Imagine retirar os 4 motores do 747-400 e colocar os 2 gigantescos motores GE90-115B1 do 777-300ER, que aconteceria?
Será que voaria?
Será que consegui decolar?
Que acham?
Pode um B747-400 voar com apenas dois motores do B777-300ER?
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- PC
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Re: Pode um B747-400 voar com apenas dois motores do B777-30
Sim, poderia .
Re: Pode um B747-400 voar com apenas dois motores do B777-30
Em termos de potencia acredito que sim..
Mas teria que fazer todos os calculos de peso e balanceamento novamente..
Mas teria que fazer todos os calculos de peso e balanceamento novamente..
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- MASTER
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Re: Pode um B747-400 voar com apenas dois motores do B777-30
Amigos:
Simplesmente analisando pelo aspecto da potência sim, acredito que até poderia.
Agora, na prática, isso se revela bem mais complexo, envolvendo tb questões de aerodinâmica e sistemas que poderiam tornar economicamente inviável tal projeto.
Imaginemos que teria de ser analisada qual seria a nova posição dos motores nas asas o que certamente implicaria redesenhar uma nova asa/perfil, tb lembrando que as GE115 tem diâmetro bem maior q as RR RB 211-524G/GE CF6-80 /PW 4000 q equipam os 747-400 e a questão do "ground clearence" para operação segura da aeronave.
A asa é desenhada para operar eficientemente com determinada posição e tamanho/potência de motores, o que com as GE115 alterna o cenário de modo tão profundo que teríamos que pensar em uma nova asa.
E tb imagine uma situação mono com a potência assimétrica de um único motor de 115 mil lbs de um lado....a empenagem e leme de direção teriam de ser redesenhados tb para poder compensar esse efeito de modo seguro...
Isso sem falar nos custos com testes p obter uma nova certificação de tal 747-400 "bimotor"...
Abs,
Marcelo Magalhães
Simplesmente analisando pelo aspecto da potência sim, acredito que até poderia.
Agora, na prática, isso se revela bem mais complexo, envolvendo tb questões de aerodinâmica e sistemas que poderiam tornar economicamente inviável tal projeto.
Imaginemos que teria de ser analisada qual seria a nova posição dos motores nas asas o que certamente implicaria redesenhar uma nova asa/perfil, tb lembrando que as GE115 tem diâmetro bem maior q as RR RB 211-524G/GE CF6-80 /PW 4000 q equipam os 747-400 e a questão do "ground clearence" para operação segura da aeronave.
A asa é desenhada para operar eficientemente com determinada posição e tamanho/potência de motores, o que com as GE115 alterna o cenário de modo tão profundo que teríamos que pensar em uma nova asa.
E tb imagine uma situação mono com a potência assimétrica de um único motor de 115 mil lbs de um lado....a empenagem e leme de direção teriam de ser redesenhados tb para poder compensar esse efeito de modo seguro...
Isso sem falar nos custos com testes p obter uma nova certificação de tal 747-400 "bimotor"...
Abs,
Marcelo Magalhães