROBLEMA é a Varig. Abri o tópico falando de coincidências. Algumas foram contestadas, porém existem. Agora sim, vamos ao passado para buscar EXEMPLOS e também encontraremos um quadro semelhante. O passado ajuda a entender o presente e prevêr o futuro. Mais tarde, os dias de hoje também servirão de ensinamento em um novo presente.

Assim, longe do REVANCHISMO, o passado é útil. Como é útil conhecer o sofrimento das famílias do pessoal da Transbrasil e Vasp, pensando nas famílias do pessoal da Varig. Agora, se alguns têm o nariz mais empinado do que os outros, problema de conduta pessoal de cada um.
Abraços
edu
MULTI
MULTI

Mensagem por edu »

Para que todos analisemos o que de fato está ocorrendo, sem melindres pessoais, e vejam numa análise bem sucinta a crise, vamos para o lado técnico, não passional e tampouco da "técnica de achismos". OK!
Vamos lá:

MAELI PRADO
da Folha de S.Paulo

A Varig possui o maior patrimônio líquido negativo das empresas de capital aberto da América Latina e o quinto maior quando se levam em conta também os números das 1.200 maiores empresas dos Estados Unidos.

É o que mostram dados de um levantamento feito a pedido da Folha pela consultoria Economática, que também reuniu dados dos balanços da companhia aérea desde 1986.

Desde então, a empresa só conseguiu registrar lucro líquido em quatro anos. Apesar de obter uma receita importante, os gastos da Varig corroem boa parte do faturamento, segundo Einar Rivero, coordenador da Economática para a América Latina.

"Os grandes vilões da companhia são os custos de operação e os administrativos, que são extremamente elevados", afirma.

Para ter uma idéia, do último trimestre de 2004 até setembro do ano passado, a companhia teve receita de R$ 8,8 bilhões (números corrigidos pela inflação até dezembro de 2005). Mas o custo operacional (todos os custos para a companhia levantar vôo, como gastos com aeronaves, hangares e salários de pilotos e de comissários, entre outros) alcançou R$ 6,6 bilhões, o que deixou a ela um lucro bruto de R$ 2,2 bilhões.

Subtraídos desse valor os custos administrativos (salário do pessoal administrativo e publicidade, entre outros), a empresa ficou com lucro operacional de R$ 345 milhões no período. Após pagar juros, Imposto de Renda e despesas administrativas, a Varig chegou a um prejuízo de cerca de R$ 570 milhões no período.

"Um lucro operacional de menos de meio bilhão [de reais] para uma empresa que fatura R$ 9 bilhões não significa nada."

Ele diz que a empresa conseguiu reduzir sua dívida financeira nos últimos anos. "O problema é que o grande volume da dívida da Varig é operacional, com fornecedores como a Infraero e a Petrobras. A dívida financeira representa uma parcela menor."

Ao mesmo tempo, a aérea conseguiu melhorar, há quatro anos, o perfil da sua dívida: em 2002, a dívida de curto prazo (pagamento até um ano) representava 46,7% do total de seus débitos. Esse percentual caiu para 14,8% em 2003. Entretanto nos últimos anos esse percentual voltou a aumentar: do último trimestre de 2004 até setembro de 2005, foi de 22,2%.
0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0-0--0

Muito bem, cliquem agora no Aeronotícias e vejam lá a matéria da Cronologia da crise e tirem suas conclusões, se os DESMANDOS DE GOVERNANTES EM TODOAS AS ÉPOCAS, PERCEPTÍVEIS COM SEUS PLANOS DIÁBOLICOS, ATÉ AQUELE EM QUE FICAMOS REDUZIDO A R$ 50,00, LEMBRAM. EU COMO EMPRESÁRIO, FIQUEI ESTOCADO COM CRUZADOS EM BANCOS, GIRO DO FLUXO DE CAIXA, E DESEPERADO PARA SABER COMO PAGAR AS CONTAS E PRINCIPALMENTE OS FUNCIONÁRIOS...EU PERGUNTO , AONDE ESTÁ AQUELA MINISTRA, QUE LEVOU TODOS NÓS AQUELA AVENTURA...E, OS OUTROS...E, OS ATUAIS...E AS CONSEQUÊNCIAS: EMPRESAS FRAGILIZADAS AO LONGO DO TEMPO. (POR ISTO O CHAMADO EFEITO ORLOFF).

Edu
RockboyDF
CMTE.
CMTE.
Contato:

Mensagem por RockboyDF »

Schneider;

O que chamam de teoria conspiratória ou paranóia, está devidamente registrado por testemunha em outro fórum, que não quero citar para não ser inconveniente. Na seção Aeronotícias deste aqui há um discurso do Senador Jefferson Perez com vários apartes, sendo que um deles, do Sen. Heráclito Fortes, salvo engano, cita a mesma coisa...

Onde há fumaça...
Leonardo Vasconcelos- SBBR
Responder