A muito tempo atrás existia um joguinho bem antigo, ainda pra DOS, chamado Airbucks que era um game de administração de empresa aérea, onde podia-se comprar diferentes aviões, determinar a configuração interna dele, setar a rota que determinado avião iria efetuar, etc.
Era bem interessante, porém bem antigo....
Atualmente existe um jogo criado por uma empresa australiana, chamado AIRLINE 5. (Já existe uma versão mais atual, AIRLINE 6, mas acho q ainda não é mt popular). Não confundam com o Airline Tycoon, que também é muito divertido, porém tem um carater mais lúdico. Esse game que me refiro, pelo que pude ler é SUPER completo, e é muito usado por alunos de administração de empresasa, etc. para treinamento... Nele vc deve pagar pelo uso de slots em aeroportos (ou algo parecido), possui um banco de dados com mais de 6000 aeroportos pelo mundo, cerca de 250 aeronaves a escolher (todas com foto), pode-se determinar configuração interna da mesma, com quantas classes e assentos, ou se será cargo ou combinação dos dois, determinar o padrão do serviço de bordo, amenidades, (como necessaire, aeromodelos de brinde, fones de ouvido, etc.) Pode-se também determinar a freqüência dos vôos, de acordo com a demanda da frota... Voce pode optar por comprar a aeronave nova, usada, ou mesmo fazer leasing

É também necessário contratar funcionários (de voo e terra, manutenção, etc.), determinar seus salários, fazer acordo com hotéis, e empresas de aluguél de carro, criar programa de milhagens, determinar padrões de segurança e manutenção, pode-se criar alianças com outras empresas aéreas, lidar com custos de hospedagem para tripulantes.... Enfim, é coisa pra caramba e eu nem lembro tudo de cabeça..
E essa é só a versão Offline do jogo... Existe uma versão online chamado AIRLINE ONLINE (que não precisa instalar nada... joga-se no browser), onde você concorre com empresas criadas por outros jogadores em todo o mundo... Aparentemente esse game é tão completo quanto a versão normal. Porém este tem uma mensalidade para poder jogar... 20 dólares australianos por mês ou 90 por seis meses. (ou seja, inviável).
Em suma, o jogo é super mega completo, CONTUDO, ele é bem carinho... Custa 60 dólares australianos (cerca de 45 US dolares), e como só é popular entre entusiastas de aviação, não é fácil de achar em programas como Shareaza, etc... (pelo menos eu não achei)...
Entao fica aqui o meu apelo: Alguém POR FAVOR, tem esse jogo????? Eu estou desesperado para encontrar o mesmo... Se alguém tiver atpe mesmo só uma "pista" pra encontra-lo, tá valendo tb ;) (Ou pelo menos um jogo semelhante como premio de consolação... hahaha)
Caso alguém tenha curiosidade para saber mais sobre ele, o site é:
http://www.airlinesimulation.com/
O pessoal do fórum do Airliners.net parece estar familiarizado com esse jogo, pois foi distribuido um tempo atrás 100 contas gratuitas da versão ONLINE do mesmo pro pessoal de lá que se manifestassem primeiro num determinado tópico... Caso queiram ler como o jogo da galera estava rolando aí vai também uns links:
http://www.airliners.net/discussions/av ... ain/48279/
http://www.airliners.net/discussions/ge ... 1400015/4/