Feliz 2012 para quem ainda não tive a oportunidade de falar nesse ano!
No final do ano passado tive a felicidade de ter mais um pequeno sonho realizado. Juntamente com o meu grande amigo "Jaka" Damásio, conheci Palmas (PMW) e Porto Nacional (PNB), no Tocantins. Esta última uma cidade que fez parte da minha vida de rádio-escuta de HF nos anos 90, por ser um importante balizador de aerovias na época.
Apesar do pouco movimento, sempre é interessante conhecer um lugar diferente.
O novo aeroporto de Palmas é moderno e segue o estilo "aeroshopping" adotado pela Infraero. Por sinal, os funcionários locais da estatal não conhecem (e nem fazem questão de conhecer) esse hobby de fotografar aviação.
Apesar de ter um amplo terraço, este tem os vidros na posição de 30º de inclinação o que os deixam bem sujos de pó. Fiz vários contatos com os supervisores e gerente, para tentar um acesso pela porta ro raio-X e ficar na calçada de trânsito interno de pessoas (vejam bem, não pedi para acessar o pátio). Também tentei conseguir autorização para fazer umas fotos do segundo piso (área administrativa da Infraero), cujos vidros são limpos, mas recebi várias negativas. Na última, derradeira e desestimulante conversa, o gerente me pediu um ofício das companhias que eu gostaria de fotografar e da Área de Comunicação Social da Infraero em Brasília. Isso para fotografar de trás de um vidro no segundo piso prédio. Claro que desisti!
Fiz uns registros dos vidros (sofríveis) e da cerca lateral, cuja a taxiway "B" de acesso ao pátio fica em uma posição boa para fotos. Infelizmente o pátio de aviação geral, que estava lotado, foi sem chance.
Em Porto Nacional ( que é administrado pela Infraero e não tem voos regulares) fizemos apenas um registro, apesar dos hangares do aeroclube local estarem lotados. Não foi permitido nosso acesso ao local, mesmo diante de muita conversa e argumentação. Inclusive fomos intimidados e desencorajados em tentar alguma foto.
Entre mortos e feridos, foi uma viagem "aviatória" inesquecível!