AIR GEMINI: S9-BAR na pintura da ONU

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

Fonte: www.skyliner-aviation.de
Autor: Bobby Skirde - afavia-fotos.co.za
Data: 06.06.2005
Cia.: Air Gemini
Reg.: S9-BAR (cn 19098)
Tipo: Boeing 727-22C
Local: Johannesburg (JNB)
Comentários:
O S9-BAR perdeu a vistosa pintura amarela e vermelha para ostentar op padrão da ONU afim de operações humanitárias para este órgão.

Imagem
Visitante

Re: AIR GEMINI: S9-BAR na pintura da ONU

Mensagem por Visitante »

AeroEntusiasta escreveu:Fonte: www.skyliner-aviation.de
Comentários:
O S9-BAR perdeu a vistosa pintura amarela e vermelha para ostentar op padrão da ONU afim de operações humanitárias para este órgão.

Imagem

mais afinal de contas a air gemini é empresa angolana?
ou pertence as nações unidas(onu)
se alguém saber por favor responder
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

A Air Gemini é uma empresa de direito angolano, com 50% do capital pertencente ao grupo Espírito Santo (Portugal) através da Escom e os outros 50% pertencentes a investidores angolanos.

Possui na sua frota B727 (q está a transformar em combis) e Dc-9.
Iniciou-se unicamente como empresa de carga aérea e no último ano e meio passou tb a operar em transporte de passageiros, optando por transformar a frota de B727 em combis e comprar Dc-9.

A maioria da sua frota está registada em S.Tomé e Príncipe, tal como as frotas de mtas outras operadoras angolanas, visto q a legislação são tomense é mais vantajosa nesta área do q a angolana, daí os registos serem S9 e não D2.

Cmps
B767
MASTER
MASTER

Mensagem por B767 »

na frota da gemini, alguns dos B727-100 sao oriundos da antiga itapemirim, que antes voavam na Transbrasil durante os anos 70 e 80 em configuracao combi, ja que saiam da boeing com portao de carga instalado. a transbrasil operava correios de noite de passageiros de dia com o mesmo aviao. foi uma mina de ouro por todos os efeitos.
immase
PC
PC

air gemini... uma empresa do futuro.

Mensagem por immase »

Sem duvida, na minha opiniao, a Air Gemini eh uma empresa vocacionada para servir da melhor forma os seus passageiros em Angola (LEGALMENTE), e, dependendo das reunioes que se realizaram ha umas semanas sobre os transportes em Africa ( aonde se destacou o lugar para a aviacao em africa e suas rotas), a Air Gemini ira vincar e de certa forma mostrara o nivel de qualidade internacional que farao com que outras companias privadas angolanas nao terao qualquer hipotese senao seguir os mesmos passos legais, seguindo os standards internacionais...
Sinto-me oprgulhoso por ter uma compania como esta a Operar em Angola, pois mostra a seriedade de quem a opera! A aviacao nao eh para facilitar... ha vidas em jogo.
Resta ver a legislacao Angolana e africana autorizarem companias privadas a operarem "Overseas"...
Quando as rotas internacionais forem aprovadas para as companias privadas angolanas, ai acredito que uma nova frota pintada de amarelo e vermelho ira ocupar os ceus q neste momento sao laranja, vermelho e branco.
Bom trabalho rapazes! Invistam no futuro.
Visitante

Re: AIR GEMINI: S9-BAR na pintura da ONU

Mensagem por Visitante »

Comentários:

Imagem

fico mais fico muito impressionado, com as algumas empresas de aviação angolana.
por exemplo air gemini ainda,opera tranporte de passageiro com o 727?
por exemplo se o governo,angolano permitir que essa compahia é autorizada a fazer vóos de passageiros internacionais como fica?
será que ainda em rotas internacionais de passageiros ainda vão operar
com o 727?
isso vai ser uma vergonha se operarem com,esta maquina.

1-é que esta maquina é muito velha.
2-segundo é que esta aeronave,há alguns aeroportos que tém certa restrição para esas aeronaves porque interfere no ruido das comunicações com outras aeronaves é uma aeronave complicada de operar.
mais quem sabe se for autorizada a operar no,transporte de passageiros internacionais não compram uma outra maquima como,um 777-200 um 747-400 um air bus-319,320,330 ou mesmo um 340-300 ou 600.
me senteria feliz de ver varias compahias angolanas a operarem no sector
de passageiros internacionais.
mais tenho fé que um dia será melhor
Angolano Voador

Mensagem por Angolano Voador »

Anonymous escreveu:
Comentários:

Imagem

fico mais fico muito impressionado, com as algumas empresas de aviação angolana.
por exemplo air gemini ainda,opera tranporte de passageiro com o 727?
por exemplo se o governo,angolano permitir que essa compahia é autorizada a fazer vóos de passageiros internacionais como fica?
será que ainda em rotas internacionais de passageiros ainda vão operar
com o 727?
isso vai ser uma vergonha se operarem com,esta maquina.

1-é que esta maquina é muito velha.
2-segundo é que esta aeronave,há alguns aeroportos que tém certa restrição para esas aeronaves porque interfere no ruido das comunicações com outras aeronaves é uma aeronave complicada de operar.
mais quem sabe se for autorizada a operar no,transporte de passageiros internacionais não compram uma outra maquima como,um 777-200 um 747-400 um air bus-319,320,330 ou mesmo um 340-300 ou 600.
me senteria feliz de ver varias compahias angolanas a operarem no sector
de passageiros internacionais.
mais tenho fé que um dia será melhor

Logicamente que o 727-100 nao ira voar internacionalmente em voos transatlanticos! Dependendo das decisoes desta reuniao na Africa do Sul, A air Gemini logicamente que ira fretar outros aparelhos.. tais como 767 757 para voos transatlanticos... Mas possivelmente o 727 continuara a ocupar o espaco de carga e voos domesticos como tambem sera reforcado com aparelhos mais recentes como os Embraer ou os Md...
Nao eh nenhuma " rocket Science"... Acreditem q os nossos operadores da Air Gemini sabem bem o que eh preciso para a aviacao angolana privada singrar nos ares internacionais...!
Acham q seria rentavel o 727-100 voar Luanda- Miami? ou Luanda-londres? o quanto de combustivel se gastaria.. o quanto teria q se pagar para os voos es escala. Um voo de 7 horas ou mais num aviao pequeno nao parece ser a preferencia de nenhum de nos...
Nao somos assim tao nahives, caro visitante. Ha angolanos que tambem pensam com a cabeca para alem do bolso. Nao me interprete mal... mas sei que a maioria de nos angolanos ainda nao acredita na aviacao angolana.
Acreditem q ha gente capaz! TUdo depende do que eles sao autorizados a fazer pelo bem do povo. Ainda vivemos o Monopolio das companias governamentais...
Angola sim. Corrupcao Nao. Um so povo, uma so Nacao.
Visitante

sobre o 727-100

Mensagem por Visitante »

prezados amigos,é bem verdade que que a familia 727,gastaria muito num vóo,translantico,mais imfelizmente ainda temos companias aéreas
au nivel do continente africano e americano(america do sul)a fazerem
grandes rotas de longa distáncia com o 727.
claro que o 727m tem autonomia de 7 horas de vóo ou mais.
pode-se muito bem sair de luanda até ou brasil sem escalas.
só que as empresas tem um custo elevado porque essa maquina gasta
muito.
agora meu colega,dizer que o 727não tem autonomia de sair de luanda até londres?será que não?
vou conversar com um amigo que foi piloto do 727
infelizmente em angola ainda temos alguns administradores que acham que renovar a frota é um problema gravissimo,mais condições e opurtunidades de certeza não faltam
não duvido,nada da forma que temos dirigentes de alguma empressas aéreas se um dia a air gemini é autorizada a fazer vóos internacionais
de passageiros,senão vão voár com o 727-100,pela ganáncia de não querem gastar dinheiro para comprar um aoutro equipamento mais recente,mais vamos lá esperar para ver.
mais meu querido,colega duvido se air gemini vai renovar a sua frota assim tão cedo
Visitante

Re: sobre o 727-100

Mensagem por Visitante »

Anonymous escreveu:prezados amigos,é bem verdade que que a familia 727,gastaria muito num vóo,translantico,mais imfelizmente ainda temos companias aéreas
au nivel do continente africano e americano(america do sul)a fazerem
grandes rotas de longa distáncia com o 727.
claro que o 727m tem autonomia de 7 horas de vóo ou mais.
pode-se muito bem sair de luanda até ou brasil sem escalas.
só que as empresas tem um custo elevado porque essa maquina gasta
muito.
agora meu colega,dizer que o 727não tem autonomia de sair de luanda até londres?será que não?
vou conversar com um amigo que foi piloto do 727
infelizmente em angola ainda temos alguns administradores que acham que renovar a frota é um problema gravissimo,mais condições e opurtunidades de certeza não faltam
não duvido,nada da forma que temos dirigentes de alguma empressas aéreas se um dia a air gemini é autorizada a fazer vóos internacionais
de passageiros,senão vão voár com o 727-100,pela ganáncia de não querem gastar dinheiro para comprar um aoutro equipamento mais recente,mais vamos lá esperar para ver.
mais meu querido,colega duvido se air gemini vai renovar a sua frota assim tão cedo
Amigo visitante, nao pude manter-me calado ao ler este topico. A meu ver... nao foi dito pelo "angolano voador" que o 727 nao teria autonomia para um voo de longa duracao, tal como Luanda-Londres. Pelo o que eu percebi eh q nenhum de nos (clientes) escolheria um voo de 7 horas sentados num aviao pequeno, ruidoso e pouco confortavel e isto claro nao seria uma escolha sabia para qualquer negocio aeronautico.
O 727 tem sim autonomia para este tipo de voo, mas no mundo economico de hoje, esta opcao nao eh rentavel.
Eu sou tambem da mesma opiniao de que ha gente Capaz sim senhor para operar disciplinadamente e com qualidade o sector aereo privado a nivel internacional.
Acredito tambem que ha gente muitissimo capaz e honesta dentro da Air Gemini que neste momento trabalha para satisfazer as necessidades do povo angolano, sem olhar a fundos, nunca esquecendo da sua seguranca e integridade. Aeronautica nao eh para facilitar, ha vidas em risco, mas infelizmente algumas empresas angolanas nao conseguem apreciar o quao importante eh o valor de uma vida! Acredito que a Air Gemini tem como objectivo assegurar o passageiro com a melhor qualidade possivel.
E acredito que a Air Gemini ira melhorar a sua frota de avioes sim para comecar a explorar as rotas internacionais, caso forem aprovadas por lei.
Neste momento a AIr Gemini eh a compania que melhor servico vem prestando a nivel nacional.
Esta eh a minha opiniao.
Acredito tambem num futuro risonho para a aviacao angolana a nivel internacional. Havera uma competicao saudavel nos ceus. QUem sai a ganhar somos nos, os passageiros :)
immase
PC
PC

estou a gsotar do debate!

Mensagem por immase »

Estou a gostar do debate... eh aqui que vemos a opiniao de todos nos sobre a aviacao angolana!
Continuem...

p.s. nao vou dar a minha opiniao quanto ao tema, porque sou adepto a Air Gemini. :) mas como podem imaginar Sei que a Air Gemini nos fornecera um bom servico pelos ventos internacionais. Tem sim gente muito competente a trabalhar em prol da qualidade de servico ao cliente.
Eu acredito na Air Gemini. :):):):):)
Marco Filipe Jesus do Amaral
Imagem
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Contato:

Mensagem por AeroEntusiasta »

Bom dia a todos.

O Boeing 727 foi um avião projetado na década de 60 (1963) para operar rotas de curta e média distâncias, sem autonomia suficiante para os vôos citados.

(Fonte: Boeing Co. - http://www.boeing.com/commercial/727family/index.html)

727 Specifications

Advanced 727-200

Wingspan 108 feet (32.91 m)

Length 153 feet 2 inches (46.69 m)

Tail Height 34 feet (10.36 m)

Gross Maximum Taxi Weight Standard: 191,000 pounds (86,600 kg)

Optional: 210,000 pounds (95,300 kg)

Power Three Pratt & Whitney JT8D turbofans:
-15 rated at 15,500 pounds thrust
-17 rated at 16,000 pounds thrust
-17R rated at 17,400 pounds thrust

Cruising Speed 570 to 605 mph (890 to 965 km/h)

Cruising Altitude 30,000 to 40,000 feet (9,144 to 12,192 m)

Range 1,500 to 2,500 miles (2,750 to 4,020 km)

Passenger Capacity 148 to 189

Fuel 8,186 U.S. gallons (31,000 L) standard at lower gross weights
9,806 U.S. gallons (37,020 L) standard for 208,000 pounds

Imagem
Visitante

Mensagem por Visitante »

meu grande amigo e grande compatriota da aviação angolana desculpa.
é que éu entendi que tu querias dizer que,o 727 não tem autonomia de 7
horas de vóo(ou de cruzar o oceano)
descupa.
afinal de contas estamos todos compartilhando e discutindo sobre a nossa aviação que um dia teremos fé que irá mudar,e que tem que mudar somos nois futuros dirigente das empresas aéreas angolana.

tenho fé tambem que um dia a air gemini mude a sua,frota e comesse a
operar com aeronaves mais recentes.
tú tens muita razão a dizer que o mundo de ois,está muito economico pelo que éu sei o 727 é um jato ou melhor ele,tem um motor de jato e jato consome mais do que um turbofan,que hois as aeronaves recentes da aviação civil usam ou melhor é um jato acrecentado de um fám que não faz muito barulho na decolagém,no cruzeiros e no pousos.

Aviões a Reação: o motor impulsiona o ar diretamente. Inversamente ao motor a hélice, o motor a reação impulsiona massas relativamente pequenas a grandes velocidades. Os principais são:

Motor Turbojato: o ar admitido é impulsionado num fluxo de alta velocidade, utilizando a energia expansiva dos gases aquecidos para a combustão. É pouco econômico e ineficiente em baixas velocidade e altitudes.

Motor Turbofan: Motor turbojato acrescido de um fan (ventilador). O fan funciona como uma hélice. Sua vantagem é a elevada tração, baixo ruído e economia de combustível. É o motor mais utilizado atualmente nos aviões de alta velocidade.
o 727 tem o turbo jato e consome demais.

amigo obrigado por poderes compartilhar conosco,a querida aviação angolana.
aposto que esese debate foi um dus mais pesados aqui no grupo,e vamos continuar a debater vamos discutir é assim que funciona o mundo dos amantes da aviação(dinheiro nenhum compra essa emoção)
angolano voador

:) sem problemas!!!!

Mensagem por angolano voador »

Anonymous escreveu:meu grande amigo e grande compatriota da aviação angolana desculpa.
é que éu entendi que tu querias dizer que,o 727 não tem autonomia de 7
horas de vóo(ou de cruzar o oceano)
descupa.
afinal de contas estamos todos compartilhando e discutindo sobre a nossa aviação que um dia teremos fé que irá mudar,e que tem que mudar somos nois futuros dirigente das empresas aéreas angolana.

tenho fé tambem que um dia a air gemini mude a sua,frota e comesse a
operar com aeronaves mais recentes.
tú tens muita razão a dizer que o mundo de ois,está muito economico pelo que éu sei o 727 é um jato ou melhor ele,tem um motor de jato e jato consome mais do que um turbofan,que hois as aeronaves recentes da aviação civil usam ou melhor é um jato acrecentado de um fám que não faz muito barulho na decolagém,no cruzeiros e no pousos.

Aviões a Reação: o motor impulsiona o ar diretamente. Inversamente ao motor a hélice, o motor a reação impulsiona massas relativamente pequenas a grandes velocidades. Os principais são:

Motor Turbojato: o ar admitido é impulsionado num fluxo de alta velocidade, utilizando a energia expansiva dos gases aquecidos para a combustão. É pouco econômico e ineficiente em baixas velocidade e altitudes.

Motor Turbofan: Motor turbojato acrescido de um fan (ventilador). O fan funciona como uma hélice. Sua vantagem é a elevada tração, baixo ruído e economia de combustível. É o motor mais utilizado atualmente nos aviões de alta velocidade.
o 727 tem o turbo jato e consome demais.

amigo obrigado por poderes compartilhar conosco,a querida aviação angolana.
aposto que esese debate foi um dus mais pesados aqui no grupo,e vamos continuar a debater vamos discutir é assim que funciona o mundo dos amantes da aviação(dinheiro nenhum compra essa emoção)
O que eh preciso eh comunicacao e troca de ideias para que todos nos fiquemos informados do que se passa no mundo. So Comunicando e trocando ideias conseguiremos chegar a um consenso logico.
Vamos pra frente meu caro! O caminho eh so um! Futuro! Incerto mas proximo!
:roll: :D
Jonie Bravo

Mensagem por Jonie Bravo »

O Boeing 727, é sem duvida um marco da aviação mundial, não é a idade o grande problema, os motores RR Tay (usados no Fokker-100) podem melhorar a operação em performance e redução de ruido, os avionicos novos da Collins, podem criar um ambiente "all glass", que o torna proximo aos mais modernos do mundo, o grande problema é nossa incoerencia em quere usa-lo, novas aeronaves são muito melhores aos olhos de leigos, mas custam muito para seus operadores, qualquer falha pode levar uma pequena fortuna.
Espero poder ver estas maquinas voando por muito tempo, pois elas alem de baratas, fizeram muita história por onde passaram!
Visitante

Mensagem por Visitante »

Jonie Bravo escreveu:O Boeing 727, é sem duvida um marco da aviação mundial, não é a idade o grande problema, os motores RR Tay (usados no Fokker-100) podem melhorar a operação em performance e redução de ruido, os avionicos novos da Collins, podem criar um ambiente "all glass", que o torna proximo aos mais modernos do mundo, o grande problema é nossa incoerencia em quere usa-lo, novas aeronaves são muito melhores aos olhos de leigos, mas custam muito para seus operadores, qualquer falha pode levar uma pequena fortuna.
Espero poder ver estas maquinas voando por muito tempo, pois elas alem de baratas, fizeram muita história por onde passaram!
meu colega o 727 é sim senhora,um marco na aviação mundial.
só que veja bem é uma aeronave que ja está sendo substituida,nenhuma empressa vai gastar verbas,para poder mudar alguns componentes do motor,afinal de contas sairia uma grana que ja dava para negociar um
OUTRO APRELHO BEM MAIS RECENTE.
e não só, a questão da tripulação também devemos ver em termos de custos por exemplo o 727 ainda leva a bordo o engeheiro de vóo o cara
que fica atrás da maquina a mexer com a engeharia de vóo enquanto
que em aeronaves mais recentes não vai mais esse cara.
então também é um custo incluso da empresa não é?
houvi por um amigo meu,ca em campinas éle é piloto do 707 diss-me que essas aeronaves que vóam ainda mecanicos de vóo(claro as mais antigas vão parar de operar até 20015)
ele disse-me que a OACI estão em estudo quanto a parada de maquinas
mais antigas.
mais o comandante carlos com 12.000 horas de vóo diz que aeronaves antigas não representam perigo nenhum quanto a segurança de vóo desde que o aparelho esteja em manutenção em dia recomendada pelo o
fabricante,não representa perigo nenhum.
mais a OACI é que manda disse ele para min.
mai queridos colegas não acredito que o 727 irá voar por muito tempo.
aliás as empresas que operam esta maquina,estão querendo substituila.
no futuro os aviões mais utilizados no sector de carga serão:o 767,D-10
O 747-100 ATÉ A FAMILA 300 o air bus 300.
e no sector de passageiros a familia air bus 319,320,330,340 e da familia da boing o 737-700 NG e 737-800 serão aeronaves mais utilizadas no mercado mundial alem de serem amis economicas são mais confortaveis
infelizmente 727 adeus

operar com o 727 é uma dor de cabeça para qualquer empresa.
meus amigos fiquem a saber de uma coisa:não é so questão da maquina em termos de custo mais também a tripulação.
o 727 ainda leva a bordo o engenheiro de vóo,enquanto as aeronaves mais antigas o eng.ja não voa isto também é um custo para empressa
pagar para o cara ficar ai atrás a mexer na engeharia de vóo.
a manutenção dele também é muito caro em relação as aeronaves mais
recentes principalmente o cheq D q
immase
PC
PC

:) o 727 ainda tem muito trabalho pela frente ate parar!

Mensagem por immase »

Anonymous escreveu:
Jonie Bravo escreveu:O Boeing 727, é sem duvida um marco da aviação mundial, não é a idade o grande problema, os motores RR Tay (usados no Fokker-100) podem melhorar a operação em performance e redução de ruido, os avionicos novos da Collins, podem criar um ambiente "all glass", que o torna proximo aos mais modernos do mundo, o grande problema é nossa incoerencia em quere usa-lo, novas aeronaves são muito melhores aos olhos de leigos, mas custam muito para seus operadores, qualquer falha pode levar uma pequena fortuna.
meu colega o 727 é sim senhora,um marco na aviação mundial.
só que veja bem é uma aeronave que ja está sendo substituida,nenhuma empressa vai gastar verbas,para poder mudar alguns componentes do motor,afinal de contas sairia uma grana que ja dava para negociar um
OUTRO APRELHO BEM MAIS RECENTE.
e não só, a questão da tripulação também devemos ver em termos de custos por exemplo o 727 ainda leva a bordo o engeheiro de vóo o cara
que fica atrás da maquina a mexer com a engeharia de vóo enquanto
que em aeronaves mais recentes não vai mais esse cara.
então também é um custo incluso da empresa não é?
houvi por um amigo meu,ca em campinas éle é piloto do 707 diss-me que essas aeronaves que vóam ainda mecanicos de vóo(claro as mais antigas vão parar de operar até 20015)
ele disse-me que a OACI estão em estudo quanto a parada de maquinas
mais antigas.
mais o comandante carlos com 12.000 horas de vóo diz que aeronaves antigas não representam perigo nenhum quanto a segurança de vóo desde que o aparelho esteja em manutenção em dia recomendada pelo o
fabricante,não representa perigo nenhum.
mais a OACI é que manda disse ele para min.
mai queridos colegas não acredito que o 727 irá voar por muito tempo.
aliás as empresas que operam esta maquina,estão querendo substituila.
no futuro os aviões mais utilizados no sector de carga serão:o 767,D-10
O 747-100 ATÉ A FAMILA 300 o air bus 300.
e no sector de passageiros a familia air bus 319,320,330,340 e da familia da boing o 737-700 NG e 737-800 serão aeronaves mais utilizadas no mercado mundial alem de serem amis economicas são mais confortaveis
infelizmente 727 adeus

operar com o 727 é uma dor de cabeça para qualquer empresa.
meus amigos fiquem a saber de uma coisa:não é so questão da maquina em termos de custo mais também a tripulação.
o 727 ainda leva a bordo o engenheiro de vóo,enquanto as aeronaves mais antigas o eng.ja não voa isto também é um custo para empressa
pagar para o cara ficar ai atrás a mexer na engeharia de vóo.
a manutenção dele também é muito caro em relação as aeronaves mais
recentes principalmente o cheq D q
Caro Visitante... Quando falamos em aviacao em Angola temos que ter em consideracao diversos factores que, hoje em dia, sao alheios a comunidade internacional de aviacao.
Quando falamos em renovacao de uma frota, ou seja, substituicao dos 727 da Air Gemini, que eh o caso, Temos que ter em conta nao so o consumo de combustivel, a autonomia de voo, a comodidade e conforto dos passageiros, mas tambem, que eh o mais importante, nunca nos podemos esquecer do desgaste da maquina e da durabilidade devido as pesimas condicoes em q se encontram a maioria dos nossos aeroportos.
Para estarmos a comprar equipamento recente para voar domesticamente nas nossas pistas de motocross e acabar por se estragar constantemente em curtos prazos de tempo, mais vale continuar a operar o passaro antigo que tem a sua manutencao bem mais barata e sem muita tecnologia de ponta...
COmprar hoje em dia ja nao eh moda nas empresas aereas... hoje em dia faz-se leasing de avioes... so que se a Air Gemini decide fazer leasing de avioes recentes a Boeing ou a Airbus, quando o contracto acabar o aviao tera que ser entregue tal como foi recebido pela Gemini... e isso eh praticamente impossivel devido as mas condicoes dos nossos aeroportos... Katumbela, Luena, Saurimo... enfim... :shock:
Se for para voos internacionais ainda se entende... mas para voos domesticos eh Nao! Nao enquanto tivermos aeroportos como os nossos... Pistas de Motocross. Neste caso, AEroCross!
Marco Filipe Jesus do Amaral
Imagem
Responder