Será o fim de uma era?
Moderador: Moderadores
Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Será o fim de uma era?
Como mts sabem, no dia 04/05/11, acontece o último vôo regular da AFR pro GIG com o Jumbo que será substituído pelo 773. Parece que, depois disso, nunca mais veremos uma empresa regular tradicional voando com o Jumbo Pax pro GIG. Assim que vi a notícia, corri pro Airliners pra ver fotos do 748 pra tentar criar alguma esperança mas acho que serão poucos, os operadores da versão pax e dificilmente, eles voarão pra cá com este modelo. Cheguei a pensar na possibilidade da BAW, com as restrições de slots em LHR que dificultam a criação de novas frequências, ter que aumentar o tamanho da aeronave nos vôos pro GIG, substituindo o 772 pelo 744. Só que agora que ela está recebendo o 773, essa possibilidade fica cd vez mais remota. E, msm que qq dessas possibilidades aconteça, já começa a bater uma saudade! Impossível não lembrar dos tmps em que era fácil ver mts deles numa única manhã no GIG: alguns da VRG, 2 da PAA e um de cd uma das outras. Ou então, do comentário de um amigo que teve a oportunidade de ver 7 Jumbos lado a lado nas 7 posições com pontes duplas do T1 do GIG.
Já andava comentando com algumas pessoas que na década que ora começa, o Jumbo ficaria cd vez mais raro. Agora, dependeremos mt mais de fretamentos, cargueiros e militares pra ver esta maravilhosa aeronave.
Fiz uma lista das empresas que já operaram com Jumbo Pax regularmente pro GIG. Vejam e digam se está faltando alguma. E, claro, se quiserem falar sobre a operação do Jumbo em suas cidades, tb seria legal!
AMÉRICA
Aerolineas Argentinas
Varig
Pan Am
United
ÁFRICA
Royal Air Maroc
Taag
South African
ÁSIA
Iraqi Airways
Jal
EUROPA
Tap
Iberia
Air France
British Airways
Alitalia
KLM
Lufthansa
Swissair
Já andava comentando com algumas pessoas que na década que ora começa, o Jumbo ficaria cd vez mais raro. Agora, dependeremos mt mais de fretamentos, cargueiros e militares pra ver esta maravilhosa aeronave.
Fiz uma lista das empresas que já operaram com Jumbo Pax regularmente pro GIG. Vejam e digam se está faltando alguma. E, claro, se quiserem falar sobre a operação do Jumbo em suas cidades, tb seria legal!
AMÉRICA
Aerolineas Argentinas
Varig
Pan Am
United
ÁFRICA
Royal Air Maroc
Taag
South African
ÁSIA
Iraqi Airways
Jal
EUROPA
Tap
Iberia
Air France
British Airways
Alitalia
KLM
Lufthansa
Swissair
Grato desde já!
Abraços!!!
Abraços!!!
Re: Será o fim de uma era?
Eu acredito na possibilidade da Lufthansa operar em Guarulhos ou Ezeiza com os primeiros Boeing 747-800, quem sabe o Galeão também seja premiado no futuro.Electra escreveu:Assim que vi a notícia, corri pro Airliners pra ver fotos do 748 pra tentar criar alguma esperança mas acho que serão poucos, os operadores da versão pax e dificilmente, eles voarão pra cá com este modelo.
-
- MASTER
- Mensagens: 2163
- Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
- Localização: Porto Alegre-RS
- Contato:
Re: Será o fim de uma era?
Olá amigos,
Eu acho que com o tempo e as empresas querendo baixar custos,
acho que o mercado deve ficar somente com aviões de 2 turbinas,
este A380 na minha opinião não vaí ter uma vida longa, talves o
B747 na versão cargueiro, a aposta da Airbus mesmo e o A350 e
a Boeing ta demorando para colocar no ar o Substituto do B767 .
sds,
moises Propp
Eu acho que com o tempo e as empresas querendo baixar custos,
acho que o mercado deve ficar somente com aviões de 2 turbinas,
este A380 na minha opinião não vaí ter uma vida longa, talves o
B747 na versão cargueiro, a aposta da Airbus mesmo e o A350 e
a Boeing ta demorando para colocar no ar o Substituto do B767 .
sds,
moises Propp
-
- AeroConselho
- Mensagens: 7901
- Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
- Localização: São Paulo
Re: Será o fim de uma era?
Bom dia amigos Forenses.
Recentemente saiu no Panrotas uma nota infomando que, assim qua a LH receber os primeiros B748 um dos primeiros destinos a serem operados será a rota FRA/EZE/FRA. No Brasil é esperar para ver o que acontece.
Abraços
Cursio
Recentemente saiu no Panrotas uma nota infomando que, assim qua a LH receber os primeiros B748 um dos primeiros destinos a serem operados será a rota FRA/EZE/FRA. No Brasil é esperar para ver o que acontece.
Abraços
Cursio
- Jet Airways
- CMTE.
- Mensagens: 864
- Registrado em: Qui Abr 01, 2010 23:44
- Localização: São Paulo - SP
Re: Será o fim de uma era?
A TAAG não opera mais com o 744 no GIG? (desculpem a falta de informação)
Em GRU temos a Lufthansa e a British. Alguém sabe aqui até quando elas vão operar com esse tipo de acft em GRU?
Em GRU temos a Lufthansa e a British. Alguém sabe aqui até quando elas vão operar com esse tipo de acft em GRU?
Abraços,
Jet Airways
"Somente os que voam podem entender com clareza porque os pássaros cantam."
Jet Airways
"Somente os que voam podem entender com clareza porque os pássaros cantam."
Re: Será o fim de uma era?
No GIG a BRANIFF nao operou 747 tambem?

- arthuramaral_CGR
- Moderador
- Mensagens: 5493
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
- Localização: Campo Grande-MS
- Contato:
Re: Será o fim de uma era?
Realmente parece o fim de uma era...
O Concorde se foi...
Até o Space Shuttle está no último voo...
Voltaremos aos foguetes convencionais, a era supersônica para pax não volta mais...
A humanidade parece estar andando para trás...
O Concorde se foi...
Até o Space Shuttle está no último voo...
Voltaremos aos foguetes convencionais, a era supersônica para pax não volta mais...
A humanidade parece estar andando para trás...
- arthuramaral_CGR
- Moderador
- Mensagens: 5493
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
- Localização: Campo Grande-MS
- Contato:
Re: Será o fim de uma era?
Só para contribuir:
Em Campo Grande (SBCG) já esteve o Boeing 747-200 da Varig, na inauguração da ampliação da pista atual. Na época trouxe o Gal. João Batista de Oliveira Figueiredo, Presidente do Brasil. Não sei bem o ano...
Em Campo Grande (SBCG) já esteve o Boeing 747-200 da Varig, na inauguração da ampliação da pista atual. Na época trouxe o Gal. João Batista de Oliveira Figueiredo, Presidente do Brasil. Não sei bem o ano...
Re: Será o fim de uma era?
Rota longa, quase 14 horas!José Cursio escreveu:Recentemente saiu no Panrotas uma nota infomando que assim que a LH receber os primeiros B748, um dos primeiros destinos a serem operados será a rota FRA/EZE/FRA.
Lembro que em agosto de 1980 fizemos FRA-GIG em 12 horas no então moderno Boeing 747-200 da Lufthansa, eu era criança e acredito que o voo seguia para Buenos Aires pois estava cheio de argentinos.
Na ida GIG-FRA em fevereiro de 1980 com DC-10 da Lufthansa havia uma sofrível escala técnica de 2 horas em Dakar, mas ainda lembro que no Galeão havia no finger ao lado um Concorde da Air France.
Não demora muito e veremos Airbus A380 em Guarulhos!

Re: Será o fim de uma era?
Positivo,Dalazen escreveu:No GIG a BRANIFF nao operou 747 tambem?
![]()
747 e 747SP.
Tem fotos deles no GIG no Airliners.
Cedrini
Re: Será o fim de uma era?
Jet Airways escreveu:A TAAG não opera mais com o 744 no GIG? (desculpem a falta de informação)
Em GRU temos a Lufthansa e a British. Alguém sabe aqui até quando elas vão operar com esse tipo de acft em GRU?
Positivo, está operando no GIG com 747 pois tem um 777 fora de serviço no GIG e outro em LIS.
Ouví dizer que em GRU está operando com aeronave da EuroAtlantic, procede?
Cedrini
-
- MASTER
- Mensagens: 2163
- Registrado em: Qui Jun 01, 2006 18:08
- Localização: Porto Alegre-RS
- Contato:
Re: Será o fim de uma era?
Olá amigos,
A principio teremos em Fevereiro e Março voo fretado da TRANSAERO e vaí ser um
B744, no Galeão, empresa Russa tem enteresse de ficar com está rota .
sds,
Moises Propp
A principio teremos em Fevereiro e Março voo fretado da TRANSAERO e vaí ser um
B744, no Galeão, empresa Russa tem enteresse de ficar com está rota .
sds,
Moises Propp
Re: Será o fim de uma era?
Mt obrigado a tds pelas contribuições!
Cedrini e Dalazen, bem lembrado! A Braniff é mais uma pra lista.
A DTA opera com o 743 pelos motivos que o Cedrini colocou acima mas o oficial da rota é o 772. Além disso, até 04/05/2011, acho que o 743 da DTA já não estará mais nos visitando (espero estar errado) por isso, considerei o 744 da AFR como provável última operação regular do Jumbo no GIG. A Transaero fará o que chamo de "fretamentos com regularidade" e serão sazonais. Por fim, a DLH demorará mt a voltar ao GIG e mais ainda, a colocar uma aeronave do porte do 748 pra cá.
Cedrini e Dalazen, bem lembrado! A Braniff é mais uma pra lista.
A DTA opera com o 743 pelos motivos que o Cedrini colocou acima mas o oficial da rota é o 772. Além disso, até 04/05/2011, acho que o 743 da DTA já não estará mais nos visitando (espero estar errado) por isso, considerei o 744 da AFR como provável última operação regular do Jumbo no GIG. A Transaero fará o que chamo de "fretamentos com regularidade" e serão sazonais. Por fim, a DLH demorará mt a voltar ao GIG e mais ainda, a colocar uma aeronave do porte do 748 pra cá.
Grato desde já!
Abraços!!!
Abraços!!!
- arthuramaral_CGR
- Moderador
- Mensagens: 5493
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
- Localização: Campo Grande-MS
- Contato:
Re: Será o fim de uma era?
A finada Flying Tigers não operou no GIG com 747?
-
- PP
- Mensagens: 22
- Registrado em: Qui Fev 17, 2005 15:31
- Localização: vargem grande paulista - sp
Re: Será o fim de uma era?
Mais uns para a lista?
1. Flying Tigers, positivo, cheguei a escrever uns releases para eles, na década de 80.
2. Tower Air, uma companhia americana, operou pouco tempo no Brasil, década de 90, linha São Paulo - Fort Lauderdale.
3. Avianca, década de 80, tinha dois voos semanais de Bogotá para o Rio. Durante algum tempo, operou um com o 747 e outro com o 707.
4. Acho que a Korean usou o 744 alhum tempo na rota Sao Paulo - Seul antes de passar para o 777.
5. A Middle East, do Líbano, operou algum tempo Beirute - Abidjan - Sao Paulo, década de 90.
É o que lembro.
Abraços.
Mário
1. Flying Tigers, positivo, cheguei a escrever uns releases para eles, na década de 80.
2. Tower Air, uma companhia americana, operou pouco tempo no Brasil, década de 90, linha São Paulo - Fort Lauderdale.
3. Avianca, década de 80, tinha dois voos semanais de Bogotá para o Rio. Durante algum tempo, operou um com o 747 e outro com o 707.
4. Acho que a Korean usou o 744 alhum tempo na rota Sao Paulo - Seul antes de passar para o 777.
5. A Middle East, do Líbano, operou algum tempo Beirute - Abidjan - Sao Paulo, década de 90.
É o que lembro.
Abraços.
Mário
Re: Será o fim de uma era?
Bem lembrado! A Tower Air teve vôos regulares GIG-GRU-MIA-JFK em 1996. Tb já ouvi falar desta operação da Avianca mas nunca tive confirmação do 747 ser o oficial da rota. Aliás, falando em operações não onfirmadas, snme, tenho uma Flap dizendo que a Canadian substituiria o D10 ou o 763 pelo 744 nos vôos pro Brasil quando ela ainda operava no GIG. Provavelmente, eram apenas planos ou intenções.
Na lista, estou considerando operações regulares de pax no GIG. Mas é claro que td comentário sobre outros tipos de operações (cargueiros, fretamentos, militares) e em outros aeroportos é bem vinda como, por exemplo, o fato da Cargolux já ter operado no GIG com horários marcados e td. Só que regularidade nunca é o forte das operações cargueiras nas quais, prevalece o ditado: "vôo cargueiro chega quando chega e sai quando sai". Atualizando a lista:
AMÉRICA
Aerolineas Argentinas, Varig, Pan Am, United, Braniff, Tower Air
ÁFRICA
Royal Air Maroc, Taag, South African
ÁSIA
Iraqi Airways, Jal
EUROPA
Tap, Iberia, Air France, British Airways, Alitalia, KLM, Lufthansa, Swissair
Na lista, estou considerando operações regulares de pax no GIG. Mas é claro que td comentário sobre outros tipos de operações (cargueiros, fretamentos, militares) e em outros aeroportos é bem vinda como, por exemplo, o fato da Cargolux já ter operado no GIG com horários marcados e td. Só que regularidade nunca é o forte das operações cargueiras nas quais, prevalece o ditado: "vôo cargueiro chega quando chega e sai quando sai". Atualizando a lista:
AMÉRICA
Aerolineas Argentinas, Varig, Pan Am, United, Braniff, Tower Air
ÁFRICA
Royal Air Maroc, Taag, South African
ÁSIA
Iraqi Airways, Jal
EUROPA
Tap, Iberia, Air France, British Airways, Alitalia, KLM, Lufthansa, Swissair
Grato desde já!
Abraços!!!
Abraços!!!
- arthuramaral_CGR
- Moderador
- Mensagens: 5493
- Registrado em: Seg Dez 20, 2004 14:25
- Localização: Campo Grande-MS
- Contato:
Re: Será o fim de uma era?
Segue um registro de dois 747 no GIG no comecinho de dezembro desse ano. Dias contados?


Re: Será o fim de uma era?
Lindíssima foto!!! E mais, sua pergunta "Dias contados?" foi extremamente válida pq a resposta é: não! Pelo menos, por enquanto. Acabei de receber um e-mail dizendo que o 744 da AFR volta à CDG-GIG-CDG no fim de outubro. Parece que o fim desta era foi adiado. Minha torcida continua para que a AFR encerre as operações do 744 na linha CDG-GIG-CDG.
Grato desde já!
Abraços!!!
Abraços!!!
-
- PP
- Mensagens: 63
- Registrado em: Sáb Jan 08, 2005 15:20
- Localização: Fortaleza e Rio de Janeiro
Re: Será o fim de uma era?
Lembro tb dos 747SP da SAA e os 747-200 da TOWERAIR no GIG!
-
- PP
- Mensagens: 32
- Registrado em: Dom Ago 08, 2010 14:25
- Localização: Lisboa Portugal
Re: Será o fim de uma era?
É so para dizer que os 747-300 da taag já estão encostados
COMO FAÇO COLECÇÃO DE POSTAIS COM AVIÕES, O MEU LEMA É
O MEU FORTE É O POSTAL
O MEU FORTE É O POSTAL