Pode um B747-400 voar com apenas dois motores do B777-300ER?

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Giovanny

Pode um B747-400 voar com apenas dois motores do B777-300ER?

Mensagem por Giovanny »

Imagine retirar os 4 motores do 747-400 e colocar os 2 gigantescos motores GE90-115B1 do 777-300ER, que aconteceria?
Será que voaria?
Será que consegui decolar?
Que acham?
RICARDO HUGO URUGUAY
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Registrado em: Seg Mai 09, 2005 12:40
Localização: petropolis, rj

Re: Pode um B747-400 voar com apenas dois motores do B777-30

Mensagem por RICARDO HUGO URUGUAY »

Sim, poderia .
Cmte Psyy
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Registrado em: Seg Set 05, 2011 15:18

Re: Pode um B747-400 voar com apenas dois motores do B777-30

Mensagem por Cmte Psyy »

Em termos de potencia acredito que sim..
Mas teria que fazer todos os calculos de peso e balanceamento novamente..
Marcelo Magalhães
MASTER
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Mensagens: 1369
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: Pode um B747-400 voar com apenas dois motores do B777-30

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:

Simplesmente analisando pelo aspecto da potência sim, acredito que até poderia.

Agora, na prática, isso se revela bem mais complexo, envolvendo tb questões de aerodinâmica e sistemas que poderiam tornar economicamente inviável tal projeto.

Imaginemos que teria de ser analisada qual seria a nova posição dos motores nas asas o que certamente implicaria redesenhar uma nova asa/perfil, tb lembrando que as GE115 tem diâmetro bem maior q as RR RB 211-524G/GE CF6-80 /PW 4000 q equipam os 747-400 e a questão do "ground clearence" para operação segura da aeronave.

A asa é desenhada para operar eficientemente com determinada posição e tamanho/potência de motores, o que com as GE115 alterna o cenário de modo tão profundo que teríamos que pensar em uma nova asa.

E tb imagine uma situação mono com a potência assimétrica de um único motor de 115 mil lbs de um lado....a empenagem e leme de direção teriam de ser redesenhados tb para poder compensar esse efeito de modo seguro...

Isso sem falar nos custos com testes p obter uma nova certificação de tal 747-400 "bimotor"...

Abs,

Marcelo Magalhães
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