FIM DO REINADO DO 747
TOTALFM | 5 setembro, 2016 at 07:20 0
O reinado absoluto do 747 em rotas intercontinentais de longo curso está próximo do fim, especialmente nas linhas do Pacífico, um dos últimos mercados para o veterano Jumbo.
Nos últimos meses as principais operadoras do 747 aceleraram o processo de aposentadoria do modelo em voos de passageiros. A Japan Airlines, que chegou a possuir a maior frota de 747 no mundo, aposentou sua frota em 2011. A rival All Nippon Airways retirou de serviço seu último 747-400SR, utilizado em rotas domésticas, em março desse ano.
Em 31 de agosto a Cathay Pacific realizou o último voo com o 747-400, que decolou de San Francisco para Hong Kong. No dia seguinte, a Philippine Airlines também aposentou seus 747-400, que eram utilizados nos voos para Los Angeles. No dia 10 de setembro foi a vez da Air New Zealand realizar o último voo com o 747, em sua rota entre San Francisco-Auckland.
Recentemente a Delta Air Lines anunciou que vai retirar de serviço todos seus 747-400, substituindo o modelo por aeronaves mais modernas e eficientes, como o Boeing 777 e o Airbus A330.
Os primeiros três aviões, de uma frota de 16, serão aposentados até o final de setembro, enquanto os demais serão substituídos progressivamente até meados de 2015.
O plano atual prevê o uso dos 777 em linhas de maior densidade entre os EUA e Ásia, enquanto as rotas de média densidade passarão a ser realizadas pelos A330. A introdução de aeronaves menores permitirá à Delta reduzir a capacidade de algumas rotas mantendo o mesmo número de frequências.
A United Airlines, que opera 23 aeronaves, embora não tenha anunciado a data de aposentadoria, afirma que deverá substituir a frota de 747 de acordo com a chegada de novos aviões, como o 787-9.
Mesmo que o 747-8F tenha obtido significativo sucesso no mercado, a tendência é que as empresas aéreas busquem operar apenas com aeronaves bimotoras, visando reduzir os custos com combustível e manutenção. A mudança na estratégia visa reduzir os custos com o 747-400, que embora possua grande autonomia e elevada capacidade de transporte, é economicamente ineficiente no cenário atual. Os voos entre Ásia e Estados Unidos sofreram fortemente com o impacto da desaceleração da economia nos últimos anos, somado a menor necessidade de deslocamento de executivos, que passaram a realizar vídeo conferências em diversas ocasiões.
Atualmente o 747-8 Intercontinental detém apenas 51 pedidos firmes, realizados pela Lufthansa, Korean Air, Arik Air, Air China e Transaero Airlines. Já o 747-8F acumula 69 pedidos, incluindo um recentemente feito pela Cargolux, devido sua grande capacidade de carga, sem similar no mercado.
Segundo especialistas, a tendência é que as empresas aéreas, com raras exceções, busquem operar exclusivamente aeronaves bimotoras, o que deverá comprometer inclusive as vendas do A380, que ainda enfrenta dificuldades para convencer os maiores operadores globais de sua viabilidade econômica.
http://total98fm.com.br/blog/fim-do-reinado-do-747/
FIM DO REINADO DO 747
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
- Fundador
- Mensagens: 9543
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato:
FIM DO REINADO DO 747
Sem mais.
Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/
Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/
Re: FIM DO REINADO DO 747
Oi, Fabio! O título da reportagem diz que ela é de 05 de setembro de 2016 e a citação quotada acima dá a entender que o dia 10 já passou. Além disso, a reportagem cita a Transaero, cia russa já extinta. Será que a data no início da reportagem está errada? Ou estaria errada a data da aposentadoria dos Jumbos da Air New Zealand?AeroEntusiasta escreveu:No dia 10 de setembro foi a vez da Air New Zealand realizar o último voo com o 747, em sua rota entre San Francisco-Auckland.
Grato desde já!
Abraços!!!
Abraços!!!
-
- MASTER
- Mensagens: 7370
- Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
- Localização: Porto Alegre
Re: FIM DO REINADO DO 747
Pena que há 747-8 pax apenas nas cores da Lufthansa, Korean Air e Air China, além de alguns raros BBJ e futuramente o novo Air Force One, nada mais!
Re: FIM DO REINADO DO 747
E hoje foi a vez da Cathay Pacific encerrar seus voos com o B747-400PAX.
A ultima operação esta sendo realizada pelo B747-467 B-HUJ, na rota Tokyo/HND - Hong Kong/HKG voo CPA543
https://www.flightradar24.com/CPA543/b2c4a06
A ultima operação esta sendo realizada pelo B747-467 B-HUJ, na rota Tokyo/HND - Hong Kong/HKG voo CPA543
https://www.flightradar24.com/CPA543/b2c4a06
Vinicius - POA