FIM DO REINADO DO 747

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9543
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

FIM DO REINADO DO 747

Mensagem por AeroEntusiasta »

FIM DO REINADO DO 747

TOTALFM | 5 setembro, 2016 at 07:20 0

O reinado absoluto do 747 em rotas intercontinentais de longo curso está próximo do fim, especialmente nas linhas do Pacífico, um dos últimos mercados para o veterano Jumbo.

Nos últimos meses as principais operadoras do 747 aceleraram o processo de aposentadoria do modelo em voos de passageiros. A Japan Airlines, que chegou a possuir a maior frota de 747 no mundo, aposentou sua frota em 2011. A rival All Nippon Airways retirou de serviço seu último 747-400SR, utilizado em rotas domésticas, em março desse ano.

Em 31 de agosto a Cathay Pacific realizou o último voo com o 747-400, que decolou de San Francisco para Hong Kong. No dia seguinte, a Philippine Airlines também aposentou seus 747-400, que eram utilizados nos voos para Los Angeles. No dia 10 de setembro foi a vez da Air New Zealand realizar o último voo com o 747, em sua rota entre San Francisco-Auckland.

Recentemente a Delta Air Lines anunciou que vai retirar de serviço todos seus 747-400, substituindo o modelo por aeronaves mais modernas e eficientes, como o Boeing 777 e o Airbus A330.

Os primeiros três aviões, de uma frota de 16, serão aposentados até o final de setembro, enquanto os demais serão substituídos progressivamente até meados de 2015.
O plano atual prevê o uso dos 777 em linhas de maior densidade entre os EUA e Ásia, enquanto as rotas de média densidade passarão a ser realizadas pelos A330. A introdução de aeronaves menores permitirá à Delta reduzir a capacidade de algumas rotas mantendo o mesmo número de frequências.

A United Airlines, que opera 23 aeronaves, embora não tenha anunciado a data de aposentadoria, afirma que deverá substituir a frota de 747 de acordo com a chegada de novos aviões, como o 787-9.

Mesmo que o 747-8F tenha obtido significativo sucesso no mercado, a tendência é que as empresas aéreas busquem operar apenas com aeronaves bimotoras, visando reduzir os custos com combustível e manutenção. A mudança na estratégia visa reduzir os custos com o 747-400, que embora possua grande autonomia e elevada capacidade de transporte, é economicamente ineficiente no cenário atual. Os voos entre Ásia e Estados Unidos sofreram fortemente com o impacto da desaceleração da economia nos últimos anos, somado a menor necessidade de deslocamento de executivos, que passaram a realizar vídeo conferências em diversas ocasiões.

Atualmente o 747-8 Intercontinental detém apenas 51 pedidos firmes, realizados pela Lufthansa, Korean Air, Arik Air, Air China e Transaero Airlines. Já o 747-8F acumula 69 pedidos, incluindo um recentemente feito pela Cargolux, devido sua grande capacidade de carga, sem similar no mercado.

Segundo especialistas, a tendência é que as empresas aéreas, com raras exceções, busquem operar exclusivamente aeronaves bimotoras, o que deverá comprometer inclusive as vendas do A380, que ainda enfrenta dificuldades para convencer os maiores operadores globais de sua viabilidade econômica.

http://total98fm.com.br/blog/fim-do-reinado-do-747/
Electra
MASTER
MASTER
Mensagens: 1667
Registrado em: Sex Mai 19, 2006 21:35

Re: FIM DO REINADO DO 747

Mensagem por Electra »

AeroEntusiasta escreveu:No dia 10 de setembro foi a vez da Air New Zealand realizar o último voo com o 747, em sua rota entre San Francisco-Auckland.
Oi, Fabio! O título da reportagem diz que ela é de 05 de setembro de 2016 e a citação quotada acima dá a entender que o dia 10 já passou. Além disso, a reportagem cita a Transaero, cia russa já extinta. Será que a data no início da reportagem está errada? Ou estaria errada a data da aposentadoria dos Jumbos da Air New Zealand?
Grato desde já!
Abraços!!!
Fernando C. Milke
MASTER
MASTER
Mensagens: 7370
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: FIM DO REINADO DO 747

Mensagem por Fernando C. Milke »

Pena que há 747-8 pax apenas nas cores da Lufthansa, Korean Air e Air China, além de alguns raros BBJ e futuramente o novo Air Force One, nada mais!
Avatar do usuário
Vinidc8
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 802
Registrado em: Qua Out 03, 2012 19:27
Localização: Porto Alegre - SBPA

Re: FIM DO REINADO DO 747

Mensagem por Vinidc8 »

E hoje foi a vez da Cathay Pacific encerrar seus voos com o B747-400PAX.
A ultima operação esta sendo realizada pelo B747-467 B-HUJ, na rota Tokyo/HND - Hong Kong/HKG voo CPA543
https://www.flightradar24.com/CPA543/b2c4a06
Vinicius - POA
Responder