Viagem de Lula a Italia
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
-
CORSARIO 2402
- MULTI

Galera, boa tarde
O ACJ esteve hj aki em REC para refuel e seguir para CIAMPINO no FL330 inicialmente.
Antes de comecarem a chiar pelo pouso ele parou em REC par colocar FULL TANQUE, tanto q ele demorou uma hora de solo e demprou tb uma hora de refuel.
Ele deve ter saido de BSN com pouco combustivel, MAS ELE TEM TOTAL CAPACIDADDE DE FAZER BSB/CIA DCT.
SDS
RAFAEL CRUZ - SBRF
O ACJ esteve hj aki em REC para refuel e seguir para CIAMPINO no FL330 inicialmente.
Antes de comecarem a chiar pelo pouso ele parou em REC par colocar FULL TANQUE, tanto q ele demorou uma hora de solo e demprou tb uma hora de refuel.
Ele deve ter saido de BSN com pouco combustivel, MAS ELE TEM TOTAL CAPACIDADDE DE FAZER BSB/CIA DCT.
SDS
RAFAEL CRUZ - SBRF
-
Anonymous
Segundo informações que recebi de um amigo que trabalha no GTE o principal problema do ACJ da Presidência é a falta de espaço para bagagens nos porões. O porão dianteiro está todo ocupado pelo tanque de combustível adicional e o traseiro está ocupado pelo tanque de água usado pelo Presidente.
Realmente, a escada deu problema e o Lula ficou 30min. "preso" dento do avião. Após este vôo à Itália, o ACJ deverá ir para os EUA para sanar pequenas panes de acabamento, como por exemplo, o carpete não é anti-estático. Nenhum presidente teve problemas com o 737 até hoje...
Outro problema que a FAB está tendo com o ACJ é o tipo de manutenção. A manutenção utilizada nos motores do ACJ é do tipo Condition Monitoring e não por horas, como usado no 737. Com os 737, é possivel prever a troca de componentes caros e revisão de motores, e com isso, era reservada a verba para o fim. Com o ACJ, não se sabe quando pode acontecer uma "troca" de motor e a FAB pode não ter o dinheiro em Caixa. O monitoramento da ACFT é feito pela TAM e pelo fabricante na Alemanha. Ao girar o motor, começam a ser enviados por satélite, os parâmetros de todos os sistemas que são observados pelo fabricante do motor. Qndo algo começa a dar errado, a FAB (ou qualquer operador de Airbus) é avisado com antecedência para a verificação e possível troca do equipamento/peça que está ou deverá dar alguma pane.
Com relação ao cafezinho do Presidente, cada copinho custa 7 dólares.
Além de tudo, ainda tem os inconvenientes dos telefones de bordo (no 737 haviam apenas 2, um para a tripulação e outro para o presidente) que é uma aparelho para cada assento e o sistema de enterterimento de bordo que são 3 canais de vídeo, mas ninguém pode ver o mesmo canal do "chefe".
Depois, posto mais "curiosidades" a respeito do ACJ.
Abraços
Realmente, a escada deu problema e o Lula ficou 30min. "preso" dento do avião. Após este vôo à Itália, o ACJ deverá ir para os EUA para sanar pequenas panes de acabamento, como por exemplo, o carpete não é anti-estático. Nenhum presidente teve problemas com o 737 até hoje...
Outro problema que a FAB está tendo com o ACJ é o tipo de manutenção. A manutenção utilizada nos motores do ACJ é do tipo Condition Monitoring e não por horas, como usado no 737. Com os 737, é possivel prever a troca de componentes caros e revisão de motores, e com isso, era reservada a verba para o fim. Com o ACJ, não se sabe quando pode acontecer uma "troca" de motor e a FAB pode não ter o dinheiro em Caixa. O monitoramento da ACFT é feito pela TAM e pelo fabricante na Alemanha. Ao girar o motor, começam a ser enviados por satélite, os parâmetros de todos os sistemas que são observados pelo fabricante do motor. Qndo algo começa a dar errado, a FAB (ou qualquer operador de Airbus) é avisado com antecedência para a verificação e possível troca do equipamento/peça que está ou deverá dar alguma pane.
Com relação ao cafezinho do Presidente, cada copinho custa 7 dólares.
Além de tudo, ainda tem os inconvenientes dos telefones de bordo (no 737 haviam apenas 2, um para a tripulação e outro para o presidente) que é uma aparelho para cada assento e o sistema de enterterimento de bordo que são 3 canais de vídeo, mas ninguém pode ver o mesmo canal do "chefe".
Depois, posto mais "curiosidades" a respeito do ACJ.
Abraços
-
GuinhoBSB
- PC

- Contato:
Eu acho que essa escala não deve ser para reabastecimento. Se fosse, por que não escolheriam o reabastecimento em BEL, por exemplo?
Como já disseram aqui, o ACJ debe fazer Brasília-Roma non-stop, e a escala deve ser para outro avião da comitiva.
Como já disseram aqui, o ACJ debe fazer Brasília-Roma non-stop, e a escala deve ser para outro avião da comitiva.
Editado pela última vez por GuinhoBSB em Qui Abr 07, 2005 15:42, em um total de 1 vez.
-
Anonymous
Se ele "rodou" bem curto na pista de BSB é mais um sinal de que estava leve e não foi direto pra Roma. Qum viu o envelope deste avião disse que realmente ele não poderia fazer BSB/Roma direto nunca ! Eu acrdito nessas estatísticas já que pra a altitude de BSB ( que não é nehuma La Paz mas influencia e muito , sim !! ) a pista é relativamente pequena.
Não adianta olhar pura e simplesmente a autonomia ou a alcance de um ACJ e trasnportar para a nossa aeronave presidencial , tem que lembrar que acada aeronave executiva tem uma configuração muito diferente da outra e que as vezes impilica em muito mais peso ! Além do mais um ACJ executivo puro não tem assentos normais como tem o presidencial e nunca levam 40 , 50 pax como leva o presidencial , portanto acho totalmente viável a teoria de que esse avião não faz BSB direto pra lá ! Eu tinha ouvido isso de ex-militares muito antes da aeronave chegar ao Brasil , e agora isso vem se confirmando. É um absurdo , quem é feito de palhaço nisso tudo é o povo ! Pra quem entende de aviação logo de cara parecia óbvio que pelo menos "muito pequena" essa aeronave seria !
Troy.
Não adianta olhar pura e simplesmente a autonomia ou a alcance de um ACJ e trasnportar para a nossa aeronave presidencial , tem que lembrar que acada aeronave executiva tem uma configuração muito diferente da outra e que as vezes impilica em muito mais peso ! Além do mais um ACJ executivo puro não tem assentos normais como tem o presidencial e nunca levam 40 , 50 pax como leva o presidencial , portanto acho totalmente viável a teoria de que esse avião não faz BSB direto pra lá ! Eu tinha ouvido isso de ex-militares muito antes da aeronave chegar ao Brasil , e agora isso vem se confirmando. É um absurdo , quem é feito de palhaço nisso tudo é o povo ! Pra quem entende de aviação logo de cara parecia óbvio que pelo menos "muito pequena" essa aeronave seria !
Troy.
-
Anonymous
PRA MIM É DEFINITIVO : O ACJ DA FAB NÃO FAZ BSB/Roma DIRETO E PONTO.
Pousou em REC pra quê então? Vôo panorâmico sobre Porto de Galinhas ? Pousou para esperar o sucatão ou outro ? Isso não existe ! O amigo que citou BEL como escala tbm não pode ser , BEL está fora da rota pra Europa ! O melhor seria NAT ou REC mesmo.
ISSO É UMA VERGONHA ! POVO ENGANADO ? INCOMPETÊNCIA ? OU ALGUÉM LEVOU MUITO $$$ COM A COMPRA DESSE AVIÃO PRATICAMENTE SEM CONCORRÊNCIA ?? AQUI NO BRASIL ? AH NÃO ACHO QUE ISSO NÃO...
Troy.
Pousou em REC pra quê então? Vôo panorâmico sobre Porto de Galinhas ? Pousou para esperar o sucatão ou outro ? Isso não existe ! O amigo que citou BEL como escala tbm não pode ser , BEL está fora da rota pra Europa ! O melhor seria NAT ou REC mesmo.
ISSO É UMA VERGONHA ! POVO ENGANADO ? INCOMPETÊNCIA ? OU ALGUÉM LEVOU MUITO $$$ COM A COMPRA DESSE AVIÃO PRATICAMENTE SEM CONCORRÊNCIA ?? AQUI NO BRASIL ? AH NÃO ACHO QUE ISSO NÃO...
Troy.
-
Anonymous
Eu acho que alguém levou $$$ nisso tudo. Para a escollha do F-X, estavam preferindo o Mirage pq já temos conhecimento neste tipo de avião. Dizem que ficaria mais fácil o treinamento e ferramental. Então, pq a escolha de um Airbus e não de um Boeing, que já temos vários na FAB? Vejam bem, não estou defendendo a Boeing, mas trata-se de padronização, o que reduz custos. Agora, a FAB tá com aeronave cheia de detalhes operacionais e de manutenção que o próprio pessoal da FAB não conhece.Troy escreveu:ISSO É UMA VERGONHA ! POVO ENGANADO ? INCOMPETÊNCIA ? OU ALGUÉM LEVOU MUITO $$$ COM A COMPRA DESSE AVIÃO PRATICAMENTE SEM CONCORRÊNCIA ?? AQUI NO BRASIL ? AH NÃO ACHO QUE ISSO NÃO...
Troy.
Se não foi por $$$, acho que foi uma provocação indireta ao Governo dos EUA, comprando do principal concorrente deles.
-
Anonymous
Pessoal...
Na minha opinião... a escala técnica aqui teve apenas motivaćão política, já que no desembarque foi servido um café da manhã à comitiva, e o Presidente teve um encontro com o Prefeito do Recife, João Paulo.
Na decolagem (provavelmente em FLEX) o avião decolou antes da Taxiway Lima , ou seja , usou menos de2500m de pista pra decolar, o que mostra que o mesmo não estava tão pesado assim.
Decolaram após dois AT-26 para escoltar o FAB 2101.
O FAB 2401, que pernoitou aqui , decolou aproximadamente 1 hora após o FAB2101.
Muito se fala sobre a limitada autonomia do ACJ , mas ninguém ainda apresentou dados concretos sobre o mesmo, como curvas de performance fornecidas pelo fabricante, etc. Se alguém tiver este tipo de dados , por favor apresentar, para que possamos tirar nossas duvidas e esclarecer isto com dados concretos e não com discussões improdutivas.
Grande abraćos,
Bertoli
Na minha opinião... a escala técnica aqui teve apenas motivaćão política, já que no desembarque foi servido um café da manhã à comitiva, e o Presidente teve um encontro com o Prefeito do Recife, João Paulo.
Na decolagem (provavelmente em FLEX) o avião decolou antes da Taxiway Lima , ou seja , usou menos de2500m de pista pra decolar, o que mostra que o mesmo não estava tão pesado assim.
Decolaram após dois AT-26 para escoltar o FAB 2101.
O FAB 2401, que pernoitou aqui , decolou aproximadamente 1 hora após o FAB2101.
Muito se fala sobre a limitada autonomia do ACJ , mas ninguém ainda apresentou dados concretos sobre o mesmo, como curvas de performance fornecidas pelo fabricante, etc. Se alguém tiver este tipo de dados , por favor apresentar, para que possamos tirar nossas duvidas e esclarecer isto com dados concretos e não com discussões improdutivas.
Grande abraćos,
Bertoli
-
Dirty_wings
- PC

Sei que isso não é muito confiável, mas foi o que eu achei no site da FAB...
Ficha_técnica_ACJ
Abraço
Ficha_técnica_ACJ
Abraço

De em uma espiadinha aqui, tem informacoes sobre a "capacidade dos tanques".
http://www.aerospace-technology.com/pro ... specs.html
SDS
http://www.aerospace-technology.com/pro ... specs.html
SDS
-
Anonymous
-
Anonymous
Caro troyTroy escreveu:Mais uma vez eu digo: Esses dados refere-se ao ACJ em geral , o da presidÊncia deve ser muito mais pesado pois além da configuração executiva tem tambem a parte com vários assentos "normais" e leva muito mais gente que um ACJ executivo puro.
Troy.
Acredito que voce esta equivocado, pois se voce acessar o site da AIRBUS INDUSTRIES, E PROCURAR PELO ACJ, voce vera que o FAB 2101 nao possuia a configuracao "MAIS PESADA" no ACJ.
De acordo com as informacoes divulgadas pela FAB e MIDIA, acredito que ele estaja configurado na versao V.V.I.P. sendo assim os pesos indicados no site do aerospace technology sao muito proximos do actual para o fab 2101.
http://www.corporate-jetliner.com/home.html
sds
-
Anonymous
bom, cruzando os dados dos dois documentos, presume-se que o FAB 2101 tenha autonomia de 8500Km (4600nm).
Qual é a distância SBBR-LIRA ?
Bom de acordo com um site que eu uso, a distancia da rota encontrada de SBBR até LIRA é de 4919.4 nautical miles.
A rota foi a seguinte
SBBR DCT BRS UW10 FRM UZ27 PTL UW14 BERTI UZ27 OPABA UW14 ABASE UZ27 MSS UN866 APASO UN871 VJF UN851 MHN UM603 ALG UL5 OST DCT LIRA
Espero ter Ajudado
Valeu...
-
Anonymous
-
Anonymous
Bertoli, tentei fazer a rota de SBRF LIRA e não consegui, mas eu fiz de SBMO - LIRA, sendo que Maceio é um pouco abaixo de Reciefe acho que a diferenca da distancia seja pouca, vamos lá
Computed route from ZUMBI DOS PALMARES (SBMO, SB) to CIAMPINO (LIRA, LI): 40 fixes, 4121.9 nautical miles
a rota é
SBMO SID REC UR551 BUGAT UL206 KODOS UA302 YF UM725 TIO UG864 GHA UG859 CSO UG14 SARDI UM126 ESINO STAR LIRA
Valeu...
Computed route from ZUMBI DOS PALMARES (SBMO, SB) to CIAMPINO (LIRA, LI): 40 fixes, 4121.9 nautical miles
a rota é
SBMO SID REC UR551 BUGAT UL206 KODOS UA302 YF UM725 TIO UG864 GHA UG859 CSO UG14 SARDI UM126 ESINO STAR LIRA
Valeu...
-
Anonymous
-
Anonymous
Entao pelo que entendi, a viagem de Lula e sua comitiva ficou assim:
- Brasilia - Recife - Roma no ACJ 319.
- KC 137 2401, partiu de Recife uma hora apos a decolagem do ACJ e
vai como aerovave reserva.
- Domingo Lula parte de Roma em visita a Paises Africanos no ACJ e sua
comitiva deve retornar no KC 137 2401.
-Com isto possivelmente um dos 737-200 deva seguir brevemente para
a Africa e servir como aeronave reserva, ou o KC 137 2401 fara um
bate volta.
- Robson.
- Brasilia - Recife - Roma no ACJ 319.
- KC 137 2401, partiu de Recife uma hora apos a decolagem do ACJ e
vai como aerovave reserva.
- Domingo Lula parte de Roma em visita a Paises Africanos no ACJ e sua
comitiva deve retornar no KC 137 2401.
-Com isto possivelmente um dos 737-200 deva seguir brevemente para
a Africa e servir como aeronave reserva, ou o KC 137 2401 fara um
bate volta.
- Robson.
-
Anonymous
Bom, pessoal... Promessa é divida, então.....
Aqui em casa consultei as cartas, e tracei prováveis rotas do ACJ..
Primeiro SBBR-LIRA:
SBBR DCT BRS UW10 REC UB623 GDV UN871 VJF UN851 MHN UM603 ALG UL5 OST STAR LIRA
Total: 4980 nm
Agora SBRF-LIRA:
SBRF DCT INTOL UN873 GDV UN871 VJF UN851 MHN UM603 ALG UL5 OST STAR LIRA
Total: 4089 nm
Se a autonomia do FAB 2101 for mesmo de 4600 nm , com carga nominal ele não seria capaz de fazer Brasilia- Roma direto não. Já vazio é outra história.
Grande abraço,
Bertoli
Aqui em casa consultei as cartas, e tracei prováveis rotas do ACJ..
Primeiro SBBR-LIRA:
SBBR DCT BRS UW10 REC UB623 GDV UN871 VJF UN851 MHN UM603 ALG UL5 OST STAR LIRA
Total: 4980 nm
Agora SBRF-LIRA:
SBRF DCT INTOL UN873 GDV UN871 VJF UN851 MHN UM603 ALG UL5 OST STAR LIRA
Total: 4089 nm
Se a autonomia do FAB 2101 for mesmo de 4600 nm , com carga nominal ele não seria capaz de fazer Brasilia- Roma direto não. Já vazio é outra história.
Grande abraço,
Bertoli