A GOL pratica "Dumping" ? Se pratica, é ILEGAL.

Seção principal do AeroFórum para troca de informações.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

Não é Dumping

Mensagem por Anonymous »

E o que dizer da VARIG e TAM que dão PASSAGENS DE GRAÇA pra quem tem um certo número de milhas ou trechos voados. São assentos limitados por vôo. Os outros assentos pagam a diferença.

Quando o avião sai do chão, sai com lucro, isso é o que importa.

Não é Dumping. Gosto muito da VARIG, mas a GOL está funcionando, dando lucro. Já a VARIG continua na mão dos abutres velhos da FRB que vão sugar a companhia até não poder mais.

Enquanto tiver FRB na parada, tá tudo ferrado.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Caro Black,

Muitas vezes o monopólio de certos trechos se dá não pela prática desleal de uma companhia aérea ou condescendência do governo, mas por pura ausência de outro concorrente que se habilite a brigar pelo mesmo espaço.
Se o DAC estiver negando licença para que outras empresas voem nesses trechos do interior de SP, aí eu concordo que há monopólio inconstitucional.

Caso contrário, não há como impedir a empresa de estipular o preço que lhe for mais lucrativo. Se há uma demanda disposta a pagar aquele valor, bom pra ela.

Em 2003, só a TAF operava na rota Fortaleza-Juazeiro do norte, trecho extremamente importante para o estado. E cobrava 265,00! A Varig tinha suspendido em janeiro os vôos naquela região em janeiro, por causa da pista esburacada do aeroporto. No final do ano chegou a OceanAir oferecendo mais vôos regulares pela metade do preço. Num instante a TAF baixou suas tarifas.

É o mercado, qual companhia que não elevaria seus preços tendo certeza de que teria os mesmo passageiros voando?
Felipe Weber
PC
PC
Contato:

Re: A GOL pratica "Dumping" ? Se pratica, é ILEGA

Mensagem por Felipe Weber »

rick escreveu:Acredito que vale tudo para ganhar a guerra dos passageiros, mas o que a GOL pratica é dumping de mercado e isso é ilegal. Vale tudo dentro da legalidade, fora isso é passível de sansões dos órgãos controladores. No passado o DAC proibiu a promoção dos R$50,00. Agora o realinhamento das pasagens pode desencadear uma nova guerra tarifária com o "realinhamento"de passagens da GOL. Quero ver mostrar isso em planilhas, pois voar Boeing em aviação comercial tem custo elevado. Isso desencadeia competição predatória e enfraquece a nossa aviação de um modo geral.
Caro rick, o tópico é bastante interessante, mas é necessário que se faça aqui algumas correções técnicas, no que diz respeito ao "Dumping". Não se pode misturar as coisas, sob o risco de criarmos aqui confusão, além, claro, de permitir que o erro se propague aos demais colegas também.

Infelizmente os colegas vem usando a terminologia errada. O que ocorre no caso da GOL, se é que realmente ocorre, é um "PREÇO PREDATÓRIO (underselling)" que apesar de se assemelhar, ser uma prática comercial parecida, não deve ser confundido com "DUMPING".

Alguns breves conceitos, para esclarecer.

Diferença básica entre dumping, preço predatório e também subsídio:

O termo dumping e preço predatório são quase sinônimos, pois indicam práticas comerciais parecidas. A primeira, é o ato de vender em país alheio mercadoria abaixo do preço do mercado doméstico, já a segunda designa o comércio de produtos abaixo do preço de custo no mercado interno. A diferença máxima constitui no âmbito de atuação das práticas, comércio internacional e comércio interno, respectivamente.

Outra distinção que deve ser relevada, até mesmo por ser muito abordada aqui no Aeroforum, é em relação aos subsídios, (que gera aquela eterna discussão na OMC entre Bombardier e Embraer). Os subsidios constituem incentivos financeiros diretos feito por por governo ou órgão público, como transferências de fundos, perdão de dívidas e fornecimento de bens e serviços além dos destinados à infra-estrutura geral. Esses benefícios permitem a empresa baratear os custos de produção, e exportar com preços mais baixos, sendo condenados como prática de concorrência desleal. A peculariedade dos subsídios em relação ao dumping é seu caráter público, enquanto o dumping constitui prática totalmente privada, em que a empresa responde pelos possíveis prejuízos decorrentes do barateamento dos produtos.

O dumping é utilizado como modo de dominação de mercado, pela eliminação de concorrência. Quando um exportador (empresa internacional, não pertencente ao país de origem do mercado) reduz significantemente o preço dos seus produtos, geralmente ele opera com prejuízo, pois para que seja atrativo, o produto importado precisa custar menos que o nacional, que paga menos tributos. Para compensar o prejuízo o exportador depende de seu mercado doméstico, em que mantém os preços elevados, ou então de uma grande reserva de caixa que possa ser livremente utilizada.

Já o referido "underselling", é conhecido popularmente como a venda de produtos abaixo do preço de custo. Há uma sutil diferenciação deste para o preço predatório.

O preço predatório, é basicamente conceituado como aquele preço que visa a eliminação de concorrentes, ocorre eminentemente em esfera regional (nacional), através da venda de produtos por preços impraticáveis.

É muito comum a cominação de ambos (preço predatório e underselling).

Por fim, o órgão responsável pela apreciação do dumping é a SECEX (Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio e do Turismo). Já o responsavél por cuidar de casos de preço predatório é a Secretária de Defesa Econômica (SDE) e o julgamento cabe ao famoso (CADE) Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

Portanto, com relação a GOL e demais empresas aéreas brasileiras, não há de se falar em dumping no mercado interno.

Espero ter ajudado.
*
Seja voluntário.
Ajude o Banco de Alimentos do RS. Acesse http://www.bancodealimentosrs.org.br e conheça este belo trabalho.
rick
PC
PC

Re: A GOL pratica "Dumping" ? Se pratica, é ILEGA

Mensagem por rick »

Black Typhoon escreveu:
rick escreveu:Acredito que vale tudo para ganhar a guerra dos passageiros, mas o que a GOL pratica é dumping de mercado e isso é ilegal.
Me perdoe, mas como você definiria o que fazem há muitos anos e com muito sucesso a Ryanair e a Southwest Airlines em países definidos de primeiro mundo (onde têm órgãos aeronáuticos civis mais sérios e mais rigorosos)?

Por favor, sejam menos hipócritas e parem com esta mentalidade de quarto mundo, pois é por causa deste tipo de mentalidade que a aviação brasileira está uma porcaria, além de falida.

O que a Gol fez merece os meus parabéns, mas ainda tá muito longe de ser considerada uma verdadeira "low-cost"...

Ilegal, imoral e vergonhoso é cobrar dos passageiros as taxas de embarque mais caras do mundo

Cara, ninguém tá sendo hipócrita aqui não. Rayan Air, Easyjet, Blue Jet são empresas que faturam ou em Euro ou em Dólar. Por isso dão lucro. E não são todas as low fare que sobrevivem. Muitas já quebraram tb. Quanto as taxas de embarque, se informe, quem cobra tx de embarque é a INFRAERO não as empresas aéreas.
O que eu não quero é que fique só a GOL e o mercado fique ruim, pois vivo da aviação e monopólio não é bom pra ninguém.

Black Typhoon
rick
PC
PC

Mensagem por rick »

CHARLES SBBR escreveu:Dumping, Doping ou Duncking Donald´s seja o que for a verdade é que a GOL triplicou as suas vendar e seguindo a mesma onda a TAM também teve um pico de venda muito bom.
Cara aqui é forum de Aviação e não de Fast food.
Black Typhoon
MASTER
MASTER

Mensagem por Black Typhoon »

Rick,

me desculpe, pois acho que me expressei de forma errada, já que não estava me referindo diretamente a você quanto escrevi de ser menos hipócritas, mas no contexto geral respeito aos vários threads que li até agora sobre a situação da aviação brasileira.

Me expressei errado também por quanto se refere à cobrança das absurdas e vergonhosas taxas de embarque, pois sei que isso é feito pela Infraero e não pela citada Gol. Esqueci de especificar isso e peço desculpas, principalmente à Gol, pois parece realmente que a minha crítica se referia diretamente a esta. Foi mal

Black Typhoon
rick
PC
PC

Mensagem por rick »

Black Typhoon escreveu:Rick,

me desculpe, pois acho que me expressei de forma errada, já que não estava me referindo diretamente a você quanto escrevi de ser menos hipócritas, mas no contexto geral respeito aos vários threads que li até agora sobre a situação da aviação brasileira.

Me expressei errado também por quanto se refere à cobrança das absurdas e vergonhosas taxas de embarque, pois sei que isso é feito pela Infraero e não pela citada Gol. Esqueci de especificar isso e peço desculpas, principalmente à Gol, pois parece realmente que a minha crítica se referia diretamente a esta. Foi mal

Black Typhoon
Caro Black Typhoon,

Sem problemas o importante é o debate.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

A GOL oferece realmente passagens bem baixas, mas se a gente comparar com algumas multinacionais que oferecem serviços/produto, dumping não é bem um crime
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

O que a GOL pratica, não é dumping e sim MARKETING. Ela sempre faz isso....coloca preços bem baixos, mas não é pro avião inteiro e sim pra uma pequena porcentagem daquele voô. Mesmo naquela famosa promoção dos 50 reais não eram todos os assentos que eram vendidos com essa tarifagem, mas pros ouvidos dos pax's o que interessava é q a GOl estava vendendo passagem a 50 reais....

[]'s
CHARLES SBBR
MASTER
MASTER

Mensagem por CHARLES SBBR »

rick escreveu:
CHARLES SBBR escreveu:Dumping, Doping ou Duncking Donald´s seja o que for a verdade é que a GOL triplicou as suas vendar e seguindo a mesma onda a TAM também teve um pico de venda muito bom.
Cara aqui é forum de Aviação e não de Fast food.
Que bom né? Mas se fosse talvez a galera relaxaria mais, porque comer relaxa, e não teriamos debates tão ofensivos. Existem momentos nesse FORUM que as pessoas esquecem que aviação e paixão, dedicação e até profissão para os mais afortunados. E quando se esquecem e as opiniões contrárias tornam-se quase que uma ofensa pessoal, dada o furor das respostas, e deixado de lado a magia que nós faz visitar o FORUM todos os dias que é a paixão pela aviação.
Então galera vamos relaxar e expor os pontos de vista sem que para isso passemos por cima das pessoas, que como nós amam a aviação. Vejo aqui como um local de amigos com fins em comum não um campo de batalha onde no fim o nosso hobby é esquecido.
Um abraço!!!
Anonymous

dumping ou ñ....

Mensagem por Anonymous »

dumping ou ñ o q importa é q a Gol é sem duvida hj a empresa de maior sucesso no Brasil...as outras companhias aéreas deverim c espelhar a ela e manter um quadro de funcionarios reduzidos! pior do que dumping é fazer o q a Vasp fez q fazia os passageiros de idiotas deixando eles esperando nos aerportos nos hotéias sem dar um motivo complacente aos seus passageiros! Sim a guerra tarifária ! Sim a boa Adiministração! NÃO a imcompetencia na aviação!
rick
PC
PC

Re: dumping ou ñ....

Mensagem por rick »

Simioni escreveu:dumping ou ñ o q importa é q a Gol é sem duvida hj a empresa de maior sucesso no Brasil...as outras companhias aéreas deverim c espelhar a ela e manter um quadro de funcionarios reduzidos! pior do que dumping é fazer o q a Vasp fez q fazia os passageiros de idiotas deixando eles esperando nos aerportos nos hotéias sem dar um motivo complacente aos seus passageiros! Sim a guerra tarifária ! Sim a boa Adiministração! NÃO a imcompetencia na aviação!
Falou o Paladino da sensatez......putz, se voce dependesse da aviação para sustentar a sua familia não falaria uma besteira dessas.
gvtwgvtw
PP
PP

Mensagem por gvtwgvtw »

Nao existe nada de ilegal em oferecer um numero limitado de assentos(com diversas restricoes obviamente), que do contrario estariam vazios como ocorre em outras empresas, a um preco reduzido. Ao mesmo tempo, a maior parte das passagens continua sendo vendida com tarifa normal, dando um resultado positivo. Nao e ilegal, e inteligente e beneficial ao consumidor que paga menos, e a empresa que consegue uma melhor ocupacao e aproveitamento.
Editado pela última vez por gvtwgvtw em Seg Abr 18, 2005 15:36, em um total de 1 vez.
mmx
PP
PP

Mensagem por mmx »

rick escreveu:
Simioni escreveu:dumping ou ñ o q importa é q a Gol é sem duvida hj a empresa de maior sucesso no Brasil...as outras companhias aéreas deverim c espelhar a ela e manter um quadro de funcionarios reduzidos! pior do que dumping é fazer o q a Vasp fez q fazia os passageiros de idiotas deixando eles esperando nos aerportos nos hotéias sem dar um motivo complacente aos seus passageiros! Sim a guerra tarifária ! Sim a boa Adiministração! NÃO a imcompetencia na aviação!
Falou o Paladino da sensatez......putz, se voce dependesse da aviação para sustentar a sua familia não falaria uma besteira dessas.
Para "rick" ou talvez deva ser riquinho. Acho que vc deveria mudar seu nick para CHAMINÉ, porque voce só LEVA FUMO DE TODO MUNDO !!!!!!!!!!!!!!!!! do pessoal do forum e dos moderadores .
MENOS..............ou melhor QUASE NADA VAI.....................
foal2000
PP
PP

Mensagem por foal2000 »

Na jet blue, um vôo de 2 mil km custa R$ 260.
Na Gol, o preco médio é de R$ 235 para 660 KM!!!

Será que uma empresa brasileira não tem direito de oferecer tarifas mais em conta sem ser acusada de dumping?? Ou será que por não sermos primeiro mundo temos que pagar mais caro???
rick
PC
PC

Mensagem por rick »

mmx escreveu:
rick escreveu:
Para "rick" ou talvez deva ser riquinho. Acho que vc deveria mudar seu nick para CHAMINÉ, porque voce só LEVA FUMO DE TODO MUNDO !!!!!!!!!!!!!!!!! do pessoal do forum e dos moderadores .
MENOS..............ou melhor QUASE NADA VAI.....................
Cara,

Fumo vc também levou, me esqueça. Se vc quiser sair do teclado e marcar um encontro eu te encho de porrada pra vc aprender a respeitar os outros.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Algum moderador pode bloquear este topico e jogar areia no brinquedo das criancas?
Parece que os limites ja foram ultrapassados.

ETC
rick
PC
PC

Mensagem por rick »

ETC escreveu:Algum moderador pode bloquear este topico e jogar areia no brinquedo das criancas?
Parece que os limites ja foram ultrapassados.

ETC
ETC,

Olhe todos os posts desse cara e veja que ele só postou assuntos polêmicos e SEMPRE relacionado com a GOL. Eu apenas respondi a mais uma ofensa dele. Esse cara é IMATURO e nessa vida se aprende no amor ou na dor e parece que ele prefere a segunda opção. Não aceito ofensas gratuitas, por isso me defendi. Quero que esse cara me esqueça.

E também não sei o porque esse tópico já não foi bloqueado, como tantos outros semelhantes. A proposta inicial era o debate, mas muitos aqui não estão preparados para isso.
Omykron
PC
PC

Mensagem por Omykron »

revidar com ameaças não é das atitudes mais maduras, convenhamos.
rick
PC
PC

Mensagem por rick »

Omykron escreveu:revidar com ameaças não é das atitudes mais maduras, convenhamos.
Corre sangue nas veias. Paciência tem limites.
Responder