Acho que é melhor ir por partes...
1- Como se explica o realinhamente de preços da GOL? Antes de tal fato, o preço das tarifas dela estavam empatados com VARIG e TAM. Eu achei um belo golpe de marketing... se aproveitaram da fama de barata pra estorquir dinheiro dos PAX. Agora com os cofres cheios praticam preços mais baixos... voando apenas rotas rentaveis. Quando na verdade a governo teria que forçar a todas voarem as tais "rotas podres".
2- A tam, pela pesquisa de preços que tenho feito, é a mais cara de todas. CWB - CGH sai por 700 e pouco contra 500 da Varig e 400 e pouco da Gol (full fare). Pelo que eu sei é servido apenas amendoin e bebidas. As aeronaves são mais modernas e economicas, como tenho lido em todos os lugares, o que então justifica tal valor?
3- Se alguem tiver tempo e der um pulinho no site da SNA (
www.aeronautas.org.br) vai ver uma lista de denuncias dos funcionarios das empresas citadas a cima. Todos aqui devem saber muito bem quem é a empresa que paga melhor, em dia ou não. Quem mais tem vatagens aos seus funcionarios e repeita mais a regulamentação. Quem para vôo pq a Trip regulamentou... etc, etc e talz. Eu até acredito que a Varig vive num mundo dos sonhos, pq ainda respeita e da "luxo" demais aos seus funcionarios, mas neste caso estariamos falando de uma mudança moral nos valores. Fazer o povo voar mais e sempre no limite pra ter melhores lucros.... ou respeitar e tratar bem (até demais) as pessoas que fazem parte do quadro da empresa. Sempre atualizando e dando cursos... colocando desfibrilador a bordo das aeronaves? Realmente é uma realidade muito distante dos custos atuais de qualquer empresa no mundo, seja ela da aviação ou de outro ramo qualquer. Hoje em dia estamos num mundo onde o mesmo funcionariol faz o check-in e depois despacha o povo no Gate ( fui testemunha disso num vôo da ONE CGH-CWB).
4- Não trabalho pra nem uma empresa, mas admiro a TAM e a Varig, pq no meio de todo este oportunismo e marketing fraudulento, ainda se mantem viva mantendo sempre a mesma politica de preços e "respeitando" as normas de segurança.
Abraços a todos.
Daniel Nitzsche
Ps. Nimguem se lembra que a TAM tb operava no vermelho antes do code-share.