INFO: TAM 3012 com parabrisas quebrados em CWB

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

stratocaster escreveu:Outras observações:
asnomalon, vamos dividir algumas coisas que você escreveu em dois pontos:

- Passageiros: eles podem, sim, ter uma opinião formada - certa ou não, não importa – a respeito do que presenciaram. Porque um não sabe diferenciar um 737 de um A320 não quer dizer que ele não pode expor seus temores por uma aeronave entrar inadvertidamente num CB ou fazer um pouso mais longo que o devido. Se isso vai ser de interesse investigativo, se for o caso, caberá a quem de fato está encarregado para o processamento e saiba que muitas vezes essa coletânea de suposta ignorância é levada em consideração para uma pesquisa mais profunda. Agora, se isso deverá ser um fator que possa a vir contribuir por uma melhor qualidade decisória de uma tripulação, somente analisando caso a caso para que possamos definir. O que jamais deverá existir é a arrogância prevalecer, e pelo menos foi isso que entendi na sua mensagem. Podem ser que não são aplicáveis em 10 milhões de casos, mas mesmo com todo o automatismo de segurança que você se apóia para voar e emitir os seus conceitos, não impediu que um DC-10, com uma tripulação bem experiente, pousasse em Bruxelas pensando que era Frankfurt e nem um A320 pousar numa pista errada essa semana na Inglaterra. Uma dose de humildade às vezes contribui para evitar erros absurdos.

- Voar em condições meteorológicas adversas: Uma coisa é voar sem radar, desde a partida, ou depois, por uma falha técnica não detectada previamente, outra é após danos severos na aeronave - muitas vezes não por estragos limitados ao radome, como foi o caso com um 727 da Cruzeiro, nos anos 1980. Se você ler a minha mensagem você verá que na minha opinião os tripulantes do A320 da Tam se depararam com uma situação crítica em diversos aspectos, inclusive de decisão, e não seria surpresa se tivesse tido outro desdobramento não tão afortunado como acabou sendo, felizmente.
Dependendo da circunstância, não há comandante que consiga sair de situações apresentadas por um radar inoperante, por melhor treinamento ou salário que ele tenha. Analisando o que você escreveu, a não ser que outras aeronaves estejam voando na mesma rota e dentro de uma margem de nível de vôo e distância, não há a menor confiabilidade de voar às cegas baseando-se nas interpretações de outras tripulações. Adicionalmente, o radar de controle de tráfego aéreo não tem confiabilidade para orientações meteorológicas detalhadas.
Ninguém entra inadvertidamente em um CB. Às vezes não existe uma opção, ou não é possível fazer um desvio devido ao tráfego aéreo, etc...
A tripulaçào pode fazer uma análise prévia do que pode encontrar logo após a decolagem pelo radar ainda na cabeceira da pista. Mas pode ter sido o caso no TAM de ele não ter visto a parte mais crítica do mau tempo que estava mais à frente.
Atualmente o radar de solo consegue captar com clareza núcleos de CBs.
Outro dia em visita aos colegas do APP-SP eu vi um. A apresentação não é como a do radar do avião mas pelo menos a pior parte é visível.

No caso de pousos em pistas erradas, o que raramente acontece, pilotos cancelam planos de vôo IFR quando avistam o campo. Existem alguns aeroportos que fica bem próximos uns dos outros e com orientação de pista semelhante. Diga-se de passagem esses erros acontecem quase sempre em dia de céu claro e ótima visibilidade e a aeronave voando em regras VFR. Pode realmente acontecer isso, mas não como no caso do Garcez. Um erro de 2 milhas e não de 1000 milhas.

Ao colega Ppjr, você acha que nós estamos de brincadeira por aqui? Estamos somente tentando explicar como realmente as coisas são. Se quiser posso me retirar do fórum e deixar você especulando 1000 teorias conspiratórias contra tudo e todos. Recém saido de ground school. Fiz há quase 1 ano... o do 737. Os outros (Caravan, King90, 200, Cheyenne, CJ3) já fazem um tempo.

Às vezes o pessoal confunde minhas respostas com arrogância. Eu devo concordar com tudo o que escrevem no fórum?

Abraço
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

As frases em bold expressam os sentimentos de muitos neste forum.
asnomalon escreveu:
stratocaster escreveu: Uma dose de humildade às vezes contribui para evitar erros absurdos.
Ninguém entra inadvertidamente em um CB. Às vezes não existe uma opção, ou não é possível fazer um desvio devido ao tráfego aéreo, etc...
A tripulaçào pode fazer uma análise prévia do que pode encontrar logo após a decolagem pelo radar ainda na cabeceira da pista. Mas pode ter sido o caso no TAM de ele não ter visto a parte mais crítica do mau tempo que estava mais à frente.
Atualmente o radar de solo consegue captar com clareza núcleos de CBs.
Outro dia em visita aos colegas do APP-SP eu vi um. A apresentação não é como a do radar do avião mas pelo menos a pior parte é visível.

No caso de pousos em pistas erradas, o que raramente acontece, pilotos cancelam planos de vôo IFR quando avistam o campo. Existem alguns aeroportos que fica bem próximos uns dos outros e com orientação de pista semelhante. Diga-se de passagem esses erros acontecem quase sempre em dia de céu claro e ótima visibilidade e a aeronave voando em regras VFR. Pode realmente acontecer isso, mas não como no caso do Garcez. Um erro de 2 milhas e não de 1000 milhas.

Ao colega Ppjr, você acha que nós estamos de brincadeira por aqui? Estamos somente tentando explicar como realmente as coisas são. Se quiser posso me retirar do fórum e deixar você especulando 1000 teorias conspiratórias contra tudo e todos. Recém saido de ground school. Fiz há quase 1 ano... o do 737. Os outros (Caravan, King90, 200, Cheyenne, CJ3) já fazem um tempo.

Às vezes o pessoal confunde minhas respostas com arrogância. Eu devo concordar com tudo o que escrevem no fórum?

Abraço
Anonymous

O Problema é PORTUGUÊS!!!, Interpretação de TEXTO!!!

Mensagem por Anonymous »

rogeriouzz escreveu: Opiniao de passageiro, dramatizada 1000% ao quadrado.., nao deveria nem ser publicada "Ah, quase morri.., ai meu Deus!!", Claro que eles dramatizam, nao estao acostumados.., qualquer sacolejo é motivo de panico para a maioria.., mas a imprensa quer isto!, isto que vende jornal!. Fatos sao fatos.., aconteceu algo grave.., mas colocar a foto na capa e escrever "TRAGEDIA EVITADA!!!, MILAGRE DIVINO!!!", Peraí.., tá longe ainda..!.
Caros Srs.:

Não escrevi em momento algum que a opiniao de PASSAGEIROS NAO DEVERIA SER LEVADA EM CONTA!, Escrevi sobre PUBLICAR NA IMPRENSA, Capa de jornal, Revistas.., etc. Em momento algum questionei OPINIAO de PAX!. Cuidado ao LER uma coisa.., ENTENDER outra, e RETRANSMITIR outra!. Telefone sem fio..., estamos brincando disso..!. Só pode!, e o nosso Amigo PPjr quem começou a melar a brincadeira..., pois foi ELE quem mudou a minha informação primeiro

PPjr escreveu: Valeu rogeriouzz,
Opiniao de PAX nao conta. Boa sua ideia!! Voce é piloto???
Se for fala assim no seu speech inicial.
Aonde escrevi que opiniao de PAX nao conta..??. Como dizia um instrutor que vôou na Extinta TAM Training Division..., "Gente.., Istuda.., hoje em dia o mercado tá concorrido.., hoje em dia.., o POBREMA É O INGRÊIS :!: !!!". Quem passou por lá.., sabe de quem estou falando...!

Aí.., depois que o PPjr MELOU a brincadeira do TELEFONE SEM FIO.., o Amigo Stratocaster, já comprou peixe podre do anterior.., leu o post Melado do PPjr.., virou aquela zona.., e tal....rsrs.., o Aeroentusiasta mandou bem.., o Rockboy já levou pro outro lado, que pax nao tá acostumado.., etc...rsrsrsr, ENFIM...!, Virou o que virou por um erro de INTERPRETAÇÃO de TEXTO..., tudo bem..., deve ter tempo que ele saiu da escola...rsrsrr. Tá PERDOADO!. :lol:
Anonymous

Re: O Problema é PORTUGUÊS!!!, Interpretação de TEXTO!!!

Mensagem por Anonymous »

Ja recomendei cuidado ao ler o que eu postei em outra ocasiao que voce caiu matando.

Saiu da escola a muito tempo??? Note suas opinioes pejorativas com os leigos.

rogeriouzz escreveu: Opiniao de passageiro, dramatizada 1000% ao quadrado.., nao deveria nem ser publicada "Ah, quase morri.., ai meu Deus!!", Claro que eles dramatizam, nao estao acostumados.., qualquer sacolejo é motivo de panico para a maioria.., mas a imprensa quer isto!, isto que vende jornal!. Fatos sao fatos.., aconteceu algo grave.., mas colocar a foto na capa e escrever "TRAGEDIA EVITADA!!!, MILAGRE DIVINO!!!", Peraí.., tá longe ainda..!.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Rosvalmir,

Sabe porque ele insistiu tanto no fato de que nao estava decretando emergencia?
Rosvalmir Afonso escreveu: _Controle, pegamos gelo forte, perdemos o radome, temos parabrisas quebrados, solicitamos voar FL 200.
-Nãoooo estamos decretando emergência.
-Prosseguimos proa de Santos direto para Guarulhos,negativo Congonhas.
Anonymous

Qual Deles...

Mensagem por Anonymous »

ppjr escreveu:Do citado texto do Orkut copio um dos posts que achei muito interessante do nosso moderador, notem os amigos AsnoMalonn e Rogeriouzz que recem saidos da ground school se acham
Caro PPjr....,

A Qual dos Ground Schools vc se refere..???, BE9L, B200, EMB121, EMB120, B73G, B733???, Tenho que saber qual deles que vc se refere no seu comentário!.
No minimo deve achar que acabei de sair de uma aeroclube, e nao tenho o minimo de experiencia requerida para a função...., Desculpe, Amigo, está enganado.., mas nao estou procurando emprego, GRAÇAS A DEUS, em outra oportunidade lhe envio meu Curriculum..., ok..???, para apreciação!
Bom.., o post do Orkut, Show..!, Perfeito.., o Cmt. falou TUDO.., Flight with Unreliable Speed..., Esse é o Check List NAO DA PANE, mas para se voar sem informações confiaveis de velocidade.., etc..!

PPjr escreveu:Bem, dito isto, apenas não entendo o que o "colega do 3334" queria com isto? Ele literalmente fritou o 3012. Após analisar o fato, penso que no mínimo, o 3334 estava sendo tripulado por instrutores ou, por safetys da TAM.

Não, PPjr, NAO NECESSARIAMENTE..., Bom Senso, não são só Instrutores e Safeties quem os tem, ledo engano!!!. Cada um tem.., é igual "Desconfiômetro"..rsrsr.., uns tem mais.., outros menos...rsrrsr, Agora se os minimos de teto/visibilidade estavam OK.., Vai de cada um, saber a rota.., as vezes está HORRIVEL pro Setor SUL.., mas e daí..??, eu vou pro Setor NORDESTE...!, Tá ruim pra vc, que ia de CWB/POA, mas eu vou CWB/CGH. NAO ESTOU DIZEND QUE FOI ISSO.., VEJA BEM, Antes do TELEFONE SEM FIO NOVAMENTE..., Mas isso é COMUM!!!, Acontece DIRETO, uma frente pro sul..., mas eu vou para outro rumo...!, Tá ruim a SUA rota, nao necessariamente a MINHA!. Sabemos que nao foi esse o caso, até mesmo porque deu no que deu...!
Nenhum piloto é igual ao outro...!, Tem as Limitações OPERACIONAIS e tem as limitações PESSOAIS!. As Operacionais, estao ESCRITAS em SOP, MANUAIS.., etc.., As PESSOAIS NÃO!. Cada um tem a sua.., desde que seja MAIS RESTRITIVA que a OPERACIONAL..!
Quanto a declarar EMERGENCIA..., O QUE ADIANTARIA...???. A Aeronave estava voando OK!, 2 motores funcionando, Os Controladores sabiam do Cracked Window, Quando a tripulação checou que estava tudo sob controle!, Para que declarar EMERGENCIA e chamar Bombeiro, Afastar TODOS os trafegos de GRU, Prioridade para pouso..., o Mundo desabando.., várias Aeronaves alternando, congestionando Guarulhos, e vc, sem motivos FORTES para isso.., tumultua mais ainda o tráfego..???. É o que disse..., BOM SENSO!, Nunca é demais. AGORA.., SE a Aeronave estivesse REALMENTE com dificuldades de se manter em vôo, Aí SIM. Mas como PARECE nao ter sido o caso, pousou OK, sem necessitar prioridades..., Qual o problema?. o MAYDAY seria uma forma de Tumultuar mais ainda o tráfego áéreo já tumultuado no momento!

Abraço!

Rogeriouzz
Anonymous

Re: Qual Deles...

Mensagem por Anonymous »

De novo voce não leu meu post.

Citei bem ali que o texto é do Fabio!

Como voce falou acima, deve ter um certo tempo vc que saiu da escola...
rogeriouzz escreveu:
ppjr escreveu:Do citado texto do Orkut copio um dos posts que achei muito interessante do nosso moderador, notem os amigos AsnoMalonn e Rogeriouzz que recem saidos da ground school se acham
Caro PPjr....,

A Qual dos Ground Schools vc se refere..???, BE9L, B200, EMB121, EMB120, B73G, B733???, Tenho que saber qual deles que vc se refere no seu comentário!.
No minimo deve achar que acabei de sair de uma aeroclube, e nao tenho o minimo de experiencia requerida para a função...., Desculpe, Amigo, está enganado.., mas nao estou procurando emprego, GRAÇAS A DEUS, em outra oportunidade lhe envio meu Curriculum..., ok..???, para apreciação!
Bom.., o post do Orkut, Show..!, Perfeito.., o Cmt. falou TUDO.., Flight with Unreliable Speed..., Esse é o Check List NAO DA PANE, mas para se voar sem informações confiaveis de velocidade.., etc..!

PPjr escreveu:Bem, dito isto, apenas não entendo o que o "colega do 3334" queria com isto? Ele literalmente fritou o 3012. Após analisar o fato, penso que no mínimo, o 3334 estava sendo tripulado por instrutores ou, por safetys da TAM.

Não, PPjr, NAO NECESSARIAMENTE..., Bom Senso, não são só Instrutores e Safeties quem os tem, ledo engano!!!. Cada um tem.., é igual "Desconfiômetro"..rsrsr.., uns tem mais.., outros menos...rsrrsr, Agora se os minimos de teto/visibilidade estavam OK.., Vai de cada um, saber a rota.., as vezes está HORRIVEL pro Setor SUL.., mas e daí..??, eu vou pro Setor NORDESTE...!, Tá ruim pra vc, que ia de CWB/POA, mas eu vou CWB/CGH. NAO ESTOU DIZEND QUE FOI ISSO.., VEJA BEM, Antes do TELEFONE SEM FIO NOVAMENTE..., Mas isso é COMUM!!!, Acontece DIRETO, uma frente pro sul..., mas eu vou para outro rumo...!, Tá ruim a SUA rota, nao necessariamente a MINHA!. Sabemos que nao foi esse o caso, até mesmo porque deu no que deu...!
Nenhum piloto é igual ao outro...!, Tem as Limitações OPERACIONAIS e tem as limitações PESSOAIS!. As Operacionais, estao ESCRITAS em SOP, MANUAIS.., etc.., As PESSOAIS NÃO!. Cada um tem a sua.., desde que seja MAIS RESTRITIVA que a OPERACIONAL..!
Quanto a declarar EMERGENCIA..., O QUE ADIANTARIA...???. A Aeronave estava voando OK!, 2 motores funcionando, Os Controladores sabiam do Cracked Window, Quando a tripulação checou que estava tudo sob controle!, Para que declarar EMERGENCIA e chamar Bombeiro, Afastar TODOS os trafegos de GRU, Prioridade para pouso..., o Mundo desabando.., várias Aeronaves alternando, congestionando Guarulhos, e vc, sem motivos FORTES para isso.., tumultua mais ainda o tráfego..???. É o que disse..., BOM SENSO!, Nunca é demais. AGORA.., SE a Aeronave estivesse REALMENTE com dificuldades de se manter em vôo, Aí SIM. Mas como PARECE nao ter sido o caso, pousou OK, sem necessitar prioridades..., Qual o problema?. o MAYDAY seria uma forma de Tumultuar mais ainda o tráfego áéreo já tumultuado no momento!

Abraço!

Rogeriouzz
DanielVS
PC
PC

Mensagem por DanielVS »

Entre os contatos com APP/ACC, o TAM 3334 (ainda no solo de CWB) chama a frequência do GND para informar que vai aguardar melhorias para o push-back e informa:
" - CWB, gostaria ainda de deixar gravado para registro, que é uma temeridade qualquer pessoa decolar com o tempo presente." (e repetidu + uma vez)
Uma pergunta: será que se não tivesse ocorrido NADA com o 3012 o 3334 teria feito essa transmissão no rádio?
Responder