Emirates quer usar superjato no Brasil
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Emirates quer usar superjato no Brasil
Folha de São Paulo
São Paulo, terça-feira, 17 de maio de 2011
Emirates quer usar superjato no Brasil
Operação com o Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, depende de adequações em Cumbica
Infraero diz que tem mantido conversas com a Emirates para tentar viabilizar o voo com o avião até dezembro
MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO
A companhia aérea Emirates fez um pedido formal à Infraero para operar o superjato da Airbus, o A380, no aeroporto de Cumbica (Grande SP). A Folha apurou que o pedido foi feito há quase seis meses, mas a empresa ainda não obteve resposta formal.
Questionada pela reportagem, a Infraero disse que "tem dialogado com a companhia a fim de viabilizar o voo para dezembro".
Falou ainda que o aeroporto é capaz de receber aeronaves da categoria e que o horário pretendido pela Emirates "não compromete as atuais operações do aeroporto".
Com capacidade para acomodar de 525 a 853 passageiros, o A380 é o maior avião de passageiros do mundo. Além da Emirates, outras empresas que operam o superjato (Lufthansa, Air France e Singapore) também manifestaram à estatal interesse em operar os jatos no Brasil.
O pedido da Emirates foi acompanhado de um estudo de análise de risco e sugestões de procedimentos operacionais para receber o avião em Guarulhos.
Até a semana passada, porém, segundo a Folha apurou, técnicos da Infraero diziam que não era possível adaptar o aeroporto para receber o A380.
Já os técnicos da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) emitiram parecer preliminar favorável. O entendimento é que o aeroporto comporta um A380 com segurança e em conformidade com regras internacionais, desde que a Infraero faça algumas adequações.
ÁREA DE MANOBRA
As adequações não demandam obras nem exigem grandes investimentos. Como o superjato tem uma envergadura (distância da ponta de uma asa à outra) de 60 metros e a pista de Guarulhos tem 45 metros de largura, na hora do pouso seria preciso interditar uma das pistas de manobra para que o avião possa taxiar com segurança.
Também seria preciso demarcar com pintura uma área próxima à ocupada hoje por sucatas da Vasp -que serviria para abrigar o A380 durante o tempo em que ficar estacionado entre a chegada e a partida do voo.
Técnicos da agência também acreditam que é possível agilizar a fila de passaporte para acomodar mais de 600 passageiros de uma só vez. Pelos cálculos da agência, uma gestão mais eficiente das filas e das posições de passaporte poderia aumentar a capacidade em 20%.
A Emirates opera hoje um voo diário de São Paulo a Dubai com um Boeing 777-300ER. Com 354 passageiros, o voo tem taxa de ocupação superior a 90% e a empresa quer substitui-lo pelo A380.
Além desse voo, a Emirates lança, no início de 2012, um voo diário ligando Dubai ao Rio de Janeiro.
São Paulo, terça-feira, 17 de maio de 2011
Emirates quer usar superjato no Brasil
Operação com o Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, depende de adequações em Cumbica
Infraero diz que tem mantido conversas com a Emirates para tentar viabilizar o voo com o avião até dezembro
MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO
A companhia aérea Emirates fez um pedido formal à Infraero para operar o superjato da Airbus, o A380, no aeroporto de Cumbica (Grande SP). A Folha apurou que o pedido foi feito há quase seis meses, mas a empresa ainda não obteve resposta formal.
Questionada pela reportagem, a Infraero disse que "tem dialogado com a companhia a fim de viabilizar o voo para dezembro".
Falou ainda que o aeroporto é capaz de receber aeronaves da categoria e que o horário pretendido pela Emirates "não compromete as atuais operações do aeroporto".
Com capacidade para acomodar de 525 a 853 passageiros, o A380 é o maior avião de passageiros do mundo. Além da Emirates, outras empresas que operam o superjato (Lufthansa, Air France e Singapore) também manifestaram à estatal interesse em operar os jatos no Brasil.
O pedido da Emirates foi acompanhado de um estudo de análise de risco e sugestões de procedimentos operacionais para receber o avião em Guarulhos.
Até a semana passada, porém, segundo a Folha apurou, técnicos da Infraero diziam que não era possível adaptar o aeroporto para receber o A380.
Já os técnicos da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) emitiram parecer preliminar favorável. O entendimento é que o aeroporto comporta um A380 com segurança e em conformidade com regras internacionais, desde que a Infraero faça algumas adequações.
ÁREA DE MANOBRA
As adequações não demandam obras nem exigem grandes investimentos. Como o superjato tem uma envergadura (distância da ponta de uma asa à outra) de 60 metros e a pista de Guarulhos tem 45 metros de largura, na hora do pouso seria preciso interditar uma das pistas de manobra para que o avião possa taxiar com segurança.
Também seria preciso demarcar com pintura uma área próxima à ocupada hoje por sucatas da Vasp -que serviria para abrigar o A380 durante o tempo em que ficar estacionado entre a chegada e a partida do voo.
Técnicos da agência também acreditam que é possível agilizar a fila de passaporte para acomodar mais de 600 passageiros de uma só vez. Pelos cálculos da agência, uma gestão mais eficiente das filas e das posições de passaporte poderia aumentar a capacidade em 20%.
A Emirates opera hoje um voo diário de São Paulo a Dubai com um Boeing 777-300ER. Com 354 passageiros, o voo tem taxa de ocupação superior a 90% e a empresa quer substitui-lo pelo A380.
Além desse voo, a Emirates lança, no início de 2012, um voo diário ligando Dubai ao Rio de Janeiro.
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
SBLO/LDB
"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
-
- MASTER
- Mensagens: 7370
- Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
- Localização: Porto Alegre
Re: Emirates quer usar superjato no Brasil
Grande notícia!SBLO escreveu:Infraero diz que tem mantido conversas com a Emirates para tentar viabilizar o voo com o avião até dezembro
-
- Fundador
- Mensagens: 9543
- Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
- Localização: Porto Alegre - RS
- Contato:
Re: Emirates quer usar superjato no Brasil
Buenas:
Se fossemos um país sério, GRU e GIG já deveriam estar minimamente adequados para esta operação!
Falamos sempre nas mazelas da África, mas lá em JOH o A380 opera regularmente!
Quanto mico!!!!
Se fossemos um país sério, GRU e GIG já deveriam estar minimamente adequados para esta operação!
Falamos sempre nas mazelas da África, mas lá em JOH o A380 opera regularmente!
Quanto mico!!!!
Sem mais.
Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/
Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br
https://twitter.com/AeroEntusiasta
https://www.instagram.com/aeroentusiasta/
-
- MASTER
- Mensagens: 1170
- Registrado em: Ter Jan 04, 2005 14:47
- Localização: Cabo Frio - RJ
- Contato:
Re: Emirates quer usar superjato no Brasil
- Tenho uma cliente que mora em Abu Dhabi e pretende vir ao Rio, nesse vôo. Eu disse a ela, que eu só acredito...vendo !!! Do jeito que essa 'infra-ZERO' administra os seus aeroportos, é ruim de vermos por aqui o A-380 dando o ar-da-graça !!! CHICOTE nesses incompetentes da infra-ZERO é o que eles merecem !!!SBLO escreveu:
...Além desse voo, a Emirates lança, no início de 2012, um voo diário ligando Dubai ao Rio de Janeiro.
Fernando Basto -
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
http://www.fbasto.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Cabo Frio - RJ
Re: Emirates quer usar superjato no Brasil
No minimo palhaçada por parte da Infrazero e Anarc. Um diz uma coisa outro diz outra e assim o pais quer ainda receber copa do mundo e olimpiadas... tsc tsc tsc... me façam rir.
A380 no GIG e GRU, isso é piada de mal gosto. Nenhum dos dois suporta isso. Vao descer os pax onde? nas remotas e coloca-los dentro daqueles onibus que em horario de pico levam mais tempo pra desembarcar do que orbita de espera sobre GRU??? kkkk
A380 no GIG e GRU, isso é piada de mal gosto. Nenhum dos dois suporta isso. Vao descer os pax onde? nas remotas e coloca-los dentro daqueles onibus que em horario de pico levam mais tempo pra desembarcar do que orbita de espera sobre GRU??? kkkk
-
- PC
- Mensagens: 297
- Registrado em: Seg Ago 23, 2010 21:05
Re: Emirates quer usar superjato no Brasil
Pois é, as taxiways é o menor problema, da para adaptar fácil, mas já uma ponte de embarque / desembarque .....
Re: Emirates quer usar superjato no Brasil
Colocar esse avião ridículo no lugar de um lindo avião como o triple seven???
fala sério....
fala sério....
"A hélice do avião funciona como ventilador,basta ela parar pro piloto começar a suar".
http://www.flickr.com/photos/fo208b/" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.flickr.com/photos/fo208b/" onclick="window.open(this.href);return false;
- arthuramaral_CGR
- Moderador
- Mensagens: 5493
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
- Localização: Campo Grande-MS
- Contato:
Re: Emirates quer usar superjato no Brasil
Pára ele no novo "terminal"...eheh
Re: Emirates quer usar superjato no Brasil
Falta o botão CURTIR aqui no AF....arthuramaral_CGR escreveu:Pára ele no novo "terminal"...eheh
Re: Emirates quer usar superjato no Brasil
que venha o "tresoitão"!
GLOBALSPOTTER
FLICKR
PLANEMAD
MYAVIATION
MYAVIATION-2
JETPHOTOS
JETPHOTOS-2
AIRLINERS
FLIGHTAWARE
PLANEPICTURES
10 MIL FOTOS ONLINE!!
FLICKR
PLANEMAD
MYAVIATION
MYAVIATION-2
JETPHOTOS
JETPHOTOS-2
AIRLINERS
FLIGHTAWARE
PLANEPICTURES
10 MIL FOTOS ONLINE!!
-
- CMTE.
- Mensagens: 645
- Registrado em: Sáb Set 26, 2009 16:50
Re: Emirates quer usar superjato no Brasil
Bem que eu gostaria de vê-lo em GRU todos os dias ...
Mas, sejamos racionais: Guarulhos (ou qualquer outro aeroporto brasileiro) não tem infraestrutura aduaneira para receber esse avião. Imaginem 500 pessoas chegando ou partindo de uma vez só para verificação de passaportes, raio-x, despacho de bagagens, etc.
Na partida, às 01,25 da manhã, pode ser mais tranquilo devido ao pouco movimento. Mas na chegada, às 16,30, o bicho pega.
Só se ele ficar num puxadinho especial, exclusivo, tal qual um Zeppelin na década de 30 ...
Mas, sejamos racionais: Guarulhos (ou qualquer outro aeroporto brasileiro) não tem infraestrutura aduaneira para receber esse avião. Imaginem 500 pessoas chegando ou partindo de uma vez só para verificação de passaportes, raio-x, despacho de bagagens, etc.
Na partida, às 01,25 da manhã, pode ser mais tranquilo devido ao pouco movimento. Mas na chegada, às 16,30, o bicho pega.
Só se ele ficar num puxadinho especial, exclusivo, tal qual um Zeppelin na década de 30 ...
- Jet Airways
- CMTE.
- Mensagens: 864
- Registrado em: Qui Abr 01, 2010 23:44
- Localização: São Paulo - SP
Re: Emirates quer usar superjato no Brasil
Embarquei na área internacional essa semana e apenas 3 "RAIO-X" estavam operantes. A fila estava gigantesca e claro, o voo atrasou. Pior é vc ouvir dos pax que a culpa é da cia... tsc, tsc, tsc!!!
Imaginem 500 pax (EMIRATES), com 3 "RAIO X" funcionando... fora os pax das outras empresas...
E VIVA o Brasil...
Imaginem 500 pax (EMIRATES), com 3 "RAIO X" funcionando... fora os pax das outras empresas...
E VIVA o Brasil...
Abraços,
Jet Airways
"Somente os que voam podem entender com clareza porque os pássaros cantam."
Jet Airways
"Somente os que voam podem entender com clareza porque os pássaros cantam."
Re: Emirates quer usar superjato no Brasil
O DXB-GIG-EZE será operado por 77W.Fernando Basto escreveu:- Tenho uma cliente que mora em Abu Dhabi e pretende vir ao Rio, nesse vôo. Eu disse a ela, que eu só acredito...vendo !!! Do jeito que essa 'infra-ZERO' administra os seus aeroportos, é ruim de vermos por aqui o A-380 dando o ar-da-graça !!! CHICOTE nesses incompetentes da infra-ZERO é o que eles merecem !!!SBLO escreveu:
...Além desse voo, a Emirates lança, no início de 2012, um voo diário ligando Dubai ao Rio de Janeiro.